Entrar

Plano de aula de Oração Subordinada Adverbial

Português

Original Teachy

'EF09LP04'

Oração Subordinada Adverbial

Plano de Aula | Metodologia Socioemocional | Oração Subordinada Adverbial

Palavras ChaveAutoconhecimento, Autocontrole, Tomada de Decisão Responsável, Habilidades Sociais, Consciência Social, RULER, Reconhecer Emoções, Compreender Emoções, Nomear Emoções, Expressar Emoções, Regular Emoções, Oração Subordinada Adverbial, Causal, Condicional, Temporal, Meditação Guiada, Mindfulness, Análise de Frases, Discussão em Duplas, Reflexão Emocional, Metas Pessoais, Metas Acadêmicas
Materiais NecessáriosFolhas com frases para análise, Canetas ou lápis, Quadro branco e marcadores, Folhas de papel para escrita de reflexões, Material de meditação guiada (opcional, como áudio pré-gravado)
Códigos BNCCEF09LP04: Escrever textos corretamente, de acordo com a norma-padrão, com estruturas sintáticas complexas no nível da oração e do período.; EF09LP08: Identificar, em textos lidos e em produções próprias, a relação que conjunções (e locuções conjuntivas) coordenativas e subordinativas estabelecem entre as orações que conectam.
Ano Escolar9º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaGramática

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é apresentar claramente os objetivos da aula, proporcionando aos alunos uma visão clara sobre o que será abordado e como isso se conecta ao desenvolvimento das suas competências socioemocionais. Ao compreenderem as metas da aula, os alunos podem direcionar seus esforços de forma mais eficaz e se engajar mais profundamente no processo de aprendizagem.

Objetivos Principais

1. Identificar e diferenciar os tipos de orações subordinadas adverbiais, como causais, condicionais e temporais.

2. Desenvolver o autoconhecimento e a consciência social ao reconhecer e compreender as emoções envolvidas durante a aprendizagem.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

Atividade de Aquecimento Emocional

Meditação Guiada para Foco e Presença

A atividade de aquecimento emocional escolhida é a Meditação Guiada. A Meditação Guiada é uma técnica de mindfulness que ajuda os alunos a focarem sua atenção no momento presente, reduzindo a ansiedade e melhorando a concentração. Ao começar a aula com essa prática, os alunos podem se sentir mais calmos e preparados para o aprendizado, promovendo um ambiente mais receptivo e atento.

1. Ambiente Preparado: Peça aos alunos que acomodem suas mochilas e materiais de forma ordenada e se sentem confortavelmente em suas cadeiras.

2. Postura e Respiração: Instrua os alunos a fecharem os olhos, manterem a coluna ereta e começarem a respirar profundamente. Inspire pelo nariz contando até quatro, segure por um segundo e expire pela boca contando até seis.

3. Guiando a Meditação: Em um tom de voz calmo e suave, conduza a meditação. Diga algo como 'Vamos começar focando na nossa respiração. Sinta o ar entrando pelo nariz e saindo pela boca. Imagine uma luz calma e relaxante preenchendo seu corpo a cada respiração'.

4. Visualização: Peça aos alunos que imaginem um lugar tranquilo, como uma praia ou um campo florido. Incentive-os a visualizarem os detalhes desse lugar – o som das ondas, o cheiro das flores, a sensação da brisa.

5. Conexão com o Tema: Após alguns minutos, comece a conectar a meditação ao tema da aula. 'Enquanto nos sentimos mais calmos e focados, vamos nos preparar para aprender sobre as orações subordinadas adverbiais. Pense em como podemos usar nossa concentração para reconhecer e entender melhor o conteúdo de hoje'.

6. Finalização: Gradualmente, traga os alunos de volta ao presente, pedindo que movam gentilmente os dedos das mãos e dos pés, e, quando estiverem prontos, abram os olhos lentamente.

Contextualização do Conteúdo

As orações subordinadas adverbiais são fundamentais para a construção de frases mais complexas e expressivas. Imagine que você está contando uma história emocionante para um amigo. Usar orações adverbiais pode ajudar a detalhar melhor as situações, expressar condições ou causas de eventos, ou mesmo indicar quando algo aconteceu. Por exemplo, dizer 'Eu fiquei feliz porque você veio' é muito mais expressivo do que apenas 'Eu fiquei feliz'.

Compreender essas estruturas não só melhora suas habilidades linguísticas, mas também permite que você se comunique de maneira mais clara e eficaz. Além disso, ao identificar e usar corretamente as orações adverbiais, você desenvolve habilidades importantes como o autoconhecimento e a consciência social, pois aprende a expressar suas emoções e pensamentos de forma mais precisa e apropriada.

Desenvolvimento

Duração: (60 - 75 minutos)

Roteiro Teórico

Duração: (20 - 25 minutos)

1. Oração Subordinada Adverbial: A oração subordinada adverbial é um tipo de oração que atua como advérbio em relação à oração principal, modificando-a e acrescentando informações adicionais sobre o verbo principal.

2. Tipos de Oração Subordinada Adverbial:

3. Causal: Indica a causa do evento na oração principal. Exemplo: 'Ele não veio porque estava doente.'

4. Condicional: Expressa uma condição para que a ação da oração principal ocorra. Exemplo: 'Vou à festa se terminar meu trabalho.'

5. Temporal: Indica o momento em que a ação da oração principal acontece. Exemplo: 'Ele saiu quando a chuva parou.'

6. Como Identificar Oração Subordinada Adverbial: As orações subordinadas adverbiais são introduzidas por conjunções subordinativas (como 'porque', 'se', 'quando') e podem ser deslocadas na frase sem perder o sentido.

7. Exemplos Práticos:

8. 'Eu fui ao médico porque estava sentindo dores.' (Causal)

9. 'Você pode sair se terminar sua lição.' (Condicional)

10. 'Ela sempre lê um livro antes de dormir.' (Temporal)

11. Analogias para Facilitar a Compreensão: Pense nas orações subordinadas adverbiais como pequenas peças de um quebra-cabeça que, ao serem combinadas com a oração principal, fornecem uma imagem mais completa e detalhada da situação.

Atividade com Feedback Socioemocional

Duração: (30 - 35 minutos)

Identificação de Oração Subordinada Adverbial em Textos

Os alunos trabalharão em duplas para analisar um conjunto de frases e identificar as orações subordinadas adverbiais, classificando-as em causais, condicionais e temporais. Em seguida, discutirão as emoções associadas ao entendimento e ao processo de descoberta das orações.

1. Formação de Duplas: Organize os alunos em duplas para promover a colaboração.

2. Distribuição do Material: Entregue uma folha com um conjunto de frases para cada dupla.

3. Análise das Frases: Peça para que os alunos leiam as frases e sublinhem as orações subordinadas adverbiais.

4. Classificação: Cada dupla deve classificar as orações identificadas em causais, condicionais ou temporais.

5. Discussão das Emoções: Instrua os alunos a discutirem como se sentiram durante a atividade. Eles devem reconhecer e nomear as emoções que surgiram ao longo do processo.

6. Apresentação: Cada dupla apresenta suas descobertas e compartilha as emoções sentidas durante a atividade.

Discussão e Feedback em Grupo

Para aplicar o método RULER durante a discussão em grupo, comece solicitando que os alunos reconheçam as emoções sentidas durante a atividade e compreendam as causas dessas emoções. Pergunte, por exemplo, 'Como vocês se sentiram ao identificar uma oração subordinada adverbial corretamente?' e 'Por que acham que sentiram isso?'. Incentive-os a nomearem as emoções, utilizando termos como 'frustrado', 'alegre', 'confuso', etc.

Em seguida, discuta a expressão das emoções. Pergunte como eles expressaram esses sentimentos durante o trabalho em dupla. Por fim, fale sobre a regulação das emoções, discutindo estratégias que podem ajudar a manejar emoções negativas e potencializar as positivas durante atividades desafiadoras, como técnicas de respiração ou pausas curtas para evitar frustrações.

Conclusão

Duração: (15 - 20 minutos)

Reflexão e Regulação das Emoções

Para realizar a reflexão e regulação emocional, instrua os alunos a escreverem um parágrafo sobre os desafios que enfrentaram durante a aula e como geriram suas emoções. Alternativamente, conduza uma discussão em grupo onde cada aluno compartilhe suas experiências, focando nos momentos em que se sentiram desafiados e como lidaram com esses sentimentos.

Objetivo: O objetivo dessa atividade é encorajar a autoavaliação e a regulação emocional, ajudando os alunos a identificar estratégias eficazes para lidar com situações desafiadoras. Isso promove o autoconhecimento e o autocontrole, habilidades essenciais não apenas para o contexto da aula, mas para a vida cotidiana.

Encerramento e Olhar para o Futuro

Para encerrar a aula, peça aos alunos que definam metas pessoais e acadêmicas relacionadas ao conteúdo aprendido. Por exemplo, um aluno pode estabelecer a meta de identificar corretamente as orações subordinadas adverbiais em textos variados ou de usar esses tipos de orações em suas próprias redações. Incentive-os a redigir essas metas e compartilhar com a turma, se sentirem à vontade.

Possíveis Ideias de Metas:

1. Identificar corretamente os diferentes tipos de orações subordinadas adverbiais em textos.

2. Usar orações subordinadas adverbiais em redações próprias.

3. Praticar técnicas de mindfulness para melhorar a concentração durante atividades escolares.

4. Desenvolver a habilidade de nomear e expressar emoções de forma adequada. Objetivo: O objetivo dessa subseção é fortalecer a autonomia dos alunos e a aplicação prática do aprendizado, visando uma continuidade no desenvolvimento acadêmico e pessoal. Ao estabelecer metas, os alunos podem direcionar seus esforços e monitorar seu progresso, promovendo um senso de responsabilidade e autoeficácia.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies