Entrar

Plano de aula de Regimes Totalitários: Nazismo, Fascismo, Comunismo, Franquismo e Salazarismo

História

Original Teachy

'EF09HI13'

Regimes Totalitários: Nazismo, Fascismo, Comunismo, Franquismo e Salazarismo

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Regimes Totalitários: Nazismo, Fascismo, Comunismo, Franquismo e Salazarismo

Palavras ChaveRegimes Totalitários, Nazismo, Fascismo, Stalinismo, Franquismo, Salazarismo, História do século XX, Metodologia Digital, Aprendizado Ativo, Propaganda, Tecnologias Digitais, Mini-documentário, Jogo de Tabuleiro Digital, Redes Sociais Históricas, Trabalho em Grupo, Discussão em Grupo, Feedback Construtivo
Materiais NecessáriosCelulares ou Computadores com acesso à internet, Ferramentas de edição de vídeo (iMovie, KineMaster, InShot), Plataformas de compartilhamento de vídeo (YouTube, TikTok), Google Slides ou Canva, Template fictício de Instagram, Aplicativos para criação de memes ou GIFs (Canva, Giphy)
Códigos BNCCEF09HI13: Descrever e contextualizar os processos da emergência do fascismo e do nazismo, a consolidação dos estados totalitários e as práticas de extermínio (como o holocausto).
Ano Escolar9º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaHistória
Unidade TemáticaHistória Geral

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é fornecer uma visão clara e concisa dos objetivos da aula, direcionando o foco dos alunos para os tópicos essenciais que serão explorados. Esta etapa também é fundamental para alinhar as expectativas e garantir que os alunos estejam cientes do que devem aprender e das habilidades que devem desenvolver ao longo da aula.

Objetivos principais:

1. Identificar e diferenciar as características dos principais regimes totalitários do século XX (nazismo, fascismo, stalinismo, franquismo e salazarismo).

2. Compreender a origem e os contextos históricos que proporcionaram o surgimento dos regimes totalitários.

Objetivos secundários:

  1. Analisar os impactos sociais, políticos e econômicos causados pelos regimes totalitários no século XX.

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

 Esta etapa tem como finalidade engajar os alunos desde o início da aula, incentivando o uso de tecnologias digitais para a pesquisa e promovendo uma discussão colaborativa. Ao compartilhar fatos interessantes, os alunos revisitam o conteúdo já estudado e começam a contextualizar os conhecimentos em um cenário mais amplo.

Aquecendo

 Introduza o tema dos Regimes Totalitários explicando que esses governos concentraram poder em líderes autocráticos, restringindo liberdades civis e utilizando propaganda e violência para manter o controle. Peça aos alunos que utilizem seus celulares para buscar e compartilhar um fato interessante sobre um dos regimes totalitários listados (Nazismo, Fascismo, Stalinismo, Franquismo e Salazarismo). Este exercício deve levar a uma breve discussão coletiva.

Reflexões Iniciais

1.  Quais são as principais características de um regime totalitário?

2.  Como e por que surgiram esses regimes no século XX?

3.  Que impacto tiveram na sociedade, economia e política da época?

4.  Qual foi o papel da propaganda na manutenção desses regimes?

5. ⚖️ Como esses regimes se diferenciam entre si?

Desenvolvimento

Duração: 90 - 95 minutos

Esta etapa tem como finalidade permitir que os alunos apliquem os conhecimentos adquiridos de maneira prática e criativa. Ao trabalhar em grupo e utilizar ferramentas digitais, os alunos desenvolvem habilidades de pesquisa, colaboração e pensamento crítico, além de integrar a história estudada ao contexto moderno e digital em que vivem.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 -  Criando um Documentário Digital

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Aprofundar o conhecimento sobre os regimes totalitários através de uma abordagem visual e narrativa, incentivando o uso de tecnologias digitais na criação de conteúdos educativos.

- Descrição: Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo será responsável por criar um mini-documentário, utilizando vídeos, imagens e narrações, sobre um dos regimes totalitários estudados (Nazismo, Fascismo, Stalinismo, Franquismo, Salazarismo). Eles devem usar ferramentas digitais como o YouTube ou TikTok para editar e publicar o vídeo.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de no máximo 5 pessoas.

  • Cada grupo deve escolher um regime totalitário para pesquisar com mais profundidade.

  • Cada grupo criará um roteiro para o mini-documentário, incluindo segmentos como introdução, principais eventos, figuras chave, táticas de propaganda e impacto na sociedade.

  • Os alunos devem pesquisar imagens, vídeos e criar narrações para compor o documentário.

  • Utilize aplicativos de edição de vídeo no celular ou computador, como o iMovie, KineMaster ou InShot, para montar o mini-documentário.

  • Após finalizarem a edição, subam o vídeo em plataformas como YouTube ou TikTok.

  • Cada grupo deve compartilhar o link do seu mini-documentário com a turma.

  • Finalizar com uma apresentação breve do vídeo e uma sessão de perguntas e respostas.

Atividade 2 - ️ Gamificação - Jogo de Tabuleiro Digital

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Fomentar o trabalho colaborativo e o raciocínio crítico ao transformar o estudo de regimes totalitários em uma experiência lúdica e interativa.

- Descrição: Os alunos criarão um jogo de tabuleiro digital sobre a ascensão e queda dos regimes totalitários do século XX, utilizando plataformas como Google Slides ou Canva. O jogo deve incluir perguntas de múltipla escolha, desafios e eventos históricos que os jogadores devem superar.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de no máximo 5 pessoas.

  • Cada grupo deve selecionar um regime totalitário para ser o tema principal do seu jogo.

  • Utilizando plataformas como Google Slides ou Canva, criar um tabuleiro com casas que representam eventos históricos e marcos importantes do regime escolhido.

  • Cada casa do tabuleiro deve ter uma pergunta de múltipla escolha ou um desafio relacionado ao regime.

  • Os alunos devem criar regras claras para o jogo e definir como os jogadores podem avançar no tabuleiro.

  • Os grupos devem testar seus jogos entre si e fazer ajustes necessários.

  • Finalizar com uma sessão de jogo entre os grupos, onde cada grupo joga no tabuleiro criado pelo outro.

Atividade 3 -  Simulação de Redes Sociais Históricas

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver uma compreensão mais profunda sobre a propaganda e a comunicação utilizada pelos regimes totalitários através de uma abordagem moderna e interativa.

- Descrição: Os alunos criarão perfis fictícios no Instagram para figuras chave dos regimes totalitários. Cada grupo será responsável por um regime e deverá postar 'conteúdos históricos' como se estivessem na época, utilizando imagens, textos e hashtags contextualizadas.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de no máximo 5 pessoas.

  • Cada grupo deve escolher um regime totalitário e identificar suas figuras chave (ditadores, líderes de propaganda, etc.).

  • Utilizando uma plataforma de simulação de redes sociais (como um Template do Instagram no Google Slides ou Canva), crie perfis fictícios para essas figuras.

  • Os alunos devem postar conteúdos como imagens, discursos, eventos e propaganda, criando uma linha do tempo visual das atividades dessas figuras.

  • Utilize hashtags para conectar os posts e criar uma narrativa coerente.

  • Os alunos podem comentar nos posts dos outros grupos, simulando como o público poderia ter reagido na época.

  • Finalizar com uma apresentação das linhas do tempo e debates sobre o impacto dos conteúdos postados.

Retorno

Duração: 20 - 25 minutos

Finalidade: Esta etapa tem como finalidade refletir sobre o conhecimento adquirido, compartilhar aprendizados e proporcionar uma oportunidade para feedback construtivo. Ao discutir e refletir sobre suas experiências, os alunos consolidam seu conhecimento, aprimoram habilidades de comunicação e colaboração, e fortalecem a capacidade de pensar criticamente sobre o impacto dos regimes totalitários no contexto histórico e moderno.

Discussão em Grupo

Discussão em Grupo: Promova uma discussão em grupo onde cada grupo compartilha o que aprendeu ao realizar a atividade. Utilize o seguinte roteiro para guiar a discussão:

  1. Introdução: Peça a cada grupo para apresentar brevemente seu projeto (mini-documentário, jogo de tabuleiro digital ou simulação de redes sociais).
  2. Método: Pergunte quais ferramentas digitais utilizaram e como foi o processo de criação.
  3. Descobertas: Solicite que compartilhem as descobertas mais interessantes e surpreendentes sobre o regime totalitário pesquisado.
  4. Desafios: Discuta os desafios enfrentados durante o projeto e como foram superados.
  5. Conclusão: Peça a cada grupo para resumir a principal lição aprendida e como essa experiência mudou sua compreensão sobre regimes totalitários.

Reflexões

1.Perguntas para Reflexão:

  1. Como a utilização de ferramentas digitais ajudou a compreender melhor os regimes totalitários?
  2. Que diferenças e semelhanças vocês observaram entre os diferentes regimes totalitários estudados?
  3. De que maneira a propaganda e a comunicação foram usadas para manter o poder nesses regimes e como isso se compara ao uso moderno das redes sociais?

Feedback 360°

Feedback 360°: Realize uma etapa de feedback 360° onde cada aluno deve receber feedback dos colegas de grupo. Oriente os alunos a fornecer feedback de maneira construtiva e respeitosa. Instrua-os a utilizar o modelo 'Ponto Positivo - Ponto de Melhoria - Sugestão:

  1. Ponto Positivo: Reconheça algo que o colega fez bem durante a atividade.
  2. Ponto de Melhoria: Aponte algo que o colega poderia melhorar da próxima vez.
  3. Sugestão: Ofereça uma sugestão específica para a melhoria contínua.

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

Finalidade: Esta etapa visa consolidar os principais aprendizados de maneira leve e envolvente, conectando-os ao contexto atual e incentivando os alunos a refletirem sobre a relevância do conteúdo para suas vidas cotidianas. Ao transformar o conhecimento em formatos criativos, reforçamos a retenção e compreensão dos temas abordados.

Resumo

Resumo Interativo: Vamos encerrar nossa aula com um rápido quiz interativo! Cada grupo terá um minuto para criar um meme ou GIF que resuma um dos pontos principais discutidos sobre os regimes totalitários. Podem utilizar aplicativos como Canva ou Giphy. Isso ajudará a transformar os conceitos sérios em algo mais visual e memorável!

No Mundo

No Mundo Atual: A aula de hoje destacou a importância de conhecer a história para entender como a manipulação da informação e a propaganda, utilizadas pelos regimes totalitários, ainda encontram paralelos nas mídias sociais e na política moderna. É essencial reconhecer os sinais para promover uma sociedade mais informada e justa.

Na Prática

Aplicações Diárias: Compreender os regimes totalitários nos ajuda a ser cidadãos mais críticos e vigilantes. No dia a dia, isso significa questionar fontes de informação, reconhecer tentativas de manipulação e valorizar as liberdades democráticas que possuímos.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies