Entrar

Plano de aula de Vocabulário: Lugares e Família

Espanhol

Original Teachy

'EM13LGG104'

Vocabulário: Lugares e Família

Plano de Aula | Metodologia Socioemocional | Vocabulário: Lugares e Família

Palavras ChaveVocabulário, Lugares, Família, Profissões, Espanhol, Socioemocional, RULER, Autoconhecimento, Autocontrole, Tomada de Decisão Responsável, Habilidades Sociais, Consciência Social, Mindfulness, Role-playing, Reflexão, Regulação Emocional, Metas Pessoais, Desenvolvimento Emocional
Materiais NecessáriosCartões com situações para role-playing, Papéis e canetas para escrita de metas e reflexões, Quadro branco e marcadores, Dispositivos de áudio (opcional para a prática de pronúncia), Folhas de atividades com vocabulário, Material de apoio visual (imagens de lugares, famílias, profissões)
Códigos BNCCEM13LGG104: Utilizar as diferentes linguagens, levando em conta seus funcionamentos, para a compreensão e produção de textos e discursos em diversos campos de atuação social.
Ano Escolar1º ano do Ensino Médio
DisciplinaEspanhol
Unidade TemáticaInterpretação de Texto

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é introduzir os alunos ao vocabulário essencial de lugares, família e profissões em espanhol, enquanto simultaneamente se trabalha o desenvolvimento socioemocional. Através do reconhecimento e nomeação das emoções associadas ao processo de aprendizagem, os alunos começam a construir uma base sólida tanto no idioma quanto em suas habilidades emocionais.

Objetivos Principais

1. Conhecer e utilizar o vocabulário relacionado a lugares, família e profissões em espanhol.

2. Desenvolver a habilidade de reconhecer e nomear emoções ao aprender e utilizar novo vocabulário.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

Atividade de Aquecimento Emocional

Mindfulness para Atenção Plena

A técnica de Mindfulness visa promover um estado de atenção plena e foco no presente momento. Durante a prática, os alunos irão aprender a se conectar com suas emoções e sensações físicas, o que pode melhorar sua concentração e presença durante a aula. Esta atividade é uma excelente forma de iniciar a aula, ajudando os alunos a se prepararem emocionalmente e mentalmente para o conteúdo a ser abordado.

1. Peça aos alunos que se sentem confortavelmente, com os pés plantados no chão e as mãos repousando no colo.

2. Explique brevemente o conceito de Mindfulness, destacando a importância de estarem presentes e atentos ao momento atual.

3. Oriente os alunos a fecharem os olhos, se sentirem confortáveis, ou a focarem em um ponto fixo no chão.

4. Instrua-os a começarem respirando profundamente pelo nariz, segurando o ar por alguns segundos e depois soltando lentamente pela boca. Repita esse ciclo por três vezes.

5. Peça aos alunos que mantenham uma respiração natural e direcionem sua atenção para as sensações do corpo, começando pelos pés e subindo lentamente até a cabeça. Oriente-os a notarem qualquer tensão e a relaxarem essas áreas.

6. Após cerca de cinco minutos de escaneamento corporal, peça aos alunos que direcionem sua atenção para a respiração, observando a entrada e saída do ar pelas narinas.

7. Se pensamentos ou distrações surgirem, instrua os alunos a gentilmente redirecionarem o foco de volta à respiração.

8. Após cerca de dez minutos, peça aos alunos que lentamente abram os olhos e façam alguns movimentos suaves para despertar o corpo.

Contextualização do Conteúdo

O vocabulário de lugares, família e profissões é fundamental para a comunicação em qualquer língua. No contexto da língua espanhola, entender esses termos permite aos alunos descrever seu ambiente, falar sobre suas famílias e discutir aspirações e ocupações. Este vocabulário não apenas enriquece o conhecimento linguístico, mas também promove conexões emocionais, uma vez que falar sobre família e aspirações profissionais envolve sentimentos profundos e pessoais.

Ao aprender e praticar esse vocabulário, os alunos terão a oportunidade de explorar e expressar suas próprias emoções e experiências relacionadas a esses temas. Isso não só melhora a fluência no idioma, mas também fortalece as habilidades socioemocionais, como a empatia e a compreensão mútua.

Desenvolvimento

Duração: (60 - 75 minutos)

Roteiro Teórico

Duração: (20 - 25 minutos)

1. Vocabulário de Lugares

2. Casa: Local onde se vive. Ex.: Mi casa es grande.

3. Escuela: Instituição de ensino. Ex.: Voy a la escuela todos los días.

4. Parque: Área verde para lazer. Ex.: Me gusta pasear en el parque.

5. Hospital: Instituição de saúde. Ex.: Trabajo en un hospital.

6. Oficina: Local de trabalho administrativo. Ex.: Mi padre trabaja en una oficina.

7. Vocabulário de Família

8. Madre: Mãe. Ex.: Mi madre es muy amable.

9. Padre: Pai. Ex.: Mi padre es ingeniero.

10. Hermano/Hermana: Irmão/Irmã. Ex.: Tengo un hermano menor.

11. Abuelo/Abuela: Avô/Avó. Ex.: Mis abuelos viven en el campo.

12. Tío/Tía: Tio/Tia. Ex.: Mi tía es profesora.

13. Vocabulário de Profissões

14. Doctor/Doctora: Médico/Médica. Ex.: El doctor trabaja en el hospital.

15. Profesor/Profesora: Professor/Professora. Ex.: La profesora enseña matemáticas.

16. Ingeniero/Ingeniera: Engenheiro/Engenheira. Ex.: Mi padre es ingeniero.

17. Abogado/Abogada: Advogado/Advogada. Ex.: Mi madre es abogada.

18. Enfermero/Enfermera: Enfermeiro/Enfermeira. Ex.: La enfermera trabaja en la clínica.

Atividade com Feedback Socioemocional

Duração: (35 - 40 minutos)

Role-playing: Visitando Lugares e Falando sobre Família e Profissões

Nesta atividade, os alunos serão divididos em duplas ou pequenos grupos para encenar situações cotidianas que envolvem o uso do vocabulário aprendido. Eles deverão criar diálogos onde visitarão diferentes lugares, falarão sobre suas famílias e discutirão suas profissões. O objetivo é promover a prática do idioma de forma lúdica e interativa, ao mesmo tempo que se trabalha o reconhecimento e expressão das emoções associadas a essas interações.

1. Divida a turma em duplas ou pequenos grupos.

2. Distribua cartões com diferentes situações para cada grupo (ex.: visitando um parque, falando sobre a família em uma reunião, discutindo profissões em uma entrevista de emprego).

3. Peça aos alunos que criem e pratiquem diálogos baseados nas situações dos cartões, utilizando o vocabulário de lugares, família e profissões.

4. Após 15 minutos de preparação, peça a cada grupo que apresente seu diálogo para a turma.

5. Durante as apresentações, observe e anote exemplos de uso correto e incorreto do vocabulário e da expressão emocional.

6. Após cada apresentação, forneça feedback construtivo, destacando pontos fortes e áreas de melhoria.

Discussão e Feedback em Grupo

Após as apresentações, inicie uma discussão em grupo utilizando o método RULER para guiar o feedback socioemocional. Peça aos alunos que reconheçam as emoções sentidas durante as atividades (por exemplo, nervosismo ao apresentar, felicidade ao acertar o vocabulário). Em seguida, ajude-os a compreender as causas dessas emoções (por exemplo, falta de prática, medo de errar). Nomeie as emoções corretamente, discutindo termos como ansiedade, orgulho, frustração e alegria.

Oriente os alunos a expressarem suas emoções de forma apropriada, incentivando a comunicação aberta e honesta. Por fim, discuta estratégias para regular as emoções de maneira eficaz (por exemplo, técnicas de respiração para controlar o nervosismo, práticas de encorajamento mútuo). Esta abordagem não só melhora a competência linguística, mas também fortalece a inteligência emocional dos alunos, preparando-os melhor para situações da vida real.

Conclusão

Duração: (15 - 20 minutos)

Reflexão e Regulação das Emoções

Para a etapa de Reflexão e Regulação Emocional, sugira aos alunos que escrevam um parágrafo refletindo sobre os desafios enfrentados durante as atividades de role-playing. Peça que descrevam como se sentiram, quais emoções surgiram e como as geriram. Alternativamente, promova uma discussão em grupo onde cada aluno possa compartilhar suas experiências e emoções, abordando tanto aspectos positivos quanto negativos e sugerindo estratégias que utilizaram para lidar com as emoções.

Objetivo: O objetivo desta subseção é encorajar a autoavaliação e a regulação emocional, ajudando os alunos a identificar estratégias eficazes para lidar com situações desafiadoras. Esse processo de reflexão permite que os alunos compreendam melhor suas reações emocionais, promovendo o autoconhecimento e o desenvolvimento de habilidades de autocontrole, além de reforçar a importância de uma comunicação aberta e honesta sobre suas experiências emocionais.

Encerramento e Olhar para o Futuro

Para encerrar a aula, peça aos alunos que definam metas pessoais e acadêmicas relacionadas ao conteúdo aprendido. Eles podem escrever essas metas em um papel ou discutir em pequenos grupos. As metas podem incluir, por exemplo, aprimorar o vocabulário de lugares, família e profissões, praticar diálogos em espanhol com colegas ou familiares, e aplicar as técnicas de regulação emocional aprendidas em outras situações da vida cotidiana.

Possíveis Ideias de Metas:

1. Aprimorar o vocabulário de lugares, família e profissões em espanhol.

2. Praticar diálogos em espanhol com colegas ou familiares.

3. Aplicar técnicas de regulação emocional em situações do dia a dia.

4. Desenvolver maior confiança ao falar em público.

5. Fortalecer as habilidades de empatia e compreensão mútua. Objetivo: O objetivo desta subseção é fortalecer a autonomia dos alunos e a aplicação prática do aprendizado, visando uma continuidade no desenvolvimento acadêmico e pessoal. Definir e perseguir metas pessoais e acadêmicas relacionadas ao conteúdo da aula ajuda os alunos a manterem-se motivados e focados, além de promover um senso de realização e progresso contínuo em suas habilidades linguísticas e emocionais.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies