Entrar

Plano de aula de Vocabulário: Nome e Saudações

Espanhol

Original Teachy

'EM13LGG104'

Vocabulário: Nome e Saudações

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Reconhecer e utilizar nomes em espanhol: O objetivo primário desta aula é que os alunos sejam capazes de identificar nomes em espanhol, tanto falados como escritos. Eles também devem ser capazes de se apresentar utilizando seus próprios nomes em espanhol.

  2. Saudações em Espanhol: Além de aprender a se apresentar, os alunos devem ser capazes de cumprimentar outras pessoas de maneira apropriada em espanhol. Eles devem aprender as saudações básicas e como respondê-las.

  3. Aplicar o vocabulário aprendido em situações reais: O terceiro objetivo é que os alunos se sintam confortáveis para aplicar o vocabulário aprendido em situações práticas. Isso pode incluir simulações de encontros com pessoas falantes de espanhol, ou a criação de diálogos curtos utilizando o vocabulário aprendido.

Objetivos secundários:

  • Promover a interação em sala de aula: Através das atividades de conversação, os alunos devem ser incentivados a interagir entre si, criando um ambiente de aprendizado colaborativo.

  • Desenvolver habilidades de escuta e fala: Ao aprender a se apresentar e cumprimentar em espanhol, os alunos devem também estar desenvolvendo suas habilidades de escuta e fala na língua.

Introdução (10 - 12 minutos)

  1. Revisão do Conteúdo Anterior (2 - 3 minutos): O professor deve começar a aula fazendo uma breve revisão do conteúdo que foi aprendido anteriormente e que está diretamente relacionado ao tópico da aula. Neste caso, pode ser revisado o alfabeto em espanhol, já que o reconhecimento das letras é fundamental para a compreensão dos nomes.

  2. Situação Problema (3 - 4 minutos): O professor deve então apresentar duas situações-problema que servirão como base para a Introdução do conteúdo da aula. Por exemplo, pode ser questionado aos alunos como eles se apresentariam a alguém que não fala a mesma língua que eles, ou como eles cumprimentariam um amigo que encontrassem na rua.

  3. Contextualização (2 - 3 minutos): Em seguida, o professor deve contextualizar a importância do vocabulário que será ensinado na aula. Pode-se mencionar a importância de saber se apresentar corretamente em diferentes situações, como em uma entrevista de emprego, ou ao conhecer pessoas em uma viagem. Além disso, pode-se destacar a importância de ser capaz de cumprimentar e responder de maneira apropriada para manter uma comunicação eficaz.

  4. Introdução ao Tópico (3 - 4 minutos): Para ganhar a atenção dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades sobre a língua espanhola e a forma como os nomes são formados. Por exemplo, pode-se mencionar que, ao contrário do português, em espanhol o sobrenome do pai vem antes do sobrenome da mãe. Outra curiosidade interessante é que, ao se apresentar, os espanhóis muitas vezes incluem o nome do meio, algo que não é comum na cultura brasileira. Além disso, o professor pode compartilhar algumas expressões de saudação comuns em espanhol e explicar brevemente a diferença entre elas, como "hola" (oi), "buenos días" (bom dia), "buenas tardes" (boa tarde), e "buenas noches" (boa noite).

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade de Quebra-Cabeça (8 - 10 minutos): O professor deve dividir a classe em grupos de 4 a 5 alunos. Cada grupo receberá um conjunto de cartões com nomes em espanhol e suas respectivas traduções para o português. Porém, os cartões estarão misturados, formando um quebra-cabeça. O objetivo da atividade é que os alunos consigam montar o quebra-cabeça, formando os pares corretos de nome e tradução. Para isso, eles precisarão utilizar o conhecimento prévio do alfabeto em espanhol para identificar as letras e, assim, montar os nomes.

    • Passo 1: O professor deve entregar os materiais para cada grupo e explicar as regras da atividade.
    • Passo 2: Os alunos, em seus respectivos grupos, devem iniciar a montagem do quebra-cabeça. Eles devem discutir entre si, utilizando o vocabulário aprendido, para encontrar as correspondências corretas.
    • Passo 3: O professor deve circular pela sala, auxiliando os grupos quando necessário e fazendo perguntas para avaliar a compreensão dos alunos.
  2. Atividade de Role Playing (7 - 8 minutos): Após a Conclusão da atividade de quebra-cabeça, os grupos devem continuar trabalhando juntos. O professor deve então propor um cenário de role playing: cada grupo será uma família espanhola que acaba de se mudar para o Brasil e precisa se apresentar aos vizinhos. Cada membro da família terá um cartão com seu nome em espanhol.

    • Passo 1: O professor deve explicar o cenário e entregar os cartões aos grupos.
    • Passo 2: Os grupos devem discutir entre si como se apresentariam aos vizinhos, utilizando o vocabulário aprendido. Eles também podem criar nomes para os vizinhos e discutir como cumprimentá-los.
    • Passo 3: Após a discussão, cada grupo deve apresentar-se ao restante da classe, utilizando o vocabulário e as saudações em espanhol.
  3. Atividade de Pesquisa e Apresentação (5 - 7 minutos): Para finalizar a etapa de Desenvolvimento, o professor deve propor uma atividade de pesquisa. Cada grupo receberá o nome de um país de língua espanhola e deverá pesquisar como as pessoas se cumprimentam nesse país. Eles devem descobrir as saudações mais comuns e se há diferenças dependendo do contexto (formal ou informal). Após a pesquisa, cada grupo deve apresentar suas descobertas para a classe.

    • Passo 1: O professor deve explicar a atividade e distribuir os países para cada grupo.
    • Passo 2: Os grupos devem pesquisar online ou em livros de referência as informações solicitadas.
    • Passo 3: Após a pesquisa, cada grupo deve preparar uma breve apresentação para a classe, compartilhando as informações que encontraram. Durante as apresentações, os outros alunos devem prestar atenção e fazer perguntas, se houver tempo.

Essas atividades são projetadas para serem divertidas e envolventes, incentivando a colaboração entre os alunos e a aplicação prática do vocabulário aprendido. Além disso, elas permitem que os alunos desenvolvam habilidades de pesquisa e apresentação, que são importantes em qualquer área de estudo.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 4 minutos): O professor deve reunir todos os alunos e promover uma discussão em grupo sobre as soluções ou resultados obtidos por cada grupo nas atividades de quebra-cabeça, role playing e pesquisa. O objetivo dessa discussão é permitir que os alunos compartilhem suas descobertas e entendimentos, proporcionando a oportunidade de aprender uns com os outros. O professor deve fazer perguntas direcionadas para garantir que todos os aspectos do tópico tenham sido compreendidos.

    • Passo 1: O professor deve perguntar a cada grupo sobre os nomes que encontraram durante a atividade de quebra-cabeça e como eles foram capazes de identificar as correspondências corretas.
    • Passo 2: O professor deve perguntar aos grupos como eles se apresentaram durante o role playing e quais saudações eles usaram. O professor também deve perguntar sobre as diferenças que eles descobriram ao pesquisar as saudações em diferentes países de língua espanhola.
  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos): O professor deve então conectar as atividades práticas realizadas pelos alunos com o conteúdo teórico apresentado no início da aula. O professor deve explicar como a atividade de quebra-cabeça ajudou os alunos a reconhecer e utilizar nomes em espanhol, e como o role playing e a pesquisa permitiram que eles aplicassem as saudações em situações reais.

    • Passo 1: O professor deve relembrar os nomes em espanhol que foram usados durante as atividades e explicar como a atividade de quebra-cabeça ajudou os alunos a se familiarizarem com esses nomes.
    • Passo 2: O professor deve relembrar as saudações em espanhol que foram usadas durante o role playing e a pesquisa, e explicar como essas saudações foram aplicadas em situações reais.
  3. Reflexão Final (3 - 4 minutos): Finalmente, o professor deve propor que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam durante a aula. O professor deve fazer perguntas direcionadas para orientar essa reflexão e dar aos alunos um minuto para pensar em cada pergunta antes de responder.

    • Passo 1: O professor deve perguntar: "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?".
    • Passo 2: O professor deve perguntar: "Quais questões ainda não foram respondidas?".
    • Passo 3: O professor deve perguntar: "Como você pode aplicar o que aprendeu hoje em situações reais?".

O objetivo desse Retorno é avaliar o progresso dos alunos na compreensão do conteúdo e na aplicação do vocabulário em situações práticas. Além disso, o Retorno ajuda a identificar quaisquer lacunas no entendimento dos alunos que possam precisar ser abordadas em aulas futuras.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Revisão do Conteúdo (2 - 3 minutos): O professor deve recapitular os principais pontos abordados durante a aula. Isso inclui a importância de saber se apresentar corretamente em espanhol, as diferentes saudações e como respondê-las, e a aplicação do vocabulário aprendido em situações reais. O professor pode pedir aos alunos que compartilhem alguns dos nomes que encontraram durante a atividade de quebra-cabeça e as saudações que usaram durante o role playing. Isso permitirá que o professor avalie o que os alunos assimilaram do conteúdo.

  2. Conexão da Teoria com a Prática (1 - 2 minutos): O professor deve explicar como a teoria apresentada no início da aula foi aplicada durante as atividades práticas. Por exemplo, durante a atividade de quebra-cabeça, os alunos tiveram a oportunidade de usar o conhecimento do alfabeto em espanhol para reconhecer e montar os nomes corretamente. Durante o role playing, eles aplicaram as saudações em espanhol para se apresentar como uma família espanhola recém-chegada ao Brasil. Já na atividade de pesquisa, eles puderam explorar as diferenças culturais nas saudações entre os países de língua espanhola.

  3. Materiais Complementares (1 - 2 minutos): O professor deve sugerir materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos. Isso pode incluir sites, livros, vídeos e aplicativos que oferecem exercícios interativos e recursos de aprendizado de idiomas. O professor pode, por exemplo, sugerir que os alunos pratiquem saudações em espanhol com um parceiro de estudo ou com um aplicativo de aprendizado de idiomas.

  4. Importância do Assunto (1 - 2 minutos): Por fim, o professor deve ressaltar a importância do vocabulário aprendido para a vida cotidiana. Isso pode incluir situações como viagens para países de língua espanhola, interações com falantes de espanhol no local de trabalho, ou apenas para enriquecer a compreensão da cultura e da língua espanhola. O professor deve encorajar os alunos a continuar praticando o que aprenderam, lembrando-os de que a prática regular é a chave para a fluência em qualquer idioma.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies