Plano de Aula | Metodologia Teachy | Ginástica de Conscientização Corporal
Palavras Chave | Ginástica, Conscientização Corporal, Educação Física, Desenvolvimento Físico, Saúde Mental, Exercícios Práticos, Redes Sociais, Metodologia Digital, Atividades Criativas, Gamificação, Websérie, Tecnologia, Trabalho em Equipe, Comunicação, Feedback |
Materiais Necessários | Celulares, Acesso à Internet, Aplicativos de Edição de Vídeo e Imagens (como InShot, iMovie), Softwares de Criação de Jogos Online (como Scratch, Tynker), Computadores, Ferramentas de Edição Digital, Plataformas de Compartilhamento de Vídeo (como YouTube, Instagram), Papéis e Canetas para Roteirização, Recursos Educomunicativos (por exemplo, microfones, iluminação básica) |
Códigos BNCC | EF89EF10: Experimentar e fruir um ou mais tipos de ginástica de conscientização corporal, identificando as exigências corporais dos mesmos.; EF89EF11: Identificar as diferenças e semelhanças entre a ginástica de conscientização corporal e as de condicionamento físico e discutir como a prática de cada uma dessas manifestações pode contribuir para a melhoria das condições de vida, saúde, bem-estar e cuidado consigo mesmo. |
Ano Escolar | 9º ano do Ensino Fundamental |
Disciplina | Educação Física |
Unidade Temática | Educação Física |
Objetivos
Duração: 10 - 15 minutos
Esta etapa tem como finalidade apresentar os objetivos principais da aula, situando o aluno no contexto da ginástica de conscientização corporal. Através dela, espera-se que os alunos reconheçam a relevância do tema e estejam preparados para se engajar nas atividades práticas subsequentes, com uma visão clara sobre o que será abordado e aprendido.
Objetivos principais:
1. Compreender a importância da ginástica para a conscientização corporal e o desenvolvimento físico e motor.
2. Identificar técnicas e exercícios de ginástica que promovam a saúde física e mental.
3. Aplicar conhecimentos de ginástica em atividades práticas e cotidianas para melhorar a qualidade de vida.
Objetivos secundários:
- Despertar interesse e motivação para a prática regular de exercícios físicos.
- Fomentar discussões sobre a relação entre a ginástica e o bem-estar emocional.
Introdução
Duração: 10 - 15 minutos
Esta etapa tem como objetivo principal introduzir o tema da aula de maneira envolvente e contextualizada com a realidade dos alunos. Ao utilizar tecnologias digitais e promover a pesquisa ativa, espera-se que os alunos se sintam mais conectados e motivados a participar das atividades, além de facilitar uma compreensão inicial sobre a relevância da ginástica para a conscientização corporal e o bem-estar geral.
Aquecendo
Para iniciar a aula sobre Ginástica de Conscientização Corporal, solicite aos alunos que usem seus celulares para buscar um fato interessante sobre a importância da ginástica para a saúde física e emocional. Dê alguns minutos para que realizem a pesquisa e, em seguida, peça que compartilhem suas descobertas com a turma. Isso ajudará a criar um contexto inicial e conectar o tema com a realidade dos alunos.
Reflexões Iniciais
1. Quais são os benefícios da ginástica para a saúde física e mental?
2. Como a ginástica pode contribuir para melhorar a postura e a consciência corporal?
3. Vocês conhecem algum aplicativo ou recurso digital que possa ajudar na prática da ginástica em casa?
4. De que maneira a ginástica pode influenciar o bem-estar emocional e a redução do estresse?
5. Qual a importância de uma rotina de exercícios físicos na vida moderna, onde passamos muito tempo sentados?
Desenvolvimento
Duração: 70 - 80 minutos
Essa etapa do plano de aula tem como finalidade proporcionar aos alunos uma vivência prática e criativa da ginástica de conscientização corporal, utilizando tecnologias digitais e recursos modernos para tornar o aprendizado mais dinâmico e relevante. Através das atividades propostas, espera-se que os alunos desenvolvam habilidades de comunicação, trabalho em equipe, e criem conteúdos que possam inspirar e educar seus colegas e a comunidade.
Sugestões de Atividades
Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas
Atividade 1 - Influenciadores da Saúde
> Duração: 60 - 70 minutos
- Objetivo: Utilizar habilidades digitais para criar conteúdo educativo sobre a importância da ginástica e promover a conscientização corporal entre os colegas e a comunidade online.
- Descrição: Nesta atividade, os alunos se tornarão influenciadores digitais da saúde. Eles irão criar uma série de posts para redes sociais (Instagram, TikTok ou Twitter) sobre a importância da ginástica para a conscientização corporal, apresentando exercícios práticos e dicas de bem-estar.
- Instruções:
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Forme grupos de até 5 alunos.
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Cada grupo deve escolher uma rede social para focar (Instagram, TikTok ou Twitter).
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Pesquisem e planejem uma série de 3 a 5 posts ou vídeos curtos que expliquem os benefícios da ginástica para a conscientização corporal e demonstrem alguns exercícios.
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Utilizem ferramentas de edição de vídeo e imagens disponíveis nos celulares ou computadores para criar o conteúdo.
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Os posts devem ser informativos e visualmente atraentes, usando hashtags populares para alcançar um público maior.
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Apresentem o conteúdo para a turma, explicando o processo de criação e a escolha dos exercícios demonstrados.
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Discutam como a criação desses conteúdos pode influenciar positivamente outras pessoas a cuidarem mais do corpo e da mente.
Atividade 2 - Ginástica Gamificada
> Duração: 60 - 70 minutos
- Objetivo: Desenvolver um jogo digital que incentive a prática da ginástica, integrando criatividade, tecnologia e conscientização corporal.
- Descrição: Nesta atividade, os alunos irão desenvolver um jogo digital simples que incentive a prática da ginástica e a conscientização corporal. Utilizando plataformas de criação de jogos online, eles criarão desafios e recompensas relacionados à prática de exercícios físicos.
- Instruções:
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Forme grupos de até 5 alunos.
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Escolham uma plataforma online para criação de jogos (como Scratch ou Tynker).
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Desenvolvam um conceito de jogo simples onde os personagens realizam exercícios de ginástica para superar desafios e ganhar pontos.
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Cada grupo deve designar papéis como programador, designer gráfico e redator de conteúdo.
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Programem o jogo com diferentes níveis e desafios que incentivem a prática regular de exercícios físicos.
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Testem e ajustem o jogo para garantir que ele seja divertido e educativo.
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Apresentem o jogo finalizado para a turma, demonstrando como ele funciona e quais são os principais desafios e recompensas.
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Discutam como a gamificação pode tornar a prática de exercícios mais atrativa e engajante.
Atividade 3 - Websérie de Conscientização Corporal
> Duração: 60 - 70 minutos
- Objetivo: Produzir e compartilhar uma websérie educativa sobre ginástica, utilizando habilidades de roteirização, filmagem e edição para promover a conscientização corporal.
- Descrição: Os alunos irão produzir uma websérie curta composta por episódios que abordam a importância da ginástica para a conscientização corporal. Eles irão roteirizar, filmar e editar os episódios, utilizando seus celulares e software de edição disponíveis.
- Instruções:
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Forme grupos de até 5 alunos.
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Planejem uma websérie com 3 episódios curtos (2 a 3 minutos cada) que abordem diferentes aspectos da ginástica e conscientização corporal.
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Roteirizem os episódios com diálogos e ações que expliquem e demonstrem os benefícios da ginástica.
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Filmem os episódios usando os celulares, garantindo boa iluminação e som.
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Utilizem software de edição no celular ou computador (como iMovie, InShot, etc.) para editar os vídeos, adicionando trilha sonora, títulos e efeitos especiais.
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Cada grupo deve postar os episódios em uma plataforma de compartilhamento (como YouTube ou Instagram) e apresentar à turma.
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Discutam como a produção de conteúdo audiovisual pode impactar positivamente a educação sobre saúde e bem-estar.
Retorno
Duração: 15 - 20 minutos
A finalidade desta etapa é proporcionar um momento de reflexão e troca de aprendizados entre os alunos, consolidando o conhecimento adquirido durante as atividades práticas. Através da discussão em grupo e do feedback 360°, os alunos poderão avaliar o próprio desempenho e dos colegas, além de reconhecer a importância do trabalho em equipe e da comunicação eficaz. Esta etapa também promove o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, essenciais para uma formação integral.
Discussão em Grupo
Promova uma discussão em grupo com todos os alunos, onde os grupos compartilhem o que aprenderam ao realizar as atividades. Sugira o seguinte roteiro para introduzir essa discussão: 'Agora que todos os grupos finalizaram suas atividades, vamos compartilhar nossas experiências. Cada grupo terá alguns minutos para apresentar o que aprenderam, os desafios que enfrentaram e suas conclusões. Vamos ouvir atentamente e fazer perguntas construtivas para enriquecer ainda mais nosso entendimento.'
Reflexões
1. O que você aprendeu sobre a importância da ginástica para a conscientização corporal? 2. Como a tecnologia e as redes sociais podem influenciar positivamente na promoção de uma vida saudável? 3. Quais foram os desafios que vocês encontraram ao criar seus conteúdos digitais e como os superaram?
Feedback 360°
Realize uma etapa de feedback 360°, onde cada aluno deverá receber um feedback dos outros membros do seu grupo. Oriente a turma para que o feedback seja construtivo e respeitoso, abordando pontos como: 'O que você achou que o colega fez bem?', 'Como ele/ela poderia melhorar?', 'Qual foi a contribuição mais valiosa que ele/ela trouxe para o grupo?'. Isso ajudará os alunos a refletirem sobre sua atuação em equipe e seu desenvolvimento pessoal.
Conclusão
Duração: (10 - 15 minutos)
⚙️ Finalidade da Conclusão: Esta etapa visa recapitular os principais aprendizados e conectar a teoria com a prática moderna. Ao resumir o conteúdo de maneira divertida e relacioná-lo com o mundo atual, os alunos podem visualizar de forma clara a importância da ginástica e como aplicá-la em suas vidas cotidianas. Além disso, reforça o objetivo de tornar o aprendizado um processo contínuo e integrado às novas tecnologias.
Resumo
Resumo Estrela da Ginástica: Hoje, nós mergulhamos no universo da ginástica de conscientização corporal! Aprendemos a importância de movimentar nosso corpo para manter a saúde física e mental em dia. Usamos redes sociais para compartilhar dicas, gamificamos exercícios e até nos tornamos estrelas de uma websérie! Tudo isso nos mostrou o quanto é vital conhecermos e cuidarmos do nosso corpo, tornando a prática da ginástica algo divertido e acessível.
No Mundo
No Mundo Moderno: A ginástica vai além das quadras e academias! Com as redes sociais e as novas tecnologias, podemos praticar e promover o bem-estar de maneira inovadora. Vivemos em um tempo onde o digital domina, e usar isso a favor da nossa saúde é fundamental. A aula de hoje mostrou como a ginástica pode ser integrada ao nosso cotidiano conectado, fazendo com que o cuidado com o corpo se torne parte da nossa rotina diária digital.
Na Prática
Aplicações na Vida Diária: A ginástica de conscientização corporal não é apenas para atletas; é para todos nós! Ela nos ajuda a melhorar a postura, prevenir lesões e aliviar o estresse. Incorporar exercícios simples no dia a dia, seja através de apps, vídeos ou jogos, pode transformar nossa qualidade de vida, tornando-nos mais conscientes e ativos.