Entrar

Plano de aula de Verbos: Imperativo

Espanhol

Original Teachy

'EM13LGG402'

Verbos: Imperativo

Plano de Aula | Metodologia Socioemocional | Verbos: Imperativo

Palavras ChaveImperativo Afirmativo, Imperativo Negativo, Espanhol, Autoconhecimento, Autocontrole, Tomada de Decisão Responsável, Habilidades Sociais, Consciência Social, Método RULER, Mindfulness, Feedback Socioemocional, Metas Pessoais e Acadêmicas
Materiais NecessáriosQuadro branco, Marcadores, Folhas de papel, Canetas, Listas de tarefas cotidianas, Relógio ou cronômetro, Folhas para anotação de metas
Códigos BNCCEM13LGG402: Empregar, nas interações sociais, a variedade e o estilo de língua adequados à situação comunicativa, ao(s) interlocutor(es) e ao gênero do discurso, respeitando os usos das línguas por esse(s) interlocutor(es) e sem preconceito linguístico.
Ano Escolar1º ano do Ensino Médio
DisciplinaEspanhol
Unidade Temática**Gramática **

Objetivos

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa é introduzir os alunos ao tema do imperativo em espanhol, destacando a importância de reconhecer e aplicar corretamente o modo imperativo tanto afirmativo quanto negativo. Esta etapa visa preparar os alunos para entenderem e se engajarem nas atividades subsequentes, proporcionando uma base sólida para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais relacionadas ao autoconhecimento e ao autocontrole, conforme exigido pelo método RULER.

Objetivos Principais

1. Reconhecer e utilizar corretamente o imperativo afirmativo e negativo em espanhol.

2. Identificar situações cotidianas onde o uso do imperativo é apropriado.

Introdução

Duração: 15 a 20 minutos

Atividade de Aquecimento Emocional

Mindfulness para Foco e Concentração

A atividade de aquecimento emocional será uma prática de Mindfulness. Esta atividade ajudará os alunos a focarem, estarem presentes e se concentrarem antes de iniciar a aula. Mindfulness envolve a prática de prestar atenção plena ao momento presente, o que pode reduzir o estresse e aumentar a capacidade de aprendizado.

1. Peça aos alunos que se sentem confortavelmente em suas cadeiras, com os pés firmemente apoiados no chão e as mãos repousando sobre os joelhos.

2. Instrua os alunos a fecharem os olhos ou a fixarem o olhar em um ponto à frente.

3. Oriente os alunos a respirarem profundamente pelo nariz, enchendo os pulmões de ar, e depois a expirarem lentamente pela boca. Repita essa respiração profunda três vezes.

4. Peça aos alunos que prestem atenção à sua respiração normal, observando o ar entrando e saindo do corpo.

5. Incentive-os a perceberem qualquer sensação física, como o contato dos pés com o chão ou das mãos com os joelhos. Se pensamentos surgirem, instrua-os a reconhecer esses pensamentos sem julgá-los e gentilmente redirecionar o foco de volta à respiração.

6. Após cerca de 5 minutos, peça aos alunos que comecem a trazer a atenção de volta à sala de aula, abrindo os olhos lentamente.

Contextualização do Conteúdo

O uso do modo imperativo em espanhol é essencial para dar comandos, fazer solicitações e instruir outras pessoas em diversas situações do dia a dia. Por exemplo, ao dar instruções a um amigo sobre como chegar a um local, ao pedir educadamente a alguém para fazer algo ou mesmo ao expressar sentimentos de maneira assertiva. O domínio do imperativo pode ajudar os alunos a se comunicarem de maneira mais eficaz e a expressarem seus desejos e necessidades de forma clara e respeitosa. Além disso, entender o impacto emocional de como se dá uma ordem ou se faz um pedido pode melhorar significativamente as interações sociais e a empatia.

Desenvolvimento

Duração: 60 a 75 minutos

Roteiro Teórico

Duração: 20 a 25 minutos

1. Imperativo Afirmativo e Negativo em Espanhol

2. Definição e Uso:

3. O modo imperativo é utilizado para dar ordens, fazer pedidos, oferecer conselhos ou convidar alguém para fazer algo. Ele tem duas formas principais: afirmativo (para dizer o que fazer) e negativo (para dizer o que não fazer).

4. Formação do Imperativo Afirmativo:

5. Para formar o imperativo afirmativo, usa-se a segunda pessoa do singular do presente do indicativo para 'tú', a forma correspondente do presente do subjuntivo para 'usted', e a primeira pessoa do plural do presente do subjuntivo para 'nosotros'.

**6. Exemplos: **

7. Tú: habla (fale), come (coma), vive (viva)

8. Usted: hable (fale), coma (coma), viva (viva)

9. Nosotros: hablemos (falemos), comamos (comamos), vivamos (vivamos)

10. Formação do Imperativo Negativo:

11. O imperativo negativo utiliza a forma correspondente do presente do subjuntivo para todas as pessoas.

**12. Exemplos: **

13. Tú: no hables (não fale), no comas (não coma), no vivas (não viva)

14. Usted: no hable (não fale), no coma (não coma), no viva (não viva)

15. Nosotros: no hablemos (não falemos), no comamos (não comamos), no vivamos (não vivamos)

16. Analogias e Situações Cotidianas:

17. Comparar o uso do imperativo em espanhol com a forma como damos instruções em português pode ajudar os alunos a entenderem melhor. Por exemplo, ao ensinar alguém a usar um aplicativo de celular, podemos usar frases imperativas como abre o aplicativo, não aperte esse botão, envie a mensagem.

18. Explique que o tom e a forma como as ordens são dadas podem influenciar as emoções e a reação das pessoas ao redor. Usar o imperativo de forma educada e assertiva pode melhorar a comunicação e as relações interpessoais.

Atividade com Feedback Socioemocional

Duração: 30 a 40 minutos

Prática do Imperativo com Feedback Socioemocional

Os alunos serão divididos em pequenos grupos e cada grupo receberá uma lista de tarefas cotidianas para praticar o uso do imperativo afirmativo e negativo em espanhol. Eles deverão criar diálogos onde utilizem as formas corretas do imperativo e, em seguida, refletir sobre a forma como as ordens foram dadas e recebidas, considerando o impacto emocional dessas interações.

1. Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos.

2. Distribua uma lista de tarefas cotidianas para cada grupo. As tarefas podem incluir situações como dar direções, pedir ajuda para fazer algo ou instruir alguém a não fazer algo.

3. Cada grupo deve criar diálogos utilizando o imperativo afirmativo e negativo, incorporando as tarefas fornecidas.

4. Os alunos devem praticar os diálogos entre si, prestando atenção ao tom de voz e à forma como as ordens são dadas.

5. Após a prática, peça aos alunos que reflitam sobre como se sentiram ao dar e receber ordens, considerando o impacto emocional das interações.

6. Cada grupo deve compartilhar um breve resumo de suas reflexões com a turma.

Discussão e Feedback em Grupo

Para a discussão e feedback socioemocional, utilize o método RULER para guiar a reflexão dos alunos:

Reconhecer: Peça aos alunos que identifiquem e compartilhem as emoções que sentiram ao dar e receber ordens durante a atividade. Quais emoções foram mais comuns? Como essas emoções influenciaram a interação?

Compreender: Ajude os alunos a entenderem as causas dessas emoções. Por que se sentiram de determinada forma ao darem ou receberem ordens? Como o tom de voz e a escolha das palavras influenciaram essas emoções?

Nomear: Incentive os alunos a nomearem corretamente as emoções que sentiram. Isso pode incluir sentimentos como frustração, entusiasmo, nervosismo ou satisfação.

Expressar: Discuta formas apropriadas de expressar essas emoções durante interações futuras. Como podem usar o imperativo de maneira mais eficaz e empática?

Regular: Por fim, explore estratégias para regular essas emoções em situações semelhantes. Como podem ajustar seu comportamento e comunicação para melhorar as interações e reduzir emoções negativas?

Conclusão

Duração: 15 a 20 minutos

Reflexão e Regulação das Emoções

Peça aos alunos que escrevam um breve parágrafo ou participem de uma discussão aberta sobre os desafios que enfrentaram durante a aula, especialmente ao usar o imperativo em espanhol. Incentive-os a refletirem sobre como geriram suas emoções ao darem e receberem ordens e a identificarem momentos específicos em que sentiram dificuldade ou sucesso na comunicação.

Objetivo: O objetivo desta atividade é encorajar os alunos a realizarem uma autoavaliação sobre a gestão de suas emoções durante a aula. Isso os ajudará a identificar estratégias eficazes para lidar com situações desafiadoras, promovendo uma maior consciência emocional e capacidade de regulação emocional.

Encerramento e Olhar para o Futuro

Explique aos alunos a importância de definir metas pessoais e acadêmicas relacionadas ao conteúdo aprendido. Peça-lhes que escrevam uma meta pessoal (por exemplo, melhorar a forma como dão instruções aos colegas) e uma meta acadêmica (por exemplo, dominar o uso do imperativo em espanhol) para a próxima semana.

Possíveis Ideias de Metas:

1. Melhorar a forma de dar instruções aos colegas, utilizando um tom de voz mais empático e assertivo.

2. Dominar a conjugação e o uso correto do imperativo afirmativo e negativo em espanhol.

3. Aplicar o imperativo em situações cotidianas, como dar direções ou fazer pedidos de forma educada.

4. Refletir semanalmente sobre o progresso nas metas estabelecidas e ajustar estratégias conforme necessário. Objetivo: O objetivo dessa subseção é fortalecer a autonomia dos alunos e a aplicação prática do aprendizado, incentivando-os a continuar desenvolvendo suas habilidades acadêmicas e socioemocionais. Ao definir metas pessoais e acadêmicas, os alunos são encorajados a se responsabilizarem por seu próprio progresso e a aplicarem o que aprenderam em situações reais.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies