Entrar

Plano de aula de Apócope

Espanhol

Original Teachy

'EM13LGG402'

Apócope

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Apócope

Palavras ChaveApócope, Espanhol, Ensino Médio, Identificação, Prática, Atividades interativas, Comunicação, Cultura hispânica, Trabalho em equipe, Método de sala de aula invertida, Desenvolvimento de habilidades, Discussão em grupo, Aplicação prática, Contextualização
Materiais NecessáriosCartas com textos apócopados, Papéis para anotações, Canetas e lápis, Conjuntos de cartões com palavras e apócopes, Materiais para apresentações (projetor, computador, etc.), Espaço de sala de aula adequado para atividades em grupo
Códigos BNCCEM13LGG402: Empregar, nas interações sociais, a variedade e o estilo de língua adequados à situação comunicativa, ao(s) interlocutor(es) e ao gênero do discurso, respeitando os usos das línguas por esse(s) interlocutor(es) e sem preconceito linguístico.
Ano Escolar1º ano do Ensino Médio
DisciplinaEspanhol
Unidade Temática**Gramática **

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de definição de objetivos é crucial para direcionar o foco dos alunos e do professor durante a aula. Ao estabelecer claramente o que se espera alcançar, os alunos podem preparar-se melhor em casa e maximizar o uso do tempo em sala para atividades práticas e discussões. Além disso, esta seção serve para alinhar as expectativas e garantir que tanto o professor quanto os alunos estejam cientes dos resultados de aprendizagem desejados.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a compreender o conceito de apócope no idioma espanhol, identificando suas principais características e aplicações.

2. Desenvolver a habilidade de reconhecer a apócope em contextos variados, como em frases, diálogos e músicas, e entender seu impacto na comunicação.

Objetivos secundários:

  1. Estimular a curiosidade e o interesse dos alunos pelo estudo da língua espanhola através de exemplos práticos e interativos.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A introdução serve para ativar o conhecimento prévio dos alunos, usando situações problema que os incentivam a pensar criticamente sobre como a apócope é aplicada na prática. Além disso, ao contextualizar a importância da apócope com exemplos reais e curiosidades, os alunos são motivados a ver a relevância do tema no seu dia a dia e na cultura hispânica. Esta abordagem visa engajar os alunos desde o início e prepará-los para as atividades práticas que seguirão.

Situações Problema

1. Imagine que você está em uma viagem à Espanha e precisa pedir informações sobre um ponto turístico, mas o nome do lugar é longo e difícil de pronunciar. Como a apócope poderia ajudar nesse contexto?

2. Na novela que você assistiu, um personagem utiliza muitas gírias e coloquialismos, incluindo apócopes. Como essas formas mais curtas podem alterar o tom ou a emoção de suas falas?

Contextualização

A apócope não é apenas uma regra gramatical, mas uma parte intrínseca da linguagem falada em diversos países hispanohablantes. Por exemplo, na Argentina, o uso de apócopes é tão comum que pode mudar completamente o significado de uma frase se omitido. Curiosamente, músicas pop latinas frequentemente fazem uso de apócopes para criar um ritmo mais fluído na melodia. Compreender e dominar a apócope não apenas enriquece o conhecimento linguístico, mas também facilita a interação e compreensão em situações cotidianas e culturais.

Desenvolvimento

Duração: (65 - 75 minutos)

A seção de Desenvolvimento é projetada para que os alunos apliquem de maneira prática e interativa o conhecimento adquirido sobre apócope. Através de atividades lúdicas e colaborativas, os alunos terão a oportunidade de explorar o uso de apócopes em diferentes contextos, como na resolução de um mistério, na construção de frases e diálogos, e em jogos competitivos. Esta abordagem não só reforça o aprendizado como também promove habilidades de trabalho em equipe, criatividade e pensamento crítico.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Mistério da Carta Apócrifa

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Praticar a identificação e aplicação de apócopes em um contexto lúdico e misterioso, estimulando o trabalho em equipe e a criatividade.

- Descrição: Os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas e receberão uma carta com trechos propositalmente alterados por apócopes. A carta contém informações cruciais para desvendar um mistério fictício. Cada grupo deverá analisar os trechos, identificar as apócopes e restaurar o texto original para descobrir a solução do mistério.

- Instruções:

  • Forme grupos de até 5 alunos.

  • Distribua uma carta para cada grupo, com partes do texto apócopadas.

  • Peça que identifiquem as apócopes e escrevam o texto original em um papel à parte.

  • Os grupos devem discutir e tentar decifrar o mistério com base no texto restaurado.

  • Cada grupo apresentará sua versão original do texto e a solução do mistério.

Atividade 2 - Construtores de Frases Apócopadas

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de formação de frases e aplicação de apócopes em um contexto competitivo e divertido.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos usarão cartões com palavras completas e suas apócopes correspondentes para construir frases. Cada grupo receberá um conjunto de cartões e deverá formar o maior número de frases coerentes possível, utilizando apócopes de maneira correta.

- Instruções:

  • Organize os alunos em grupos de no mais que 5 pessoas.

  • Entregue a cada grupo um conjunto de cartões contendo palavras e suas possíveis apócopes.

  • Os grupos deverão formar frases utilizando as palavras apócopadas de maneira correta.

  • Cada grupo apresentará suas frases e justificará o uso das apócopes em cada caso.

  • Promova uma votação para escolher a frase mais criativa e bem construída.

Atividade 3 - Duelo de Diálogos Apócopados

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Encorajar a expressão criativa e fluente em espanhol, usando apócopes para enriquecer a linguagem e entender seu impacto na comunicação.

- Descrição: Os grupos criarão diálogos curtos usando muitas apócopes. Posteriormente, haverá um 'duelo' em que dois grupos se enfrentarão, cada um defendendo seu diálogo, e o público decidirá qual diálogo foi melhor construído e utilizou de forma mais efetiva as apócopes.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo deve criar um diálogo curto que utilize várias apócopes.

  • Prepare a sala para o 'duelo', onde cada grupo apresentará seu diálogo.

  • Após as apresentações, permita que os grupos votem secretamente no diálogo que mais gostaram.

  • Declare o grupo vencedor com o diálogo mais bem avaliado.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

Esta etapa do plano de aula é crucial para consolidar o conhecimento adquirido pelos alunos durante as atividades práticas. Através da discussão em grupo, os alunos têm a oportunidade de verbalizar e compartilhar o que aprenderam, o que ajuda na retenção do conhecimento. Além disso, discutir as dificuldades e descobertas em grupo promove uma compreensão mais profunda do tema e estimula o pensamento crítico e a capacidade de argumentação.

Discussão em Grupo

Inicie a discussão em grupo convidando cada grupo a compartilhar suas descobertas e experiências durante as atividades. Sugira que comecem por descrever o processo que utilizaram para identificar e aplicar as apócopes. Em seguida, peça que discutam as dificuldades encontradas e como as superaram. Encoraje os alunos a refletirem sobre a importância da apócope na língua espanhola e como isso influencia a comunicação diária.

Perguntas Chave

1. Quais foram as principais dificuldades ao identificar e aplicar as apócopes durante as atividades?

2. Como a aplicação de apócopes pode alterar o significado ou a fluidez de uma frase em espanhol?

3. Há diferenças no uso de apócopes em diferentes regiões ou contextos dentro do mundo hispânico?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade desta etapa de Conclusão é sintetizar o aprendizado, reforçando os conceitos chave abordados durante a aula. Além disso, busca-se clarificar a aplicabilidade do conhecimento teórico em situações práticas, ajudando os alunos a perceberem a importância e a utilidade da apócope no uso diário do espanhol. Esta reflexão final visa consolidar o aprendizado e preparar os alunos para a continuidade do estudo e aplicação da língua espanhola.

Resumo

Para encerrar, o professor deve resumir os principais pontos abordados sobre apócope, reiterando a definição do conceito, os exemplos práticos discutidos e as atividades realizadas. É essencial recapitular como a apócope altera o ritmo e a fluidez da língua espanhola, e as diferenciadas aplicações em contextos informais e formais.

Conexão com a Teoria

A aula de hoje conectou teoria e prática de forma eficaz, permitindo aos alunos não apenas compreenderem a regra gramatical da apócope, mas também aplicá-la em situações reais e lúdicas. Este método de ensino prático reforça o aprendizado, mostrando a utilidade do conteúdo estudado e incentivando a interação com a língua espanhola de maneira natural e contextualizada.

Fechamento

Por fim, é crucial destacar a relevância da apócope no dia a dia dos hispanohablantes. Essa técnica não só simplifica a pronúncia de palavras longas, como também enriquece a variedade linguística e cultural do espanhol. Compreender e usar a apócope adequadamente é uma habilidade fundamental para quem deseja se comunicar efetivamente em espanhol, seja em um contexto acadêmico, profissional ou social.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies