Entrar

Plano de aula de Astronomia: Fases da Lua

Física

Original Teachy

'EF09CI15'

Astronomia: Fases da Lua

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Astronomia: Fases da Lua

Palavras ChaveAstronomia, Fases da Lua, Metodologia Digital, Ensino Ativo, Tecnologia Educacional, Redes Sociais, Gamificação, Vídeo, Colaboração, Feedback
Materiais NecessáriosCelulares, Acesso à Internet, Aplicativos de edição de vídeo, Plataformas de gamificação (Kahoot, Quizizz), Imagens e vídeos das fases da lua, Materiais para anotações
Códigos BNCCEF09CI15: Relacionar diferentes leituras do céu e explicações sobre a origem da Terra, do Sol ou do Sistema Solar às necessidades de distintas culturas (agricultura, caça, mito, orientação espacial e temporal etc.).
Ano Escolar9º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaFísica
Unidade TemáticaTerra e Universo

Objetivos

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa é contextualizar os alunos sobre os objetivos específicos da aula, garantindo que todos compreendam o que será alcançado ao final da mesma. Dessa forma, os alunos podem direcionar seu foco e atenção nas atividades práticas propostas, sabendo exatamente quais habilidades e conhecimentos estão desenvolvendo.

Objetivos principais:

1. Reconhecer e nomear as principais fases da lua

2. Calcular a fase da lua em uma data futura com base na fase atual

Objetivos secundários:

  1. Relacionar o ciclo lunar com eventos históricos e culturais
  2. Desenvolver habilidades de pesquisa digital, utilizando ferramentas online para coletar informações adicionais sobre as fases da lua

Introdução

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa é contextualizar os alunos sobre os objetivos específicos da aula, garantindo que todos compreendam o que será alcançado ao final da mesma. Dessa forma, os alunos podem direcionar seu foco e atenção nas atividades práticas propostas, sabendo exatamente quais habilidades e conhecimentos estão desenvolvendo.

Aquecendo

 Para iniciar a aula sobre as fases da lua, peça aos alunos que busquem em seus celulares um fato interessante sobre a lua. Por exemplo, eles podem procurar sobre como diferentes culturas nomeiam as fases da lua ou sobre como as fases da lua influenciam eventos naturais aqui na Terra. Depois que todos tiverem encontrado um fato interessante, peça que compartilhem com a turma brevemente.

Reflexões Iniciais

1. ❓ Quais são as principais fases da lua? Como elas se diferenciam entre si?

2. ❓ Por que a lua muda de fase? Qual é o ciclo completo de uma fase para a outra?

3. ❓ Como as fases da lua podem influenciar a vida na Terra, como as marés e eventos culturais?

4. ❓ É possível prever qual será a fase da lua em uma data específica no futuro? Como fazer esse cálculo?

Desenvolvimento

Duração: 70 a 80 minutos

A finalidade desta etapa é proporcionar aos alunos uma experiência prática e interativa sobre as fases da lua, utilizando tecnologias digitais e contextos modernos para aumentar o engajamento e a retenção do conhecimento. Ao trabalhar em grupos e criar conteúdos digitais, os alunos desenvolvem habilidades colaborativas e técnicas, ao mesmo tempo em que consolidam o aprendizado de uma forma significativa e divertida.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Influenciadores da Lua 

> Duração: 60 a 70 minutos

- Objetivo: Engajar os alunos no estudo das fases da lua através da criação e produção de conteúdo digital, aproximando o aprendizado da realidade das redes sociais.

- Descrição: Os alunos devem criar uma série de postagens em redes sociais simulando a vida de um influenciador digital especializado em astronomia. Cada postagem deve explicar uma fase da lua, utilizando imagens, vídeos curtos, memes e hashtags populares para engajar a audiência.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve escolher uma rede social fictícia (Instagram, Twitter, TikTok, etc.) para simular suas postagens.

  • Peça que os alunos pesquisem imagens e vídeos da lua em diferentes fases, utilizando recursos digitais.

  • Cada grupo deve criar uma série de 5 postagens, contemplando todas as fases da lua (nova, crescente, cheia, minguante).

  • Incentive os alunos a usarem hashtags criativas e memes para tornar as postagens mais atrativas.

  • Os alunos devem apresentar suas postagens para a turma, explicando o conteúdo e a estratégia de engajamento utilizada.

Atividade 2 - Ciclo Lunar Gamificado ️

> Duração: 60 a 70 minutos

- Objetivo: Estimular o aprendizado das fases da lua de maneira lúdica e interativa, incentivando a cooperação e o uso de tecnologias digitais no processo de ensino.

- Descrição: Os alunos vão criar um jogo em que jogadores precisam identificar e posicionar corretamente as fases da lua em um ciclo lunar completo. O jogo pode ser feito utilizando plataformas como Kahoot ou Quizizz.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo será responsável por criar uma série de perguntas e desafios relacionados às fases da lua.

  • Os desafios devem incluir imagens reais da lua e perguntas sobre a duração de cada fase e suas características.

  • Os grupos devem utilizar plataformas digitais de gamificação (Kahoot, Quizizz) para programar seu jogo.

  • Peça que os alunos joguem os jogos criados pelos outros grupos e anotem seus scores.

  • Ao final, cada grupo deve apresentar o desenvolvimento do seu jogo e discutir as perguntas mais desafiadoras.

Atividade 3 - Série Documental da Lua 

> Duração: 60 a 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver habilidades de pesquisa, escrita de roteiros, gravação e edição de vídeo, além de reforçar o conhecimento sobre as fases da lua através da prática criativa.

- Descrição: Os alunos devem criar um mini-documentário sobre as fases da lua, utilizando seus celulares para gravar e editar vídeos. A produção deve incluir entrevistas com especialistas (interpretados pelos próprios alunos), imagens reais da lua e explicações sobre cada uma das fases.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve planejar o roteiro do seu mini-documentário, dividindo as funções entre os membros (câmera, entrevistador, editor, ator, etc.).

  • Os grupos devem pesquisar e incluir informações precisas sobre as fases da lua em seus roteiros.

  • Utilize os celulares para gravar entrevistas, explicações e cenas fictícias.

  • Os alunos devem editar o vídeo utilizando aplicativos de edição disponíveis em seus celulares.

  • Peça que cada grupo apresente sua produção para a turma.

Retorno

Duração: 15 a 20 minutos

A finalidade desta etapa é proporcionar uma oportunidade de reflexão e consolidação do aprendizado, permitindo que os alunos compartilhem suas experiências, aprendam com os colegas e recebam feedback construtivo. Este momento de troca é fundamental para reforçar os conhecimentos adquiridos e estimular a autoavaliação e a valorização do trabalho em equipe.

Discussão em Grupo

 [Discussão em Grupo] Inicie a discussão pedindo que cada grupo apresente brevemente o que aprenderam durante as atividades. Sugira que expliquem não apenas o conteúdo sobre as fases da lua, mas também as estratégias digitais que utilizaram em suas criações e como isso facilitou o entendimento do tema. Incentive os alunos a falarem sobre os desafios que enfrentaram e como os superaram.

Reflexões

1. 類 Como as atividades digitais ajudaram no entendimento das fases da lua em comparação com métodos tradicionais de ensino? 2.  Qual foi a parte mais interessante ou surpreendente que vocês descobriram sobre as fases da lua durante as atividades? 3. 樂 Como vocês acham que podem aplicar esses conhecimentos e habilidades digitais em outras disciplinas ou na vida cotidiana?

Feedback 360°

 [Feedback 360°] Explique aos alunos que cada um deve dar e receber feedback dos colegas no grupo em que trabalharam. Oriente-os a focar em aspectos positivos e construtivos, como colaboração, criatividade, uso de recursos digitais e a clareza das explicações. Lembre a turma da importância de ser respeitoso e específico em seus comentários.

Conclusão

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado de maneira leve e criativa, permitindo que os alunos associem o conteúdo a aspectos práticos e modernos de suas vidas. Esse resumo também facilita a retenção do conhecimento e mostra a relevância do tema no dia a dia.

Resumo

Resumo Intergaláctico em Forma de Chat:

‍ Aluno 1: "Oi, Aluno 2! Hoje aprendemos sobre as fases da lua!"  Aluno 2: "Sim! A lua nova é quando ela não é visível!"  Aluno 3: "E na crescente, ela parece um 'D' minúsculo!"  Aluno 4: "A lua cheia é lindona, uma bola brilhante no céu!"  Aluno 5: "E na minguante, ela parece um 'C' ao contrário!"

E assim, de fase em fase, a nossa lua gira completando seu ciclo! 

No Mundo

No Mundo Moderno: Nossa aula conectou as fases da lua com o universo digital que tanto amamos, como redes sociais e vídeos, mostrando que, assim como a lua tem um ciclo, também podemos encontrar padrões e ciclos em nossas vidas diárias, especialmente nas tecnologias que usamos todos os dias. 

Na Prática

Aplicações: Conhecer as fases da lua nos ajuda a compreender eventos naturais como as marés e até influências culturais e históricas. Com esses conhecimentos, podemos planejar melhor nossas atividades, seja uma pescaria, uma festa ao ar livre ou simplesmente uma noite de observação lunar. 

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies