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Plano de aula de Ginástica de Conscientização Corporal

Educação Física

Original Teachy

'EF89EF10'

Ginástica de Conscientização Corporal

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Ginástica de Conscientização Corporal

Palavras ChaveGinástica, Conscientização Corporal, Educação Física, Desenvolvimento Físico, Saúde Mental, Exercícios Práticos, Redes Sociais, Metodologia Digital, Atividades Criativas, Gamificação, Websérie, Tecnologia, Trabalho em Equipe, Comunicação, Feedback
Materiais NecessáriosCelulares, Acesso à Internet, Aplicativos de Edição de Vídeo e Imagens (como InShot, iMovie), Softwares de Criação de Jogos Online (como Scratch, Tynker), Computadores, Ferramentas de Edição Digital, Plataformas de Compartilhamento de Vídeo (como YouTube, Instagram), Papéis e Canetas para Roteirização, Recursos Educomunicativos (por exemplo, microfones, iluminação básica)
Códigos BNCCEF89EF10: Experimentar e fruir um ou mais tipos de ginástica de conscientização corporal, identificando as exigências corporais dos mesmos.; EF89EF11: Identificar as diferenças e semelhanças entre a ginástica de conscientização corporal e as de condicionamento físico e discutir como a prática de cada uma dessas manifestações pode contribuir para a melhoria das condições de vida, saúde, bem-estar e cuidado consigo mesmo.
Ano Escolar9º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaEducação Física
Unidade TemáticaEducação Física

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

Esta etapa tem como finalidade apresentar os objetivos principais da aula, situando o aluno no contexto da ginástica de conscientização corporal. Através dela, espera-se que os alunos reconheçam a relevância do tema e estejam preparados para se engajar nas atividades práticas subsequentes, com uma visão clara sobre o que será abordado e aprendido.

Objetivos principais:

1. Compreender a importância da ginástica para a conscientização corporal e o desenvolvimento físico e motor.

2. Identificar técnicas e exercícios de ginástica que promovam a saúde física e mental.

3. Aplicar conhecimentos de ginástica em atividades práticas e cotidianas para melhorar a qualidade de vida.

Objetivos secundários:

  1. Despertar interesse e motivação para a prática regular de exercícios físicos.
  2. Fomentar discussões sobre a relação entre a ginástica e o bem-estar emocional.

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

Esta etapa tem como objetivo principal introduzir o tema da aula de maneira envolvente e contextualizada com a realidade dos alunos. Ao utilizar tecnologias digitais e promover a pesquisa ativa, espera-se que os alunos se sintam mais conectados e motivados a participar das atividades, além de facilitar uma compreensão inicial sobre a relevância da ginástica para a conscientização corporal e o bem-estar geral.

Aquecendo

Para iniciar a aula sobre Ginástica de Conscientização Corporal, solicite aos alunos que usem seus celulares para buscar um fato interessante sobre a importância da ginástica para a saúde física e emocional. Dê alguns minutos para que realizem a pesquisa e, em seguida, peça que compartilhem suas descobertas com a turma. Isso ajudará a criar um contexto inicial e conectar o tema com a realidade dos alunos.

Reflexões Iniciais

1. Quais são os benefícios da ginástica para a saúde física e mental?

2. Como a ginástica pode contribuir para melhorar a postura e a consciência corporal?

3. Vocês conhecem algum aplicativo ou recurso digital que possa ajudar na prática da ginástica em casa?

4. De que maneira a ginástica pode influenciar o bem-estar emocional e a redução do estresse?

5. Qual a importância de uma rotina de exercícios físicos na vida moderna, onde passamos muito tempo sentados?

Desenvolvimento

Duração: 70 - 80 minutos

Essa etapa do plano de aula tem como finalidade proporcionar aos alunos uma vivência prática e criativa da ginástica de conscientização corporal, utilizando tecnologias digitais e recursos modernos para tornar o aprendizado mais dinâmico e relevante. Através das atividades propostas, espera-se que os alunos desenvolvam habilidades de comunicação, trabalho em equipe, e criem conteúdos que possam inspirar e educar seus colegas e a comunidade.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Influenciadores da Saúde 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Utilizar habilidades digitais para criar conteúdo educativo sobre a importância da ginástica e promover a conscientização corporal entre os colegas e a comunidade online.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos se tornarão influenciadores digitais da saúde. Eles irão criar uma série de posts para redes sociais (Instagram, TikTok ou Twitter) sobre a importância da ginástica para a conscientização corporal, apresentando exercícios práticos e dicas de bem-estar.

- Instruções:

  • Forme grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo deve escolher uma rede social para focar (Instagram, TikTok ou Twitter).

  • Pesquisem e planejem uma série de 3 a 5 posts ou vídeos curtos que expliquem os benefícios da ginástica para a conscientização corporal e demonstrem alguns exercícios.

  • Utilizem ferramentas de edição de vídeo e imagens disponíveis nos celulares ou computadores para criar o conteúdo.

  • Os posts devem ser informativos e visualmente atraentes, usando hashtags populares para alcançar um público maior.

  • Apresentem o conteúdo para a turma, explicando o processo de criação e a escolha dos exercícios demonstrados.

  • Discutam como a criação desses conteúdos pode influenciar positivamente outras pessoas a cuidarem mais do corpo e da mente.

Atividade 2 - Ginástica Gamificada 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver um jogo digital que incentive a prática da ginástica, integrando criatividade, tecnologia e conscientização corporal.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos irão desenvolver um jogo digital simples que incentive a prática da ginástica e a conscientização corporal. Utilizando plataformas de criação de jogos online, eles criarão desafios e recompensas relacionados à prática de exercícios físicos.

- Instruções:

  • Forme grupos de até 5 alunos.

  • Escolham uma plataforma online para criação de jogos (como Scratch ou Tynker).

  • Desenvolvam um conceito de jogo simples onde os personagens realizam exercícios de ginástica para superar desafios e ganhar pontos.

  • Cada grupo deve designar papéis como programador, designer gráfico e redator de conteúdo.

  • Programem o jogo com diferentes níveis e desafios que incentivem a prática regular de exercícios físicos.

  • Testem e ajustem o jogo para garantir que ele seja divertido e educativo.

  • Apresentem o jogo finalizado para a turma, demonstrando como ele funciona e quais são os principais desafios e recompensas.

  • Discutam como a gamificação pode tornar a prática de exercícios mais atrativa e engajante.

Atividade 3 - Websérie de Conscientização Corporal 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Produzir e compartilhar uma websérie educativa sobre ginástica, utilizando habilidades de roteirização, filmagem e edição para promover a conscientização corporal.

- Descrição: Os alunos irão produzir uma websérie curta composta por episódios que abordam a importância da ginástica para a conscientização corporal. Eles irão roteirizar, filmar e editar os episódios, utilizando seus celulares e software de edição disponíveis.

- Instruções:

  • Forme grupos de até 5 alunos.

  • Planejem uma websérie com 3 episódios curtos (2 a 3 minutos cada) que abordem diferentes aspectos da ginástica e conscientização corporal.

  • Roteirizem os episódios com diálogos e ações que expliquem e demonstrem os benefícios da ginástica.

  • Filmem os episódios usando os celulares, garantindo boa iluminação e som.

  • Utilizem software de edição no celular ou computador (como iMovie, InShot, etc.) para editar os vídeos, adicionando trilha sonora, títulos e efeitos especiais.

  • Cada grupo deve postar os episódios em uma plataforma de compartilhamento (como YouTube ou Instagram) e apresentar à turma.

  • Discutam como a produção de conteúdo audiovisual pode impactar positivamente a educação sobre saúde e bem-estar.

Retorno

Duração: 15 - 20 minutos

A finalidade desta etapa é proporcionar um momento de reflexão e troca de aprendizados entre os alunos, consolidando o conhecimento adquirido durante as atividades práticas. Através da discussão em grupo e do feedback 360°, os alunos poderão avaliar o próprio desempenho e dos colegas, além de reconhecer a importância do trabalho em equipe e da comunicação eficaz. Esta etapa também promove o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, essenciais para uma formação integral.

Discussão em Grupo

Promova uma discussão em grupo com todos os alunos, onde os grupos compartilhem o que aprenderam ao realizar as atividades. Sugira o seguinte roteiro para introduzir essa discussão: 'Agora que todos os grupos finalizaram suas atividades, vamos compartilhar nossas experiências. Cada grupo terá alguns minutos para apresentar o que aprenderam, os desafios que enfrentaram e suas conclusões. Vamos ouvir atentamente e fazer perguntas construtivas para enriquecer ainda mais nosso entendimento.'

Reflexões

1. O que você aprendeu sobre a importância da ginástica para a conscientização corporal? 2. Como a tecnologia e as redes sociais podem influenciar positivamente na promoção de uma vida saudável? 3. Quais foram os desafios que vocês encontraram ao criar seus conteúdos digitais e como os superaram?

Feedback 360°

Realize uma etapa de feedback 360°, onde cada aluno deverá receber um feedback dos outros membros do seu grupo. Oriente a turma para que o feedback seja construtivo e respeitoso, abordando pontos como: 'O que você achou que o colega fez bem?', 'Como ele/ela poderia melhorar?', 'Qual foi a contribuição mais valiosa que ele/ela trouxe para o grupo?'. Isso ajudará os alunos a refletirem sobre sua atuação em equipe e seu desenvolvimento pessoal.

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

⚙️ Finalidade da Conclusão: Esta etapa visa recapitular os principais aprendizados e conectar a teoria com a prática moderna. Ao resumir o conteúdo de maneira divertida e relacioná-lo com o mundo atual, os alunos podem visualizar de forma clara a importância da ginástica e como aplicá-la em suas vidas cotidianas. Além disso, reforça o objetivo de tornar o aprendizado um processo contínuo e integrado às novas tecnologias. 

Resumo

Resumo Estrela da Ginástica: Hoje, nós mergulhamos no universo da ginástica de conscientização corporal! Aprendemos a importância de movimentar nosso corpo para manter a saúde física e mental em dia. Usamos redes sociais para compartilhar dicas, gamificamos exercícios e até nos tornamos estrelas de uma websérie! Tudo isso nos mostrou o quanto é vital conhecermos e cuidarmos do nosso corpo, tornando a prática da ginástica algo divertido e acessível. 

No Mundo

No Mundo Moderno: A ginástica vai além das quadras e academias! Com as redes sociais e as novas tecnologias, podemos praticar e promover o bem-estar de maneira inovadora. Vivemos em um tempo onde o digital domina, e usar isso a favor da nossa saúde é fundamental. A aula de hoje mostrou como a ginástica pode ser integrada ao nosso cotidiano conectado, fazendo com que o cuidado com o corpo se torne parte da nossa rotina diária digital. 

Na Prática

Aplicações na Vida Diária: A ginástica de conscientização corporal não é apenas para atletas; é para todos nós! Ela nos ajuda a melhorar a postura, prevenir lesões e aliviar o estresse. Incorporar exercícios simples no dia a dia, seja através de apps, vídeos ou jogos, pode transformar nossa qualidade de vida, tornando-nos mais conscientes e ativos. 

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