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Plano de aula de Brasil: Questão Ambiental

Geografia

Original Teachy

'EM13CHS106'

Brasil: Questão Ambiental

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Brasil: Questão Ambiental

Palavras ChaveQuestões ambientais brasileiras, Queimadas, Desmatamento, Assoreamento de rios, Poluição do solo, Poluição da água, Poluição da atmosfera, Soluções sustentáveis, Educação ambiental, Trabalho em equipe, Pensamento crítico, Apresentação de projetos
Materiais NecessáriosAcesso à internet, Computadores ou tablets, Projetor e tela para apresentações, Papéis e canetas para anotações, Materiais para criação de modelos ou apresentações digitais, Espaço adequado para discussões em grupo
Códigos BNCCEM13CHS106: Utilizar as linguagens cartográfica, gráfica e iconográfica, diferentes gêneros textuais e tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais, incluindo as escolares, para se comunicar, acessar e difundir informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.; EM13CHS302: Analisar e avaliar criticamente os impactos econômicos e socioambientais de cadeias produtivas ligadas à exploração de recursos naturais e às atividades agropecuárias em diferentes ambientes e escalas de análise, considerando o modo de vida das populações locais – entre elas as indígenas, quilombolas e demais comunidades tradicionais –, suas práticas agroextrativistas e o compromisso com a sustentabilidade.
Ano Escolar1º ano do Ensino Médio
DisciplinaGeografia
Unidade TemáticaTerritório

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de definição de objetivos visa estabelecer claramente o que se espera que os alunos aprendam e apliquem durante a aula. Ao identificar as principais questões ambientais brasileiras e suas especificidades, os alunos serão capazes de compreender melhor a interação entre a ação humana e o ambiente, bem como avaliar criticamente as políticas e práticas ambientais. Isso é crucial para formar cidadãos conscientes e responsáveis em relação ao meio ambiente.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a identificar e descrever as principais questões ambientais no Brasil, focando em queimadas, desmatamentos, assoreamento de rios, poluição do solo, da água e da atmosfera.

2. Desenvolver a habilidade de analisar as causas e consequências dessas questões ambientais e discutir possíveis soluções e práticas sustentáveis.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a participação ativa dos alunos na discussão em sala de aula, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo.
  2. Estimular o pensamento crítico e a habilidade de argumentação dos alunos em relação a temas ambientais.

Introdução

Duração: (20 - 25 minutos)

A introdução serve para engajar os alunos e revisar conceitos previamente estudados, utilizando situações problema que estimulam o pensamento crítico e a aplicação prática do conhecimento. Além disso, a contextualização com exemplos reais e recentes ajuda a conectar o conteúdo com a realidade dos alunos, mostrando a relevância das questões ambientais no cotidiano e na esfera pública. Este momento prepara os alunos para as atividades práticas e aprofundadas que seguirão, proporcionando um entendimento mais rico e contextualizado do tema.

Situações Problema

1. Imagine que você é um gestor ambiental e precisa desenvolver um plano para combater as queimadas na Amazônia. Quais seriam as principais ações que você tomaria e por quê?

2. Considere que um grande rio brasileiro, como o São Francisco, está sofrendo com intenso assoreamento. Como isso afeta a vida das pessoas que dependem desse rio para sobreviver e quais medidas poderiam ser tomadas para reverter esse cenário?

Contextualização

O Brasil é um dos países mais ricos em biodiversidade, mas também enfrenta sérios problemas ambientais. Em 2019, por exemplo, o mundo se voltou para as queimadas na Amazônia, que não só ameaçam a fauna e a flora locais, mas também contribuem significativamente para as mudanças climáticas globais. Além disso, a poluição dos rios, como o Tietê em São Paulo, não apenas prejudica o ecossistema aquático, mas também impacta diretamente a saúde e a qualidade de vida das populações que dependem desses recursos hídricos. Esses exemplos reais ajudam a entender a urgência e a relevância do estudo e da ação em relação às questões ambientais brasileiras.

Desenvolvimento

Duração: (65 - 75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para que os alunos apliquem de forma prática e interativa o conhecimento adquirido sobre as questões ambientais brasileiras. Através de atividades lúdicas e contextualizadas, eles poderão explorar soluções para problemas reais, desenvolvendo habilidades de pesquisa, trabalho em equipe, pensamento crítico e apresentação. Esta abordagem não só solidifica o aprendizado como também prepara os alunos para serem agentes de mudança em suas comunidades, conscientes e capacitados para enfrentar desafios ambientais.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Missão Amazônia: Salvando a Floresta

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de pesquisa, planejamento estratégico e apresentação, além de promover a conscientização sobre a importância da preservação da Amazônia.

- Descrição: Os alunos, divididos em grupos de até 5 pessoas, assumirão o papel de uma equipe de cientistas ambientais e ativistas. Eles devem criar um plano de ação detalhado para combater as queimadas na Amazônia, considerando aspectos técnicos, políticos e socioeconômicos.

- Instruções:

  • Pesquisar causas e impactos das queimadas na Amazônia.

  • Desenvolver um plano de prevenção e combate às queimadas, incluindo propostas legislativas e práticas sustentáveis.

  • Criar uma apresentação visual para explicar o plano à classe.

  • Simular uma discussão com outros grupos para receber feedback e aprimorar o plano.

Atividade 2 - O Rio que Seca: Desafios e Soluções para o São Francisco

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Compreender a complexidade dos problemas ambientais locais e a importância de soluções integradas e sustentáveis.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos, organizados em grupos, investigarão o assoreamento do Rio São Francisco. Eles deverão propor soluções sustentáveis e discutir suas implicações ambientais, sociais e econômicas.

- Instruções:

  • Estudar as causas do assoreamento do Rio São Francisco.

  • Identificar comunidades afetadas e impactos no ecossistema local.

  • Elaborar um projeto de revitalização do rio, considerando tecnologias verdes e políticas públicas.

  • Apresentar o projeto em formato de debate, defendendo as escolhas feitas para o plano.

Atividade 3 - Cidade Verde: Planejando um Futuro Sustentável

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Estimular a criatividade e o pensamento crítico sobre como as cidades podem ser transformadas para serem mais sustentáveis, integrando conhecimentos de geografia, ciências e tecnologia.

- Descrição: Os alunos, em grupos, devem desenhar um plano de ação para tornar uma cidade brasileira mais sustentável, abordando questões de poluição do ar, solo e água, além de desafios urbanos como mobilidade e uso eficiente de recursos.

- Instruções:

  • Analisar a situação atual de uma cidade brasileira, identificando os principais problemas ambientais.

  • Propor medidas para melhorar a qualidade de vida e reduzir a pegada ecológica da cidade.

  • Desenvolver um plano de implementação, considerando aspectos técnicos, políticos e econômicos.

  • Criar um modelo ou apresentação digital do plano para a classe.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado, permitindo que os alunos articulem e reflitam sobre o conhecimento adquirido e as soluções propostas. A discussão em grupo ajuda a desenvolver habilidades de comunicação e argumentação, além de proporcionar um ambiente para troca de ideias e perspectivas. Este retorno coletivo é essencial para avaliar a compreensão dos alunos sobre as questões ambientais e para inspirar ações práticas e conscientes em relação ao meio ambiente.

Discussão em Grupo

Após a conclusão das atividades, organize uma discussão em grupo com todos os alunos. Inicie a sessão com uma breve introdução, destacando a importância de compartilhar ideias e aprendizados. Peça que cada grupo apresente um resumo das principais conclusões de seu trabalho e discuta como as soluções propostas podem ser aplicadas na prática. Encoraje os alunos a expressar suas opiniões e a fazer perguntas aos outros grupos.

Perguntas Chave

1. Quais foram os maiores desafios ao desenvolver o plano de ação para o problema ambiental escolhido e como vocês os superaram?

2. Como as soluções propostas pelos diferentes grupos podem ser integradas para formar um plano abrangente e sustentável?

3. De que maneira o conhecimento adquirido nesta aula pode ser aplicado para resolver problemas ambientais em outras regiões do Brasil ou do mundo?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Conclusão serve para consolidar o conhecimento adquirido durante a aula, garantindo que os alunos possam fazer conexões claras entre a teoria estudada e as atividades práticas realizadas. Além disso, destaca a relevância do estudo das questões ambientais e a importância de ações práticas para enfrentar esses desafios. Esta reflexão final ajuda a reforçar a aprendizagem e a motivar os alunos a aplicar o conhecimento adquirido em situações reais e cotidianas.

Resumo

Nesta aula, os alunos exploraram as principais questões ambientais brasileiras, incluindo queimadas, desmatamentos, assoreamento de rios e poluição. Através de atividades práticas, eles aplicaram o conhecimento teórico em soluções sustentáveis, como planos de ação para combater queimadas na Amazônia e revitalizar o Rio São Francisco, e propostas para tornar cidades mais sustentáveis.

Conexão com a Teoria

A aula de hoje conectou a teoria com a prática ao permitir que os alunos desenvolvessem soluções reais para problemas ambientais estudados, integrando conceitos geográficos com ações práticas. Isso foi feito através de simulações, debates e apresentações, que ajudaram a solidificar o aprendizado e a compreensão das complexidades das questões ambientais.

Fechamento

Compreender e agir diante das questões ambientais é crucial, não apenas para o bem-estar do planeta, mas também para a qualidade de vida das pessoas. As soluções propostas pelos alunos mostraram a importância da educação ambiental e de práticas sustentáveis no cotidiano, reiterando a necessidade de conscientização e ação para garantir um futuro ambientalmente saudável.

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