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Plano de aula de Fatores Climáticos

Geografia

Original Teachy

'EM13CHS106'

Fatores Climáticos

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Fatores Climáticos

Palavras Chavefatores climáticos, temperatura, umidade, radiação, pressão atmosférica, clima global, atividades práticas, trabalho em equipe, modelagem, análise crítica, desafios climáticos, mudanças climáticas, aplicação de conhecimento, educação ambiental, sala de aula invertida
Materiais Necessáriosmapas climáticos, termômetros, higrômetros, barômetros portáteis, materiais para construção de modelos (argila, areia, água), pequenas lâmpadas, barômetros caseiros, dossiês climáticos (contendo dados e informações sobre regiões específicas)
Códigos BNCCEM13CHS106: Utilizar as linguagens cartográfica, gráfica e iconográfica, diferentes gêneros textuais e tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais, incluindo as escolares, para se comunicar, acessar e difundir informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.; EM13CHS306: Contextualizar, comparar e avaliar os impactos de diferentes modelos socioeconômicos no uso dos recursos naturais e na promoção da sustentabilidade econômica e socioambiental do planeta (como a adoção dos sistemas da agrobiodiversidade e agroflorestal por diferentes comunidades, entre outros).
Ano Escolar1º ano do Ensino Médio
DisciplinaGeografia
Unidade TemáticaGeografia Física

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é crucial para estabelecer uma base clara sobre o que os alunos devem alcançar ao final da aula. Nesta fase, o professor define os objetivos principais que guiarão as atividades e discussões em sala. Ao focar em identificar e descrever os fatores climáticos e sua influência no clima, os alunos serão capazes de aplicar o conhecimento adquirido de forma mais efetiva, tanto acadêmica quanto na compreensão dos fenômenos climáticos no mundo real.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a identificar e descrever os principais fatores climáticos que influenciam o clima global, como temperatura, umidade, radiação e pressão atmosférica.

2. Desenvolver habilidades de análise crítica para que os alunos possam relacionar os fatores climáticos com diferentes tipos de climas ao redor do mundo.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem, utilizando exemplos práticos e situações do cotidiano para ilustrar os conceitos estudados.
  2. Promover o uso de tecnologias e ferramentas digitais para aprofundar o entendimento dos alunos sobre os fatores climáticos.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A etapa de Introdução serve para consolidar o conhecimento prévio dos alunos, utilizando situações problema que incentivam a reflexão e aplicação direta dos conceitos estudados. Além disso, a contextualização do tema com exemplos reais e curiosidades busca despertar o interesse dos estudantes e mostrar a relevância prática e cotidiana dos fatores climáticos.

Situações Problema

1. Imagine que você é um agricultor no nordeste do Brasil. Nos últimos anos, tem percebido mudanças significativas no clima da região. Como os fatores climáticos como temperatura e umidade podem estar afetando o seu plantio?

2. Uma cidade costeira tropical, como o Rio de Janeiro, lida com extremos de temperatura e umidade ao longo do ano. Quais seriam os impactos desses fatores climáticos na vida diária dos habitantes e nas atividades econômicas da região?

Contextualização

A compreensão dos fatores climáticos é essencial não apenas para os geógrafos, mas para qualquer pessoa que queira entender e lidar com os desafios do clima. Por exemplo, o aumento da temperatura média global pode influenciar desde a quantidade de alimentos que podemos cultivar até o risco de desastres naturais. Além disso, curiosidades como o fato de que a pressão atmosférica varia com a altitude e pode afetar a saúde humana são aspectos que tornam o estudo do clima ainda mais interessante e pertinente.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para colocar os alunos no papel de protagonistas do seu aprendizado, permitindo-lhes explorar os conceitos estudados de forma prática e interativa. Através de atividades lúdicas e contextualizadas, os alunos aplicam os conhecimentos sobre fatores climáticos para resolver problemas, modelar cenários e investigar causas e consequências das mudanças climáticas. Esta abordagem não só reforça o aprendizado, mas também promove habilidades de trabalho em equipe, pensamento crítico e conscientização ambiental.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Aventura Climática: Desbravando os Segredos do Clima Global

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Aplicar conhecimentos sobre fatores climáticos na análise de diferentes regiões do mundo e desenvolver habilidades de resolução de problemas e trabalho em equipe.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas e cada grupo representará uma equipe de cientistas que viaja pelo mundo para estudar os diferentes fatores climáticos em diversas regiões. Cada grupo receberá um 'kit de exploração' que inclui mapas climáticos, termômetros, higrômetros e barômetros portáteis, bem como descrições de desafios climáticos específicos em cada região.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Distribua os 'kits de exploração' para cada grupo, contendo os instrumentos e os desafios climáticos a serem estudados.

  • Cada grupo escolhe uma região do mundo para 'explorar' e coleta dados sobre temperatura, umidade, radiação e pressão atmosférica.

  • Os grupos devem resolver os desafios apresentados, que estão relacionados com os efeitos dos fatores climáticos naquela região.

  • Cada grupo prepara uma apresentação curta (5-10 minutos) sobre suas descobertas e os desafios enfrentados, utilizando os dados coletados e criatividade para propor soluções.

Atividade 2 - Construtores de Clima: Modelando o Mundo

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Compreender visualmente e de forma prática a interação dos fatores climáticos e como eles moldam diferentes tipos de clima global e regional.

- Descrição: Os alunos, organizados em grupos, irão utilizar materiais diversos (como argila, areia, água, pequenas lâmpadas e barômetros caseiros) para criar miniaturas de diferentes tipos de climas. Cada grupo escolherá uma área do mundo e, baseando-se em dados reais, tentará replicar o clima daquela região em seu modelo. Eles também deverão simular como mudanças nos fatores climáticos afetam o ambiente e a vida das pessoas.

- Instruções:

  • Forme grupos de até 5 alunos.

  • Forneça a cada grupo os materiais necessários para a construção de seu modelo climático.

  • Cada grupo escolhe uma região do mundo e utiliza dados reais para modelar o clima daquela área.

  • Os alunos devem discutir e demonstrar como mudanças nos fatores climáticos alteram seu modelo, e o que isso significa para o ambiente e a população local.

  • Ao final, cada grupo apresenta seu modelo e explica as mudanças climáticas simuladas.

Atividade 3 - Detetives do Clima: Investigando o Mistério Meteorológico

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de análise crítica e síntese a partir de dados climáticos reais, e promover a conscientização sobre a importância da ação frente às mudanças climáticas.

- Descrição: Nesta atividade, cada grupo de alunos se tornará detetives do clima, analisando um 'caso' de mudança climática em uma determinada região. Eles receberão dados históricos e atuais sobre temperatura, umidade, radiação e pressão atmosférica, e deverão usar essas informações para identificar as possíveis causas das mudanças observadas, apresentando suas conclusões e propostas para mitigar ou adaptar-se às mudanças climáticas.

- Instruções:

  • Separe os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Distribua os 'dossiês climáticos' contendo dados e informações sobre diferentes regiões e suas mudanças climáticas.

  • Os grupos analisam os dados e preparam um relatório que inclua as causas prováveis das mudanças climáticas e sugestões para enfrentar seus impactos.

  • Cada grupo apresenta suas conclusões para a classe, seguido de uma discussão sobre as diferentes abordagens e soluções propostas.

  • Encerre a atividade com uma reflexão coletiva sobre a importância de entender e agir em relação às mudanças climáticas.

Retorno

Duração: (20 - 30 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo-lhes articular e refletir sobre o conhecimento adquirido durante as atividades práticas. A discussão em grupo ajuda a desenvolver habilidades de comunicação e argumentação, além de proporcionar uma compreensão mais profunda sobre como os fatores climáticos afetam diferentes regiões e as possíveis soluções para os desafios climáticos. Esta etapa também serve para reforçar a importância da colaboração e do pensamento crítico na abordagem de questões ambientais complexas.

Discussão em Grupo

Para iniciar a discussão em grupo, o professor deve pedir que cada grupo compartilhe uma breve descrição do que descobriu ao explorar os fatores climáticos em sua região designada, e como esses fatores impactam o clima local e as atividades humanas. O professor pode começar com uma introdução geral sobre como os fatores climáticos interagem globalmente e depois pedir que cada grupo adicione insights específicos de suas descobertas. Esta abordagem ajuda a conectar as diferentes experiências e perspectivas dos alunos, enriquecendo a compreensão do grupo como um todo.

Perguntas Chave

1. Quais foram os fatores climáticos mais influentes na região que seu grupo estudou e por quê?

2. Como os dados coletados e os modelos construídos ajudam a prever ou explicar padrões climáticos locais e mundiais?

3. Que medidas poderiam ser tomadas para mitigar os efeitos negativos dos fatores climáticos que você identificou?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Conclusão é essencial para consolidar o aprendizado, garantindo que os alunos tenham compreendido os conceitos fundamentais discutidos durante a aula. Resumir os pontos principais, vincular as atividades práticas à teoria e destacar a importância dos fatores climáticos na vida real ajuda a solidificar o conhecimento e a conscientização dos alunos sobre a relevância do estudo do clima. Esta etapa também serve para reforçar a conexão entre os conteúdos acadêmicos e as aplicações práticas, preparando os alunos para futuras discussões e ações relacionadas ao tema.

Resumo

Na etapa de Conclusão, o professor deve resumir os principais pontos abordados sobre os fatores climáticos, reforçando o entendimento de como temperatura, umidade, radiação e pressão atmosférica interagem para formar os diversos tipos de clima em diferentes regiões. É importante recapitular as atividades realizadas, destacando as descobertas e os desafios enfrentados pelos alunos em cada cenário explorado.

Conexão com a Teoria

A aula de hoje foi estruturada para conectar teoria e prática de maneira integrada. Os alunos puderam não apenas estudar a teoria dos fatores climáticos, mas também aplicar esse conhecimento em situações práticas através de atividades como 'Aventura Climática', 'Construtores de Clima' e 'Detetives do Clima'. Essas experiências permitiram uma compreensão mais profunda dos conceitos teóricos ao ver sua aplicabilidade direta e suas implicações no mundo real.

Fechamento

Finalizando, é crucial destacar a relevância do estudo dos fatores climáticos para o cotidiano e para o entendimento de grandes desafios globais, como as mudanças climáticas. Compreender como esses fatores interagem e influenciam o clima ajuda não apenas na previsão de eventos climáticos extremos, mas também na formulação de políticas públicas e práticas sustentáveis que visam mitigar e adaptar-se aos efeitos das mudanças climáticas.

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