Entrar

Plano de aula de Unidades de Medidas

Matemática

Original Teachy

'EF09MA18'

Unidades de Medidas

Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Unidades de Medidas

Palavras ChaveUnidades de Medida, Comprimento, Massa, Capacidade, Tempo, Volume, Conversões, Exemplos Práticos, Situações Cotidianas, Matemática, 9º Ano
Materiais NecessáriosQuadro branco ou lousa, Marcadores ou giz, Projetor ou computador (opcional), Cópias impressas dos exercícios de conversão, Réguas, fitas métricas ou trenas, Balanças de cozinha ou de precisão, Recipientes graduados (copos medidores), Relógios ou cronômetros
Códigos BNCCEF09MA18: Reconhecer e empregar unidades usadas para expressar medidas muito grandes ou muito pequenas, tais como distância entre planetas e sistemas solares, tamanho de vírus ou de células, capacidade de armazenamento de computadores, entre outros.
Ano Escolar9º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaAritmética

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é fornecer aos alunos uma compreensão clara das diferentes unidades de medida e suas aplicações, preparando-os para reconhecer e utilizar essas unidades de forma eficaz em diversas situações. Esta base sólida é essencial para o entendimento de conteúdos mais avançados e para a resolução de problemas práticos que envolvem medidas.

Objetivos principais:

1. Apresentar as diferentes unidades de medida e suas aplicações práticas.

2. Explicar como converter entre diferentes unidades de medida.

3. Demonstrar a importância das unidades de medida em situações do dia a dia.

Introdução

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é fornecer uma introdução envolvente e contextualizada ao tema das unidades de medida, despertando o interesse dos alunos e preparando-os para a exploração mais detalhada do conteúdo ao longo da aula. Este momento inicial deve conectar o assunto ao cotidiano dos alunos, tornando o aprendizado mais significativo.

Contexto

Para iniciar a aula sobre Unidades de Medidas, comece explicando aos alunos a importância dessas unidades em nosso dia a dia. Diga que as unidades de medida são fundamentais para quantificar e comparar diferentes aspectos do mundo ao nosso redor. Por exemplo, quando compramos frutas no mercado, utilizamos a unidade de massa (kg) para saber quanto estamos levando. Ao medir o comprimento de um objeto ou a distância entre dois pontos, utilizamos metros ou quilômetros. Essas unidades permitem que tenhamos uma compreensão clara e precisa das dimensões, capacidades e quantidades dos objetos e espaços ao nosso redor.

Curiosidades

Vocês sabiam que a primeira unidade de medida padronizada foi o 'cúbito', usado no Antigo Egito? Ela era baseada no comprimento do antebraço do faraó! Hoje, usamos unidades muito mais precisas, mas a ideia de medir coisas é tão antiga quanto a civilização.

Desenvolvimento

Duração: (50 - 60 minutos)

A finalidade desta etapa é fornecer aos alunos uma compreensão detalhada e prática das diferentes unidades de medida e como elas são aplicadas em diversas situações. Ao abordar cada tipo de unidade separadamente e fornecer exemplos concretos, os alunos poderão reconhecer e utilizar essas unidades de forma eficaz. As questões propostas permitirão que os alunos pratiquem a conversão entre diferentes unidades, consolidando o entendimento do conteúdo apresentado.

Tópicos Abordados

1. Unidades de Comprimento: Explique as unidades básicas de comprimento, como milímetro (mm), centímetro (cm), metro (m) e quilômetro (km). Detalhe como e quando cada uma dessas unidades é utilizada no dia a dia. Exemplifique com situações práticas, como medir a altura de uma pessoa, a distância entre duas cidades e o comprimento de um objeto. 2. Unidades de Massa: Apresente as principais unidades de massa, como grama (g), quilograma (kg) e tonelada (t). Mostre exemplos de uso comum dessas unidades, como pesar alimentos, medir a massa corporal e quantificar grandes cargas em transporte. 3. Unidades de Capacidade: Detalhe as unidades de capacidade, como mililitro (ml) e litro (l). Explique como são usadas para medir volumes de líquidos em situações cotidianas, como ao encher um copo de água, medir a capacidade de um tanque de combustível ou calcular a quantidade de um líquido em uma receita. 4. Unidades de Tempo: Descreva as unidades de tempo, como segundo (s), minuto (min), hora (h), dia, semana, mês e ano. Explique a importância dessas unidades para organizar eventos, planejar atividades e medir a duração de diferentes processos. 5. Unidades de Volume: Explique as unidades de volume, como centímetro cúbico (cm³), metro cúbico (m³) e outros múltiplos e submúltiplos. Mostre como essas unidades são usadas para medir o espaço tridimensional ocupado por sólidos, líquidos e gases.

Questões para Sala de Aula

1. Converta 5 metros para centímetros e milímetros. 2. Uma garrafa de suco contém 1,5 litros. Quantos mililitros são isso? 3. Se uma caixa pesa 2,5 kg, quantos gramas ela pesa?

Discussão de Questões

Duração: (20 - 25 minutos)

A finalidade desta etapa é revisar e consolidar o aprendizado dos alunos, garantindo que eles compreendam bem as conversões entre diferentes unidades de medida e apliquem esse conhecimento de forma prática. Essa discussão permite identificar e esclarecer possíveis dúvidas, além de incentivar a participação ativa dos alunos e a reflexão sobre o uso das unidades de medida em várias situações cotidianas.

Discussão

  • Questão 1: Converta 5 metros para centímetros e milímetros.

  • Explique que 1 metro equivale a 100 centímetros e a 1000 milímetros. Portanto, para converter 5 metros em centímetros, multiplica-se 5 por 100, resultando em 500 centímetros. Para converter 5 metros em milímetros, multiplica-se 5 por 1000, resultando em 5000 milímetros.

  • Questão 2: Uma garrafa de suco contém 1,5 litros. Quantos mililitros são isso?

  • Detalhe que 1 litro é equivalente a 1000 mililitros. Assim, para converter 1,5 litros em mililitros, multiplica-se 1,5 por 1000, resultando em 1500 mililitros.

  • Questão 3: Se uma caixa pesa 2,5 kg, quantos gramas ela pesa?

  • Explique que 1 quilograma é equivalente a 1000 gramas. Portanto, para converter 2,5 kg em gramas, multiplica-se 2,5 por 1000, resultando em 2500 gramas.

Engajamento dos Alunos

1. Quais foram as maiores dificuldades encontradas ao converter as unidades? 2. Como vocês aplicariam essas conversões em situações do dia a dia? 3. Vocês acham mais fácil converter unidades de comprimento, massa ou capacidade? Por quê? 4. Podem dar exemplos de outras situações cotidianas onde a conversão de unidades seria útil? 5. Vocês conhecem alguma outra unidade de medida que não foi discutida na aula? Como ela é usada?

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é resumir e consolidar os principais pontos abordados na aula, reforçando a compreensão dos alunos sobre as unidades de medida e suas aplicações práticas. Esta revisão final ajuda a fixar o conteúdo e a destacar a importância do tema para o cotidiano dos alunos.

Resumo

  • Unidades de Comprimento: milímetro (mm), centímetro (cm), metro (m) e quilômetro (km).
  • Unidades de Massa: grama (g), quilograma (kg) e tonelada (t).
  • Unidades de Capacidade: mililitro (ml) e litro (l).
  • Unidades de Tempo: segundo (s), minuto (min), hora (h), dia, semana, mês e ano.
  • Unidades de Volume: centímetro cúbico (cm³), metro cúbico (m³) e outros múltiplos e submúltiplos.
  • Conversões entre diferentes unidades de medida.

A aula conectou a teoria com a prática ao demonstrar como as unidades de medida são utilizadas em situações cotidianas. Exemplos práticos, como medir a altura de uma pessoa, pesar alimentos e calcular a capacidade de recipientes, ajudaram os alunos a compreender a aplicação real das unidades de medida.

O conhecimento das unidades de medida é fundamental para o dia a dia, pois permite quantificar e comparar diferentes aspectos do mundo ao nosso redor. Saber converter unidades é essencial para diversas atividades, como cozinhar, comprar alimentos e planejar viagens. Além disso, é uma habilidade importante para várias profissões e disciplinas acadêmicas.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies