Plano de Aula | Metodologia Ativa | Arte: Introdução
Palavras Chave | Arte, Expressão subjetiva, Produção consciente, Criação artística, Análise crítica, Interpretação, Atividades práticas, Colaboração, Conexões, Recriação de obras, Galeria de arte, Perspectivas artísticas, Teoria e prática, Apreciação estética, Engajamento social |
Materiais Necessários | Folhas em branco, Lápis de cor, Canetas, Gizes, Tecidos coloridos, Tesouras, Revistas velhas, Cola, Materiais recicláveis, Imagens impressas de obras de arte, Pequenas descrições para as obras, Elementos decorativos para exposições |
Códigos BNCC | - |
Ano Escolar | 1º ano do Ensino Médio |
Disciplina | Artes |
Unidade Temática | História da Arte |
Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.
Objetivos
Duração: (5 - 10 minutos)
A etapa de Objetivos é crucial para estabelecer uma base clara e direcionada para a aula. Ela serve para orientar tanto o professor quanto os alunos sobre o que será abordado e o que se espera alcançar com a atividade de aprendizado. Definindo objetivos específicos, os alunos podem melhor direcionar seu estudo prévio e participação em sala, enquanto o professor pode ajustar o enfoque da aula para garantir que os conceitos essenciais sejam compreendidos e aplicados.
Objetivos principais:
1. Apresentar e discutir os conceitos fundamentais de arte, incluindo sua definição como expressão da subjetividade humana e a produção consciente de obras.
2. Analisar e exemplificar como a arte se manifesta na criação de formas e objetos, explorando diferentes contextos e estilos.
Objetivos secundários:
- Desenvolver habilidades de análise crítica e interpretação de obras de arte.
Introdução
Duração: (15 - 20 minutos)
A etapa de Introdução é projetada para ativar o conhecimento prévio dos alunos e engajá-los com o tema da aula de maneira prática e contextualizada. As situações problema incentivam os alunos a aplicar conceitos previamente estudados em cenários hipotéticos, preparando o terreno para uma discussão mais aprofundada e aplicada em sala. A contextualização, por sua vez, visa mostrar a relevância e a ubiquidade da arte, conectando seus estudos com o mundo real e estimulando uma apreciação mais rica e crítica.
Situações Problema
1. Imagine que você é um curador de uma galeria de arte e precisa organizar uma exposição. Como você selecionaria as obras a serem exibidas e em que critérios se basearia para criar uma narrativa visual coesa?
2. Pense em um artista contemporâneo que você admire. Quais elementos de suas obras o fazem destacar-se? Discuta como esses elementos podem refletir a subjetividade do artista e influenciar as percepções do público.
Contextualização
A arte é uma forma de expressão intrinsecamente ligada à nossa humanidade, permeando culturas e épocas. Desde as pinturas rupestres até as instalações modernas, a arte tem servido como um espelho das sociedades e indivíduos que a criam, refletindo suas histórias, valores e visões de mundo. Conhecer e entender essas manifestações permite uma conexão mais profunda com diferentes pessoas e períodos, além de enriquecer nossa capacidade de expressão e apreciação estética.
Desenvolvimento
Duração: (70 - 80 minutos)
A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem e aprofundem seus conhecimentos prévios sobre arte de maneira prática e interativa. Ao trabalhar em grupos, eles não apenas desenvolvem habilidades artísticas e de pensamento crítico, mas também melhoram suas capacidades de comunicação e colaboração. Essa abordagem prática é essencial para solidificar a compreensão dos conceitos abstratos de arte e para que os alunos possam ver sua relevância no mundo real.
Sugestões de Atividades
Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas
Atividade 1 - Arte em Diálogo
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Desenvolver a criatividade e a capacidade de expressão artística em um contexto colaborativo, explorando o conceito de 'conexões' de maneira visual e conceitual.
- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas, onde cada grupo receberá uma folha em branco e um conjunto de materiais variados, como lápis de cor, canetas, gizes, tecidos coloridos, tesouras, revistas velhas e cola. O desafio é criar uma obra de arte colaborativa que expresse a ideia de 'conexões', seja entre pessoas, culturas ou ideias. Cada aluno deve contribuir com pelo menos um elemento visual ou conceitual, e ao final, o grupo deve apresentar sua obra, explicando as escolhas artísticas e o significado por trás delas.
- Instruções:
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Reúna-se com seu grupo e discuta o conceito de 'conexões' e como ele pode ser representado visualmente.
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Cada membro do grupo escolhe um material e começa a contribuir para a obra de arte, sem revelar seu plano aos demais.
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Rotacione os materiais a cada 10 minutos, permitindo que cada pessoa adicione algo novo à obra.
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Ao final, discutam em grupo o processo criativo e façam uma apresentação para a classe, explicando a obra e suas escolhas.
Atividade 2 - Recriando o Clássico
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Estimular a análise crítica e a habilidade de adaptação, além de promover o entendimento de como a arte pode ser usada para dialogar com questões atuais.
- Descrição: Os alunos, em grupos de até 5, escolherão uma obra de arte clássica (pode ser uma pintura, escultura ou instalação conhecida) e deverão recriá-la usando materiais recicláveis e adaptando-a a um tema contemporâneo de sua escolha (por exemplo, tecnologia, sustentabilidade, diversidade). Cada grupo apresentará sua recriação, explicando o processo e as escolhas feitas.
- Instruções:
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Escolham uma obra de arte clássica e um tema contemporâneo.
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Reúnam materiais recicláveis e decidam como adaptar a obra original ao tema escolhido.
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Construam a nova versão da obra, discutindo cada passo e as razões por trás das mudanças.
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Preparem uma apresentação para a classe, destacando a obra original, o tema contemporâneo e as inovações no projeto.
Atividade 3 - Gallery Walk: Explorando Perspectivas
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Fomentar a apreciação e a compreensão de diferentes estilos e períodos da arte, além de desenvolver habilidades de curadoria e apresentação.
- Descrição: Nesta atividade, os alunos em grupos de até 5, criarão uma pequena galeria em sala de aula. Cada grupo escolherá um tema (por exemplo, 'Natureza Morta', 'Pop Art', 'Futurismo') e montará uma exposição usando imagens impressas de obras de arte, pequenas descrições e elementos decorativos. Após a montagem, os grupos visitarão as galerias uns dos outros, discutindo as diferentes perspectivas e abordagens artísticas.
- Instruções:
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Em seu grupo, decidam um tema para a exposição.
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Pesquisem e selecionem imagens de obras de arte que se encaixem no tema.
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Preparem descrições breves para cada obra escolhida.
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Montem a exposição na sala e preparem-se para receber visitas.
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Após a montagem, cada grupo fará um tour pela galeria, visitando e discutindo as exposições dos outros grupos.
Retorno
Duração: (10 - 15 minutos)
A finalidade desta etapa de retorno é permitir que os alunos articulem e reflitam sobre o que aprenderam e experimentaram durante as atividades práticas. A discussão em grupo ajuda a consolidar o conhecimento, permitindo que os alunos vejam e apreciem a diversidade de abordagens e soluções criativas. Além disso, essa etapa promove habilidades de comunicação e argumentação, essenciais para a compreensão e o engajamento contínuo com o estudo da arte.
Discussão em Grupo
Após a realização das atividades, organize os alunos em um grande círculo para uma discussão em grupo. Inicie a conversa com uma breve introdução: 'Agora que todos tiveram a chance de criar, recriar e explorar diferentes perspectivas artísticas, vamos compartilhar nossas experiências e aprendizados. Cada grupo terá a oportunidade de apresentar brevemente sua obra e o processo de criação, seguido por comentários e perguntas dos colegas.'
Perguntas Chave
1. Quais desafios vocês enfrentaram durante a criação das obras e como os superaram?
2. Como a interação com os materiais e com os membros do grupo influenciou sua compreensão sobre o tema da aula?
3. O que vocês aprenderam sobre a expressão e a interpretação da arte através das atividades realizadas?
Conclusão
Duração: (5 - 10 minutos)
A etapa de Conclusão é essencial para consolidar o aprendizado, permitindo que os alunos revisem e internalizem os conceitos chave. Além disso, serve para reforçar a interligação entre teoria e prática, mostrando a aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos. Esta recapitulação final ajuda a garantir que os alunos saiam da aula com uma compreensão clara do tema e com a capacidade de relacioná-lo com o cotidiano e com outras áreas do conhecimento.
Resumo
Na etapa de conclusão, o professor deve resumir os principais pontos discutidos durante a aula, enfatizando a definição de arte como expressão da subjetividade humana e a produção consciente de obras. Deve-se também recapitular os exemplos de criação de formas e objetos em diferentes contextos e estilos, reforçando o entendimento prático adquirido pelos alunos.
Conexão com a Teoria
Explique como as atividades práticas, como 'Arte em Diálogo', 'Recriando o Clássico' e 'Gallery Walk', permitiram que os conceitos teóricos estudados em casa fossem aplicados e explorados em um contexto real e colaborativo. Destaque como a sala de aula invertida facilita a conexão entre a teoria e a prática, enriquecendo o aprendizado dos alunos.
Fechamento
Finalmente, destaque a importância da arte no dia-a-dia, mostrando como a compreensão e apreciação das expressões artísticas podem enriquecer as interações sociais e a percepção do mundo ao nosso redor. Encoraje os alunos a continuarem explorando a arte, seja através da criação própria ou da apreciação de obras de artistas consagrados, como uma forma de enriquecer suas vidas e perspectivas.