Entrar

Plano de aula de Verbos: Gerúndio

Espanhol

Original Teachy

'EM13LGG402'

Verbos: Gerúndio

Objetivos (5 - 10 minutos)

  1. Compreender o conceito de gerúndio na língua espanhola: Os alunos devem entender o que é o gerúndio e como ele é formado na língua espanhola. Eles devem ser capazes de identificar o gerúndio em uma frase e explicar seu uso e função.

  2. Diferenciar o gerúndio em espanhol do gerúndio em português: Os alunos devem ser capazes de distinguir o uso do gerúndio em espanhol do seu uso em português, identificando as diferenças de formação e de significado.

  3. Aplicar corretamente o gerúndio em diferentes contextos: Os alunos devem ser capazes de usar o gerúndio corretamente em situações de comunicação oral e escrita. Eles devem entender que o gerúndio é usado para expressar ações contínuas, progressivas e simultâneas, além de ser utilizado em locuções verbais e em expressões idiomáticas.

Objetivos secundários:

  • Desenvolver habilidades de audição e leitura em espanhol: Através do estudo do gerúndio, os alunos terão a oportunidade de aprimorar suas habilidades de audição e leitura, uma vez que serão expostos a diferentes exemplos de uso do gerúndio em textos e em situações de comunicação oral.

  • Aumentar o vocabulário em espanhol: Durante a exploração do gerúndio, os alunos terão a oportunidade de aprender novas palavras e expressões em espanhol, o que contribuirá para o enriquecimento do seu vocabulário.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos anteriores: O professor deve começar a aula revisando brevemente os conceitos de verbos e tempos verbais que foram estudados anteriormente. Essa revisão pode ser feita através de uma rápida discussão em sala de aula ou com a ajuda de um quadro ou apresentação digital.

  2. Situações-problema: O professor pode apresentar duas situações que envolvam o uso do gerúndio em espanhol. Por exemplo, ele pode pedir aos alunos para completarem frases com o gerúndio apropriado, ou para transformarem frases do presente do indicativo para o gerúndio. Essas situações devem ser desafiadoras o suficiente para despertar o interesse dos alunos, mas não tão difíceis a ponto de desencorajá-los.

  3. Contextualização: O professor deve explicar aos alunos a importância do gerúndio na língua espanhola, mostrando exemplos de como ele é usado em situações reais de comunicação, como em conversas cotidianas, em textos de jornais e revistas, em músicas, filmes e séries de TV em espanhol.

  4. Introdução do tópico: Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode começar a aula com algumas curiosidades sobre o gerúndio. Por exemplo, ele pode mencionar que o gerúndio é muito comum na língua espanhola e que, diferentemente do português, ele pode ser usado em diferentes contextos, como para expressar ações contínuas, progressivas e simultâneas, em locuções verbais e em expressões idiomáticas.

  5. Ganhar a atenção dos alunos: O professor pode compartilhar com os alunos algumas frases famosas ou refrães de músicas em espanhol que usam o gerúndio de maneira interessante. Por exemplo, ele pode mencionar a frase "Caminante, no hay camino, se hace camino al andar" da famosa canção "Caminante no hay camino" de Joan Manuel Serrat, que mostra o uso do gerúndio para expressar ações contínuas e progressivas. Outra opção seria a frase "Vivir es fácil con los ojos cerrados" da música "Strawberry Fields Forever" dos Beatles, que usa o gerúndio em uma locução verbal.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade de caça ao tesouro linguístico: O professor deve dividir a turma em grupos de até cinco alunos. Em seguida, cada grupo receberá uma lista de palavras e expressões em espanhol que usam o gerúndio. O desafio é encontrar exemplos dessas palavras e expressões em diferentes contextos, como em textos de jornais e revistas, em músicas, filmes e séries de TV em espanhol, e em conversas com falantes nativos de espanhol (se possível). A ideia é que os alunos não apenas identifiquem o gerúndio, mas também entendam seu uso e função em diferentes situações de comunicação. Ao final da atividade, cada grupo deve apresentar suas descobertas para a turma, explicando o uso do gerúndio em cada exemplo. (10 - 15 minutos)

  2. Atividade de dramatização: Ainda em grupos, os alunos devem criar pequenas cenas ou diálogos que envolvam o uso do gerúndio. Eles podem usar situações do dia a dia, como um diálogo entre amigos, uma conversa em um restaurante, ou um relato de uma atividade esportiva. O objetivo é que os alunos apliquem o que aprenderam sobre o gerúndio de forma prática e contextualizada. O professor pode fornecer alguns cenários ou situações para ajudar os alunos a começar, se necessário. Após a preparação das cenas, cada grupo deve apresentar sua dramatização para a turma, explicando o uso do gerúndio em cada fala. (5 - 10 minutos)

  3. Atividade de redação: Finalmente, os alunos devem escrever um pequeno texto de no máximo 100 palavras em espanhol que use o gerúndio. O tema pode ser livre, mas o uso do gerúndio deve ser consistente e claro. Os alunos podem usar o vocabulário e as expressões que aprenderam durante a atividade de caça ao tesouro linguístico e a dramatização, se quiserem. O professor deve revisar os textos e fornecer feedback aos alunos, corrigindo erros e destacando acertos. (5 - 10 minutos)

Durante todas as atividades, o professor deve circular pela sala, monitorando o trabalho dos grupos, esclarecendo dúvidas e incentivando a participação de todos. É importante que o professor crie um ambiente de aprendizado seguro e colaborativo, onde os alunos se sintam à vontade para experimentar e para cometer erros.

Retorno (5 - 10 minutos)

  1. Discussão em grupo (3 - 5 minutos): O professor deve promover uma discussão em grupo, onde cada equipe compartilhará suas descobertas e soluções encontradas durante as atividades. Cada grupo terá até 3 minutos para fazer sua apresentação. Durante as apresentações, o professor deve encorajar os alunos a explicarem como o gerúndio foi usado em suas dramatizações e textos, e a justificarem suas escolhas. Esta discussão permitirá que os alunos vejam diferentes aplicações do gerúndio em espanhol e que comparem suas respostas com as dos colegas, o que pode ajudar a reforçar o aprendizado.

  2. Conexão com a teoria (1 - 2 minutos): Após as apresentações, o professor deve fazer a conexão das atividades práticas com a teoria apresentada no início da aula. Ele pode relembrar os alunos sobre o conceito de gerúndio, suas regras de formação e seu uso em diferentes contextos. Em seguida, o professor deve destacar como as atividades práticas ajudaram os alunos a entender e a aplicar esses conceitos de forma mais efetiva.

  3. Reflexão individual (1 - 2 minutos): Para finalizar a aula, o professor deve propor que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam. Ele pode fazer isso através de perguntas como: "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?", "Quais questões ainda não foram respondidas?" e "Como você pode aplicar o que aprendeu hoje em situações reais de comunicação em espanhol?". Os alunos devem ter um minuto para pensar sobre essas perguntas, e então o professor deve pedir a alguns voluntários para compartilharem suas respostas com a turma.

  4. Feedback e esclarecimento de dúvidas (1 minuto): Finalmente, o professor deve solicitar feedback dos alunos sobre a aula e esclarecer quaisquer dúvidas que ainda possam existir. Ele deve encorajar os alunos a expressarem suas opiniões e a fazerem perguntas, garantindo que todos se sintam ouvidos e apoiados.

Este Retorno é fundamental para que o professor possa avaliar o entendimento dos alunos sobre o gerúndio em espanhol, para que possa ajustar suas estratégias de ensino, se necessário, e para que possa preparar as próximas aulas de acordo com as necessidades e interesses dos alunos. Além disso, o Retorno permite que os alunos consolidem o que aprenderam e que reflitam sobre seu próprio processo de aprendizado.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Recapitulação do conteúdo (2 - 3 minutos): O professor deve fazer um resumo dos principais pontos abordados durante a aula. Este é o momento de relembrar os alunos sobre a definição de gerúndio, suas regras de formação e as diferentes situações em que ele é usado na língua espanhola. Além disso, o professor deve destacar os erros mais comuns que os alunos cometeram durante as atividades práticas, corrigindo-os e explicando o porquê da correção.

  2. Conexão entre teoria e prática (1 - 2 minutos): Em seguida, o professor deve enfatizar como a aula conectou a teoria e a prática. Ele pode reforçar como a compreensão teórica do gerúndio permitiu aos alunos realizar as atividades práticas de forma mais eficaz, e como, por sua vez, as atividades práticas ajudaram a consolidar o entendimento teórico dos alunos sobre o gerúndio.

  3. Materiais extras (1 - 2 minutos): O professor deve sugerir materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o gerúndio. Esses materiais podem incluir sites, livros, vídeos e exercícios online que abordem o gerúndio em espanhol. O professor deve explicar brevemente o que cada recurso oferece e como ele pode ser útil para os alunos. Por exemplo, ele pode sugerir um site que fornece uma lista de verbos em espanhol que usam o gerúndio, com exemplos de frases para cada verbo.

  4. Importância do gerúndio no dia a dia (1 - 2 minutos): Por fim, o professor deve ressaltar a importância do gerúndio no dia a dia. Ele pode explicar que o gerúndio é amplamente utilizado em diferentes situações de comunicação em espanhol, tanto na fala quanto na escrita, e que, portanto, entender e ser capaz de usar o gerúndio corretamente é essencial para a fluência em espanhol. O professor pode dar exemplos de como o gerúndio é usado em situações reais, como em conversas cotidianas, em textos de jornais e revistas, em músicas, filmes e séries de TV em espanhol, e em situações formais, como em entrevistas de emprego e em apresentações acadêmicas.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies