Entrar

Plano de aula de Vocabulário: Nome e Saudações

Espanhol

Original Teachy

'EM13LGG104'

Vocabulário: Nome e Saudações

Plano de Aula | Metodologia Socioemocional | Vocabulário: Nome e Saudações

Palavras ChaveVocabulário, Espanhol, Nome, Saudações, Despedidas, Autoconhecimento, Autocontrole, Tomada de Decisão Responsável, Habilidades Sociais, Consciência Social, RULER, Emoções, Mindfulness, Interações Sociais, Reflexão, Regulação Emocional
Materiais NecessáriosCartões com Cenários de Interação, Cadeiras Confortáveis, Materiais de Escrita (cadernos e canetas), Quadro Branco e Marcadores, Relógio ou Cronômetro
Códigos BNCCEM13LGG104: Utilizar as diferentes linguagens, levando em conta seus funcionamentos, para a compreensão e produção de textos e discursos em diversos campos de atuação social.
Ano Escolar1º ano do Ensino Médio
DisciplinaEspanhol
Unidade TemáticaInterpretação de Texto

Objetivos

Duração: 10 a 15 minutos

Esta etapa do Plano de Aula Socioemocional tem como finalidade preparar os alunos para interações básicas em espanhol, promovendo habilidades essenciais de comunicação. Além de aprender o vocabulário, os alunos serão incentivados a reconhecer e compreender as emoções envolvidas ao se apresentar e cumprimentar outros, nomeando e expressando essas emoções de maneira adequada. Este processo inicial é crucial para que os alunos desenvolvam autoconhecimento e habilidades sociais, fundamentais para a interação positiva em qualquer idioma.

Objetivos Principais

1. Desenvolver a capacidade dos alunos de perguntar e responder qual é o nome de outra pessoa em espanhol.

2. Ensinar os alunos a utilizar saudações e despedidas apropriadas em diferentes contextos sociais em espanhol.

Introdução

Duração: 15 a 20 minutos

Atividade de Aquecimento Emocional

Respiração Consciente

A atividade de aquecimento emocional proposta é uma sessão de mindfulness focada na respiração. Esta atividade ajuda a promover o foco, a presença e a concentração dos alunos, preparando-os emocionalmente para a aula. A prática de mindfulness ensina os alunos a estarem conscientes do momento presente, o que é essencial para o aprendizado eficaz e a interação social positiva.

1. Peça aos alunos que se sentem confortavelmente em suas cadeiras, com os pés apoiados no chão e as mãos descansando sobre os joelhos.

2. Solicite que fechem os olhos, se sentirem-se confortáveis, ou que fixem o olhar em um ponto à frente.

3. Oriente os alunos a tomarem uma respiração profunda pelo nariz, sentindo o ar preencher os pulmões, e depois a soltarem lentamente pela boca.

4. Instrua os alunos a repetirem essa respiração profunda três vezes, concentrando-se apenas na sensação do ar entrando e saindo do corpo.

5. Peça que continuem respirando normalmente e que prestem atenção a qualquer tensão no corpo, relaxando essas áreas conscientemente.

6. Depois de alguns minutos, peça aos alunos que, lentamente, abram os olhos e voltem a atenção para a sala de aula, prontos para iniciar a aula com mais foco e presença.

Contextualização do Conteúdo

Aprender a se apresentar e a cumprimentar alguém em um novo idioma é muito mais do que apenas adquirir novas palavras; envolve também compreender e expressar emoções. Quando perguntamos ou respondemos qual é o nome de alguém, estamos estabelecendo uma conexão inicial que pode abrir portas para novas amizades e colaborações. Esta habilidade é crucial em qualquer contexto social, seja na escola, no trabalho ou em viagens. Além disso, saudações e despedidas são momentos-chave de interação que podem transmitir respeito, empatia e interesse genuíno pelo outro. Desenvolver a capacidade de realizar essas interações em espanhol permitirá que os alunos se sintam mais confiantes e competentes em contextos multiculturais.

Desenvolvimento

Duração: 60 a 75 minutos

Roteiro Teórico

Duração: 20 a 25 minutos

1. Componentes Principais do Vocabulário: Nome e Saudações

2. Perguntar e Responder Qual é o Nome: Ensine os alunos as formas básicas de perguntar e responder sobre o nome em espanhol. Exemplos:

3. ¿Cómo te llamas? (Como você se chama?)

4. Me llamo [Nome]. (Eu me chamo [Nome].)

5. ¿Cuál es tu nombre? (Qual é o seu nome?)

6. Mi nombre es [Nome]. (Meu nome é [Nome].)

7. Saudações: Explique as diferentes formas de saudar alguém em espanhol, destacando quando e onde cada uma seria apropriada. Exemplos:

8. Hola (Olá)

9. Buenos días (Bom dia)

10. Buenas tardes (Boa tarde)

11. Buenas noches (Boa noite)

12. Despedidas: Ensine as formas comuns de despedidas em diferentes contextos. Exemplos:

13. Adiós (Adeus)

14. Hasta luego (Até logo)

15. Nos vemos (Nos vemos)

16. Buenas noches (Boa noite)

17. Expressões de Cortesia: Integre expressões de cortesia que podem ser usadas em conjunto com as saudações e despedidas. Exemplos:

18. Por favor (Por favor)

19. Gracias (Obrigado/Obrigada)

20. De nada (De nada)

21. Mucho gusto (Prazer em conhecer)

22. Analogias e Exemplos Práticos:

23. Analogias: Compare a forma de se apresentar em espanhol com a forma de se apresentar em português, destacando semelhanças e diferenças.

24. Exemplos Práticos: Realize simulações de conversas, onde os alunos possam praticar perguntar e responder sobre o nome, saudações e despedidas em diferentes cenários (escola, viagem, encontro com amigos).

Atividade com Feedback Socioemocional

Duração: 30 a 35 minutos

Interações em Espanhol

Os alunos participarão de uma atividade prática em duplas ou pequenos grupos, onde simularão conversas em espanhol utilizando o vocabulário aprendido (nome, saudações e despedidas). A atividade visa aprimorar as habilidades de comunicação e promover o reconhecimento e a compreensão das emoções envolvidas nas interações sociais.

1. Divida os alunos em duplas ou pequenos grupos.

2. Distribua cartões com diferentes cenários de interação (ex.: apresentação entre colegas, cumprimento de um professor, despedida de um amigo).

3. Instrua os alunos a realizarem as conversas simuladas utilizando as expressões ensinadas na seção teórica.

4. Peça que cada grupo apresente suas conversas para a turma.

5. Durante as apresentações, observe e anote aspectos positivos e pontos a melhorar na comunicação dos alunos.

Discussão e Feedback em Grupo

Após a atividade prática, reúna os alunos em um círculo para uma discussão em grupo. Utilize o método RULER para guiar a discussão:

Recognize (Reconhecer): Pergunte aos alunos como se sentiram durante a atividade. Incentive-os a reconhecerem suas próprias emoções e as dos colegas durante as interações.

Understand (Compreender): Discuta as causas dessas emoções. Por exemplo, pergunte se alguém se sentiu nervoso ao se apresentar e explore por que isso aconteceu.

Label (Nomear): Incentive os alunos a nomearem corretamente as emoções que sentiram (ex.: nervosismo, alegria, curiosidade).

Express (Expressar): Pergunte aos alunos como expressaram essas emoções e se foi de forma apropriada. Discuta maneiras de expressar emoções positivas e negativas de forma adequada em interações futuras.

Regulate (Regular): Explore estratégias que os alunos podem usar para regular suas emoções durante futuras interações em espanhol. Sugira técnicas como respiração profunda, pensamento positivo e prática contínua.

Conclusão

Duração: 15 a 20 minutos

Reflexão e Regulação das Emoções

Para a reflexão e regulação emocional, organize uma discussão em grupo onde os alunos possam compartilhar os desafios que enfrentaram durante a aula e como geriram suas emoções. Alternativamente, peça que escrevam um parágrafo curto sobre essas experiências. Incentive-os a pensar sobre momentos específicos em que se sentiram nervosos, confiantes ou curiosos, e a refletir sobre como essas emoções influenciaram suas interações. Destaque a importância de reconhecer e nomear as emoções para poder expressá-las e regulá-las adequadamente.

Objetivo: O objetivo desta reflexão é encorajar a autoavaliação e a regulação emocional dos alunos. Ao identificar e analisar as estratégias que utilizaram para lidar com situações desafiadoras, os alunos podem desenvolver um entendimento mais profundo de suas próprias reações emocionais e aprender técnicas eficazes para futuras interações. Este processo visa fortalecer o autoconhecimento e o autocontrole, essenciais para o desenvolvimento socioemocional.

Encerramento e Olhar para o Futuro

No encerramento da aula, sugira que os alunos definam metas pessoais e acadêmicas relacionadas ao conteúdo aprendido. Em uma breve discussão, peça que reflitam sobre como podem aplicar as saudações e despedidas em espanhol em suas vidas diárias e estabeleçam objetivos específicos, como cumprimentar um colega em espanhol todos os dias ou praticar apresentações com amigos. Incentive os alunos a anotarem essas metas em seus cadernos.

Possíveis Ideias de Metas:

1. Cumprimentar um colega em espanhol todos os dias.

2. Praticar apresentações em espanhol com amigos ou familiares.

3. Utilizar saudações e despedidas em espanhol em interações online.

4. Estudar e revisar o vocabulário de saudações e despedidas semanalmente.

5. Participar ativamente de atividades de grupo para melhorar a fluência em espanhol. Objetivo: O objetivo desta subseção é fortalecer a autonomia dos alunos e a aplicação prática do aprendizado. Ao definir metas concretas, os alunos são incentivados a continuar desenvolvendo suas habilidades de espanhol e suas competências socioemocionais. Esta prática promove a continuidade do desenvolvimento acadêmico e pessoal, ajudando-os a se tornarem aprendizes mais confiantes e eficazes.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies