Entrar

Plano de aula de Porcentagem: Porcentagens Sucessivas

Matemática

Original Teachy

'EF09MA05'

Porcentagem: Porcentagens Sucessivas

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Entender o conceito de porcentagem sucessiva: Os alunos devem ser capazes de compreender o que são porcentagens sucessivas e como elas são calculadas. Eles devem entender que, quando uma porcentagem é aplicada a um número e, em seguida, outra porcentagem é aplicada ao resultado anterior, isso é chamado de porcentagens sucessivas.

  2. Aplicar porcentagens sucessivas em situações reais: Os alunos devem ser capazes de aplicar o conceito de porcentagens sucessivas em problemas do mundo real. Isso implica em entender como utilizar a fórmula de porcentagem sucessiva para calcular o valor final após a aplicação de múltiplas porcentagens.

  3. Resolver problemas envolvendo porcentagens sucessivas: Os alunos devem ser capazes de resolver problemas que envolvam porcentagens sucessivas. Eles devem ser capazes de interpretar o problema, identificar as porcentagens a serem aplicadas e calcular o valor final.

Objetivos secundários:

  • Desenvolver habilidades de raciocínio lógico e analítico: Através da resolução de problemas envolvendo porcentagens sucessivas, os alunos terão a oportunidade de desenvolver suas habilidades de raciocínio lógico e analítico.

  • Fortalecer a habilidade de resolução de problemas: A prática de resolver problemas de porcentagens sucessivas permitirá aos alunos fortalecer suas habilidades gerais de resolução de problemas.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos anteriores: O professor deve começar a aula relembrando os conceitos básicos de porcentagem e como calcular porcentagens simples, pois esses conceitos são fundamentais para o entendimento das porcentagens sucessivas. Pode-se pedir a alguns alunos para fazerem uma breve recapitulação desses conceitos para envolver a turma e ativar o conhecimento prévio. (2 - 3 minutos)

  2. Situação problema 1: Em seguida, o professor deve apresentar uma situação problema para despertar o interesse dos alunos. Pode ser algo como: "Imagine que você quer comprar um produto que custa R$ 100,00. Na loja A, o produto está com 20% de desconto, e na loja B, ele está com mais 10% de desconto sobre o valor já descontado. Onde você compraria o produto para pagar menos?". Esta situação problemática servirá como um gancho para a Introdução do conceito de porcentagens sucessivas. (3 - 4 minutos)

  3. Contextualização: O professor deve, então, explicar que o conceito de porcentagens sucessivas é muito utilizado em situações reais, como em promoções de lojas, cálculo de juros compostos, entre outros. É um conceito fundamental para a compreensão de como as porcentagens podem se acumular ou se anular em diferentes contextos. (1 - 2 minutos)

  4. Situação problema 2: Para reforçar a importância do assunto, o professor pode apresentar uma segunda situação problema: "Imagine que você tem um investimento que rende 10% ao ano. Após o primeiro ano, o valor do investimento é aplicado novamente e rende mais 5%. Quanto será o valor final do investimento após esses dois anos?". Esta situação irá desafiar os alunos a aplicarem o conceito que será ensinado. (3 - 4 minutos)

  5. Introdução ao tópico: Por fim, o professor deve introduzir o tópico de porcentagens sucessivas, explicando que elas representam a aplicação de uma porcentagem sobre outra porcentagem. O professor pode utilizar exemplos simples para demonstrar essa ideia, como "se você tem 50% de desconto em uma loja que já tem 20% de desconto, quanto você pagaria pelo produto?" (2 - 3 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Explicação da teoria (10 - 12 minutos):

    • O professor deve iniciar a explicação da teoria de porcentagens sucessivas, definindo o conceito e sua aplicação. Deve-se reforçar que porcentagens sucessivas ocorrem quando uma porcentagem é aplicada a um número e, em seguida, outra porcentagem é aplicada ao resultado da primeira aplicação.
    • Em seguida, deve-se apresentar a fórmula para cálculo de porcentagens sucessivas: VF = VI * (1 + p1/100) * (1 + p2/100), onde VF é o valor final, VI é o valor inicial, p1 é a primeira porcentagem e p2 é a segunda porcentagem.
    • O professor deve então ilustrar a fórmula com exemplos, explicando cada passo. Por exemplo, se o valor inicial é 100, e a primeira porcentagem é 20% e a segunda é 10%, o cálculo seria: VF = 100 * (1 + 20/100) * (1 + 10/100) = 100 * 1.2 * 1.1 = 132. Ou seja, o valor final seria 132.
    • O professor deve lembrar os alunos que a ordem das porcentagens é importante. Se as porcentagens forem aplicadas na ordem inversa, o resultado final será diferente.
    • O professor deve, então, explicar que a fórmula para mais de duas porcentagens sucessivas segue o mesmo padrão: VF = VI * (1 + p1/100) * (1 + p2/100) * ... * (1 + pn/100), onde n é o número de porcentagens.
    • O professor deve explicar que, para calcular o valor de uma porcentagem de um número, basta multiplicar o número pela porcentagem dividida por 100. Por exemplo, para calcular 10% de 100, basta multiplicar 100 por 10/100, o que dá 10.
  2. Prática guiada (5 - 7 minutos):

    • Após a explicação da teoria, o professor deve conduzir a turma na resolução de alguns problemas de porcentagens sucessivas.
    • O professor deve começar com exemplos simples e ir aumentando a complexidade gradativamente.
    • Durante a resolução dos problemas, o professor deve explicar cada passo e responder a quaisquer perguntas que os alunos possam ter.
  3. Prática individual ou em grupos (5 - 6 minutos):

    • Após a prática guiada, o professor deve propor que os alunos resolvam problemas de porcentagens sucessivas individualmente ou em grupos.
    • O professor deve circular pela sala, observando o progresso dos alunos, esclarecendo dúvidas e fornecendo feedback conforme necessário.
    • Esta etapa é fundamental para que os alunos consolidem o conhecimento adquirido e desenvolvam suas habilidades de resolução de problemas.

Nota:

O tempo estimado para cada etapa pode variar dependendo do ritmo da turma e da complexidade dos problemas. O professor deve monitorar o progresso da turma e fazer os ajustes necessários para garantir que todos os Objetivos de aprendizado sejam alcançados dentro do tempo disponível.

Retorno (10 - 12 minutos)

  1. Discussão em grupo (4 - 5 minutos):

    • O professor deve conduzir uma discussão em grupo sobre as soluções dos problemas propostos, permitindo que os alunos compartilhem suas respostas e estratégias de resolução.
    • O professor deve incentivar os alunos a explicarem como chegaram às suas respostas e a justificarem suas estratégias.
    • Esta discussão é uma oportunidade para os alunos aprenderem uns com os outros, para o professor verificar a compreensão da turma e para corrigir possíveis equívocos.
  2. Conexão com a teoria (3 - 4 minutos):

    • O professor deve, então, fazer a conexão entre as soluções dos problemas e a teoria apresentada.
    • O professor pode destacar como a fórmula de porcentagens sucessivas foi aplicada para resolver os problemas e como a compreensão do conceito de porcentagens sucessivas ajudou os alunos a chegar às suas respostas.
    • O professor também pode revisar os passos para a resolução de problemas de porcentagens sucessivas, reforçando a importância de seguir a ordem das porcentagens e de utilizar corretamente a fórmula.
  3. Reflexão individual (2 - 3 minutos):

    • A seguir, o professor deve propor que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam na aula.
    • O professor pode fazer perguntas como: "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?" e "Quais questões você ainda tem sobre porcentagens sucessivas?".
    • Os alunos devem anotar suas respostas, que serão utilizadas para avaliar a eficácia da aula e para planejar as próximas aulas.
  4. Feedback e esclarecimento de dúvidas (1 - 2 minutos):

    • Por fim, o professor deve dar feedback aos alunos sobre seu desempenho na aula e esclarecer quaisquer dúvidas remanescentes.
    • O professor deve reforçar os pontos fortes dos alunos, apontar áreas que precisam de melhoria e fornecer sugestões de estudo para o próximo encontro.

Nota:

O tempo estimado para cada etapa pode variar dependendo do ritmo da turma e da complexidade dos problemas. O professor deve monitorar o progresso da turma e fazer os ajustes necessários para garantir que todos os Objetivos de aprendizado sejam alcançados dentro do tempo disponível.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo dos conteúdos (2 - 3 minutos):

    • O professor deve começar a Conclusão relembrando os conceitos mais importantes que foram abordados na aula, como o que são porcentagens sucessivas e como calculá-las.
    • Pode-se fazer uma revisão rápida da fórmula de porcentagens sucessivas e dos passos para a resolução de problemas envolvendo esse conceito.
    • O professor deve garantir que todos os conceitos essenciais foram compreendidos e esclarecer quaisquer dúvidas que ainda possam existir.
  2. Conexão teoria-prática (1 - 2 minutos):

    • O professor deve destacar como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações reais.
    • Deve-se reforçar que o entendimento da teoria de porcentagens sucessivas permitiu aos alunos resolverem problemas práticos e compreenderem como esse conceito é aplicado em situações do dia a dia.
  3. Materiais complementares (1 - 2 minutos):

    • O professor deve sugerir materiais de estudo complementares para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre porcentagens sucessivas.
    • Esses materiais podem incluir livros didáticos, sites de matemática, vídeos explicativos, entre outros.
    • O professor pode, por exemplo, sugerir que os alunos assistam a um vídeo online que explica a teoria de porcentagens sucessivas de uma maneira diferente ou que resolvam mais problemas de porcentagens sucessivas em casa.
  4. Importância do assunto (1 minuto):

    • Por fim, o professor deve ressaltar a importância do assunto para o dia a dia dos alunos.
    • Deve-se explicar que a compreensão de porcentagens sucessivas é fundamental para lidar com situações que envolvem a aplicação de múltiplas porcentagens, como em promoções de lojas, cálculo de juros compostos, entre outros.
    • O professor pode, por exemplo, sugerir que os alunos observem as promoções de lojas com mais atenção, tentando calcular o valor final de um produto após a aplicação de múltiplas porcentagens para verificar se o cálculo da loja está correto.

Nota:

O tempo estimado para cada etapa pode variar dependendo do ritmo da turma e da complexidade dos problemas. O professor deve monitorar o progresso da turma e fazer os ajustes necessários para garantir que todos os Objetivos de aprendizado sejam alcançados dentro do tempo disponível.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies