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Plano de aula de Oceania: Aspectos Naturais e Humanos

Geografia

Original Teachy

'EF09GE04'

Oceania: Aspectos Naturais e Humanos

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Oceania: Aspectos Naturais e Humanos

Palavras ChaveOceania, Aspectos Naturais, Aspectos Humanos, Ecossistemas, Imigrantes Europeus, Nativos, Biodiversidade, Colonização, Geografia, 9º ano, Metodologia Digital, Redes Sociais, Realidade Aumentada, Gamificação, Pesquisa, Colaboração, Aprendizagem Ativa
Materiais NecessáriosCelulares ou tablets com acesso à internet, Plataformas de redes sociais (Instagram, TikTok, YouTube), Ferramentas de edição de vídeo e imagem (Canva, InShot), Plataformas de criação de jogos digitais (Kahoot!, Quizizz), Aplicativos de realidade aumentada (Google Expeditions, Merge Cube), Dispositivos móveis para visualizar a realidade aumentada, Materiais de pesquisa (fontes confiáveis online, livros digitais)
Códigos BNCCEF09GE04: Relacionar diferenças de paisagens aos modos de viver de diferentes povos na Europa, Ásia e Oceania, valorizando identidades e interculturalidades regionais.
Ano Escolar9º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaGeografia
Unidade TemáticaTerritório

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

Esta etapa do plano de aula tem como finalidade preparar os alunos para uma compreensão profunda sobre a Oceania, abordando tanto seus aspectos naturais quanto humanos. Estabelece fundamentos essenciais para que os alunos possam contextualizar e conectar seu aprendizado ao mundo moderno, utilizando ferramentas digitais e metodologias ativas.

Objetivos principais:

1. Examinar os aspectos físicos da Oceania, incluindo relevo, clima e hidrografia.

2. Investigar a biodiversidade da Oceania e seu ecossistema único.

3. Analisar as relações históricas e contemporâneas entre os imigrantes europeus e os nativos da Oceania.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica.
  2. Promover a colaboração e comunicação entre os alunos através de atividades práticas e discussões.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

Esta etapa inicial tem como finalidade engajar os alunos com o tema da aula, estimulando a curiosidade e preparando-os para uma discussão mais aprofundada. Ao utilizar ferramentas digitais e informações que encontram online, os alunos começam a contextualizar o aprendizado, conectando-o com a realidade moderna e desenvolvendo habilidades de pesquisa.

Aquecendo

️ Para introduzir o tema 'Oceania: Aspectos Naturais e Humanos', explique que a Oceania é uma região que abriga uma diversidade incrível de paisagens naturais, ecossistemas únicos e uma rica história cultural que envolve tanto os povos nativos quanto os imigrantes europeus. Instrua os alunos a usar seus celulares para buscar e compartilhar um fato interessante sobre a Oceania. Eles podem procurar informações sobre a Grande Barreira de Corais, os povos aborígenes, a fauna única como os cangurus e coalas, ou até eventos históricos significativos da colonização europeia.

Reflexões Iniciais

1. Qual é a importância da Grande Barreira de Corais para o ecossistema da Oceania?

2. Como os aborígenes da Austrália se relacionam com o meio ambiente?

3. Quais foram os impactos da colonização europeia nos povos nativos da Oceania?

4. Quais espécies de animais são endêmicas à Oceania e por quê?

5. Como as mudanças climáticas estão afetando as ilhas da Oceania?

Desenvolvimento

Duração: (70 - 80 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é proporcionar uma aprendizagem ativa e contextualizada, onde os alunos são protagonistas no processo de investigação e criação. Utilizando ferramentas digitais e metodologias inovadoras, os alunos ampliam seu conhecimento sobre os aspectos naturais e humanos da Oceania, aplicando suas habilidades de pesquisa, criatividade e colaboração em atividades práticas e interativas.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Influenciadores da Oceania 

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Promover a compreensão da biodiversidade e dos ecossistemas da Oceania através de uma abordagem criativa e moderna, utilizando as redes sociais como ferramenta educacional.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos irão se dividir em grupos e criar uma campanha de influenciadores digitais promovendo a beleza e a importância da conservação dos ecossistemas da Oceania. Utilizando ferramentas como Instagram, TikTok, ou YouTube, os alunos produzirão conteúdos multimídia (fotos, vídeos, stories) destacando locais icônicos como a Grande Barreira de Corais, as florestas tropicais e a fauna endêmica da região.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo escolherá uma plataforma digital para divulgar a campanha (Instagram, TikTok, YouTube).

  • Os grupos devem realizar uma pesquisa rápida sobre os ecossistemas da Oceania e escolher um ou mais pontos para destacar em sua campanha.

  • Cada grupo criará um plano de conteúdo que inclua fotos, vídeos e textos que destaquem a importância da preservação ambiental na Oceania.

  • Os alunos utilizarão seus celulares para criar e editar o conteúdo, podendo utilizar aplicativos de edição de vídeo e imagem como Canva, InShot, entre outros.

  • Ao final, cada grupo apresentará sua campanha para a turma, explicando as escolhas feitas e a mensagem que desejam transmitir.

Atividade 2 - Gamificação da História: Conquistadores e Nativos na Oceania 

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver um entendimento crítico das relações históricas e culturais entre imigrantes europeus e povos nativos da Oceania através de uma abordagem lúdica e interativa.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos irão desenvolver um jogo digital utilizando plataformas como Kahoot! ou Quizizz, que abordem as relações históricas entre os imigrantes europeus e os povos nativos da Oceania. Eles devem criar perguntas e desafios que explorem episódios históricos, figuras importantes e impactos culturais e ambientais dessas interações.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo escolherá uma plataforma de criação de jogos (Kahoot! ou Quizizz).

  • Os grupos realizarão uma pesquisa sobre a colonização europeia na Oceania e seus impactos nos povos nativos.

  • Com base na pesquisa, os alunos criarão perguntas e desafios que abordem aspectos históricos, culturais e ambientais das relações entre imigrantes europeus e nativos.

  • Os grupos devem criar um jogo interativo utilizando a plataforma escolhida, com perguntas de múltipla escolha, verdadeiro ou falso e desafios de tempo.

  • Ao final, cada grupo apresentará seu jogo para a turma, que poderá participar e jogar, respondendo às perguntas e desafios propostos.

Atividade 3 - Jornada pelo Ecossistema da Oceania em Realidade Aumentada 諒

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Fomentar o entendimento dos ecossistemas da Oceania através de uma experiência imersiva e interativa, utilizando realidade aumentada para enriquecer o aprendizado.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos criarão uma apresentação interativa utilizando realidade aumentada (AR) para explorar os diversos ecossistemas da Oceania. Utilizando aplicativos como Google Expeditions ou Merge Cube, os alunos poderão integrar elementos digitais ao mundo real, proporcionando uma experiência imersiva para explicar a biodiversidade e os desafios ambientais do continente.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo escolherá uma ferramenta de realidade aumentada (Google Expeditions, Merge Cube, etc.).

  • Os grupos devem pesquisar sobre os diferentes ecossistemas da Oceania e escolher um para explorar mais a fundo.

  • Utilizando a ferramenta escolhida, os alunos criarão uma experiência de realidade aumentada que mostre as características, a fauna e a flora do ecossistema selecionado.

  • Os alunos devem integrar informações relevantes e criar elementos visuais que possam ser visualizados em AR, utilizando fotos, vídeos e modelos 3D disponíveis nas ferramentas.

  • Ao final, cada grupo apresentará sua experiência imersiva para a turma, utilizando dispositivos móveis para visualizar a AR e explicando as informações e elementos que integraram na atividade.

Retorno

Duração: (20 - 25 minutos)

A etapa de retorno tem como finalidade consolidar o aprendizado dos alunos, promovendo a reflexão sobre suas experiências e o conteúdo estudado. A discussão em grupo, guiada por perguntas reflexivas e feedback 360°, permite que os alunos se expressem, compartilhem conhecimentos e melhorem suas habilidades de comunicação e colaboração, fortalecendo o entendimento do tema de maneira contextualizada e significativa.

Discussão em Grupo

️ Para iniciar a discussão em grupo, peça aos alunos que compartilhem suas conclusões e experiências. Utilize o seguinte roteiro: 'Vamos começar a discussão compartilhando as descobertas feitas durante as atividades. Cada grupo pode explicar brevemente sua campanha ou jogo, as dificuldades encontradas e o que aprenderam sobre os aspectos naturais e humanos da Oceania. Como as ferramentas digitais ajudaram no processo de aprendizagem?'. Incentive os alunos a falarem sobre suas percepções e como conectaram o tema ao mundo moderno.

Reflexões

1. Como as atividades realizadas ajudaram você a entender melhor a biodiversidade e os ecossistemas da Oceania? 2. Quais foram os principais desafios ao utilizar ferramentas digitais para criar conteúdo sobre a Oceania? 3. De que maneira as relações entre imigrantes europeus e nativos da Oceania foram abordadas e compreendidas nas atividades?

Feedback 360°

 Para a etapa de feedback 360°, oriente os alunos a darem feedbacks construtivos e respeitosos a seus colegas. Explique que cada aluno deve receber feedback sobre sua participação, colaboração e contribuição para as atividades. Utilize frases como 'Eu gostei da forma como você...','Acho que você pode melhorar em...','Foi interessante quando você...'. Desta forma, os alunos poderão refletir sobre seu desempenho e buscar melhorias.

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

Finalidade: Esta etapa finaliza a aula conectando os conhecimentos adquiridos com a realidade prática e moderna dos alunos, promovendo uma reflexão crítica e contextualizada. Ela reforça a importância de cada tema discutido, garantindo que os alunos saiam da aula com uma compreensão clara e aplicável.

Resumo

Resumo da Aula em Estilo Meme: Imagine que a Oceania é um enorme parque temático natural! Temos a 'Grande Barreira de Corais', o 'Aquário da Terra'; os 'Cangurus e Coalas', nossos mascotes exclusivos; e os diferentes povos, como os aborígenes, que são os guardiões das histórias e tradições. Os imigrantes europeus? Bem, pense neles como os turistas dos últimos séculos, com algumas visitas controversas. 

No Mundo

No Mundo Moderno: Hoje, a Oceania não é apenas um canto exótico do mapa; é um palco global de debates sobre conservação ambiental, sustentabilidade e direitos humanos dos povos nativos. As ferramentas digitais nos permitem explorar esses temas em tempo real, conectando notícias e avanços científicos diretamente à nossa sala de aula.

Na Prática

Aplicações: Entender a Oceania nos ajuda a pensar em formas de preservar ecossistemas únicos e aprender com culturas milenares, além de nos conscientizar sobre os impactos das nossas ações no meio ambiente. A lição de casa? Levar essa compreensão para práticas sustentáveis e respeitosas no nosso dia a dia.

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