Entrar

Plano de aula de Vocabulário: Lugares e Família

Espanhol

Original Teachy

'EM13LGG104'

Vocabulário: Lugares e Família

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Vocabulário: Lugares e Família

Palavras ChaveVocabulário em Espanhol, Lugares, Família, Profissões, Metodologia Digital, Aprendizagem Ativa, Ferramentas Digitais, Interatividade, Trabalho em Grupo, Redes Sociais, Edição de Vídeo, Caça ao Tesouro Virtual
Materiais NecessáriosCelulares ou computadores com acesso à internet, Aplicativos de edição de vídeo (ex.: iMovie, Adobe Premiere Rush, etc.), Google Maps, Wikipedia, Plataformas de simulação de redes sociais (ex.: Padlet, Google Docs, etc.), Aplicativos de mensagens (ex.: WhatsApp, Telegram, etc.), Google Slides ou similares para apresentações, Microfones e câmeras dos celulares ou computadores
Códigos BNCCEM13LGG104: Utilizar as diferentes linguagens, levando em conta seus funcionamentos, para a compreensão e produção de textos e discursos em diversos campos de atuação social.
Ano Escolar1º ano do Ensino Médio
DisciplinaEspanhol
Unidade TemáticaInterpretação de Texto

Objetivos

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa é fornecer aos alunos uma compreensão clara dos objetivos da aula, explicitando o que se espera que eles aprendam e como irão aplicar esse conhecimento. Esta etapa é crucial para alinhar expectativas e preparar os alunos para as atividades práticas que seguirão.

Objetivos principais:

1. Revisar e consolidar o vocabulário relacionado a lugares, família e profissões em espanhol.

2. Aplicar esse vocabulário em contextos comunicativos reais, utilizando ferramentas digitais.

Introdução

Duração: 15 a 20 minutos

A finalidade desta etapa é fornecer aos alunos uma compreensão clara dos objetivos da aula, explicitando o que se espera que eles aprendam e como irão aplicar esse conhecimento. Esta etapa é crucial para alinhar expectativas e preparar os alunos para as atividades práticas que seguirão.

Aquecendo

Para iniciar a aula, peça aos alunos que utilizem seus celulares para buscar um fato interessante sobre o vocabulário relacionado a lugares, família ou profissões em espanhol. Por exemplo, qual é a origem da palavra 'familia' em espanhol ou quantas pessoas falam espanhol como língua nativa ao redor do mundo? Dê-lhes alguns minutos para realizar a pesquisa e, em seguida, peça a alguns voluntários que compartilhem seus achados com a turma.

Reflexões Iniciais

1. Quais são alguns dos lugares mais comuns mencionados no vocabulário típico em espanhol?

2. Como as diferentes estruturas familiares são representadas no vocabulário espanhol?

3. Que profissões são mais comuns em países de língua espanhola e como se diz cada uma em espanhol?

4. Existe alguma diferença cultural interessante entre como os lugares, famílias e profissões são descritos em espanhol comparado com sua língua nativa?

5. Como o vocabulário aprendido pode ser aplicado em contextos da vida real, como em viagens ou em conversas com falantes nativos?

Desenvolvimento

Duração: 70 a 80 minutos

A finalidade desta etapa é permitir que os alunos apliquem o vocabulário de lugares, família e profissões de maneira prática e interativa. Essas atividades foram projetadas para engajar os alunos, promovendo a colaboração, a criatividade e o uso de ferramentas digitais, ao mesmo tempo que consolidam o conhecimento do vocabulário em contextos reais.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Vida de Influenciador: Vlog em Espanhol 

> Duração: 60 a 70 minutos

- Objetivo: Aplicar o vocabulário de lugares, família e profissões de forma prática e criativa, utilizando habilidades de comunicação e ferramentas digitais.

- Descrição: Os alunos, em grupos, criarão um vlog no estilo 'influenciador digital' abordando temas de lugares, família e profissões. Cada grupo escolherá um lugar (ex.: uma cidade espanhola), descreverá a estrutura familiar de um personagem fictício e falará sobre as profissões da família. Eles devem incorporar palavras do vocabulário estudado e usar elementos audiovisuais.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Peça para cada grupo escolher um lugar relevante em um país de língua espanhola.

  • Cada grupo deve criar uma família fictícia com diversas profissões e estrutura familiar.

  • Usando seus celulares ou computadores, os grupos devem gravar um vídeo de 5 a 7 minutos em estilo vlog, onde um ou mais membros do grupo apresentam o lugar escolhido, a família fictícia e as profissões usando o vocabulário estudado.

  • Os alunos podem usar aplicativos de edição de vídeo gratuitos para adicionar imagens, legendas e outros efeitos visuais.

  • Cada grupo deve compartilhar o link do vídeo com o professor antes do final da aula.

Atividade 2 - Família nas Redes Sociais 

> Duração: 60 a 70 minutos

- Objetivo: Simular interações sociais em espanhol, aplicando o vocabulário de forma contextualizada e utilizando habilidades de escrita.

- Descrição: Os alunos criarão perfis fictícios de uma família espanhola em uma rede social. Eles devem incluir postagens sobre a vida cotidiana, locais frequentados e profissões dos membros da família fictícia, utilizando o vocabulário estudado. O objetivo é simular uma rede social real com interações em espanhol.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve criar uma família fictícia, nomeando cada membro e definindo suas profissões.

  • Usando uma plataforma de simulação de redes sociais (pode ser um documento compartilhado ou um aplicativo como Padlet), os grupos devem criar postagens fictícias sobre a vida cotidiana da família.

  • As postagens devem incluir descrições de lugares que a família frequenta, eventos familiares e descrições detalhadas das profissões dos membros da família, tudo em espanhol.

  • Os grupos devem interagir uns com os outros, comentando e curtindo as postagens das outras famílias fictícias.

  • Cada grupo deve compartilhar o link do perfil social fictício com o professor antes do final da aula.

Atividade 3 - Missão Interativa: Caça ao Tesouro Virtual 

> Duração: 60 a 70 minutos

- Objetivo: Engajar os alunos na busca ativa de informações, utilizando o vocabulário em contextos reais e desenvolvendo habilidades de pesquisa online.

- Descrição: Os alunos participarão de uma caça ao tesouro virtual utilizando aplicativos de GPS e Google Maps. Eles receberão pistas em espanhol relacionadas a lugares, estruturas familiares e profissões e deverão encontrar informações que respondam às pistas nas respectivas plataformas digitais.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Explique que as pistas serão enviadas via um grupo de mensagens (WhatsApp, Telegram, etc.) ou em um documento compartilhado.

  • Cada pista conterá uma descrição em espanhol referente a um lugar, uma estrutura familiar ou uma profissão.

  • Os alunos usarão Google Maps, Wikipedia e outros recursos online para encontrar as respostas corretas para cada pista.

  • Cada grupo deve documentar suas descobertas em uma apresentação (Google Slides ou similar), incluindo capturas de tela e explicações em espanhol.

  • Os grupos devem apresentar suas descobertas para a classe ao final da atividade.

Retorno

Duração: 15 a 20 minutos

A finalidade desta etapa é promover a reflexão crítica e o compartilhamento de experiências, permitindo que os alunos consolidem o aprendizado ao discutir os desafios e sucessos encontrados. Além disso, o feedback 360° desenvolve habilidades de autocrítica e comunicação, essenciais para o desenvolvimento acadêmico e pessoal.

Discussão em Grupo

⭐ Para iniciar a discussão em grupo, explique aos alunos que esta é uma oportunidade para compartilhar suas experiências, desafios e sucessos ao realizar as atividades. Pergunte a cada grupo quais foram as partes mais interessantes e desafiadoras das atividades realizadas.  Sugira que cada grupo escolha um porta-voz para compartilhar suas principais conclusões e aprendizados com a turma.

Reflexões

1. 樂 Quais foram os principais desafios encontrados ao utilizar o vocabulário em contextos digitais? 2.  Como a utilização de ferramentas digitais ajudou ou dificultou o aprendizado do vocabulário em espanhol? 3.  De que maneira este aprendizado pode ser aplicado em situações da vida real, como viagens ou interações com falantes nativos de espanhol?

Feedback 360°

 Explique aos alunos que a etapa de feedback 360° é crucial para o crescimento pessoal e a melhoria das habilidades de trabalho em grupo. Instrua cada aluno a fornecer um feedback construtivo e respeitoso aos seus colegas, enfocando aspectos positivos e sugestões de melhoria. Sugira que abordem temas como: colaboração, uso do vocabulário, criatividade e engajamento. Reforce a importância de ser específico e gentil.

Conclusão

Duração: 10 a 15 minutos

Finalidade: A finalidade desta etapa é consolidar os aprendizados da aula, conectando-os às dinâmicas do mundo moderno. Além disso, ela permite que os alunos reflitam sobre a importância prática do que foi ensinado, encorajando-os a aplicar o conhecimento adquirido em suas vidas diárias e futuras interações.

Resumo

Resumo: Hoje, os alunos embarcaram em uma jornada fantástica pelo mundo do vocabulário espanhol, explorando lugares, famílias e profissões. Eles se tornaram influenciadores digitais, vlogueiros, criadores de perfis sociais, e até caçadores de tesouros virtuais! Tudo isso usando espanhol! 

No Mundo

No Mundo: Com a globalização e a era digital, a habilidade de comunicar-se em diferentes idiomas é mais valiosa do que nunca. Entender termos essenciais como lugares, família e profissões em espanhol não só enriquece o vocabulário dos alunos, mas também os prepara para interagir de maneira significativa em um mundo cada vez mais interconectado.

Na Prática

Aplicações: O vocabulário aprendido hoje é crucial em várias situações cotidianas. Seja em uma viagem a um país hispanofalante, em interações nas redes sociais, ou em futuras oportunidades profissionais, conhecer esses termos permitirá que os alunos se expressem de forma clara e culturalmente relevante.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies