Entrar

Plano de aula de Distância entre Pontos no Plano Cartesiano

Matemática

Original Teachy

'EF09MA16'

Distância entre Pontos no Plano Cartesiano

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Distância entre Pontos no Plano Cartesiano

Palavras ChaveDistância entre pontos, Plano cartesiano, Metodologia digital, 9º ano, Matemática, Caça ao Tesouro Digital, Desafio dos Influencers Digitais, Arquitetos Urbanos, Fórmula de distância, Resolução de problemas, Pensamento crítico, Colaboração, Realidade digital, Engenharia, Design
Materiais NecessáriosCelulares com acesso à internet, Plataforma de mapas online (ex: Google Maps), Aplicativos de edição de vídeo, Storyboard para planejamento, Plataforma online para compartilhamento de vídeos (ex: Google Classroom, YouTube), Software de modelagem 3D online (ex: SketchUp), Quadro branco e marcadores, Computadores ou tablets
Códigos BNCCEF09MA16: Determinar o ponto médio de um segmento de reta e a distância entre dois pontos quaisquer, dadas as coordenadas desses pontos no plano cartesiano, sem o uso de fórmulas, e utilizar esse conhecimento para calcular, por exemplo, medidas de perímetros e áreas de figuras planas construídas no plano.
Ano Escolar9º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaGeometria

Objetivos

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é estabelecer claramente os objetivos principais que os alunos devem alcançar ao final da aula. Esta etapa serve para orientar tanto o professor quanto os alunos sobre as competências que serão desenvolvidas e o conhecimento que será adquirido, proporcionando uma abordagem focada e eficiente para o aprendizado.

Objetivos principais:

1. Compreender como calcular a distância entre dois pontos no plano cartesiano utilizando a fórmula da distância.

2. Desenvolver a habilidade de calcular a distância entre dois pontos no plano cartesiano sem a utilização da fórmula específica.

Objetivos secundários:

  1. Estimular o pensamento crítico e a resolução de problemas através de exemplos práticos e aplicados.
  2. Fomentar a colaboração entre os alunos em atividades que envolvam o cálculo da distância entre pontos no plano cartesiano.

Introdução

Duração: 15 a 20 minutos

A finalidade desta etapa é engajar os alunos desde o início da aula, conectando o tema com a realidade deles e mostrando a aplicabilidade prática do cálculo de distâncias no plano cartesiano. Este aquecimento ativa o conhecimento prévio dos estudantes, estimula a curiosidade, e cria um ambiente colaborativo onde todos se sentem à vontade para compartilhar e discutir ideias.

Aquecendo

 Introduza o tema da aula explicando brevemente que hoje será abordado o cálculo da distância entre dois pontos no plano cartesiano. Destaque a importância desse conhecimento em diversas áreas como navegação, engenharia e até mesmo na criação de gráficos em redes sociais. Em seguida, peça aos alunos que utilizem seus celulares para buscar um fato interessante sobre o plano cartesiano ou sobre como o cálculo de distâncias é aplicado no mundo real. Cada aluno deve compartilhar o fato encontrado com a turma, incentivando uma breve discussão sobre os diferentes usos do plano cartesiano.

Reflexões Iniciais

1.  Como a distância entre dois pontos no plano cartesiano pode ser útil no seu dia a dia?

2.  Você sabia que aplicativos de mapas usam o conceito de plano cartesiano? Como você acha que isso funciona?

3.  Qual a importância do cálculo de distâncias em profissões como arquitetura e engenharia?

4. 樂 Você consegue pensar em um exemplo de quando já usou ou pode usar o cálculo de distância entre dois pontos?

Desenvolvimento

Duração: 70 a 80 minutos

A finalidade desta etapa é proporcionar aos alunos uma experiência prática e dinâmica, onde possam aplicar o conhecimento prévio sobre cálculo de distâncias no plano cartesiano em um contexto moderno e relevante. Estas atividades visam estimular a colaboração, a criatividade e o pensamento crítico, utilizando ferramentas digitais para tornar o aprendizado mais envolvente e significativo.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 -  Caça ao Tesouro Digital

> Duração: 60 a 70 minutos

- Objetivo: Aplicar o cálculo da distância entre pontos utilizando coordenadas reais em um ambiente digital, promovendo a colaboração e a resolução de problemas.

- Descrição: Os alunos serão desafiados a encontrar 'tesouros' escondidos em um mapa digital utilizando coordenadas no plano cartesiano. Cada grupo deve usar celulares para acessar uma plataforma de mapas online (como Google Maps) e aplicar o conceito de distância entre pontos para descobrir pistas e avançar no jogo até encontrar o tesouro final.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Explique que cada grupo receberá um conjunto de coordenadas que representam pontos em um mapa.

  • Cada grupo deve usar um dispositivo com acesso à internet para acessar um serviço de mapas online.

  • Utilizando a fórmula da distância entre dois pontos no plano cartesiano, os alunos calcularão a distância entre os pontos fornecidos e seguirão as pistas até encontrar o 'tesouro'.

  • Grupos podem ser incentivados a usar funções do aplicativo de mapas, como medir distâncias diretamente no mapa, para verificar seus cálculos.

  • O primeiro grupo que encontrar o tesouro ganha um prêmio simbólico ou pontos extras.

Atividade 2 -  Desafio dos Influencers Digitais

> Duração: 60 a 70 minutos

- Objetivo: Estimular a criatividade e a comunicação, além de reforçar o entendimento do cálculo da distância entre pontos através da criação de conteúdo digital.

- Descrição: Os alunos irão se dividir em grupos e criar um vídeo estilo vlog, onde explicam como calcular a distância entre dois pontos no plano cartesiano. Eles devem usar um storyboard para planejar o vídeo, e depois gravá-lo utilizando seus celulares. Os vídeos serão compartilhados em uma plataforma online para que todos possam assistir e comentar.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo deve criar um storyboard planejando o conteúdo do seu vlog. O roteiro deve incluir uma introdução ao tema, uma explicação sobre a fórmula de cálculo e um exemplo prático.

  • Os alunos podem utilizar aplicativos de edição de vídeo disponíveis em seus celulares para adicionar efeitos, textos e gráficos que ajudem a ilustrar o conteúdo.

  • Os vídeos devem ser gravados e editados durante a aula. Os grupos podem usar áreas diferentes da escola para gravação, se permitido.

  • Os vídeos concluídos devem ser enviados para uma plataforma online definida pelo professor, como Google Classroom ou YouTube, onde todos os alunos podem assistir e comentar.

  • Incentive os alunos a fazer comentários construtivos sobre os vídeos dos colegas, destacando pontos positivos e áreas de melhoria.

Atividade 3 -  Missão: Arquitetos Urbanos

> Duração: 60 a 70 minutos

- Objetivo: Integrar conhecimentos matemáticos com habilidades de design e planejamento, além de trabalhar a colaboração e a aplicação prática do cálculo de distâncias.

- Descrição: Os alunos atuarão como arquitetos urbanos e usarão um software de modelagem 3D online (como SketchUp) para projetar uma pequena praça. Eles devem calcular a distância entre vários pontos do plano cartesiano para posicionar elementos como bancos, árvores e fontes de maneira harmoniosa e funcional.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo deve acessar um software de modelagem 3D online e criar um novo projeto.

  • Explique que os alunos precisam planejar a disposição dos elementos da praça (bancos, árvores, fontes) utilizando coordenadas no plano cartesiano.

  • Os alunos devem calcular a distância entre os pontos de cada elemento para garantir um layout equilibrado e funcional.

  • Grupos podem apresentar o projeto finalizado para a turma, explicando o processo de cálculo das distâncias e as decisões de design.

  • Os projetos podem ser avaliados com base na precisão dos cálculos e na criatividade do design.

Retorno

Duração: 15 a 20 minutos

A finalidade desta etapa é promover a reflexão e a consolidação do conhecimento adquirido durante as atividades. A discussão em grupo e o feedback 360° possibilitam que os alunos expressem suas experiências, aprendam uns com os outros e obtenham uma compreensão mais profunda através do compartilhamento de diferentes perspectivas. Além disso, o feedback construtivo ajuda a desenvolver habilidades sociais e de trabalho em equipe.

Discussão em Grupo

️ [Discussão em Grupo] Inicie a discussão em grupo pedindo que cada grupo compartilhe a experiência que tiveram nas atividades (Caça ao Tesouro Digital, Desafio dos Influencers Digitais, Missão: Arquitetos Urbanos). Um possível roteiro pode ser: 1. Peça para que cada grupo descreva brevemente as etapas que seguiram e os desafios enfrentados. 2. Incentive os alunos a falarem sobre as estratégias que utilizaram para calcular as distâncias entre os pontos. 3. Pergunte como a atividade ajudou a entender melhor o tema da aula e se eles conseguiram ver a aplicação prática do conhecimento adquirido. 4. Deixe espaço para que cada grupo possa fazer perguntas e dar sugestões aos colegas.

Reflexões

1.  Como a realização das atividades ajudou a melhorar sua compreensão sobre o cálculo da distância entre pontos no plano cartesiano? 2. 樂 Existe algum aspecto do processo de cálculo que ainda não está claro para você? Como podemos esclarecer isso? 3.  De que maneiras vocês acham que poderiam usar esse conhecimento em outros contextos ou disciplinas?

Feedback 360°

[Feedback 360°] Instrua os alunos a se organizarem em círculos com seus grupos de trabalho para a etapa de feedback. Explique que cada aluno deve dar e receber feedback construtivo sobre a colaboração, comunicação e participação durante a atividade. Oriente para que o feedback seja específico, respeitoso e focado em comportamentos ou habilidades, por exemplo: 'Achei que você colaborou muito bem quando sugeriu que usássemos a fórmula para conferir nossas medidas, isso nos ajudou a avançar mais rápido.' ou 'Seria bom se pudéssemos ter ouvido mais sugestões de todos no grupo.'

Conclusão

Duração: 10 a 15 minutos

Finalidade: Esta etapa visa consolidar o aprendizado de maneira leve e divertida, conectando o conhecimento adquirido com aplicações práticas do mundo real. A conclusão permite que os alunos reflitam sobre a relevância do conteúdo estudado e como esses conceitos podem ser úteis em suas vidas diárias, reforçando o valor prático da matemática.

Resumo

Resumo Engraçado: E aí, jovens matemáticos! Hoje fizemos uma verdadeira caça ao tesouro no mundo digital, desvendamos mistérios com um vlog de influencers e até nos aventuramos como arquitetos urbanos! Tudo isso para dominar o cálculo da distância entre dois pontos no plano cartesiano. Quem diria que coordenadas e raízes quadradas poderiam ser tão emocionantes, né? 

No Mundo

Conexão com o Mundo Atual: No mundo hiperconectado de hoje, entender como calcular distâncias no plano cartesiano é mais relevante do que nunca. Seja na criação de tecnologias de navegação como o Google Maps, no design de jogos ou até na organização de espaços urbanos, essa habilidade está presente em muitas áreas modernas e inovadoras.

Na Prática

️ Importância no Dia a Dia: Saber calcular a distância entre pontos não é só um exercício matemático, é uma ferramenta fundamental que pode ser aplicada em diversas situações práticas. Desde planejar uma rota eficiente até posicionar elementos em um design gráfico, essa habilidade facilita a tomada de decisões precisas em várias áreas do cotidiano.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies