Plano de Aula | Metodologia Ativa | Brasil: Ditadura Cívico-Militar
Palavras Chave | Ditadura Cívico-Militar, Processo de implantação, Influência norte-americana, Desenvolvimento econômico, Milagre econômico, Repressão política, Movimentos de resistência, Jornalismo clandestino, Estratégias econômicas, Direitos humanos, Simulações, Role-playing, Pensamento crítico, Democracia, História do Brasil |
Materiais Necessários | Computadores com acesso à internet, Projetor ou televisão para apresentações, Papel, Canetas, Marcadores, Papel cartão, Tesoura, Cola |
Códigos BNCC | EF09HI19: Identificar e compreender o processo que resultou na ditadura civil-militar no Brasil e discutir a emergência de questões relacionadas à memória e à justiça sobre os casos de violação dos direitos humanos.; EF09HI20: Discutir os processos de resistência e as propostas de reorganização da sociedade brasileira durante a ditadura civil-militar.; EF09HI21: Identificar e relacionar as demandas indígenas e quilombolas como forma de contestação ao modelo desenvolvimentista da ditadura.; EF09HI22: Discutir o papel da mobilização da sociedade brasileira do final do período ditatorial até a Constituição de 1988.; EF09HI23: Identificar direitos civis, políticos e sociais expressos na Constituição de 1988 e relacioná-los à noção de cidadania e ao pacto da sociedade brasileira de combate a diversas formas de preconceito, como o racismo.; EF09HI24: Analisar as transformações políticas, econômicas, sociais e culturais de 1989 aos dias atuais, identificando questões prioritárias para a promoção da cidadania e dos valores democráticos.; EF09HI25: Relacionar as transformações da sociedade brasileira aos protagonismos da sociedade civil após 1989.; EF09HI17: Identificar e analisar processos sociais, econômicos, culturais e políticos do Brasil a partir de 1946. |
Ano Escolar | 9º ano do Ensino Fundamental |
Disciplina | História |
Unidade Temática | História do Brasil |
Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.
Objetivos
Duração: (5 - 10 minutos)
A etapa de Objetivos é essencial para alinhar as expectativas de aprendizagem e garantir que os alunos compreendam claramente o que é esperado deles. Ao definir os objetivos principais, os alunos são guiados a focar nos aspectos mais significativos do tópico, que são cruciais para uma compreensão abrangente da ditadura cívico-militar no Brasil. A definição de objetivos claros e direcionados também facilita a avaliação do progresso ao longo da aula e ajuda a manter os alunos engajados e motivados.
Objetivos principais:
1. Analisar o processo que levou à implantação da ditadura cívico-militar no Brasil, destacando os eventos-chave que contribuíram para a ascensão e consolidação do regime.
2. Examinar a influência norte-americana na política e economia brasileiras durante o período da ditadura, identificando como essa relação afetou as decisões internas e o desenvolvimento do país.
3. Compreender o desenvolvimento econômico durante a ditadura militar, incluindo os 'milagres econômicos' e os desafios enfrentados, para avaliar as consequências sociais e econômicas do regime.
Objetivos secundários:
Introdução
Duração: (15 - 20 minutos)
A introdução serve para engajar os alunos com o conteúdo que estudaram em casa, usando situações problema que estimulam o pensamento crítico e a aplicação prática do conhecimento prévio. Além disso, a contextualização ajuda a conectar o passado com o presente, mostrando a relevância do estudo da ditadura cívico-militar para a compreensão da sociedade brasileira atual e a importância da vigilância constante sobre os direitos e liberdades.
Situações Problema
1. Imagine que você é um jornalista na década de 70, no auge da censura imposta pela ditadura militar no Brasil. Como você reportaria os eventos importantes sem desafiar as restrições impostas pelo governo?
2. Você é um empresário durante o período do 'milagre econômico' brasileiro. Quais estratégias você utilizaria para expandir seus negócios considerando as políticas econômicas vigentes e o contexto político restritivo?
Contextualização
A ditadura cívico-militar no Brasil não foi apenas um período de repressão política, mas também um momento de profundas transformações econômicas e sociais. Curiosamente, enquanto a economia crescia, as liberdades civis eram drasticamente reduzidas. Este paradoxo faz do estudo desta época uma oportunidade rica para entender como complexas interações entre política e economia podem moldar um país. Discutir esses aspectos ajuda a perceber a relevância dos eventos históricos em nosso contexto atual e a importância da democracia e do respeito aos direitos humanos.
Desenvolvimento
Duração: (70 - 75 minutos)
A etapa de Desenvolvimento é crucial para permitir que os alunos apliquem, de forma prática e lúdica, o conhecimento adquirido sobre a ditadura cívico-militar no Brasil. Por meio de atividades de simulação e role-playing, os alunos podem vivenciar os desafios da época, desenvolver habilidades de pensamento crítico, estratégico e empático, e consolidar seu entendimento sobre a influência política, social e econômica do regime militar. Escolher apenas uma das atividades propostas permite uma exploração mais profunda e engajada do tema.
Sugestões de Atividades
Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas
Atividade 1 - Operação Democracia
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Compreender as dificuldades enfrentadas pelos movimentos de resistência durante a ditadura e desenvolver habilidades de pensamento crítico e estratégico.
- Descrição: Os alunos são divididos em grupos de até 5 pessoas e cada grupo assume o papel de um movimento clandestino que busca restaurar a democracia no Brasil durante a ditadura. Eles devem criar e planejar estratégias de resistência, propaganda e comunicação, considerando os riscos e desafios impostos pelo regime militar.
- Instruções:
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Cada grupo deve nomear seu movimento e definir seus principais objetivos e valores.
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Desenvolver um plano de ações que inclua métodos de comunicação segura, criação de panfletos e maneiras de ganhar apoio popular sem serem capturados.
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Preparar uma apresentação final simulando uma reunião clandestina onde explicarão suas estratégias e como pretendem implementá-las.
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Utilizar materiais como papel, canetas e computadores para criar seus materiais de propaganda.
Atividade 2 - Economia Sob Pressão
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Analisar o impacto das políticas econômicas da ditadura nos diferentes setores e desenvolver habilidades de pesquisa e apresentação.
- Descrição: Neste cenário, os alunos representam diferentes setores da economia brasileira durante o período do 'milagre econômico'. Cada grupo deve analisar os impactos das políticas econômicas do regime militar em seu setor, planejar estratégias para superar desafios e apresentar soluções para crescimento sustentável.
- Instruções:
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Escolher um setor econômico (indústria, agricultura, serviços ou infraestrutura) para representar.
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Pesquisar e discutir os principais desafios enfrentados pelo setor durante a ditadura.
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Elaborar um plano de ação que inclua adaptações às políticas governamentais e inovações para garantir o crescimento.
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Apresentar o plano em uma simulação de conferência de negócios, argumentando por que suas estratégias seriam eficazes.
Atividade 3 - A Voz Contra o Silêncio
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Entender os desafios enfrentados pela imprensa durante a ditadura e promover a conscientização sobre a importância da liberdade de expressão.
- Descrição: Os alunos, organizados em grupos, assumem o papel de jornalistas trabalhando em um periódico clandestino. Eles devem investigar e reportar sobre violações dos direitos humanos ocorridas durante a ditadura, encontrando maneiras criativas de driblar a censura e informar a população.
- Instruções:
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Cada grupo cria o nome e o design do seu jornal clandestino.
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Investigar eventos históricos reais de violações de direitos durante a ditadura e escolher um para reportar.
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Desenvolver artigos que utilizem metáforas e linguagem codificada para evitar a censura.
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Simular uma distribuição clandestina de seu jornal para os outros grupos, que farão o papel de público leitor.
Retorno
Duração: (10 - 15 minutos)
Esta etapa de retorno serve para consolidar o conhecimento adquirido durante as atividades práticas, permitindo que os alunos articulem suas experiências e compartilhem insights com os colegas. A discussão em grupo ajuda a desenvolver habilidades críticas de avaliação e reflexão, além de reforçar a importância da história para compreender e influenciar positivamente o presente e o futuro.
Discussão em Grupo
Ao final das atividades, reúna todos os alunos para uma discussão em grupo. Comece com uma breve introdução: 'Agora que cada grupo teve a oportunidade de explorar diferentes aspectos da Ditadura Cívico-Militar, vamos compartilhar nossas descobertas e reflexões. Cada grupo irá apresentar um resumo do que aprendeu e das estratégias que desenvolveu, seguido de uma discussão aberta sobre os desafios e aprendizados.' Encoraje os alunos a refletir não apenas sobre os aspectos históricos, mas também sobre as lições para o presente e futuro.
Perguntas Chave
1. Quais foram os maiores desafios encontrados ao simular a resistência, economia ou jornalismo durante a ditadura?
2. Como as estratégias e decisões tomadas podem ser relacionadas com os valores democráticos e os direitos humanos?
3. Que lições podemos tirar da história da Ditadura Cívico-Militar para a nossa sociedade atual?
Conclusão
Duração: (10 - 15 minutos)
A etapa de Conclusão é essencial para reforçar o aprendizado dos alunos, proporcionando um fechamento que revisita os principais pontos discutidos durante a aula. Essa recapitulação ajuda a consolidar o conhecimento e a esclarecer quaisquer dúvidas remanescentes. Além disso, ao conectar os aprendizados com a vida cotidiana e a importância cívica, a conclusão serve como um elo entre o passado estudado e o presente vivido pelos alunos, enfatizando a utilidade do que foi aprendido em contextos reais e atuais.
Resumo
Nesta etapa final da aula, o professor deve resumir e recapitular os principais conteúdos apresentados sobre a ditadura cívico-militar no Brasil, destacando os eventos-chave, a influência norte-americana e o desenvolvimento econômico durante o regime. É crucial que os alunos revisem os conceitos abordados para fortalecer a retenção do conhecimento.
Conexão com a Teoria
A aula, ao conectar teoria e prática através de simulações e discussões, permitiu aos alunos uma compreensão mais profunda dos impactos da ditadura, tanto no passado quanto em suas implicações atuais. As atividades de role-playing ajudaram a materializar os conceitos teóricos estudados, proporcionando uma experiência de aprendizado mais envolvente e significativa.
Fechamento
Finalmente, é importante reforçar como o estudo da ditadura cívico-militar é relevante para o entendimento da importância da democracia e dos direitos humanos hoje. Este tópico não apenas enriquece o conhecimento histórico dos alunos, mas também os prepara para serem cidadãos conscientes e questionadores no seu dia a dia, capazes de reconhecer e valorizar os princípios democráticos e as liberdades individuais.