Entrar

Plano de aula de Números em Espanhol

Espanhol

Original Teachy

'EM13LGG103'

Números em Espanhol

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Números em Espanhol

Palavras ChaveNúmeros em Espanhol, Cardinais, Ordinais, Decimais, Atividades Interativas, Comunicação Prática, Contextualização Cultural, Fluência Linguística, Aprendizado Cooperativo, Discussão em Grupo, Aplicação Criativa
Materiais NecessáriosCartões com números de estrelas, Material para anotações e roteiro, Projetor ou quadro para apresentações, Cartões de perguntas para o torneio, Botões de resposta para torneio, Cartões com tarefas matemáticas, Dinheiro fictício para a atividade da fazenda, Espaço para acomodar grupos de alunos
Códigos BNCCEM13LGG103: Analisar o funcionamento das linguagens, para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas semioses (visuais, verbais, sonoras, gestuais).
Ano Escolar1º ano do Ensino Médio
DisciplinaEspanhol
Unidade Temática**Gramática **

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de objetivos é crucial para estabelecer o foco da aula e garantir que tanto os alunos quanto o professor estejam alinhados quanto ao que é esperado ao final da sessão. Ao detalhar claramente os objetivos, os alunos podem direcionar melhor seu aprendizado e esforços durante as atividades práticas em sala, maximizando a eficácia do tempo de aula.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a aplicar de forma adequada e fluente a contagem dos números cardinais e ordinais em espanhol.

2. Desenvolver habilidades para reconhecer e utilizar números decimais em situações práticas e cotidianas.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a participação ativa dos alunos através de atividades práticas e interativas.
  2. Fomentar a autoconfiança dos alunos na utilização de números em espanhol em diversos contextos.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A introdução serve para engajar os alunos com o conteúdo que estudaram previamente, utilizando situações problema que os desafiem a aplicar os conhecimentos sobre números em espanhol. Além disso, ao contextualizar a importância prática e cultural dos números, prepara-se o terreno para que os alunos vejam a relevância do tema em seu dia a dia e em situações reais de uso do idioma. Essa abordagem visa consolidar o aprendizado e motivar os alunos para as atividades práticas que seguirão.

Situações Problema

1. Imagine que você está em um restaurante na Espanha e precisa pedir uma mesa para cinco pessoas. Como você diria 'cinco' em espanhol? E se o garçom perguntar qual é o quarto prato que você deseja, como diria 'quarto'?

2. Pense em uma situação em que você está organizando uma viagem com amigos para um concerto em Madri e precisa comprar seis ingressos. Como você contaria os ingressos em espanhol? E se precisasse dizer que seus amigos gostariam de ficar no segundo hotel que visitaram, como seria 'segundo' em espanhol?

Contextualização

Os números são fundamentais em qualquer idioma, e em espanhol não é diferente. Saber contar e usar os números de forma correta pode fazer toda a diferença em situações do dia a dia, como pedir comida, comprar ingressos ou até mesmo entender informações em um ambiente turístico na Espanha ou em um país de língua espanhola. Além disso, muitas curiosidades e peculiaridades sobre como os números são usados em diferentes culturas podem ajudar a enriquecer a experiência de aprendizado e a compreensão da importância de se comunicar efetivamente em espanhol.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de maneira prática e criativa os conhecimentos adquiridos sobre números em espanhol. Através de atividades lúdicas e interativas, os alunos têm a oportunidade de consolidar o aprendizado, desenvolver habilidades de comunicação e colaboração, e praticar a aplicação dos números em contextos variados. Escolhendo uma das atividades propostas, os alunos irão trabalhar em equipe, o que fomenta a aprendizagem cooperativa e a troca de conhecimentos, além de tornar o processo de aprendizagem mais envolvente e memorável.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Cinema en Casa: Contando Estrellas

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver a habilidade de contar e utilizar números cardinais e ordinais em situações de comunicação real e criativa.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos vão criar um roteiro para um curto filme em espanhol. Eles devem incluir diálogos que envolvam contar estrelas no céu, utilizando números cardinais e ordinais. O objetivo é praticar a fluência com os números e sua aplicação em contextos criativos.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Entregue a cada grupo um cartão com um número de estrelas entre 10 e 50, representando o número que devem usar no diálogo.

  • Os alunos devem escrever um diálogo curto, no qual um personagem conta as estrelas para outro, utilizando tanto números cardinais quanto ordinais.

  • Após escrever o diálogo, os grupos devem praticar a pronúncia e a entonação dos números.

  • Cada grupo apresentará seu diálogo para a classe, focando na correta pronúncia e no uso correto dos números.

Atividade 2 - El Gran Torneo de los Números

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Reforçar o uso correto e rápido dos números em espanhol, em um ambiente competitivo e divertido.

- Descrição: Os alunos participarão de um torneio de perguntas e respostas em que deverão usar seus conhecimentos sobre números em espanhol. O torneio será temático, com perguntas sobre esportes, culinária e cultura espanhola, envolvendo números cardinais, ordinais e decimais.

- Instruções:

  • Organize a sala em formato de torneio, com uma tabela de confrontos entre os grupos.

  • Prepare um conjunto de perguntas escritas em cartões, cada uma valendo pontos.

  • Ao ouvir a pergunta, o primeiro grupo a apertar o botão de resposta deve responder em espanhol, utilizando corretamente o número na resposta.

  • Cada resposta correta ganha pontos para o grupo.

  • O torneio segue em formato de eliminação até que reste apenas um grupo vencedor.

Atividade 3 - La Granja de los Números

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Aplicar os conceitos de números em espanhol em situações práticas e lúdicas, reforçando o aprendizado através da interação e colaboração.

- Descrição: Transforme a sala de aula em uma granja virtual, onde os alunos, divididos em grupos, devem administrar uma fazenda e resolver problemas matemáticos que envolvem números em espanhol, como contar animais, medir terrenos e calcular preços de mercado.

- Instruções:

  • Distribua cartões com diferentes tarefas matemáticas para cada grupo, que variam de contar o número de animais na fazenda a calcular quantos sacos de ração são necessários.

  • Os alunos devem resolver as tarefas em seus grupos, utilizando números cardinais e decimais.

  • Ao completar uma tarefa, o grupo recebe 'dinheiro da fazenda', que pode ser usado para 'comprar' melhorias para a granja.

  • O grupo que acumular mais 'dinheiro da fazenda' ao final da atividade vence.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa de retorno é permitir que os alunos reflitam sobre o que aprenderam e compartilhem suas experiências, promovendo uma maior compreensão e internalização dos conceitos trabalhados. Através da discussão em grupo, os alunos têm a oportunidade de ouvir diferentes perspectivas e abordagens, o que enriquece seu próprio entendimento e ajuda na consolidação do aprendizado. Esta etapa também serve para o professor avaliar a eficácia das atividades e esclarecer quaisquer dúvidas remanescentes.

Discussão em Grupo

Ao finalizar as atividades, reúna todos os alunos para uma discussão em grupo. Inicie a discussão com uma breve introdução: 'Agora que todos tiveram a oportunidade de explorar e aplicar os números em espanhol de maneiras criativas e práticas, vamos compartilhar nossas experiências e aprendizados. Cada grupo terá a chance de falar sobre o que mais os surpreendeu ou desafiou durante as atividades.'

Perguntas Chave

1. Quais foram os números mais desafiadores de usar e por quê?

2. Como a utilização de números em diferentes contextos pode mudar a forma como os entendemos?

3. De que maneira as atividades de hoje podem ser aplicadas em situações práticas do dia a dia?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade da etapa de Conclusão é garantir que os alunos tenham uma compreensão clara e consolidada do conteúdo abordado ao longo da aula, vinculando a teoria à prática e destacando a importância dos números em espanhol no cotidiano. Esta recapitulação ajuda a reforçar o aprendizado e a preparar os alunos para aplicar os conhecimentos em diferentes contextos, além de proporcionar um fechamento significativo e reflexivo sobre a aula.

Resumo

Para encerrar, o professor deve resumir os principais tópicos abordados sobre os números em espanhol, reforçando a contagem dos números cardinais e ordinais, e a aplicação de números decimais em diversos contextos. Este resumo ajudará a consolidar o aprendizado e a garantir que os alunos tenham compreendido e memorizado os conceitos essenciais.

Conexão com a Teoria

Durante a aula, os alunos puderam vivenciar a aplicação prática dos números em espanhol através de atividades interativas e contextos do dia a dia. Essa abordagem permitiu a conexão direta entre teoria e prática, mostrando a importância e a versatilidade dos números em situações reais de comunicação.

Fechamento

Por fim, é crucial destacar a relevância dos números em espanhol no cotidiano dos alunos, não só em situações acadêmicas, mas também em atividades práticas como viagens, compras e interações sociais. Compreender e utilizar corretamente os números em espanhol facilita a integração e a comunicação eficaz em ambientes de língua espanhola.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies