Entrar

Plano de aula de Introdução aos If Clauses

Inglês

Original Teachy

'EF09LI15'

Introdução aos If Clauses

Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Introdução aos If Clauses

Palavras Chaveif-clauses, condicionais, Zero Conditional, First Conditional, Second Conditional, comunicação, estruturas gramaticais, hipóteses, situações hipotéticas, exemplos práticos, atividades guiadas, textos literários, músicas, filmes
Materiais NecessáriosQuadro branco, Marcadores, Projetor ou TV para exibir slides, Slides explicativos sobre if-clauses, Cópias de exercícios práticos, Canetas e lápis, Cadernos para anotações dos alunos, Material de leitura com exemplos de if-clauses
Códigos BNCCEF09LI15: Empregar, de modo inteligível, as formas verbais em orações condicionais dos tipos 1 e 2 (If-clauses).
Ano Escolar9º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaInglês
Unidade Temática**Gramática **

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é fornecer uma visão geral clara e objetiva sobre o tópico a ser aprendido, garantindo que os alunos compreendam os objetivos principais e a importância do uso correto de if-clauses. Esta seção estabelece a base para o entendimento detalhado e a aplicação prática das if-clauses durante a aula.

Objetivos principais:

1. Apresentar e explicar o conceito de if-clauses em inglês.

2. Demonstrar como empregar corretamente if-clauses em sentenças.

3. Ensinar os alunos a identificar if-clauses em textos.

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é contextualizar o tema da aula e mostrar a relevância dos if-clauses na comunicação cotidiana e na cultura popular. Isso ajuda a captar o interesse dos alunos e prepara o terreno para uma compreensão mais detalhada e prática das estruturas condicionais em inglês.

Contexto

Para iniciar a aula sobre if-clauses, explique aos alunos que em nosso dia a dia, frequentemente usamos frases condicionais para expressar situações que dependem de outras. Por exemplo, eles podem dizer 'Se eu estudar, eu vou bem na prova' ou 'Se chover, nós não teremos aula de educação física'. Em inglês, essas frases condicionais são chamadas de 'if-clauses', e são essenciais para a comunicação, pois permitem que possamos expressar hipóteses, condições e suas possíveis consequências de maneira clara e lógica.

Curiosidades

Sabia que os if-clauses são extremamente comuns em filmes, livros e músicas? Eles ajudam a criar cenários hipotéticos e são essenciais para a narrativa. Por exemplo, na música 'If I Were a Boy' da Beyoncé, a artista usa uma if-clause para imaginar como seria sua vida se ela fosse um garoto. Isso mostra como essas estruturas são importantes para expressar ideias e sentimentos complexos.

Desenvolvimento

Duração: 50 - 60 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é aprofundar o entendimento dos alunos sobre as if-clauses, apresentando detalhadamente suas definições, estruturas e tipos. Isso é essencial para que os alunos possam empregar corretamente essas estruturas em suas próprias frases e reconhecer if-clauses em textos. A resolução de questões práticas permitirá que os alunos consolidem o conhecimento adquirido durante a explicação expositiva.

Tópicos Abordados

1. Definição de If-Clauses: Explique o que são if-clauses. If-clauses são estruturas condicionais usadas para expressar uma condição e seu resultado. Elas geralmente começam com a palavra 'if' e são seguidas por uma cláusula principal que descreve o resultado da condição. 2. Estrutura de If-Clauses: Detalhe a estrutura básica das if-clauses. Elas são compostas por uma cláusula condicional (if-clause) e uma cláusula principal. A cláusula condicional pode vir antes ou depois da cláusula principal. Exemplo: 'If it rains (if-clause), we will stay home (main clause).' ou 'We will stay home (main clause) if it rains (if-clause).' 3. Tipos de If-Clauses: Apresente os três tipos principais de if-clauses: Zero Conditional, First Conditional e Second Conditional. Explique cada tipo com exemplos específicos.

Questões para Sala de Aula

1. 1. Identifique o tipo de if-clause na frase: 'If I have time, I will help you with your homework.' 2. 2. Complete a frase com a cláusula correta: 'If it __________ (rain), the picnic will be canceled.' 3. 3. Crie uma frase usando uma if-clause que descreva uma condição hipotética e seu resultado.

Discussão de Questões

Duração: 20 - 25 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é revisar e consolidar o conhecimento adquirido pelos alunos sobre if-clauses. A discussão detalhada das questões resolvidas permite que os alunos compreendam melhor o uso e a estrutura dessas frases condicionais. O engajamento dos alunos por meio de perguntas e reflexões promove um ambiente de aprendizado ativo e colaborativo, garantindo que os conceitos sejam assimilados de forma eficaz.

Discussão

  • Questão 1: Identifique o tipo de if-clause na frase: 'If I have time, I will help you with your homework.'

  • Explicação: Esta frase é um exemplo de First Conditional. A condição 'If I have time' está no presente simples, e o resultado 'I will help you with your homework' está no futuro simples. Este tipo de if-clause é usado para situações que são possíveis e prováveis no futuro.

  • Questão 2: Complete a frase com a cláusula correta: 'If it __________ (rain), the picnic will be canceled.'

  • Explicação: A resposta correta é 'If it rains'. Esta frase também é um exemplo de First Conditional. A condição 'If it rains' está no presente simples, e o resultado 'the picnic will be canceled' está no futuro simples. Assim, a frase completa fica 'If it rains, the picnic will be canceled.'

  • Questão 3: Crie uma frase usando uma if-clause que descreva uma condição hipotética e seu resultado.

  • Explicação: As respostas dos alunos podem variar, mas um exemplo de uma frase com Second Conditional pode ser 'If I won the lottery, I would travel the world.' A condição 'If I won the lottery' está no passado simples, e o resultado 'I would travel the world' usa 'would' + verbo base. Este tipo de if-clause é usado para situações hipotéticas ou improváveis.

Engajamento dos Alunos

1. 1. Pergunta: Por que é importante entender e usar corretamente os if-clauses na comunicação em inglês? 2. 2. Reflexão: Como os if-clauses podem ser úteis em situações do dia a dia? Dê exemplos práticos. 3. 3. Pergunta: Quais são as diferenças principais entre Zero, First e Second Conditional? Vocês conseguem dar exemplos adicionais para cada tipo? 4. 4. Reflexão: Pense em uma situação hipotética interessante e crie uma frase usando Second Conditional. Compartilhe com a turma. 5. 5. Pergunta: Como vocês acham que os if-clauses podem ser usados em textos literários e músicas para expressar emoções e ideias?

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é revisar e consolidar o conhecimento dos alunos sobre if-clauses, garantindo que eles compreendam e possam aplicar corretamente essas estruturas em suas comunicações. O resumo dos principais pontos ajuda a fixar o conteúdo, enquanto a conexão com a prática e a relevância destaca a importância do tema.

Resumo

  • Os if-clauses são estruturas condicionais usadas para expressar uma condição e seu resultado.
  • A estrutura básica de um if-clause inclui uma cláusula condicional (if-clause) e uma cláusula principal.
  • Existem três tipos principais de if-clauses: Zero Conditional, First Conditional e Second Conditional.
  • O Zero Conditional é usado para fatos gerais e verdades universais.
  • O First Conditional é usado para situações possíveis e prováveis no futuro.
  • O Second Conditional é usado para situações hipotéticas ou improváveis.

A aula conectou a teoria com a prática ao apresentar definições e estruturas dos if-clauses, seguidas de exemplos práticos e exercícios guiados para que os alunos pudessem aplicar o conhecimento adquirido. Além disso, a discussão em grupo ajudou a reforçar a compreensão prática das if-clauses em diversas situações do dia a dia.

Entender e usar corretamente os if-clauses é crucial para a comunicação eficaz em inglês. Essas estruturas são frequentemente usadas em conversas cotidianas, textos literários, músicas e filmes para expressar condições e suas consequências. Por exemplo, a habilidade de criar hipóteses e expressar condições é útil para planejar eventos, fazer previsões e discutir possibilidades.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies