Entrar

Plano de aula de Ecologia: Sucessão Ecológica

Biologia

Original Teachy

'EM13CNT206'

Ecologia: Sucessão Ecológica

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Ecologia: Sucessão Ecológica

Palavras ChaveSucessão Ecológica, Ecologia, Espécies Pioneiras, Espécies de Clímax, Interações Ecológicas, Mudanças Ambientais, Estágio de Clímax, Plataformas Digitais, Instagram, Gamificação, YouTube, Atividades Práticas, Redes Sociais, Ferramentas Digitais, Colaboração, Feedback 360°, Aprendizado Ativo
Materiais NecessáriosCelulares ou tablets com acesso à internet, Computadores, Acesso a plataformas de redes sociais (Instagram, YouTube), Ferramentas de criação de jogos digitais (Scratch, Kahoot!), Software de edição de vídeo, Materiais para gravação (câmeras, microfones), Materiais de pesquisa (livros, artigos, internet), Software de criação de imagens e gráficos (Canva, Adobe Spark)
Códigos BNCCEM13CNT206: Discutir a importância da preservação e conservação da biodiversidade, considerando parâmetros qualitativos e quantitativos, e avaliar os efeitos da ação humana e das políticas ambientais para a garantia da sustentabilidade do planeta.
Ano Escolar1º ano do Ensino Médio
DisciplinaBiologia
Unidade TemáticaEcologia e Meio Ambiente

Objetivos

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa é estabelecer claramente os objetivos principais da aula, para que os alunos e o professor estejam alinhados quanto às expectativas de aprendizado. Ao mesmo tempo, almeja-se criar um ambiente propício para a integração de recursos digitais, incentivando a aprendizagem ativa e colaborativa.

Objetivos principais:

1. Entender o processo de sucessão ecológica, identificando as principais etapas e as mudanças ambientais associadas a cada uma.

2. Reconhecer as diferentes espécies que participam de cada estágio da sucessão ecológica e suas interações ecológicas.

3. Compreender o conceito de clímax ecológico e a estabilidade dos ecossistemas ao longo do tempo.

Objetivos secundários:

  1. Incorporar o uso de tecnologias digitais e recursos multimídia para enriquecer a compreensão do tema.
  2. Fomentar a habilidade de trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.

Introdução

Duração: 10 a 15 minutos

Finalidade: A finalidade desta etapa é introduzir de forma engajante o tema da aula, aquecendo os alunos para o que será explorado em profundidade. Ao utilizar a tecnologia digital, como a pesquisa rápida via celulares, busca-se conectar teoria e prática, além de despertar a curiosidade e a motivação dos alunos. As perguntas chave servem para estimular o debate e garantir que todos tenham uma compreensão inicial sólida sobre o tema.

Aquecendo

Aquecimento: Inicie a aula explicando brevemente que a sucessão ecológica é o processo pelo qual uma comunidade ecológica se transforma ao longo do tempo até atingir um estado de equilíbrio. Peça aos alunos que usem seus celulares para buscar um fato interessante sobre sucessão ecológica e compartilhem com a turma. Incentive a participação ativa dos alunos, destacando que esta prática ajudará a conectar os conceitos teóricos com exemplos reais.

Reflexões Iniciais

1.Pergunta 1: O que é sucessão ecológica e por que ela acontece?

2.Pergunta 2: Quais são os principais estágios da sucessão ecológica?

3.Pergunta 3: Qual é a diferença entre uma sucessão primária e uma sucessão secundária?

4.Pergunta 4: Como as espécies pioneiras diferem das espécies de clímax?

5.Pergunta 5: Por que o conceito de clímax ecológico é importante para entender a estabilidade dos ecossistemas?

Desenvolvimento

Duração: 70 a 80 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é incitar a aprendizagem ativa e colaborativa através da realização de atividades práticas que utilizam ferramentas digitais modernas. Ao apresentar cenários e problemas criativos, busca-se reforçar o entendimento dos alunos sobre sucessão ecológica, estimular suas habilidades de comunicação e trabalho em grupo e conectar o aprendizado com a realidade digital atual.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 -  Criação de uma Página de Instagram sobre Sucessão Ecológica

> Duração: 60 a 70 minutos

- Objetivo: Utilizar plataformas de redes sociais para aprofundar o entendimento da sucessão ecológica e comunicar conceitos científicos de maneira acessível e engajante.

- Descrição: Os alunos criarão uma página no Instagram dedicada ao tema da sucessão ecológica, elaborando postagens que expliquem cada fase do processo e suas respectivas espécies. Eles utilizarão imagens, gráficos e vídeos criados por eles mesmos ou encontrados online.

- Instruções:

  • Forme grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo deve criar uma nova página no Instagram com um nome relacionado à sucessão ecológica.

  • Divida o trabalho entre os membros do grupo: alguns podem focar na pesquisa de conteúdo, outros na criação de imagens e gráficos, e outros na elaboração de textos e vídeos.

  • As postagens devem seguir uma ordem lógica, iniciando com a explicação da sucessão primária, seguida pela sucessão secundária, até chegar ao estágio de clímax.

  • Incentive os alunos a usar hashtags relevantes e seguir contas relacionadas ao tema para aumentar o engajamento.

  • Após concluir as postagens, cada grupo deve apresentar sua página ao restante da turma, explicando as decisões que tomaram durante o processo.

Atividade 2 -  Gamificação: Jogo de Estratégia sobre Sucessão Ecológica

> Duração: 60 a 70 minutos

- Objetivo: Fomentar a compreensão dos processos ecológicos e interações entre espécies através de uma abordagem lúdica e interativa.

- Descrição: Os alunos desenvolverão um jogo de estratégia no qual deverão 'reconstruir' um ecossistema através das fases da sucessão ecológica. Utilizarão ferramentas digitais para criar o jogo e entenderão as interdependências ecológicas.

- Instruções:

  • Forme grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo deve escolher uma ferramenta digital para a criação do jogo (ex: Scratch, Kahoot! ou similar).

  • O jogo deve incluir diferentes níveis que representem as etapas da sucessão ecológica (primária, secundária e clímax).

  • Os alunos devem incluir perguntas, desafios e barreiras em cada nível que testem o conhecimento adquirido sobre as espécies e suas interações ecológicas em cada fase.

  • Após finalizar o jogo, cada grupo deve apresentar uma breve demonstração do jogo para os colegas, explicando as escolhas e desafios incluídos.

  • Os alunos podem jogar os jogos dos outros grupos para ampliar o aprendizado e o engajamento.

Atividade 3 -  Canal de YouTube: Documentário sobre Sucessão Ecológica

> Duração: 60 a 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver habilidades de pesquisa, comunicação e uso de tecnologias audiovisuais para aprofundar o conhecimento sobre sucessão ecológica e partilhá-lo de maneira eficaz.

- Descrição: Os alunos criarão um canal no YouTube onde postarão um documentário em partes sobre a sucessão ecológica. Eles usarão vídeos, narrações, entrevistas e imagens para detalhar cada estágio do processo.

- Instruções:

  • Forme grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo deve criar um novo canal no YouTube dedicado ao documentário sobre sucessão ecológica.

  • Organize o trabalho em segmentos: pesquisa e roteiro, gravação de vídeo, edição e narração, e produção de gráficos e animações.

  • O documentário deve ser dividido em seções, cada uma explicando um estágio da sucessão ecológica, utilizando exemplos reais e/ou simulados.

  • Inclua entrevistas com especialistas (podem ser fictícios interpretados pelos próprios alunos) e discussões sobre a importância da biodiversidade em cada fase.

  • Após concluir o documentário, cada grupo deve exibir seu vídeo para a turma e discutir os principais aprendizados e desafios enfrentados.

Retorno

Duração: 20 a 25 minutos

Finalidade: A finalidade desta etapa é promover a reflexão coletiva sobre o aprendizado adquirido, incentivando a troca de experiências e a compreensão profunda do tema abordado. Através do feedback 360°, busca-se desenvolver a capacidade de autoavaliação e melhorar as habilidades de trabalho em grupo e comunicação dos alunos.

Discussão em Grupo

Discussão em Grupo: Promova uma discussão em grupo com todos os alunos, pedindo que cada grupo compartilhe suas experiências e conclusões obtidas durante a realização das atividades. Utilize o roteiro a seguir para guiar a discussão:

  1. Introdução: Recorde aos alunos o objetivo da atividade (explorar a sucessão ecológica de maneira prática e digital).
  2. Apresentações: Peça a cada grupo que apresente brevemente o trabalho realizado (página do Instagram, jogo, documentário), destacando os principais aprendizados.
  3. Comparação: Incentive os alunos a comparar as diferentes abordagens utilizadas por cada grupo e discutir os pontos fortes e fracos de cada uma.
  4. Conclusão: Resuma os principais pontos discutidos, ressaltando o entendimento adquirido sobre sucessão ecológica e sua importância.

Reflexões

1.Pergunta 1: O que vocês aprenderam sobre sucessão ecológica através da atividade prática? 2.Pergunta 2: Como as espécies interagem entre si em cada estágio da sucessão ecológica? 3.Pergunta 3: De que maneira o uso de ferramentas digitais facilitou o aprendizado sobre este tema?

Feedback 360°

Feedback 360°: Instrua a turma a realizar uma etapa de feedback 360°, onde cada aluno deve receber um feedback dos outros membros do grupo. Oriente os estudantes para que o feedback seja construtivo e respeitoso. Utilize as diretrizes a seguir:

  1. Pontos Fortes: Cada aluno menciona algo positivo sobre a contribuição de cada colega.
  2. Áreas de Melhoria: Sugira algo que cada aluno pode melhorar ou fazer de maneira diferente numa próxima atividade.
  3. Conclusão: Cada aluno agradece o feedback recebido e menciona um ponto de ação para futuras atividades.

Conclusão

Duração: 10 a 15 minutos

Finalidade da Conclusão: Consolidar os aprendizados, conectar os conceitos estudados com a realidade atual e prática e destacar a importância do tema no contexto da vida cotidiana. A conclusão também visa refletir de forma criativa e divertida, reforçando a relevância do conteúdo e incentivando os alunos a aplicarem o conhecimento adquirido em suas vidas.

Resumo

Resumo Divertido: Imagine que a sucessão ecológica é uma festa! Primeiro, chegam os anfitriões (espécies pioneiras), que preparam o ambiente. Aos poucos, os convidados (espécies intermediárias) começam a chegar, cada um contribuindo e modificando o espaço com suas músicas e decorações (interações ecológicas). Finalmente, quando a festa está em seu auge, temos as celebridades (espécies de clímax) que se acomodam, trazendo equilíbrio e estabilidade ao ambiente. 

No Mundo

Conexão com o Mundo Moderno: A sucessão ecológica está acontecendo constantemente ao nosso redor, assim como as mudanças rápidas em nossa sociedade digital. Assim como nas ecologias, as redes sociais e tecnologias digitais evoluem rapidamente com novas tendências e interações, adaptando-se a novos 'ambientes' e 'espécies' (usuários e tecnologias) que aparecem a cada momento.

Na Prática

Aplicações Práticas: Entender a sucessão ecológica nos ajuda a planejar a restauração de ecossistemas, a conservar nossa biodiversidade e a desenvolver estratégias sustentáveis de uso do solo. É um conhecimento essencial que impacta diretamente nossa qualidade de vida e nosso futuro no planeta.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies