Objetivos (5 - 7 minutos)
-
Desenvolver o vocabulário em espanhol relacionado a viagens e meios de transporte: Os alunos serão capazes de identificar e entender as palavras em espanhol que se referem a diferentes modos de transporte e termos relacionados a viagens, como bilhetes, horários, aeroportos, etc.
-
Aprimorar a habilidade de compreensão auditiva em espanhol: Através de atividades de escuta, os alunos serão capazes de entender e interpretar perguntas e respostas sobre viagens e meios de transporte.
-
Implementar o vocabulário aprendido em situações práticas: Os alunos serão capazes de usar o vocabulário aprendido para descrever suas próprias viagens ou discutir planos de viagem, bem como para entender e responder a perguntas relacionadas em um contexto de sala de aula.
Objetivos Secundários
-
Promover a participação ativa dos alunos: Ao incorporar atividades práticas e interativas, o plano de aula visa envolver os alunos de maneira ativa na aprendizagem, promovendo a prática oral e a interação em grupo.
-
Desenvolver habilidades de pesquisa e autoaprendizagem: Ao utilizar recursos online e materiais de referência, os alunos serão incentivados a buscar informações adicionais e aprimorar seu aprendizado de forma autônoma.
Introdução (10 - 12 minutos)
-
Revisão de conteúdos anteriores: O professor deve começar a aula relembrando o vocabulário básico em espanhol que já foi estudado, como números, cores, dias da semana, meses do ano, etc. Esta revisão serve para preparar o terreno para o novo vocabulário que será introduzido, além de reforçar o aprendizado prévio dos alunos.
-
Situações-problema: O professor pode propor duas situações que despertem o interesse dos alunos e os incentivem a aprender o novo vocabulário:
-
Situação 1: Um amigo espanhol está visitando a cidade e você precisa ajudá-lo a se locomover. Como você pode perguntar a ele sobre o meio de transporte que ele prefere usar? Como você pode dar instruções para ele chegar a um determinado lugar?
-
Situação 2: Você está planejando uma viagem para um país de língua espanhola. Como você pode pesquisar informações sobre os diferentes meios de transporte disponíveis? Como você pode reservar passagens ou bilhetes online?
-
-
Contextualização: O professor deve destacar a importância do vocabulário relativo a viagens e meios de transporte, explicando que ele é essencial para se comunicar efetivamente em um ambiente de viagem e pode ser útil em várias situações da vida real, como planejar férias, receber turistas, etc.
-
Introdução ao tópico: Para capturar a atenção dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades ou fatos interessantes relacionados ao tópico:
-
Curiosidade 1: "Sabiam que o espanhol é a segunda língua mais falada no mundo, com mais de 460 milhões de falantes nativos? Isso significa que, ao aprender espanhol, você estará se comunicando com uma grande parte da população mundial, incluindo muitos destinos turísticos populares!"
-
Curiosidade 2: "Vocês sabiam que a Espanha é o segundo país mais visitado do mundo, após a França? Isso significa que, se você estiver planejando uma viagem, é muito provável que precise usar seu espanhol para se locomover e se comunicar!"
-
Desenvolvimento (20 - 25 minutos)
-
Apresentação de novo vocabulário: Viagens e Meios de Transporte (8 - 10 minutos)
1.1. O professor deve começar a Introdução do novo vocabulário explicando que na Espanha e em muitos outros países hispânicos, existem diferentes palavras para se referir aos meios de transporte que podem não ser de conhecimento dos alunos. Por exemplo, enquanto em português usamos a palavra "ônibus", em espanhol, pode-se usar "autobús" ou "bus".
1.2. O professor deve então apresentar uma lista de palavras e expressões relacionadas a viagens e meios de transporte, como "aeropuerto" (aeroporto), "avión" (avião), "tren" (trem), "barco" (barco), "coche" (carro), "autobús" ou "bus" (ônibus), "taxi" (táxi), "billete" (bilhete/passaem), "horario" (horário), "llegada" (chegada), "salida" (partida), "parada" (parada), "dirección" (direção), "ruta" (rota), "viaje" (viagem), "equipaje" (bagagem), etc.
1.3. O professor deve escrever cada palavra no quadro, pronunciando claramente e explicando o significado de cada uma. Os alunos devem repetir em coro, para praticar a pronúncia.
1.4. Depois de apresentar o vocabulário básico, o professor pode passar para palavras e expressões mais complexas, como "reservar un billete" (reservar uma passagem), "facturar el equipaje" (despachar a bagagem), "subir al tren/avión" (entrar no trem/avião), "bajar del tren/avión" (sair do trem/avião), "hacer escala" (fazer escala), "cambiar de tren/avión" (trocar de trem/avião), "perder el tren/avión" (perder o trem/avião), "el viaje fue largo/corto" (a viagem foi longa/curta), etc.
-
Atividade de Role-play: Planejando uma Viagem (10 - 12 minutos)
2.1. O professor deve dividir a turma em pares ou pequenos grupos e atribuir a cada um deles o papel de um grupo de amigos planejando uma viagem para um país de língua espanhola.
2.2. Cada grupo deve usar o vocabulário aprendido para discutir e planejar sua viagem, incluindo o meio de transporte que vão usar, as datas e horários, a duração da viagem, etc. Eles podem fazer anotações em espanhol para ajudá-los na conversa.
2.3. O professor deve circular pela sala, ouvindo as conversas dos grupos, corrigindo a pronúncia e a gramática, e fornecendo ajuda quando necessário.
2.4. Depois de alguns minutos, o professor deve pedir a cada grupo que apresente brevemente seu plano de viagem para a turma, usando o vocabulário aprendido. Os outros alunos devem prestar atenção e fazer perguntas, para praticar a compreensão auditiva.
-
Atividade de Escuta: Resolvendo um Problema de Viagem (5 - 7 minutos)
3.1. O professor deve preparar uma gravação curta (ou usar uma gravação existente) de uma situação problemática relacionada a viagens, como uma mudança inesperada de horário, um voo cancelado, uma perda de bagagem, etc.
3.2. Os alunos devem ouvir a gravação e, usando o vocabulário aprendido, tentar entender o problema e discutir possíveis soluções em espanhol.
3.3. Depois de ouvir a gravação algumas vezes, o professor deve fazer perguntas para verificar a compreensão dos alunos e iniciar uma discussão sobre as possíveis soluções.
3.4. Esta atividade ajuda os alunos a melhorar suas habilidades de compreensão auditiva e a aplicar o vocabulário aprendido a situações do mundo real.
Retorno (8 - 10 minutos)
-
Discussão em grupo (3 - 4 minutos)
1.1. O professor deve iniciar a discussão em grupo pedindo a cada grupo que compartilhe suas soluções ou conclusões da atividade de role-play e da atividade de escuta. Os alunos devem ser incentivados a falar em espanhol e a usar o vocabulário que aprenderam.
1.2. O professor deve fazer perguntas para estimular a discussão e aprofundar o entendimento dos alunos sobre o vocabulário e as expressões usadas. Por exemplo, "Por que vocês escolheram esse meio de transporte para a sua viagem?" ou "Como vocês resolveram o problema de viagem na gravação?"
1.3. O professor deve garantir que todos os alunos tenham a oportunidade de participar e que todos sejam respeitosos e atentos aos colegas quando estiverem falando.
-
Conexão com a teoria (2 - 3 minutos)
2.1. O professor deve, então, fazer a conexão entre as atividades práticas e a teoria apresentada no início da aula. Por exemplo, o professor pode explicar como a atividade de role-play ajudou os alunos a implementar o vocabulário aprendido em uma situação prática, enquanto a atividade de escuta permitiu que eles aplicassem suas habilidades de compreensão auditiva.
2.2. O professor deve reforçar os conceitos-chave e esclarecer quaisquer dúvidas que ainda possam existir.
-
Reflexão individual (2 - 3 minutos)
3.1. O professor deve propor que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam na aula. Eles devem pensar sobre as seguintes perguntas:
- "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?" - "Quais questões ainda não foram respondidas?" - "Como você pode aplicar o que aprendeu em situações reais?"
3.2. O professor deve dar um minuto para que os alunos pensem sobre essas perguntas. Em seguida, deve pedir a alguns voluntários que compartilhem suas respostas com a turma.
3.3. O professor deve fazer um breve resumo dos pontos principais levantados pelos alunos e encorajá-los a continuar explorando o tópico em casa, seja através de pesquisa online, conversas com falantes nativos, ou outras atividades de estudo autônomo.
Este Retorno é uma parte crucial do plano de aula, pois ajuda a consolidar o aprendizado, a esclarecer quaisquer dúvidas e a preparar os alunos para a próxima aula. Além disso, ao dar aos alunos a oportunidade de refletir sobre o que aprenderam, o professor pode avaliar a eficácia da aula e fazer ajustes conforme necessário.
Conclusão (5 - 7 minutos)
-
Resumo dos conteúdos (2 - 3 minutos)
1.1. O professor deve resumir os principais pontos da aula, relembrando o vocabulário em espanhol relacionado a viagens e meios de transporte.
1.2. Deve enfatizar a importância de cada termo e expressão, explicando como eles podem ser usados em situações cotidianas e de viagem.
1.3. O professor deve também recapitular as habilidades de compreensão auditiva e de uso do vocabulário em situações práticas que foram trabalhadas durante a aula.
-
Conexão entre teoria, prática e aplicações (1 - 2 minutos)
2.1. O professor deve destacar como a aula conectou a teoria (o vocabulário e as estruturas gramaticais apresentadas no início da aula) com a prática (as atividades de role-play e de escuta) e as aplicações (as situações de viagem e de problemas que foram simuladas).
2.2. Deve explicar que o objetivo foi não apenas aprender o vocabulário, mas também ser capaz de usá-lo de forma eficaz em situações reais, como planejar uma viagem ou resolver problemas durante uma viagem.
-
Materiais extras (1 minuto)
3.1. O professor deve sugerir alguns recursos adicionais para os alunos que desejam aprofundar seu aprendizado. Estes podem incluir:
- Sites e aplicativos de aprendizado de idiomas que oferecem lições e exercícios interativos sobre viagens e meios de transporte em espanhol. - Vídeos e podcasts em espanhol que abordam o tema de viagens e meios de transporte. - Livros de frases e dicionários de viagem em espanhol, que podem ser úteis para os alunos que planejam viajar para um país de língua espanhola.
-
Importância do tópico para o dia a dia (1 - 2 minutos)
4.1. Para concluir a aula, o professor deve reforçar a relevância do tópico apresentado para o dia a dia dos alunos.
4.2. Deve explicar que, ao aprender a se comunicar sobre viagens e meios de transporte em espanhol, os alunos estão adquirindo uma habilidade valiosa que pode ser usada em muitas situações da vida real, desde planejar férias até receber turistas em sua cidade.
4.3. O professor deve encorajar os alunos a continuar praticando o que aprenderam, seja em casa, na escola ou em suas futuras viagens, e a explorar mais sobre a cultura e a língua espanhola.