Entrar

Plano de aula de Verbos: Condicional Simples

Espanhol

Original Teachy

'EM13LGG402'

Verbos: Condicional Simples

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Verbos: Condicional Simples

Palavras ChaveCondicional Simples, Espanhol, Cortesia, Hipóteses, Aplicação Prática, Atividades Lúdicas, Debate, Entrevista, Restaurante Mágico, Viagem no Tempo, Colaboração, Argumentação, Reflexão Crítica, Comunicação Efetiva, Aprendizado Engajado
Materiais NecessáriosCartões de cenário para atividade de Viagem no Tempo, Fichas com descrições de pratos e efeitos mágicos para o Restaurante Mágico, Guias de perguntas para a Entrevista do Futuro, Acesso a uma sala de aula ou espaço adequado para divisão em grupos, Material para escrita (cadernos, canetas), Recursos para apresentação (computador, projetor, slides)
Códigos BNCCEM13LGG402: Empregar, nas interações sociais, a variedade e o estilo de língua adequados à situação comunicativa, ao(s) interlocutor(es) e ao gênero do discurso, respeitando os usos das línguas por esse(s) interlocutor(es) e sem preconceito linguístico.
Ano Escolar1º ano do Ensino Médio
DisciplinaEspanhol
Unidade Temática**Gramática **

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

Esta etapa do plano de aula é crucial para estabelecer as bases do conhecimento que os alunos irão aplicar e aprofundar durante as atividades práticas em sala. Ao definir claramente os objetivos, o professor orienta os estudantes sobre o que é esperado deles e garante que todos estejam alinhados com as metas de aprendizado. Isso proporciona uma estrutura clara para as discussões e atividades subsequentes, maximizando a eficácia do tempo em sala de aula.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a aplicar o tempo condicional simples em situações de cortesia e hipóteses, reconhecendo os contextos apropriados para cada uso.

2. Desenvolver a habilidade de formular e responder a frases condicionais simples em espanhol, reforçando a compreensão gramatical e o uso prático do tempo condicional.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a participação ativa dos alunos através de atividades interativas e colaborativas, promovendo a prática constante do condicional simples.
  2. Fomentar a capacidade de análise crítica dos alunos ao comparar e contrastar o uso do condicional em diferentes contextos.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A introdução serve para engajar os alunos e revisitar conceitos estudados previamente, preparando-os para a aplicação prática do condicional simples. As situações problema estimulam os alunos a pensar criticamente sobre o uso do condicional em contextos reais, enquanto a contextualização reforça a relevância do tema no uso diário da língua espanhola, aumentando assim a motivação e a compreensão dos alunos sobre a utilização efetiva do condicional.

Situações Problema

1. Peça aos alunos para pensar em situações cotidianas em que gostariam de expressar uma cortesia ou uma hipótese usando o condicional simples em espanhol. Por exemplo, '¿Cómo reaccionarías si ganaras un millón de dólares?' ou '¿Qué harías si pudieras viajar en el tiempo?'

2. Solicite que os alunos formulem perguntas condicionais para descobrir mais sobre as preferências ou desejos de um colega, utilizando estruturas como '¿Qué harías si...?' ou '¿Cómo sería tu vida si...?'.

Contextualização

Discuta com os alunos a importância do uso do condicional simples no espanhol não apenas para expressar hipóteses ou desejos, mas também para situações de cortesia e polidez. Por exemplo, na frase 'Me gustaría una taza de café, por favor', o uso do condicional 'gustaría' é essencial para a polidez do pedido. Explique como essa forma verbal permite que os falantes expressem um desejo ou pedido de maneira mais suave. Além disso, faça uma breve revisão de como o condicional é formado a partir do infinitivo dos verbos e da adição das terminações apropriadas, destacando casos irregulares comuns.

Desenvolvimento

Duração: (65 - 75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de forma prática e criativa o conhecimento prévio sobre o condicional simples em espanhol. Engajando-se em atividades lúdicas e colaborativas, eles não só solidificam sua compreensão da gramática e do uso do condicional em diferentes contextos, mas também desenvolvem habilidades de comunicação, argumentação e criatividade. Cada atividade proposta visa simular situações reais e cotidianas onde o uso do condicional é fundamental, garantindo uma aprendizagem significativa e contextualizada.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Viajando en el Tiempo: Un Debate Condicional

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Aplicar o condicional simples em um contexto lúdico e criativo, desenvolvendo habilidades de argumentação e justificação.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos são divididos em grupos de até cinco pessoas. Cada grupo recebe o cenário de que descobriram uma máquina do tempo e podem fazer uma viagem para o passado ou para o futuro. Eles precisam usar o condicional simples para planejar seus itinerários e justificar suas escolhas, considerando os impactos que suas ações teriam no presente. Por exemplo, 'Si hubiera estudiado más historia, habría visitado la Revolución Francesa para verla en vivo.'

- Instruções:

  • Divida a sala em grupos de até cinco alunos.

  • Distribua os cartões de cenário para cada grupo.

  • Peça que planejem uma viagem no tempo usando o condicional simples, discutindo em grupo os possíveis impactos.

  • Cada grupo apresenta seu plano e justifica suas escolhas para a classe.

  • Realize um debate entre os grupos, permitindo que façam perguntas condicionais uns aos outros.

Atividade 2 - El Restaurante de los Deseos: Una Orden Muy Especial

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Fomentar a prática do condicional em situações de pedido e cortesia, além de estimular a criatividade na formulação das frases.

- Descrição: Os alunos, em grupos, assumem o papel de clientes em um restaurante onde todos os pratos são preparados com ingredientes mágicos que realizam um desejo secreto de quem os come. Utilizando o condicional, os alunos devem formular pedidos de comida que desencadeiem uma ação fictícia após o consumo. Por exemplo, 'Me gustaría una ensalada que me permitiera volar si la como.', utilizando el condicional para expressar o desejo.

- Instruções:

  • Organize os alunos em grupos de até cinco pessoas e explique o cenário do restaurante mágico.

  • Distribua fichas com descrições de pratos e seus supostos efeitos mágicos.

  • Peça que cada grupo formule pedidos condicionais usando el condicional.

  • Cada grupo apresenta seu pedido e o efeito desejado para a classe.

  • Realize uma votação para eleger o prato mais criativo e o pedido mais bem formulado.

Atividade 3 - La Entrevista del Futuro: ¡Hazlo Realidad!

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Utilizar o condicional para explorar futuros possíveis e desenvolver habilidades de comunicação e escuta ativa.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos, em grupos, preparam e realizam entrevistas com colegas, amigos ou familiares, usando o condicional para explorar hipóteses e desejos futuros. Cada grupo deve elaborar uma sequência de perguntas condicionais para descobrir como seria a vida das pessoas entrevistadas se certas condições fossem diferentes. Por exemplo, '¿Qué harías si pudieras vivir en cualquier lugar del mundo?'

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até cinco alunos.

  • Explique o conceito de 'entrevista del futuro' e distribua guias de perguntas para cada grupo.

  • Os grupos elaboram suas perguntas condicionais e preparam o ambiente para a entrevista.

  • Cada grupo realiza a entrevista com um convidado, registrando as respostas.

  • Após as entrevistas, cada grupo compartilha os insights mais interessantes com a classe.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

Esta etapa do plano de aula é essencial para consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo-lhes articular e refletir sobre o uso do condicional simples em diferentes contextos. A discussão em grupo facilita a troca de ideias e aprofunda a compreensão do tema, além de promover habilidades de argumentação e análise crítica. Este retorno também serve para o professor avaliar a eficácia das atividades e o entendimento dos alunos, ajustando futuras abordagens se necessário.

Discussão em Grupo

Ao final das atividades, reúna todos os alunos para uma discussão em grupo. Comece relembrando os objetivos da aula e perguntando como cada grupo aplicou o condicional simples nas atividades propostas. Encoraje os alunos a compartilhar insights e desafios enfrentados durante as atividades. Utilize perguntas guia para direcionar a discussão, como 'Qual foi a parte mais desafiadora ao usar o condicional e por quê?' e 'Como o uso do condicional ajuda a expressar cortesia ou hipóteses de forma mais clara?' Este momento é crucial para que os alunos reflitam sobre a aplicação prática do conteúdo aprendido e troquem experiências.

Perguntas Chave

1. ¿Qué diferencias notaron al aplicar el condicional en contextos de cortesía e hipóteses?

2. ¿Cómo o uso do condicional pode mudar o tom de uma conversa ou pedido?

3. ¿Houve alguma situação em que o uso do condicional foi mais desafiador? Como vocês superaram isso?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é garantir que os alunos tenham uma compreensão clara e consolidada do conteúdo abordado, vinculando os conceitos teóricos com as atividades práticas realizadas. Além disso, busca reforçar a importância do condicional simples no uso diário da língua espanhola, incentivando os alunos a aplicar o que aprenderam em contextos reais de comunicação. Esta reflexão final ajuda a assegurar que os objetivos de aprendizado tenham sido atingidos e que os alunos possam continuar utilizando efetivamente o condicional em suas interações futuras.

Resumo

Na conclusão da aula, o professor deve resumir e recapitular os principais pontos abordados sobre o condicional simples em espanhol, destacando os usos em cortesia e hipóteses. É importante reforçar as estruturas gramaticais aprendidas e como elas se aplicam em diferentes contextos, como nas atividades 'Viajando en el Tiempo', 'El Restaurante de los Deseos' e 'La Entrevista del Futuro'.

Conexão com a Teoria

A aula de hoje conectou teoria e prática ao permitir que os alunos aplicassem o condicional simples em cenários reais e imaginários. As atividades lúdicas e interativas serviram como ponte entre o conhecimento teórico adquirido previamente e a prática em situações comunicativas. Isso não apenas solidificou o entendimento dos alunos sobre o conteúdo gramatical, mas também demonstrou a relevância do condicional no uso diário da língua.

Fechamento

Finalmente, o professor deve enfatizar a importância do condicional simples no espanhol, não apenas como uma ferramenta gramatical, mas como um elemento essencial para expressar cortesia e hipóteses de maneira clara e polida. Destacar como o uso correto deste tempo verbal pode melhorar a comunicação e as relações interpessoais no dia a dia é crucial para que os alunos vejam sua aplicabilidade prática e relevância contínua.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies