Entrar

Plano de aula de Mundo: Primavera Árabe

Geografia

Original Teachy

'EF09GE05'

Mundo: Primavera Árabe

Plano de Aula | Metodologia Técnica | Mundo: Primavera Árabe

Palavras ChavePrimavera Árabe, Protestos, Oriente Médio, Norte da África, Redes Sociais, Movimentos Sociais, Mudanças Políticas, Consequências, Debate Simulado, Análise Crítica, Trabalho em Equipe, Pesquisa, Relações Internacionais, Jornalismo, Análise de Dados
Materiais NecessáriosComputadores ou tablets com acesso à internet, Projetor ou TV para exibição de vídeo, Vídeo resumo sobre a Primavera Árabe (3-4 minutos), Materiais de pesquisa (livros, artigos, internet), Papel e caneta para anotações, Quadro branco e marcadores, Impressões ou slides com informações sobre os países envolvidos na Primavera Árabe, Recursos audiovisuais para apresentações
Códigos BNCCEF09GE05: Analisar fatos e situações para compreender a integração mundial (econômica, política e cultural), comparando as diferentes interpretações: globalização e mundialização.; EF09GE08: Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades na Europa, na Ásia e na Oceania.
Ano Escolar9º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaGeografia
Unidade TemáticaGeografia Humana

Objetivos

Duração: 15 - 20 minutos

A finalidade desta etapa é fornecer aos alunos uma compreensão detalhada dos eventos da Primavera Árabe, destacando como esses protestos influenciaram e continuam a influenciar o cenário político global. Esta etapa é crucial para o desenvolvimento de habilidades práticas, como análise crítica e pesquisa, que são altamente valorizadas no mercado de trabalho e em áreas acadêmicas. Além disso, ao compreenderem eventos históricos e suas causas, os alunos desenvolvem uma visão mais ampla e contextualizada do mundo atual.

Objetivos principais:

1. Apresentar os contextos político, social e religioso que levaram à Primavera Árabe.

2. Identificar os principais países envolvidos nos protestos e suas respectivas motivações.

3. Analisar as consequências imediatas e de longo prazo dos movimentos de protesto para a região e para o mundo.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica acerca de movimentos sociais.
  2. Fomentar a capacidade de trabalhar em grupo para resolver problemas complexos.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa é fornecer aos alunos uma compreensão inicial e engajante do tema, despertando seu interesse e curiosidade. Ao conectar o assunto com situações reais e o mercado de trabalho, os alunos podem ver a relevância prática do que estão aprendendo. A atividade inicial serve para estimular a participação ativa e preparar o terreno para uma exploração mais aprofundada do tema.

Contextualização

A Primavera Árabe foi uma série de protestos e revoluções que ocorreram no Oriente Médio e no Norte da África a partir de 2010. Esses movimentos começaram como manifestações populares contra regimes autoritários, desigualdade social e falta de oportunidades econômicas. Através das redes sociais, os protestos rapidamente ganharam força e se espalharam por diversos países, resultando em mudanças significativas nos governos e na sociedade. Entender a Primavera Árabe é essencial para compreender as dinâmicas políticas e sociais contemporâneas da região.

Curiosidades e Conexão com o Mercado

Curiosidade: Você sabia que o termo 'Primavera Árabe' foi cunhado pela mídia ocidental para descrever esses movimentos de protesto?  Conexão com o Mercado: Profissionais em áreas como Relações Internacionais, Jornalismo e Análise de Dados frequentemente se debruçam sobre eventos como a Primavera Árabe para prever tendências políticas e sociais, além de desenvolver estratégias de comunicação e políticas públicas. Analisar tais eventos aprimora habilidades de análise crítica e tomada de decisão, altamente valorizadas no mercado de trabalho.

Atividade Inicial

Atividade Inicial: Exiba um vídeo curto (3-4 minutos) que resuma os principais eventos da Primavera Árabe. Após o vídeo, faça a seguinte pergunta provocadora para os alunos: 'Como vocês acham que as redes sociais influenciaram a disseminação dos protestos durante a Primavera Árabe?' Permita que os alunos discutam em pequenos grupos por alguns minutos antes de compartilhar suas ideias com a turma.

Desenvolvimento

Duração: 65 - 75 minutos

A finalidade desta etapa é proporcionar aos alunos uma compreensão aprofundada e prática dos eventos da Primavera Árabe, através de atividades interativas que fomentem habilidades de pesquisa, análise crítica e argumentação. Através do debate simulado, os alunos poderão desenvolver competências relevantes para o mercado de trabalho, como negociação e trabalho em equipe.

Tópicos a Abordar

  1. Contexto histórico e social antes da Primavera Árabe
  2. Principais países envolvidos e suas motivações
  3. O papel das redes sociais na disseminação dos protestos
  4. Consequências imediatas e de longo prazo dos movimentos de protesto

Reflexões Sobre o Tema

Provoque os alunos a refletirem sobre como a falta de oportunidades econômicas e a repressão política podem levar populações a se mobilizarem por mudanças. Oriente-os a pensar em exemplos contemporâneos e locais, relacionando-os com os eventos da Primavera Árabe. Incentive-os a considerar como a tecnologia pode ser um catalisador para movimentos sociais.

Mini Desafio

Debate Simulado: Conselho da ONU sobre a Primavera Árabe

Os alunos serão divididos em grupos, cada um representando um país envolvido na Primavera Árabe (Egito, Tunísia, Líbia e Síria) e outros grupos representando países observadores (EUA, China, Rússia). Eles devem pesquisar as posições e motivações de seus respectivos países e participar de um debate simulado no 'Conselho da ONU', discutindo as causas, eventos e consequências da Primavera Árabe.

Instruções

  1. Divida a turma em grupos e atribua a cada grupo um país envolvido ou observador.
  2. Peça que os grupos pesquisem as posições políticas, sociais e econômicas de seus países durante a Primavera Árabe.
  3. Facilite a preparação dos argumentos e estratégias de debate de cada grupo.
  4. Oriente os alunos a preparar uma breve apresentação inicial (2-3 minutos) sobre a posição de seu país.
  5. Conduza o debate, permitindo que cada grupo apresente suas posições e discuta com os outros grupos.
  6. Incentive a utilização de argumentos baseados em fatos históricos e dados reais.

Objetivo: Desenvolver habilidades de pesquisa, argumentação e negociação, além de uma compreensão profunda das motivações e consequências dos protestos da Primavera Árabe.

Duração: 40 - 45 minutos

Exercícios de Fixação e Avaliação

  1. Liste três causas principais da Primavera Árabe e explique como cada uma delas influenciou os protestos.
  2. Escolha um país que participou da Primavera Árabe e descreva as principais mudanças políticas que ocorreram após os protestos.
  3. Explique como as redes sociais contribuíram para a disseminação dos protestos na Primavera Árabe.

Conclusão

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o conhecimento adquirido pelos alunos, proporcionando uma visão integrada e aplicada do tema estudado. A discussão e a recapitulação dos principais pontos visam fixar o conteúdo, enquanto o fechamento busca destacar a relevância prática das habilidades desenvolvidas durante a aula, conectando-as ao mercado de trabalho e ao cotidiano dos alunos.

Discussão

Discussão: Inicie promovendo uma discussão aberta entre os alunos sobre os principais aprendizados da aula. Pergunte como eles veem a relação entre os eventos da Primavera Árabe e os movimentos sociais contemporâneos. Estimule-os a refletir sobre a importância das redes sociais na organização de protestos e como isso poderia ser aplicado em outras situações. Pergunte sobre os desafios enfrentados durante o mini desafio do debate simulado e como eles lidaram com a pesquisa e argumentação.

Resumo

Resumo: Recapitule os principais conteúdos apresentados durante a aula, como o contexto histórico e social antes da Primavera Árabe, os principais países envolvidos, o papel das redes sociais e as consequências dos movimentos de protesto. Reforce a compreensão dos alunos sobre as causas e efeitos da Primavera Árabe, destacando os pontos mais discutidos durante a aula.

Fechamento

Fechamento: Explique como a aula conectou a teoria à prática, destacando as atividades práticas e os mini desafios propostos. Enfatize a importância de entender eventos históricos como a Primavera Árabe para o desenvolvimento de habilidades críticas e aplicáveis no mercado de trabalho, como pesquisa, análise crítica, argumentação e trabalho em equipe. Conclua destacando a relevância do tema para o dia a dia, ressaltando como a análise de eventos históricos pode proporcionar uma melhor compreensão do presente e auxiliar na previsão de tendências futuras.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies