Entrar

Plano de aula de Reino Plantae: Plantas

Biologia

Original Teachy

'EM13CNT202'

Reino Plantae: Plantas

Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Reino Plantae: Plantas

Palavras ChaveReino Plantae, Características das plantas, Fotossíntese, Estrutura das plantas, Raiz, Caule, Folhas, Flores, Frutos, Sementes, Briófitas, Pteridófitas, Gimnospermas, Angiospermas, Diversidade das plantas, Reprodução das plantas, Importância ecológica
Materiais NecessáriosQuadro branco e marcadores, Projetor multimídia, Slides de apresentação, Apostilas ou fichas resumo sobre o Reino Plantae, Imagens ou amostras de diferentes plantas e partes de plantas, Vídeos educativos sobre fotossíntese e estrutura das plantas, Questionário impresso para discussões
Códigos BNCCEM13CNT202: Analisar as diversas formas de manifestação da vida em seus diferentes níveis de organização, bem como as condições ambientais favoráveis e os fatores limitantes a elas, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais (como softwares de simulação e de realidade virtual, entre outros).
Ano Escolar1º ano do Ensino Médio
DisciplinaBiologia
Unidade TemáticaEstrutura e Função dos Organismos

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é assegurar que os alunos estejam cientes dos objetivos principais da aula. Isso proporciona um foco claro e específico sobre o que será aprendido, permitindo que os alunos saibam exatamente o que esperar e quais habilidades e conhecimentos eles devem adquirir ao término da aula.

Objetivos principais:

1. Compreender o que são plantas e vegetais, diferenciando-os dos outros reinos pelas suas características.

2. Conhecer a estrutura básica das plantas.

3. Identificar os principais subgrupos do Reino Plantae.

Introdução

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é despertar o interesse dos alunos pelo tema e situá-los no contexto da importância das plantas. Ao fornecer um panorama geral e curiosidades, busca-se engajar os alunos e prepará-los para a aprendizagem detalhada que seguirá.

Contexto

O Reino Plantae, também conhecido como Reino Vegetal, é um dos principais grupos de seres vivos na Terra. As plantas são organismos eucarióticos, multicelulares, autotróficos e fotossintetizantes. Elas desempenham um papel crucial na produção de oxigênio e na base das cadeias alimentares. Compreender a diversidade e a complexidade das plantas é essencial para entender a vida na Terra e as interações ecológicas.

Curiosidades

Você sabia que a maior planta do mundo é a sequoia-gigante, que pode atingir alturas de mais de 80 metros? Além disso, algumas plantas são capazes de se comunicar entre si através de sinais químicos liberados pelas raízes ou folhas, alertando outras plantas sobre a presença de herbívoros.

Desenvolvimento

Duração: (50 - 60 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é fornecer um entendimento detalhado e abrangente sobre as plantas, suas estruturas e subgrupos. Ao abordar tópicos específicos e esclarecer dúvidas através de questões, busca-se consolidar o conhecimento dos alunos e garantir que eles compreendam as características e a importância do Reino Plantae.

Tópicos Abordados

1. Características Gerais das Plantas: Explique que as plantas são organismos eucarióticos, multicelulares, autotróficos e fotossintetizantes. Destaque a importância da fotossíntese para a produção de oxigênio e como base das cadeias alimentares. 2. Estrutura Básica das Plantas: Detalhe as principais partes das plantas: raiz, caule, folhas, flores, frutos e sementes. Explique a função de cada uma dessas partes, enfatizando como elas contribuem para a sobrevivência e reprodução das plantas. 3. Subgrupos do Reino Plantae: Descreva os principais subgrupos das plantas: briófitas (musgos), pteridófitas (samambaias), gimnospermas (pinheiros) e angiospermas (plantas com flores). Destaque as características distintas de cada grupo e exemplos de plantas pertencentes a cada um deles.

Questões para Sala de Aula

1. Qual é a principal função da fotossíntese nas plantas? 2. Descreva a função de cada uma das seguintes partes de uma planta: raiz, caule, folhas, flores, frutos e sementes. 3. Diferencie as briófitas das angiospermas em termos de estrutura e reprodução.

Discussão de Questões

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é revisar e consolidar o conhecimento adquirido pelos alunos, promovendo uma discussão aprofundada sobre os tópicos abordados. Isso permite que os alunos esclareçam dúvidas, reforcem conceitos importantes e relacionem o conteúdo aprendido com contextos práticos e ecológicos, garantindo uma compreensão mais robusta e integrada do Reino Plantae.

Discussão

  • Qual é a principal função da fotossíntese nas plantas?

  • A fotossíntese é o processo pelo qual as plantas utilizam a energia da luz solar para converter dióxido de carbono e água em glicose e oxigênio. A glicose é utilizada como fonte de energia e como bloco de construção para o crescimento da planta, enquanto o oxigênio é liberado como subproduto, essencial para a respiração de organismos aeróbicos.

  • Descreva a função de cada uma das seguintes partes de uma planta: raiz, caule, folhas, flores, frutos e sementes.

  • Raiz: Absorve água e nutrientes do solo, fixa a planta no solo e armazena nutrientes.

  • Caule: Suporta a planta, transporta água e nutrientes entre as raízes e as folhas, e pode armazenar nutrientes.

  • Folhas: Realizam a fotossíntese, trocas gasosas e transpiração.

  • Flores: São os órgãos reprodutivos das plantas angiospermas, atraindo polinizadores e facilitando a reprodução.

  • Frutos: Protegem as sementes e ajudam na dispersão delas.

  • Sementes: Contêm o embrião da planta e nutrientes necessários para a germinação e desenvolvimento inicial da planta.

  • Diferencie as briófitas das angiospermas em termos de estrutura e reprodução.

  • Briófitas: Plantas não vasculares, sem tecidos condutores (xilema e floema), geralmente pequenas e encontradas em ambientes úmidos. A reprodução depende de água para a mobilidade dos gametas.

  • Angiospermas: Plantas vasculares com tecidos condutores, possuem flores e frutos. A reprodução envolve polinização e a formação de sementes dentro de frutos, permitindo maior diversidade de habitats.

Engajamento dos Alunos

1. O que aconteceria com a vida na Terra se as plantas não realizassem a fotossíntese? 2. Como a estrutura das raízes de diferentes plantas se adapta a seus respectivos ambientes? 3. Por que é importante para algumas plantas desenvolverem frutos atraentes para a dispersão de sementes? 4. Como as características das folhas variam entre plantas de diferentes climas e por quê? 5. Qual a importância ecológica das briófitas em seus habitats naturais? 6. Como as angiospermas conseguiram se tornar o grupo mais diversificado de plantas?

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é revisar e reforçar os principais pontos abordados, assegurando que os alunos compreendam e retenham o conteúdo aprendido. Além disso, a conclusão ajuda a conectar a teoria com a prática, demonstrando a relevância do tema para a vida diária e promovendo a integração do conhecimento.

Resumo

  • As plantas são organismos eucarióticos, multicelulares, autotróficos e fotossintetizantes.
  • A fotossíntese é crucial para a produção de oxigênio e como base das cadeias alimentares.
  • Estrutura básica das plantas inclui raiz, caule, folhas, flores, frutos e sementes, cada um com funções específicas.
  • Os principais subgrupos do Reino Plantae são: briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas, cada um com características distintas.

A aula conectou a teoria com a prática ao detalhar a estrutura e funções das plantas, permitindo que os alunos compreendam como essas estruturas e processos são essenciais para a sobrevivência das plantas e para o equilíbrio ecológico. Exemplos reais e questões práticas ajudaram a ilustrar como esses conhecimentos são aplicados no dia a dia e na compreensão de ecossistemas.

Entender o Reino Plantae é fundamental, pois as plantas são essenciais para a vida na Terra. Elas produzem oxigênio, fornecem alimento e são a base de muitos ecossistemas. Além disso, conhecer as plantas e suas funções pode inspirar práticas sustentáveis e a conservação da biodiversidade, destacando a importância das plantas em nosso cotidiano.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies