Entrar

Plano de aula de Vocabulário: Dias da Semana, Datas e Hora

Espanhol

Original Teachy

'EM13LGG104'

Vocabulário: Dias da Semana, Datas e Hora

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Vocabulário: Dias da Semana, Datas e Hora

Palavras ChaveVocabulário Espanhol, Dias da Semana, Datas em Espanhol, Horas em Espanhol, Prática de Comunicação, Atividades Interativas, Planejamento de Eventos, Jogos de Perguntas e Respostas, Criação de Filmes e Histórias em Quadrinhos, Discussão em Grupo, Consolidação de Aprendizado
Materiais NecessáriosComputador com acesso à internet, Projetor para apresentações, Papéis e canetas para anotações e atividades, Câmera ou celular para filmagem dos projetos de vídeo, Material para desenho ou computadores para criação de histórias em quadrinhos
Códigos BNCCEM13LGG104: Utilizar as diferentes linguagens, levando em conta seus funcionamentos, para a compreensão e produção de textos e discursos em diversos campos de atuação social.
Ano Escolar1º ano do Ensino Médio
DisciplinaEspanhol
Unidade TemáticaInterpretação de Texto

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é crucial para orientar os alunos sobre o que se espera deles ao final da aula, focando em competências linguísticas específicas. Ao definir claramente os objetivos, os alunos podem direcionar melhor seus esforços de aprendizagem e compreender a importância do conteúdo na comunicação efetiva em espanhol. Esta seção também serve para alinhar as expectativas do professor com as do estudante, garantindo uma abordagem de ensino coerente e eficaz.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a reconhecer e usar o vocabulário essencial para descrever dias da semana, datas e horas em espanhol.

2. Desenvolver habilidades de compreensão e produção oral e escrita em situações práticas que envolvam a expressão de tempo.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar o uso de estratégias de memorização e prática autônoma para a consolidação do vocabulário estudado.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A etapa de Introdução serve para engajar os alunos com o conteúdo que eles estudaram previamente, utilizando situações-problema que simulam contextos reais de uso da linguagem. Além disso, a contextualização busca mostrar a relevância prática e cultural do vocabulário relacionado aos dias da semana, datas e horas em espanhol, incentivando os alunos a verem o aprendizado como uma ferramenta útil e interessante para sua vida e carreira.

Situações Problema

1. Imagine que você está planejando um encontro com amigos na Espanha e precisa confirmar o dia, a data e a hora. Como você pediria essa informação em espanhol?

2. Você recebeu um convite para um evento cultural em um país hispânico e o convite está em espanhol, mencionando o dia da semana, a data e a hora. Como você responderia, confirmando sua presença e entendendo esses detalhes?

Contextualização

O conhecimento sobre dias da semana, datas e horas em espanhol não é apenas útil para viagens ou comunicações formais, mas também essencial em interações diárias com falantes nativos e em contextos profissionais. Por exemplo, na Espanha, é comum que os horários de trabalho e os compromissos sociais sejam mais flexíveis que em alguns outros países. Além disso, curiosidades como a influência da cultura e religião na nomenclatura dos dias da semana em espanhol podem enriquecer a compreensão e a apreciação linguística.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para que os alunos apliquem e aprofundem os conhecimentos prévios sobre dias da semana, datas e horas em espanhol de maneira prática e interativa. As atividades sugeridas visam não só reforçar o vocabulário e a sua utilização correta, mas também desenvolver habilidades de comunicação, colaboração e criatividade. A escolha de uma única atividade permite uma imersão profunda no tema, garantindo que os alunos possam consolidar o aprendizado de forma significativa.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Viagem no Tempo: Planificando un Día Especial

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Praticar o uso de vocabulário de dias da semana, datas e horas em um contexto de planejamento e apresentação, desenvolvendo habilidades de comunicação e trabalho em equipe.

- Descrição: Os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas e cada grupo receberá a tarefa de planejar um itinerário para um dia especial em uma cidade espanhola fictícia, considerando dias da semana, datas e horários para diferentes atividades. Eles deverão criar um calendário detalhado, usando o vocabulário estudado, e apresentar seu plano para a classe.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo escolhe uma cidade espanhola fictícia e um evento especial a ser realizado nessa cidade.

  • Utilizando o vocabulário de dias da semana, datas e horários, os alunos devem criar um plano detalhado para o evento, incluindo locais visitados e atividades realizadas.

  • Preparar uma apresentação curta para explicar o itinerário criado para a classe.

  • Apresentar o planejamento para a classe, utilizando corretamente o vocabulário de tempo em espanhol.

Atividade 2 - El Gran Concurso de Fechas y Horas

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Reforçar o conhecimento de datas e horas em espanhol de forma lúdica e competitiva, estimulando o raciocínio rápido e a memória.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos participarão de um concurso de perguntas e respostas sobre datas históricas, eventos culturais e curiosidades que envolvem dias da semana, datas e horas em países de língua espanhola. O jogo será estruturado como um quiz show, com perguntas de múltipla escolha e perguntas abertas.

- Instruções:

  • Organize a classe em um formato de quiz show, com um apresentador e participantes.

  • Prepare um conjunto de perguntas sobre dias da semana, datas e horas em espanhol.

  • As perguntas podem variar de datas históricas a eventos contemporâneos.

  • Os alunos devem responder usando o vocabulário apropriado de tempo em espanhol.

  • Pontue as respostas corretas e incorretas para determinar o vencedor.

Atividade 3 - Cinema en Español: La Agenda Mágica

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Fomentar a criatividade e aprofundar o entendimento do uso de vocabulário de tempo em espanhol em contextos variados, além de melhorar as habilidades de apresentação e trabalho em grupo.

- Descrição: Os alunos, em grupos, irão criar um curto filme ou história em quadrinhos que envolva a manipulação do tempo, utilizando o vocabulário de dias da semana, datas e horas. O objetivo é contar uma história onde a compreensão e uso correto do tempo sejam essenciais para o desenrolar da trama.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo escolhe um formato (filme ou história em quadrinhos) para contar sua história.

  • Os alunos devem incorporar o uso correto de dias da semana, datas e horas na narrativa.

  • Criar um roteiro ou storyboard que inclua diálogos e situações onde o tempo seja crucial.

  • Realizar a produção do filme ou história em quadrinhos.

  • Apresentar o trabalho final para a classe.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

Esta etapa do plano de aula tem como finalidade principal consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo que compartilhem suas experiências e aprendizados. A discussão em grupo ajuda a reforçar a compreensão do vocabulário e a identificar eventuais áreas que necessitam de mais atenção ou prática. Além disso, promove habilidades de comunicação e colaboração, essenciais para o uso efetivo da linguagem em situações reais.

Discussão em Grupo

Ao final das atividades, reúna todos os alunos para uma discussão em grupo. Inicie a discussão com uma breve introdução, explicando que o objetivo é compartilhar aprendizados e reflexões sobre a aplicação do vocabulário de dias da semana, datas e horas em contextos variados. Encoraje cada grupo a apresentar um breve resumo do que planejaram e o que aprenderam durante as atividades. Utilize perguntas orientadoras, como 'Quais foram os maiores desafios ao usar o vocabulário de tempo?' e 'Como vocês aplicariam o que aprenderam em situações reais?' para guiar a conversa.

Perguntas Chave

1. Como o vocabulário de tempo em espanhol pode ser aplicado em situações do dia a dia?

2. Quais estratégias vocês encontraram mais úteis para memorizar o vocabulário de dias da semana, datas e horas?

3. Houve alguma diferença cultural interessante que vocês observaram ao usar o vocabulário em contextos variados?

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A etapa de Conclusão é essencial para garantir que os alunos tenham consolidado o conhecimento adquirido durante a aula. Resumir os conteúdos ajuda na fixação da informação, enquanto a discussão sobre a aplicabilidade do vocabulário reforça a relevância do aprendizado. Além disso, esta seção serve para reafirmar a conexão entre teoria e prática, preparando os alunos para utilizar o que aprenderam em situações reais.

Resumo

Na conclusão, o professor deve resumir os principais pontos abordados sobre o vocabulário relacionado a dias da semana, datas e horas em espanhol, reforçando o uso correto e prático em diferentes contextos. É importante recapitular as estruturas gramaticais e os exemplos trabalhados durante as atividades, garantindo que os alunos tenham assimilado o conteúdo.

Conexão com a Teoria

Durante a aula, a conexão entre teoria e prática foi estabelecida por meio de atividades interativas que simularam situações reais de uso da linguagem, como planejar um dia especial ou participar de um concurso de datas e horários. Essas atividades permitiram aos alunos aplicar o vocabulário estudado de forma prática, solidificando o aprendizado.

Fechamento

Por fim, o professor deve destacar a importância do domínio do vocabulário de tempo em espanhol para a comunicação eficaz em contextos cotidianos e profissionais. Compreender e ser capaz de expressar dias da semana, datas e horas adequadamente é crucial para interações sociais e profissionais, tanto em países de língua espanhola quanto em contextos internacionais.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies