Entrar

Plano de aula de Volume: prisma retangular contextualizado

Matemática

Original Teachy

Volume: prisma retangular contextualizado

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Volume: prisma retangular contextualizado

Palavras ChaveVolume de prismas, Prismas retos, Paralelepípedos, Cálculo de volume, Caixas d'água, Cisternas, Metodologia Digital, Redes sociais, Influenciadores digitais, Caça ao tesouro, Modelagem 3D, Atividades práticas, Raciocínio lógico, Trabalho em equipe, Contextualização, Educação inovadora, Engajamento, Feedback
Materiais NecessáriosCelulares com acesso à internet, Aplicativos de edição de vídeo (ex.: InShot, FilmoraGo), Ferramenta de modelagem 3D online (ex.: Tinkercad, SketchUp), Computadores ou tablets com acesso à internet, QR Codes (criados previamente com os problemas), Projetor ou tela para exibição de vídeos, Papéis e canetas para anotações, Plataforma de compartilhamento de vídeos (ex.: Google Classroom, YouTube, Drive)
Códigos BNCC-
Ano Escolar9º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaGeometria

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é proporcionar aos alunos uma compreensão clara e precisa dos objetivos principais e secundários da aula, preparando-os para as atividades práticas que se seguirão. Esta seção ajuda a alinhar as expectativas e a garantir que todos os alunos estejam cientes do que será aprendido e como isso será aplicado em contextos reais.

Objetivos principais:

1. Compreender o conceito de volume de prismas, principalmente prismas retos de base triangular ou paralelepípedos.

2. Aprender a calcular o volume de prismas utilizando fórmulas matemáticas apropriadas.

3. Resolver problemas práticos e contextualizados envolvendo o cálculo de volumes de caixas d'água ou cisternas.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades de raciocínio lógico ao aplicar fórmulas matemáticas a situações cotidianas.
  2. Incentivar o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos durante a resolução de problemas.

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é engajar os alunos desde o início, relacionando o tema a contextos práticos e cotidianos. Ao usar seus celulares para buscar fatos interessantes e discutir perguntas chave, os alunos são incentivados a se conectar com o tema de maneira ativa e colaborativa, preparando-se para as atividades práticas que seguirão.

Aquecendo

O volume de prismas, como caixas d'água e cisternas, é um conceito fundamental na matemática que se aplica frequentemente em situações cotidianas. Para começar, peça aos alunos que usem seus celulares para buscar um fato interessante sobre o volume de prismas. Após alguns minutos, peça a alguns alunos que compartilhem os fatos que encontraram com a turma.

Reflexões Iniciais

1. Qual é a fórmula básica para calcular o volume de um prisma retangular?

2. Como podemos aplicar a fórmula do volume em situações do dia a dia, como medir a capacidade de uma caixa d'água?

3. Por que é importante entender o volume de prismas na nossa vida cotidiana?

4. Quais são os desafios que você já enfrentou em calcular volumes? Como os resolveu?

5. Como o entendimento do volume pode ajudar em outras disciplinas ou áreas de conhecimento?

Desenvolvimento

Duração: 70 - 80 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é permitir que os alunos apliquem o conhecimento sobre o cálculo de volumes de maneira contextualizada e prática, utilizando tecnologias digitais e metodologias ativas. Essas atividades engajadoras e criativas ajudam a consolidar o aprendizado de forma significativa e conectada com a realidade do século XXI.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Influenciador Matemático 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver habilidades de comunicação e ensino, além de aprofundar o entendimento do cálculo de volumes através da criação de conteúdo educativo.

- Descrição: Os alunos assumirão o papel de influenciadores digitais, criando conteúdos para as redes sociais que ensinem como calcular o volume de prismas e apliquem esse conhecimento em situações do dia a dia, como caixas d'água e cisternas.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo escolherá uma rede social (Instagram, TikTok ou YouTube) para criar o seu conteúdo.

  • Pesquise exemplos de influenciadores matemáticos ou educacionais para se inspirar.

  • Crie um roteiro que inclua:

  • Introdução ao conceito de volume de prismas.

  • Passo a passo para calcular o volume, mostrando fórmulas e exemplos práticos.

  • Uma aplicação prática (como calcular o volume de uma caixa d'água de uma casa ou escola).

  • Grave e edite o vídeo utilizando aplicativos de edição disponíveis nos celulares ou computadores.

  • Publique o vídeo em uma plataforma compartilhada com a turma ou simule a publicação mostrando o vídeo para os colegas.

  • Ao final, cada grupo deve compartilhar sua experiência e o que aprenderam com a criação do conteúdo.

Atividade 2 - Caça ao Tesouro Matemática ️

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Estimular a colaboração, o raciocínio lógico e a aplicação prática do conhecimento em cenários contextuais.

- Descrição: Os alunos participarão de uma caça ao tesouro, onde cada pista será um problema relacionado ao cálculo do volume de prismas. Ao final, encontrarão um 'tesouro' que representa a aplicação prática desse conhecimento.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo receberá a primeira pista que será um problema de cálculo de volume de prismas.

  • As pistas poderão ser acessadas através de QR Codes espalhados pela sala de aula ou por um ambiente virtual.

  • Cada problema resolvido corretamente levará o grupo à próxima pista.

  • No final do desafio, o grupo encontrará um 'tesouro' que pode ser uma simulação prática, como calcular o volume de uma cisterna para uma comunidade.

  • Cada grupo deve registrar suas soluções e compartilhar com a turma ao final da atividade.

Atividade 3 - Volume Virtual: Aventura em 3D 諒

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver habilidades tecnológicas e de visualização espacial, além de aplicar fórmulas matemáticas em um contexto prático e visual.

- Descrição: Os alunos utilizarão uma ferramenta de modelagem 3D online para criar e calcular o volume de prismas. Vivenciarão a experiência de um engenheiro projetando cisternas e caixas d'água, aplicando os cálculos de volume de maneira prática.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo acessará uma ferramenta de modelagem 3D online (como Tinkercad ou SketchUp).

  • Os alunos devem criar modelos 3D de prismas retangulares e prismas de base triangular.

  • Calculem o volume dos prismas modelados usando as fórmulas apropriadas.

  • Projete uma caixa d'água ou cisterna em 3D, calculando seu volume e apresentando os resultados.

  • Cada grupo deve salvar suas criações e apresentá-las para a turma ao final da atividade.

Retorno

Discussão em Grupo

Promova uma discussão em grupo com todos os alunos. Inicie pedindo que cada grupo compartilhe suas experiências durante as atividades. Pergunte o que eles acharam mais desafiador e como superaram esses desafios. Incentive os alunos a falarem sobre como a atividade ajudou a compreender melhor o conceito de volume de prismas e sua aplicação no cotidiano. Um breve roteiro sugerido pode ser:

Introdução: Relembre o objetivo das atividades realizadas. Compartilhamento de Experiências: Cada grupo fala sobre sua atividade, os desafios encontrados e as soluções adotadas. Lições Aprendidas: Discuta o que foi aprendido e como isso pode ser aplicado em outras situações. Aplicação no Cotidiano: Pergunte aos alunos como eles acham que esse conhecimento pode ser útil em suas vidas diárias.

Reflexões

1. O que você aprendeu sobre o cálculo do volume de prismas e como pode aplicar isso em situações do dia a dia? 2. Quais foram os maiores desafios que você encontrou durante as atividades e como os superou? 3. Como a utilização de tecnologias digitais e metodologias ativas ajudaram no seu entendimento do tema?

Feedback 360°

Realize uma etapa de feedback 360°, onde cada aluno deve receber feedback dos colegas de grupo. Instrua os alunos a darem feedbacks construtivos, focando em aspectos positivos e sugestões para melhorias. Oriente para que utilizem uma abordagem respeitosa e empática. Uma sugestão de estrutura para o feedback pode ser:

Aspectos Positivos: O que o colega fez bem durante a atividade. Oportunidades de Melhoria: Sugestões de como o colega pode melhorar em futuras atividades. Agradecimento: Expressar gratidão pelo esforço e contribuição do colega no grupo.

Conclusão

Duração: 15 - 20 minutos

 Finalidade: A finalidade desta etapa é consolidar e refletir sobre o aprendizado da aula de forma resumida e descontraída, reforçando a importância do conhecimento adquirido e como ele se conecta com o mundo real. Essa reflexão final ajuda a fixar os conceitos trabalhados e a reconhecer as aplicações práticas no cotidiano.

Resumo

 Resumo da Aula: Hoje, viramos influenciadores digitais da matemática , caçadores de tesouro matemático ️ e engenheiros em 3D 諒! Aprendemos sobre o volume de prismas, como calcular usando fórmulas e aplicamos isso em exemplos práticos, como caixas d'água e cisternas. Entre vídeos, QR codes e modelagens virtuais, solidificamos o nosso entendimento de forma divertida e prática!

No Mundo

 No Mundo Atual: Com a era digital e as redes sociais, ser capaz de criar e compreender conteúdos complexos de forma simples e atrativa é essencial. A matemática não é exceção! Saber calcular volumes e aplicá-los em contextos reais, como armazenamento de água, tem grande relevância em um mundo onde a sustentabilidade e a praticidade são palavras de ordem.

Na Prática

 Aplicações: Saber calcular o volume de prismas é importante para diversas situações do dia a dia, como otimizar espaço em uma casa, planejar a construção de infraestruturas como cisternas e até compreender melhor certos aspectos de design e engenharia. Esse conhecimento é fundamental para a vida prática e profissional dos alunos.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies