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Plano de aula de Crise de 1929 nos Estados Unidos da América e no Mundo

História

Original Teachy

'EF09HI12'

Crise de 1929 nos Estados Unidos da América e no Mundo

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender o contexto histórico da Crise de 1929: Os alunos devem ser capazes de entender o cenário econômico global que levou à Grande Depressão, com foco no papel dos Estados Unidos como potência mundial.

  2. Analisar as causas e consequências da Crise de 1929: Através de discussões em sala e leituras complementares, os alunos devem ser capazes de identificar e explicar as principais causas da crise e como elas afetaram não apenas os Estados Unidos, mas também o restante do mundo.

  3. Discutir a influência da Crise de 1929 na economia global atual: Os alunos devem ser incentivados a fazer conexões entre a Grande Depressão e a situação econômica contemporânea, compreendendo como as políticas implementadas na época ainda têm impacto hoje.

Objetivos secundários:

  • Desenvolver habilidades de pensamento crítico: Através da análise e discussão do tópico, os alunos devem aprimorar suas habilidades de pensamento crítico e reflexivo.

  • Estimular a curiosidade e o interesse pela História: O professor deve buscar relacionar o conteúdo da aula com a realidade dos alunos, de forma a despertar seu interesse pelo assunto e pela disciplina como um todo.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdo: O professor deve começar a aula relembrando os alunos sobre a situação geopolítica e econômica do mundo no início do século XX. Será necessário enfatizar o papel dos Estados Unidos como uma potência emergente, a dependência das economias mundiais do dólar e o crescimento acelerado do mercado de ações.

  2. Situação-problema 1: O que é uma crise econômica?: O professor deve propor aos alunos uma reflexão inicial sobre o que é uma crise econômica, para então conectar o tópico da aula a uma situação que eles possam entender. Pode-se, por exemplo, citar a recente crise financeira mundial de 2008 e perguntar como eles acham que a vida de uma pessoa comum poderia ser afetada por uma crise como esta.

  3. Situação-problema 2: Quais seriam as consequências de uma quebra da bolsa de valores?: O professor, em seguida, pode propor uma segunda situação-problema, pedindo aos alunos que imaginem o que poderia acontecer se a bolsa de valores quebrasse e as ações das empresas perdessem todo o seu valor. Este exercício pode ajudar a preparar os alunos para a discussão sobre a Crise de 1929, em que isso exatamente aconteceu.

  4. Contextualização: O professor deve então contextualizar a importância do assunto, explicando que a Crise de 1929 não apenas afetou a economia mundial na época, mas também moldou a política e as relações internacionais por décadas. Além disso, muitas das políticas econômicas implementadas durante a crise continuam a influenciar a maneira como os governos lidam com as crises econômicas hoje.

  5. Ganhar a atenção dos alunos: Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades sobre a Crise de 1929. Por exemplo, ele pode mencionar que a quebra da bolsa de valores de Wall Street fez com que muitas pessoas perdessem todas as suas economias da noite para o dia, e que isso contribuiu para uma onda de desemprego e pobreza não apenas nos Estados Unidos, mas em todo o mundo. Outra curiosidade é que a crise foi um dos principais fatores que levaram ao início da Segunda Guerra Mundial, pois ajudou a criar as condições políticas e sociais que permitiram a ascensão do fascismo na Europa.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Explicação da Crise de 1929 nos Estados Unidos (8 - 10 minutos)

    1.1. O "boom" econômico dos anos 20: O professor deve começar explicando como os anos 20 foram um período de grande prosperidade nos Estados Unidos, com a economia crescendo rapidamente e a bolsa de valores de Wall Street atingindo níveis sem precedentes. Será necessário enfatizar o papel da especulação financeira nesse "boom" econômico.

    1.2. O crash da bolsa de valores: O professor deve então explicar como, em outubro de 1929, a bolsa de valores de Wall Street "quebrou", ou seja, muitas ações perderam todo o seu valor em questão de dias. Será necessário discutir as principais causas desse crash, incluindo a especulação financeira e a falta de regulamentação do mercado de ações.

    1.3. As consequências imediatas: O professor deve explicar como a quebra da bolsa de valores afetou imediatamente a economia dos Estados Unidos, levando a uma onda de falências e desemprego. Deve-se também mencionar o papel do Federal Reserve (banco central dos EUA) na intensificação da crise.

  2. Exploração das Consequências da Crise de 1929 (7 - 10 minutos)

    2.1. A disseminação da crise pelo mundo: O professor deve explicar como a Crise de 1929 nos Estados Unidos se espalhou rapidamente para o resto do mundo, devido à interconexão das economias globais. Será necessário discutir como a queda na demanda por produtos americanos levou à diminuição da produção em outros países e, consequentemente, ao desemprego e à pobreza.

    2.2. As políticas da Grande Depressão: O professor deve discutir as políticas econômicas implementadas durante a Grande Depressão, incluindo o New Deal, e como elas tentaram lidar com a crise. Será necessário discutir os pontos fortes e fracos dessas políticas, bem como o seu impacto duradouro na economia e na sociedade americana.

  3. Conexões com a economia atual (5 - 7 minutos)

    3.1. A influência da Crise de 1929 na economia global atual: O professor deve pedir aos alunos para pensarem em como as políticas econômicas implementadas durante a Crise de 1929 ainda afetam a economia global hoje. Deve-se discutir, por exemplo, como a regulação do mercado de ações e a política monetária foram alteradas em resposta à crise.

    3.2. Discussão sobre crises econômicas recentes: O professor pode encorajar os alunos a discutir como a Crise de 2008 foi semelhante ou diferente da Crise de 1929, e quais lições podemos aprender desses eventos.

Ao longo de toda a explicação, o professor deve incentivar os alunos a fazerem perguntas e a participarem ativamente da discussão. Ele também deve usar exemplos e analogias para tornar o material mais compreensível e relevante para os alunos.

Retorno (10 - 12 minutos)

  1. Revisão e Reflexão (3 - 4 minutos)

    • O professor deve iniciar esta etapa revisando os principais pontos discutidos durante a aula. Ele pode perguntar aos alunos para recapitularem as causas da Crise de 1929, as consequências imediatas e a longo prazo, e as políticas econômicas implementadas durante a Grande Depressão.
    • Em seguida, o professor deve pedir aos alunos para refletirem sobre o que aprenderam. Ele pode fazer perguntas como: "Qual foi o conceito mais importante que vocês aprenderam hoje?" e "Quais questões ainda não foram respondidas?" Esta reflexão ajudará os alunos a consolidar o que aprenderam e a identificar quaisquer áreas que possam precisar de mais estudo.
  2. Conexão com a Prática (3 - 4 minutos)

    • O professor deve, então, fazer a conexão entre a teoria discutida e a prática. Ele pode, por exemplo, perguntar aos alunos como eles acreditam que a Crise de 1929 afetou a vida das pessoas comuns na época. Ele pode também perguntar como eles acham que as políticas econômicas implementadas durante a Grande Depressão ainda afetam a economia global hoje.
    • O professor pode também pedir aos alunos para pensarem em como a compreensão da Crise de 1929 pode ajudá-los a entender melhor as crises econômicas atuais. Por exemplo, eles podem discutir como a especulação financeira e a falta de regulamentação do mercado de ações contribuíram para a Crise de 2008.
  3. Materiais Complementares (2 - 4 minutos)

    • Por fim, o professor deve sugerir alguns materiais complementares para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre a Crise de 1929. Estes materiais podem incluir livros, documentários, artigos de jornais e sites educacionais. O professor pode, por exemplo, sugerir que os alunos assistam ao documentário "Crash Course World History: The Great Depression" no YouTube, ou que leiam o livro "A Era do Vazio" de Gilles Lipovetsky, que discute as consequências culturais da Crise de 1929.

Esta etapa de Retorno é crucial para garantir que os alunos tenham compreendido o conteúdo da aula e para incentivar o aprendizado contínuo. Ela também oferece uma oportunidade para o professor avaliar o sucesso da aula e fazer quaisquer ajustes necessários para futuras aulas.

Conclusão (3 - 5 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos (1 - 2 minutos)

    • O professor deve começar a Conclusão relembrando os principais pontos abordados na aula. Isso inclui a discussão sobre o contexto histórico da Crise de 1929, as causas e consequências da crise nos Estados Unidos e no mundo, e a influência desses eventos na economia global atual.
    • Ele pode enfatizar novamente a importância do New Deal, políticas econômicas implementadas durante a Grande Depressão, e como elas moldaram a economia e a sociedade dos Estados Unidos.
  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 minuto)

    • O professor deve, então, explicar como a aula conectou a teoria - a compreensão do contexto histórico e das causas e consequências da Crise de 1929 - com a prática, através da análise das políticas econômicas implementadas durante a crise, e das aplicações, através da discussão sobre como esses eventos ainda afetam a economia global hoje.
    • Ele pode também destacar como a discussão sobre a Crise de 1929 pode ajudar os alunos a entender melhor as crises econômicas atuais e a importância da regulação do mercado financeiro.
  3. Materiais Complementares (1 minuto)

    • O professor deve, em seguida, reiterar a importância do estudo contínuo e sugerir novamente os materiais complementares que os alunos podem utilizar para aprofundar seus conhecimentos sobre a Crise de 1929.
    • Ele pode também encorajar os alunos a fazerem pesquisas adicionais por conta própria, e a trazerem quaisquer questões que possam ter para a próxima aula.
  4. Relevância do Assunto (1 minuto)

    • Por fim, o professor deve resumir a importância do assunto para a vida dos alunos. Ele pode explicar que, embora a Crise de 1929 possa parecer distante, ela teve um impacto duradouro na economia e na política mundial, e que muitos dos problemas econômicos e políticos que enfrentamos hoje podem ser rastreados até esse evento.
    • Ele pode também destacar como a Crise de 1929 e a Grande Depressão são um exemplo poderoso de como as decisões econômicas e políticas podem afetar a vida das pessoas comuns, e que, portanto, é importante para todos nós entendermos esses eventos e as lições que eles podem nos ensinar.

Essa Conclusão ajuda a resumir os principais pontos da aula, a reforçar a conexão entre a teoria, a prática e as aplicações, a incentivar o aprendizado contínuo e a destacar a relevância do assunto para a vida dos alunos. O professor deve garantir que os alunos tenham compreendido o conteúdo da aula e estejam motivados a continuar aprendendo sobre o tema.

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