Entrar

Plano de aula de Propriedades Físicas e Químicas da Matéria

Química

Original Teachy

Propriedades Físicas e Químicas da Matéria

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Propriedades Físicas e Químicas da Matéria

Palavras ChavePropriedades Físicas, Propriedades Químicas, Transformações Químicas, Metodologia Ativa, Pesquisa Digital, Redes Sociais, Aplicações Práticas, Engajamento, Colaboração em Grupo, Gamificação, Feedback Construtivo
Materiais NecessáriosCelulares ou computadores com acesso à internet, Projetor ou televisão para apresentação dos trabalhos, Plataforma de quizzes online (ex.: Kahoot, Quizizz), Ferramentas de edição de vídeo (aplicativos ou softwares), Materiais para anotação (cadernos, canetas)
Códigos BNCC-
Ano Escolar9º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaQuímica
Unidade TemáticaQuímica Geral

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é fornecer uma visão clara dos objetivos educacionais que os alunos devem alcançar ao final da aula. Isso inclui não apenas o entendimento teórico dos conceitos de propriedades físicas e químicas da matéria, mas também a aplicação prática desses conceitos em atividades dinâmicas e interativas que conectem a teoria ao contexto do mundo digital e moderno.

Objetivos principais:

1. Caracterizar as propriedades físicas da matéria, como coloração, dureza e densidade.

2. Diferenciar as propriedades físicas das propriedades químicas e entender como estas se relacionam com as transformações químicas.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades de observação e análise crítica através de exemplos práticos e digitais.

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é engajar os alunos e ativar seus conhecimentos prévios sobre o tema, utilizando ferramentas digitais que fazem parte do seu cotidiano. Ao buscar fatos sobre propriedades da matéria na internet, eles se tornam ativos no processo de aprendizagem, promovendo uma conexão mais profunda entre a teoria estudada e exemplos práticos e interessantes do mundo real.

Aquecendo

Para introduzir o tema das propriedades físicas e químicas da matéria, explique brevemente que todas as substâncias ao nosso redor possuem características que as definem e diferenciam umas das outras. Estas características podem ser observadas e medidas, como a cor, a dureza e a densidade (propriedades físicas) ou como elas reagem em transformações químicas (propriedades químicas). Em seguida, peça aos alunos que usem seus celulares para buscar um fato interessante sobre qualquer propriedade física ou química de uma substância específica e compartilhem com a turma. Eles podem usar redes sociais, sites de ciência popular ou até mesmo vídeos educativos para encontrar e apresentar suas descobertas.

Reflexões Iniciais

1. Quais são as principais diferenças entre propriedades físicas e químicas da matéria?

2. Pode dar exemplos de situações em que uma propriedade física é importante na vida cotidiana?

3. Quais são alguns exemplos de transformações químicas que ocorrem ao nosso redor diariamente?

4. Como as propriedades físicas e químicas podem afetar a utilidade de um material específico em diferentes aplicações?

5. Qual fato interessante você encontrou sobre as propriedades de uma substância? Como isso se relaciona com nosso estudo de propriedades da matéria?

Desenvolvimento

Duração: 70 - 80 minutos

A finalidade desta etapa é aprofundar o entendimento dos alunos sobre as propriedades físicas e químicas da matéria através de atividades práticas e interativas. Utilizando ferramentas digitais e o contexto do mundo moderno, os alunos aplicam seus conhecimentos de maneiras criativas e relevantes, promovendo um aprendizado mais significativo e engajador.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 -  Investigadores Digitais!

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver habilidades de pesquisa digital, análise crítica de informações e aplicação de conhecimentos sobre propriedades da matéria em contextos reais.

- Descrição: Nesta atividade, os grupos de alunos irão se transformar em 'Investigadores Digitais', utilizando a internet para encontrar e analisar exemplos reais de propriedades físicas e químicas em diferentes materiais. Essa atividade incentiva a pesquisa online e a utilização de mídias sociais e recursos digitais para aprender sobre ciência de uma forma contemporânea e envolvente.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de no máximo 5 alunos.

  • Cada grupo deve escolher um material ou substância (ex.: ferro, ouro, água, plástico).

  • Usando celulares ou computadores com acesso à internet, os grupos devem buscar informações sobre as propriedades físicas e químicas do material escolhido.

  • Peça aos grupos que utilizem diferentes fontes de informação, como vídeos educativos, artigos científicos populares e postagens em redes sociais.

  • Os grupos devem criar uma apresentação digital (ex.: slides, vídeo, postagens simuladas em redes sociais) que descreva as propriedades físicas e químicas do material, incluindo exemplos de como essas propriedades são aplicadas em situações reais.

  • Cada grupo apresenta suas descobertas para a turma, destacando fatos interessantes e a relevância das propriedades estudadas.

Atividade 2 -  Influenciadores Científicos!

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Incentivar a criatividade, a expressão digital e a capacidade de comunicar temas científicos de maneira envolvente e acessível.

- Descrição: Os alunos devem se transformar em influenciadores digitais de ciência e criar conteúdo para explicar uma propriedade física ou química de um material. Eles terão que usar criatividade e técnicas de produção digital para tornar o tema interessante e acessível para seus seguidores fictícios.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos.

  • Cada grupo escolhe uma propriedade física ou química específica (ex.: densidade, reatividade, dureza).

  • Usando celulares ou computadores, os grupos devem pesquisar a propriedade escolhida e como ela é importante no dia a dia.

  • Os grupos devem criar um vídeo curto (1-2 minutos) estilo 'influenciador digital' explicando a propriedade escolhida. Incentive o uso de recursos como gráficos, animações e exemplos práticos.

  • Os vídeos devem ser editados utilizando ferramentas digitais (ex.: apps de edição de vídeo) para torná-los mais dinâmicos e interessantes.

  • Cada grupo apresenta seu vídeo para a turma.

  • Realize um feedback construtivo, analisando o conteúdo científico e a qualidade da produção digital dos vídeos.

Atividade 3 -  Gamificação Científica: Desafio das Propriedades!

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Promover o aprendizado lúdico e competitivo, reforçando o conhecimento através da gamificação e incentivando a colaboração e o espírito de equipe.

- Descrição: Transforme o aprendizado das propriedades da matéria em um jogo interativo! Nesta atividade, os alunos irão participar de uma competição em que devem resolver desafios relacionados às propriedades físicas e químicas utilizando plataformas de quiz online.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de no máximo 5 alunos.

  • Usando uma plataforma de quizzes online (ex.: Kahoot, Quizizz), crie uma série de perguntas e desafios sobre as propriedades físicas e químicas da matéria.

  • Cada grupo deve acessar a plataforma e participar do quiz em tempo real, competindo para ver quem acerta mais perguntas e ganha mais pontos.

  • As perguntas podem incluir: Exemplos de propriedades físicas e suas aplicações. Transformações químicas e reações comuns. Comparações entre diferentes materiais com base em suas propriedades.

  • Após cada rodada de perguntas, exiba as respostas corretas e forneça explicações adicionais para aprofundar o entendimento.

  • Anuncie os vencedores ao final do quiz e premie os grupos com certificados digitais de 'Mestres das Propriedades da Matéria'!

Retorno

Duração: 20 - 25 minutos

A finalidade desta etapa é promover uma reflexão coletiva sobre o aprendizado adquirido, fortalecer a comunicação entre os alunos e incentivar uma cultura de feedback construtivo. A discussão em grupo permite que os alunos compartilhem suas perspectivas e consolidem seus conhecimentos, enquanto o feedback 360º os ajuda a reconhecer e valorizar as contribuições de cada membro, além de identificar áreas para desenvolvimento pessoal e coletivo.

Discussão em Grupo

️ [Discussão em Grupo] Promova uma discussão em grupo com todos os alunos, onde cada grupo compartilha o que aprenderam durante as atividades e suas conclusões. Utilize o seguinte roteiro para introduzir a discussão: 1. Inicie agradecendo a participação de todos os grupos e destaque o quão importante foi a colaboração de cada um. 2. Solicite que cada grupo apresente brevemente suas descobertas mais interessantes e o que acharam mais desafiador. 3. Pergunte aos alunos como as propriedades físicas e químicas que pesquisaram podem ser aplicadas em situações reais do dia a dia. 4. Incentive os alunos a discutirem sobre as ferramentas digitais que utilizaram e como essas tecnologias ajudaram no processo de aprendizagem.

Reflexões

1. ❓ Quais propriedades físicas ou químicas dos materiais vocês acharam mais surpreendentes ou interessantes? Por quê? 2. ❓ Como a pesquisa digital e o uso de mídias sociais influenciaram a maneira como vocês entendem as propriedades da matéria? 3. ❓ De que maneira a colaboração em grupo ajudou ou dificultou o entendimento dos conceitos?

Feedback 360°

[Feedback 360°] Oriente os alunos a realizarem um feedback construtivo e respeitoso entre os colegas de grupo, discutindo os seguintes pontos: 1. Aspectos positivos: O que cada colega fez bem durante as atividades? Quais contribuições foram mais valiosas? 2. Áreas de melhoria: O que poderia ser melhorado em futuras atividades? Houve alguma dificuldade que poderia ser superada de maneira diferente? 3. Novas habilidades: Quais novas habilidades ou conhecimentos vocês adquiriram através desta experiência? Como cada colega contribuiu para isso?

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado de forma leve e engajante, conectando os conceitos teóricos às experiências práticas e ao contexto moderno. O resumo criativo reforça os principais pontos abordados, enquanto as aplicações e a conexão com o mundo atual demonstram a relevância do tema, incentivando os alunos a valorizar e aplicar o conhecimento adquirido no seu cotidiano.

Resumo

Resumo Divertido: Vamos relembrar de forma criativa! Imagine uma festa com vários materiais diferentes: o ferro durão na pista de dança (dureza), o ouro brilhando no salão (coloração), e a água flutuando na piscina (densidade). Cada um desses convidados tem suas próprias propriedades físicas únicas. E não podemos esquecer dos fogos de artifício químicos, que trazem toda a transformação ao ambiente (propriedades químicas). Foi uma verdadeira celebração da ciência! 拾

No Mundo

No Mundo Atual: Na era digital, entender as propriedades físicas e químicas da matéria é essencial. As redes sociais, os vídeos virais e as plataformas educativas online nos permitem explorar e compartilhar o conhecimento científico de forma rápida e acessível. Isso nos conecta com um mundo onde a ciência está presente em nossa rotina, desde a tecnologia dos dispositivos que usamos até os materiais que compõem os produtos que consumimos.

Na Prática

Aplicações Diárias: Compreender as propriedades da matéria nos ajuda a fazer escolhas mais informadas no dia a dia, seja na seleção de materiais para construção, na reciclagem correta de produtos, ou até mesmo ao cozinhar e entender como diferentes ingredientes reagem entre si. Esse conhecimento é fundamental para a inovação e sustentabilidade, melhorando nossa qualidade de vida.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies