Entrar

Plano de aula de Ásia: Aspectos Naturais

Geografia

Original Teachy

'EF09GE04'

Ásia: Aspectos Naturais

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Ásia: Aspectos Naturais

Palavras ChaveÁsia, Biomas, Ecossistemas, Diversidade Natural, Geografia, 9º ano, Metodologia Digital, Interatividade, Redes Sociais, Conteúdo Multimídia, Realidade Virtual, Pesquisa, Sustentabilidade, Feedback 360°, Reflexão Crítica
Materiais NecessáriosCelulares, Computadores, Acesso à internet, Aplicativos de design (ex: Canva, Instagram), Aplicativos de edição de vídeo (ex: iMovie, Kinemaster), Ferramentas de apresentação digital (ex: Google Slides, Prezi), Materiais de pesquisa (artigos, vídeos, imagens), Quadro branco digital ou lousa convencional, Projetor (opcional)
Códigos BNCCEF09GE04: Relacionar diferenças de paisagens aos modos de viver de diferentes povos na Europa, Ásia e Oceania, valorizando identidades e interculturalidades regionais.; EF09GE09: Analisar características de países e grupos de países europeus, asiáticos e da Oceania em seus aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e discutir suas desigualdades sociais e econômicas e pressões sobre seus ambientes físico-naturais.
Ano Escolar9º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaGeografia
Unidade TemáticaTerritório

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é estabelecer uma base clara e objetiva sobre o que se espera que os alunos compreendam e sejam capazes de realizar ao final da aula. Definir esses objetivos ajuda a guiar a condução das atividades e manter o foco no desenvolvimento das habilidades específicas relacionadas ao tema 'Ásia: Aspectos Naturais'.

Objetivos principais:

1. Explorar os principais biomas e ecossistemas do continente asiático.

2. Compreender a complexidade territorial da Ásia e a diversidade natural presente em suas diferentes regiões.

Objetivos secundários:

  1. Relacionar características naturais da Ásia com o impacto nas culturas locais.
  2. Incentivar a pesquisa e a apresentação de dados atualizados sobre os biomas asiáticos.

Introdução

Duração: 15 - 20 minutos

Finalidade: Esta etapa tem como objetivo preparar os alunos para um mergulho mais profundo no tema da aula, estimulando suas curiosidades e estabelecendo um terreno comum de conhecimentos prévios. Ao incentivar a busca por informações e o debate inicial, esta etapa visa ativar o conhecimento prévio dos alunos, promover a interação e preparar o terreno para as atividades práticas que seguirão.

Aquecendo

Aquecimento: Hoje, vamos explorar os fascinantes aspectos naturais da Ásia, um continente repleto de diversidade ambiental e grandes contrastes. A Ásia abriga desde os desertos mais áridos até as florestas mais densas, incluindo majestosas cadeias de montanhas como o Himalaia. Para começar, peça aos alunos que utilizem seus celulares para buscar e compartilhar um fato interessante sobre qualquer bioma ou ecossistema asiático. Isso ajudará a contextualizar e engajar os alunos no tema da aula.

Reflexões Iniciais

1. Quais são os principais biomas encontrados na Ásia?

2. Como as características naturais da Ásia influenciam a vida das pessoas que vivem lá?

3. Quais são algumas das regiões mais biodiversas do continente asiático?

4. Como o clima varia nas diferentes regiões da Ásia?

5. Quais são os maiores desafios ambientais enfrentados pelos ecossistemas asiáticos atualmente?

Desenvolvimento

Duração: 60 - 70 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é proporcionar aos alunos uma experiência imersiva e interativa no estudo dos biomas e ecossistemas asiáticos. As atividades visam desenvolver habilidades de pesquisa, análise crítica, criatividade e trabalho em equipe, utilizando tecnologias digitais que são parte integrante da vida moderna dos alunos. Ao se depararem com problemas reais e desafiadores, os alunos são encorajados a aplicar seus conhecimentos de forma prática e contextualizada.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 -  Exploradores Digitais da Ásia

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Familiarizar os alunos com os diferentes biomas asiáticos de forma interativa e envolvente, utilizando ferramentas digitais comuns à vida cotidiana dos alunos.

- Descrição: Os alunos serão divididos em grupos e receberão a missão de criar uma série de posts para uma rede social fictícia sobre os biomas e ecossistemas da Ásia. Cada grupo deve escolher um bioma específico e preparar conteúdo multimídia (textos, imagens, vídeos curtos) que explique as características do bioma, sua fauna e flora, e os desafios ambientais que enfrenta.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve escolher um bioma específico da Ásia, como a Taiga Siberiana, as Florestas Tropicais do Sudeste Asiático ou os Desertos da Mongólia.

  • Utilizando celulares e computadores, os grupos devem pesquisar informações e reunir conteúdo multimídia relevante sobre o bioma escolhido.

  • Os alunos devem criar uma série de 5 postagens para uma rede social fictícia (podem utilizar aplicativos como Canva, Instagram ou outras plataformas de design) incluindo textos explicativos, imagens, gráficos e vídeos curtos.

  • Os grupos devem apresentar suas postagens para a classe, explicando a escolha do conteúdo e a importância do bioma.

  • Ao final, promova uma discussão sobre como diferentes biomas estão interconectados e os impactos das mudanças ambientais.

Atividade 2 -  Reality Show Ecológico

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver habilidades de pesquisa, criatividade e tecnologia ao explorar as interações entre humanos e natureza nos diversos ecossistemas asiáticos.

- Descrição: Os alunos serão desafiados a criar e apresentar o piloto de um reality show sobre a vida em diferentes ecossistemas asiáticos. Cada grupo escolherá um ecossistema e deverá desenvolver um roteiro e um vídeo curto que mostre o cotidiano dos habitantes (humanos e animais) desse ecossistema, abordando a interação entre eles e os desafios ambientais.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve escolher um ecossistema específico da Ásia, como as Montanhas do Himalaia, o Planalto Tibetano ou as Ilhas do Pacífico.

  • Os alunos devem pesquisar e criar um roteiro para um episódio piloto de um reality show que explore a vida cotidiana nesse ecossistema.

  • Utilizando celulares, os grupos devem gravar um vídeo curto (3-5 minutos) que inclua cenas representando a vida dos habitantes do ecossistema, tanto humanos quanto animais.

  • Os grupos devem editar o vídeo utilizando aplicativos de edição (como iMovie ou Kinemaster) e adicionar narrações, música de fundo e textos explicativos.

  • Cada grupo apresentará seu episódio piloto para a turma, seguido por uma discussão sobre os desafios enfrentados e as soluções propostas para a preservação do ecossistema.

Atividade 3 -  Detetives Ambientais da Ásia

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Estimular o pensamento crítico e a resolução de problemas ao abordar questões ambientais reais e urgentes nos diferentes ecossistemas asiáticos.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos atuarão como detetives ambientais investigando problemas ecológicos em diferentes regiões da Ásia. Cada grupo receberá um caso de estudo de um problema ambiental específico e deverá utilizar ferramentas digitais para pesquisar, analisar dados e propor soluções práticas e sustentáveis.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 pessoas.

  • Distribua diferentes casos de estudo a cada grupo, como a poluição do ar em Pequim, a desertificação na Arábia Saudita ou a degradação do coral nas Filipinas.

  • Os grupos devem utilizar celulares e computadores para pesquisar o problema ambiental, coletar dados e evidências (artigos, vídeos, imagens) e analisar as causas e consequências.

  • Utilizando ferramentas de apresentação digital (como Google Slides ou Prezi), os alunos devem criar um relatório detalhado que inclua a descrição do problema, dados relevantes, análises gráficas e propostas de soluções sustentáveis.

  • Cada grupo apresentará seu relatório para a turma, justificando suas propostas e respondendo a perguntas dos colegas.

  • Promova uma discussão final sobre a importância da responsabilidade ambiental e a aplicação das soluções propostas.

Retorno

Duração: 20 - 25 minutos

Finalidade: Esta etapa do plano de aula tem como finalidade consolidar o aprendizado através da troca de experiências entre os alunos, promovendo a reflexão crítica sobre o processo de aprendizagem e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. A discussão em grupo e o feedback 360° incentivam a colaboração, o respeito mútuo e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, essenciais para a formação integral dos estudantes.

Discussão em Grupo

Discussão em Grupo: Promova uma discussão em grupo com todos os alunos, onde os grupos compartilham o que aprenderam ao realizar a experiência e suas conclusões. Introduza a discussão com um breve roteiro: 'Vamos começar compartilhando nossas descobertas e experiências com cada atividade. Qual foi o fato mais surpreendente que seu grupo encontrou sobre o bioma ou ecossistema que estudou? Como vocês se sentiram ao criar conteúdos digitais e desenvolver soluções práticas para problemas ambientais? Vamos também discutir as interconexões entre os diferentes biomas e como elas impactam os desafios globais que enfrentamos.'

Reflexões

1. Quais foram as maiores lições aprendidas ao explorar os biomas e ecossistemas asiáticos? 2. Como a utilização de ferramentas digitais ajudou na compreensão e apresentação do tema? 3. Que soluções práticas podemos adotar em nossa comunidade para enfrentar desafios ambientais semelhantes aos estudados?

Feedback 360°

Feedback 360°: Instrua os alunos a realizar uma etapa de feedback 360°, onde cada aluno deve receber um feedback dos outros alunos do grupo em que trabalhou na atividade. Oriente a turma a seguir estas diretrizes para garantir que o feedback seja construtivo e respeitoso: Comece destacando um ponto positivo sobre a contribuição do colega. Ofereça sugestões específicas sobre como a colaboração e o desempenho podem ser melhorados. Finalize reforçando o impacto positivo que o trabalho em grupo teve no aprendizado coletivo.

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

Finalidade: Esta etapa do plano de aula visa consolidar o conteúdo estudado, conectar o aprendizado com a realidade contemporânea e destacar a importância prática do tema. A conclusão oferece uma oportunidade para refletir sobre o conhecimento adquirido e suas implicações no mundo atual, promovendo a internalização dos conceitos de maneira significativa e engajante. ✨

Resumo

Tour pela Ásia Natural:  Hoje, nossos exploradores digitais e detetives ambientais embarcaram em uma jornada fascinante pelos variadíssimos biomas e ecossistemas da Ásia! Desde a gélida Taiga Siberiana até as exuberantes Florestas Tropicais do Sudeste Asiático, navegamos por desertos, montanhas, planícies e ilhas. Criamos conteúdos dignos de influenciadores digitais para redes sociais fictícias, gravamos vídeos de reality shows ecológicos e solucionamos mistérios ambientais dignos de detetives. 

No Mundo

No Mundo Atual: Os biomas e ecossistemas asiáticos são vitais não apenas para a biodiversidade, mas também para a saúde do planeta. Compreender sua complexidade e os desafios que enfrentam nos ajuda a refletir sobre questões ambientais globais e o impacto das mudanças climáticas. A utilização de ferramentas digitais e multimídia, assim como o espírito investigativo, são habilidades indispensáveis para se conectar com o mundo moderno, onde a comunicação e a inovação tecnológica desempenham papéis cruciais na conscientização e preservação ambiental. 

Na Prática

Aplicações: Conhecer os biomas asiáticos e suas dinâmicas é fundamental para entender a relação entre natureza e sociedade, o que nos torna cidadãos mais conscientes e críticos. Além de enriquecer nosso conhecimento geográfico, essas informações nos inspiram a adotar práticas sustentáveis e a valorizar a biodiversidade, promovendo uma responsabilidade ambiental que começa em nossa comunidade local e se estende globalmente. 

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies