Entrar

Plano de aula de Cinemática: Movimento Uniformemente Variado

Física

Original Teachy

'EM13CNT309'

Cinemática: Movimento Uniformemente Variado

Objetivos (5 minutos)

  1. Compreender o conceito de Movimento Uniformemente Variado (MUV) e a sua importância no estudo da cinemática. Os alunos devem ser capazes de definir MUV, descrever suas características e identificar exemplos práticos.
  2. Aplicar as fórmulas do MUV para resolver problemas práticos. Os alunos devem ser capazes de usar as fórmulas de posição, velocidade e aceleração para resolver problemas de MUV.
  3. Desenvolver habilidades de pensamento crítico e resolução de problemas através da aplicação do conceito de MUV em situações do mundo real. Os alunos devem ser capazes de identificar e analisar problemas que podem ser resolvidos com o uso do MUV.

Objetivos secundários:

  • Estimular o interesse dos alunos pela física, mostrando como o estudo do MUV pode ser aplicado em situações do dia a dia.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos nas atividades práticas, promovendo a aprendizagem colaborativa e a troca de ideias.
  • Fomentar o Desenvolvimento de habilidades de comunicação e apresentação, através da discussão e apresentação das soluções dos problemas.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conceitos prévios (5 minutos)

    • O professor deve relembrar os conceitos de Movimento Uniforme (MU) e aceleração constante, que foram estudados anteriormente.
    • Os alunos serão convidados a participar, compartilhando suas lembranças sobre os conceitos revisados.
  2. Situações-problema (5 minutos)

    • O professor deve propor duas situações-problema que envolvem o conceito de Movimento Uniformemente Variado.
    • A primeira situação pode ser a de um carro que acelera de 0 a 100 km/h em 10 segundos.
    • A segunda pode ser a de um objeto que cai livremente de uma altura de 20 metros.
    • Os alunos serão incentivados a pensar sobre como resolver essas situações, mesmo que inicialmente não saibam como.
  3. Contextualização (3 minutos)

    • O professor deve destacar a importância do Movimento Uniformemente Variado em várias áreas da vida, como engenharia, esportes, transportes, etc.
    • Pode mencionar, por exemplo, a necessidade de entender o MUV para projetar a velocidade de um foguete, ou para calcular a distância percorrida por um atleta em uma prova de 100 metros rasos.
  4. Introdução ao tópico (2 minutos)

    • O professor deve introduzir o tópico de Movimento Uniformemente Variado, explicando que é um tipo especial de movimento onde a aceleração é constante.
    • Pode ganhar a atenção dos alunos, contando que o MUV é usado em muitos filmes de ação para criar cenas de perseguição emocionantes, onde a velocidade dos carros muda constantemente.
    • Outra curiosidade interessante é que o MUV é usado na física forense para determinar a velocidade de um veículo em um acidente de trânsito.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade 1: "Desafio do Foguete" (10 - 12 minutos)

    • O professor deve dividir a classe em grupos de 3 a 5 alunos. Cada grupo receberá uma garrafa de plástico, fita adesiva, água e uma bomba de bicicleta.
    • A tarefa do grupo será construir um "foguete de água" que possa ser lançado no ar. O objetivo é que o foguete atinja a maior altura possível, mas que pouse de volta no chão sem se desfazer.
    • O professor dará um tempo para os alunos planejarem a construção do foguete. Durante esse tempo, eles devem considerar a quantidade de água a ser usada (massa) e como a pressão do ar na garrafa (força) impulsionará o foguete para cima (aceleração).
    • Após a construção, os alunos lançarão seus foguetes. O professor medirá a altura atingida pelo foguete e o tempo que levou para subir e descer.
    • De volta à sala de aula, os alunos deverão usar esses dados para calcular a aceleração do foguete durante o voo (MUV) e compará-la com a aceleração da gravidade.
  2. Atividade 2: "Corrida de Carrinhos" (10 - 12 minutos)

    • Ainda em grupos, os alunos receberão um carrinho de brinquedo, uma régua, um cronômetro e uma pista de papel.
    • A tarefa será fazer o carrinho percorrer a pista o mais rápido possível. Os alunos deverão planejar como aumentar a velocidade do carrinho, levando em consideração o peso do carrinho (massa) e a força que empurra o carrinho para frente (aceleração).
    • Uma vez que o carrinho esteja pronto, os alunos cronometrarão o tempo que ele leva para percorrer a pista. O professor medirá a distância percorrida.
    • De volta à sala de aula, os alunos deverão usar esses dados para calcular a velocidade e a aceleração média do carrinho durante a corrida (MUV).
  3. Discussão e Apresentação (5 minutos)

    • Finalizadas as atividades, cada grupo apresentará seus foguetes e carrinhos, compartilhando os dados obtidos e como usaram o conceito de MUV para planejar e avaliar o desempenho de seus veículos.
    • Durante as apresentações, os outros grupos serão incentivados a fazer perguntas e comentários, promovendo a troca de ideias e o aprendizado colaborativo.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo (5 - 7 minutos)

    • O professor deve reunir todos os alunos e promover uma discussão em grupo sobre as soluções ou conclusões que cada grupo chegou durante as atividades.
    • Cada grupo terá um tempo limitado para apresentar suas respostas e explicar o raciocínio utilizado.
    • O professor deve incentivar a participação de todos, fazendo perguntas que estimulem o pensamento crítico e a reflexão sobre o conceito de MUV.
  2. Conexão com a Teoria (3 - 5 minutos)

    • Após as apresentações, o professor deve fazer uma revisão dos conceitos teóricos relacionados ao MUV, destacando como eles foram aplicados nas atividades práticas.
    • O professor pode reforçar a importância do planejamento e da previsão de resultados, ressaltando como essas habilidades são úteis não apenas em física, mas em muitas outras áreas da vida.
  3. Reflexão Individual (2 - 3 minutos)

    • O professor deve propor um momento de reflexão individual, onde os alunos terão um minuto para pensar sobre as seguintes perguntas:
      1. Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?
      2. Quais questões ainda não foram respondidas?
    • Após o minuto de reflexão, os alunos serão convidados a compartilhar suas respostas com a classe.
    • O professor deve anotar as perguntas que ainda não foram respondidas, para orientar as próximas aulas e revisões.
  4. Feedback e Encerramento (1 - 2 minutos)

    • Para encerrar a aula, o professor deve dar um feedback geral sobre o desempenho da classe, destacando os pontos fortes e as áreas que precisam de mais prática ou estudo.
    • O professor deve também reforçar a importância do estudo contínuo e da prática para a compreensão e aplicação do conceito de MUV.
    • Por fim, o professor deve anunciar o tema da próxima aula e qualquer tarefa de casa ou leitura adicional que os alunos devem fazer.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Recapitulação dos Conteúdos (2 - 3 minutos)

    • O professor deve fazer um resumo dos principais pontos abordados na aula, relembrando os conceitos de Movimento Uniformemente Variado (MUV), as fórmulas de posição, velocidade e aceleração, e a importância do MUV na resolução de problemas do mundo real.
    • O professor pode pedir aos alunos que participem da recapitulação, solicitando que eles expliquem brevemente um dos conceitos ou fórmulas que foram estudados.
    • Esta é uma oportunidade para o professor identificar possíveis lacunas no entendimento dos alunos e esclarecer quaisquer dúvidas remanescentes.
  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos)

    • O professor deve destacar como a aula conectou a teoria do MUV com a prática das atividades "Desafio do Foguete" e "Corrida de Carrinhos".
    • Deve-se enfatizar como os conceitos teóricos foram aplicados na resolução dos problemas práticos, e como essas aplicações se relacionam com situações do mundo real, como o lançamento de foguetes e a corrida de veículos.
    • O professor pode também mencionar outras aplicações do MUV, reforçando a relevância do assunto para além da sala de aula.
  3. Materiais Extras (1 - 2 minutos)

    • O professor deve sugerir materiais de estudo adicionais para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o MUV.
    • Estes podem incluir vídeos explicativos, sites de física, livros didáticos, ou exercícios extras.
    • O professor deve encorajar os alunos a explorar esses materiais, ressaltando que a prática independente é fundamental para a consolidação do aprendizado.
  4. Importância do Assunto (1 minuto)

    • Para encerrar a aula, o professor deve resumir a importância do Movimento Uniformemente Variado para o dia a dia dos alunos.
    • Pode-se mencionar, por exemplo, como o MUV é aplicado em tecnologias que utilizamos regularmente, como carros, bicicletas, foguetes, e até mesmo em brinquedos como carrinhos de rolimã.
    • O professor deve reforçar que a compreensão e a habilidade de resolver problemas envolvendo o MUV são habilidades valiosas que podem ser aplicadas em diversas áreas da vida.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies