Entrar

Plano de aula de Fundamentos da Geografia

Geografia

Original Teachy

'EM13CHS104'

Fundamentos da Geografia

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender os Fundamentos da Geografia: Os alunos deverão ser capazes de identificar e explicar os principais conceitos da geografia, como espaço geográfico, paisagem, lugar, região e território. Eles devem entender a importância desses conceitos para o estudo da geografia e como eles se interconectam.

  2. Analisar e Interpretar Mapas e Cartas: Os alunos deverão desenvolver habilidades para analisar e interpretar mapas e cartas geográficas. Isso inclui a compreensão dos diferentes tipos de mapas, símbolos e convenções utilizados, bem como a capacidade de identificar e localizar diferentes elementos no mapa.

  3. Reconhecer a Diversidade do Espaço Geográfico: Os alunos deverão ser capazes de reconhecer a diversidade do espaço geográfico, tanto no que diz respeito à natureza (como diferentes tipos de paisagens e ecossistemas) quanto à ação humana (como diferentes formas de ocupação, produção e organização do espaço).

    • Objetivos secundários:
      • Desenvolver o pensamento espacial e a capacidade de análise crítica.
      • Estimular a curiosidade e o interesse pela geografia e pelo mundo ao redor.
      • Promover a compreensão e o respeito pela diversidade cultural e ambiental.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de Conteúdos Prévios: O professor deve iniciar a aula relembrando os conceitos de Geografia já estudados, como latitude, longitude, hemisférios, continentes e oceanos. Essa revisão é crucial para que os alunos possam compreender os novos conteúdos que serão apresentados. (3 - 5 minutos)

  2. Situação-Problema 1: Em seguida, o professor pode propor a seguinte situação: "Imagine que você está planejando uma viagem para um país que você nunca visitou antes. Como você faria para se orientar nesse novo lugar? Quais informações você consideraria importantes para o seu planejamento?". Isso servirá para despertar o interesse dos alunos e para introduzir o tópico de estudo: a importância dos mapas e cartas na Geografia. (3 - 5 minutos)

  3. Contextualização: O professor deve destacar a importância da Geografia no nosso dia a dia, mostrando como ela nos ajuda a entender e a interagir com o mundo ao nosso redor. Por exemplo, pode-se falar sobre como a Geografia influencia o clima, a vegetação, a fauna, a flora e as culturas de diferentes regiões do mundo. (2 - 3 minutos)

  4. Curiosidade 1: Para despertar a curiosidade dos alunos, o professor pode compartilhar a curiosidade de que o maior país do mundo em área territorial é a Rússia, que possui mais de 17 milhões de quilômetros quadrados. Isso é quase o dobro do segundo maior país, o Canadá, que possui cerca de 9,9 milhões de quilômetros quadrados. (1 - 2 minutos)

  5. Teoria-Geral: Por fim, o professor deve introduzir o tópico da aula: os fundamentos da Geografia. Deve-se explicar que a Geografia estuda a relação entre o homem e o espaço, e que para isso, utiliza diversos instrumentos, como mapas e cartas. Deve-se ressaltar que a Geografia não é apenas sobre locais e mapas, mas também sobre pessoas, culturas, economias e como todos esses aspectos interagem no espaço. (2 - 3 minutos)

  6. Situação-Problema 2: Para finalizar a Introdução, o professor pode propor a seguinte situação: "Imagine que você é um geógrafo e recebeu a tarefa de estudar a região onde a nossa escola está situada. Quais informações você acha que seriam importantes para o seu estudo?". Esta situação ajudará a preparar os alunos para a atividade prática que será realizada durante a aula. (1 - 2 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade 1 - Jogo de Tabuleiro "Desvendando a Geografia" (10 - 12 minutos)

    • Preparação: O professor deve preparar com antecedência um jogo de tabuleiro que represente o espaço geográfico. O tabuleiro deve ser dividido em diferentes regiões, cada uma representando um tipo de paisagem (floresta, deserto, montanha, cidade, etc.). Além disso, o professor deve preparar cartas de perguntas e desafios, que irão guiar o jogo. As perguntas e desafios devem abordar os conceitos de espaço geográfico, paisagem, lugar, região e território.

    • Como jogar: Os alunos devem ser divididos em grupos de 4 a 5 integrantes. Cada grupo escolhe um marcador e coloca na primeira casa do tabuleiro. O grupo joga um dado e avança o número de casas indicado. Quando um grupo cai em uma região, eles devem pegar uma carta de perguntas e desafios correspondente àquela região e tentar respondê-la ou realizá-la. Se acertarem, continuam o jogo. Se errarem, perdem a vez. O jogo continua até que um grupo chegue à última casa do tabuleiro.

    • Objetivo: O objetivo do jogo é não só de divertir, mas também de reforçar o entendimento dos conceitos de Geografia de uma maneira lúdica e interativa. Além disso, o jogo também ajuda a desenvolver habilidades de trabalho em equipe, pensamento estratégico e resolução de problemas.

  2. Atividade 2 - Análise de Mapas e Cartas (10 - 12 minutos)

    • Preparação: O professor deve preparar uma série de mapas e cartas geográficas. Os mapas devem ser de diferentes tipos (político, físico, temático, etc.) e as cartas devem representar diferentes regiões do mundo.

    • Como fazer: Os alunos, ainda em grupos, devem receber um mapa ou carta. Eles devem analisar o mapa ou carta e responder a uma série de perguntas, como: "Qual é o tipo de mapa ou carta?", "Quais são os principais elementos representados?", "O que você pode inferir sobre a região representada a partir deste mapa ou carta?".

    • Objetivo: O objetivo desta atividade é desenvolver a habilidade dos alunos de analisar e interpretar mapas e cartas geográficas, bem como de identificar e localizar diferentes elementos no mapa. Além disso, a atividade também ajuda a reforçar os conceitos de Geografia de uma maneira prática e concreta.

  3. Atividade 3 - Trabalho de Campo Virtual (5 - 8 minutos)

    • Preparação: O professor deve preparar uma lista de perguntas e tarefas relacionadas à região onde a escola está situada. As perguntas e tarefas devem abordar os conceitos de Geografia, como espaço geográfico, paisagem, lugar, região e território.

    • Como fazer: Os alunos, ainda em grupos, devem responder às perguntas e realizar as tarefas. Por exemplo, uma pergunta pode ser: "Qual é o tipo de paisagem predominante na região onde a escola está situada?". Uma tarefa pode ser: "Desenhe um mapa da região onde a escola está situada, indicando os principais elementos (ruas, praças, parques, etc.)".

    • Objetivo: O objetivo desta atividade é fazer com que os alunos apliquem os conceitos de Geografia a um contexto real e familiar, desenvolvendo assim uma compreensão mais profunda e significativa dos conceitos. Além disso, a atividade também ajuda a desenvolver habilidades de observação e de coleta e análise de dados.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 5 minutos)

    • Preparação: O professor deve organizar um momento para que cada grupo compartilhe as soluções ou conclusões a que chegaram durante as atividades.
    • Como fazer: Cada grupo terá um tempo máximo de 3 minutos para apresentar suas respostas ou conclusões. Durante as apresentações, os outros grupos e o professor devem estar atentos para fazer perguntas, esclarecer dúvidas ou dar feedbacks construtivos.
    • Objetivo: O objetivo desta atividade é promover a troca de ideias e o debate entre os alunos, além de permitir que o professor avalie o entendimento dos alunos sobre os conceitos trabalhados.
  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos)

    • Preparação: O professor deve preparar um breve resumo dos principais conceitos teóricos abordados durante a aula.
    • Como fazer: O professor deve fazer uma revisão dos conceitos, conectando-os com as soluções ou conclusões apresentadas pelos grupos. Por exemplo, o professor pode dizer: "Vocês lembram que falamos sobre a diversidade do espaço geográfico? Como vocês perceberam essa diversidade durante a análise dos mapas e cartas?".
    • Objetivo: O objetivo desta atividade é reforçar os conceitos teóricos, mostrando aos alunos como eles se aplicam na prática.
  3. Reflexão Individual (2 minutos)

    • Preparação: O professor deve propor que os alunos reflitam, individualmente, sobre o que aprenderam na aula.
    • Como fazer: O professor deve fazer perguntas como: "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?", "Quais questões ainda não foram respondidas?".
    • Objetivo: O objetivo desta atividade é fazer com que os alunos internalizem o que aprenderam, identifiquem suas dúvidas e reflitam sobre o processo de aprendizagem.
  4. Compartilhamento das Reflexões (1 - 2 minutos)

    • Preparação: O professor deve propor que os alunos compartilhem suas reflexões com a turma, se sentirem confortáveis.
    • Como fazer: Os alunos que quiserem podem compartilhar suas respostas para as perguntas de reflexão com a turma. O professor deve ouvir atentamente e, se necessário, fazer comentários ou esclarecer dúvidas.
    • Objetivo: O objetivo desta atividade é permitir que os alunos expressem suas dúvidas e dificuldades, promovendo assim um ambiente de aprendizagem aberto e acolhedor. Além disso, o compartilhamento das reflexões pode ajudar os outros alunos a refletirem sobre o que aprenderam.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo da Aula (2 - 3 minutos)

    • O professor deve fazer um resumo dos principais pontos abordados durante a aula, reforçando os conceitos de espaço geográfico, paisagem, lugar, região e território, e a importância da análise de mapas e cartas na Geografia.
    • Além disso, o professor deve destacar as principais conclusões ou soluções encontradas pelos alunos durante as atividades práticas, e como elas se conectam com a teoria.
    • O professor também pode aproveitar este momento para esclarecer quaisquer dúvidas que ainda possam existir.
  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos)

    • O professor deve reforçar a importância de conectar a teoria com a prática, e como isso foi feito durante a aula.
    • O professor deve também destacar como os conceitos e habilidades aprendidos na aula podem ser aplicados no dia a dia dos alunos. Por exemplo, a capacidade de analisar e interpretar mapas e cartas pode ser útil para se orientar em um novo lugar, para entender as notícias sobre conflitos internacionais, ou para planejar uma viagem.
  3. Materiais Extras (1 - 2 minutos)

    • O professor deve sugerir alguns materiais de estudo extras para os alunos que desejarem aprofundar seus conhecimentos sobre o tema. Esses materiais podem incluir livros, sites, documentários, jogos educativos, entre outros.
    • O professor pode, por exemplo, sugerir que os alunos explorem o Google Earth, um programa de computador que permite explorar o globo terrestre em detalhes, e que pode ser uma ferramenta útil para entender os conceitos de Geografia.
  4. Importância do Assunto para o Dia a Dia (1 minuto)

    • Para encerrar a aula, o professor deve ressaltar a importância da Geografia no dia a dia.
    • O professor pode, por exemplo, falar sobre como a Geografia nos ajuda a entender e a interagir com o mundo ao nosso redor, como ela influencia o clima, a vegetação, a fauna, a flora e as culturas de diferentes regiões do mundo, e como ela nos ajuda a compreender questões globais, como a distribuição da população, a migração, a globalização, entre outras.
    • O professor pode também destacar a importância de respeitar e valorizar a diversidade cultural e ambiental, que são temas centrais da Geografia.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies