Entrar

Plano de aula de Fontes Energéticas: Energias Renováveis

Geografia

Original Teachy

'EM13CHS106'

Fontes Energéticas: Energias Renováveis

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Fontes Energéticas: Energias Renováveis

Palavras ChaveEnergias Renováveis, Desenvolvimento Sustentável, Matrizes Energéticas, Atividades Práticas, Planejamento Urbano, Simulação Política, Construção de Protótipos, Debate, Cidade do Futuro, Parlamento, Modelo Funcional, Sustentabilidade Global, Aplicações Práticas
Materiais NecessáriosMapas em branco, Marcadores coloridos, Kits de materiais (painéis solares, motores, fios, outros materiais recicláveis), Pequenos painéis solares, Materiais para construção de modelos de moinho de vento, Computador com acesso à Internet (para pesquisas), Projeto de Lei para simulação no parlamento
Códigos BNCCEM13CHS106: Utilizar as linguagens cartográfica, gráfica e iconográfica, diferentes gêneros textuais e tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais, incluindo as escolares, para se comunicar, acessar e difundir informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.; EM13CHS302: Analisar e avaliar criticamente os impactos econômicos e socioambientais de cadeias produtivas ligadas à exploração de recursos naturais e às atividades agropecuárias em diferentes ambientes e escalas de análise, considerando o modo de vida das populações locais – entre elas as indígenas, quilombolas e demais comunidades tradicionais –, suas práticas agroextrativistas e o compromisso com a sustentabilidade.
Ano Escolar1º ano do Ensino Médio
DisciplinaGeografia
Unidade TemáticaGeografia Humana

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é crucial para direcionar o foco dos alunos e do professor para os pontos-chave do estudo sobre Energias Renováveis. Ao estabelecer claramente o que se espera alcançar, esta seção prepara o terreno para uma exploração mais profunda e eficaz durante a aula. Os objetivos delineados ajudam a garantir que tanto a preparação prévia dos alunos quanto as atividades em sala estejam alinhadas com os conceitos centrais, maximizando a compreensão e a aplicabilidade do conhecimento.

Objetivos principais:

1. Compreender a importância das matrizes energéticas renováveis para o desenvolvimento sustentável global.

2. Identificar e analisar diferentes tipos de energias renováveis e suas aplicações práticas no mundo contemporâneo.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades de análise e crítica ao comparar as vantagens e desvantagens das energias renováveis com as não renováveis.

Introdução

Duração: (20 - 25 minutos)

A etapa de Introdução serve para engajar os alunos com o conteúdo que eles estudaram previamente em casa, utilizando situações problema que estimulam o pensamento crítico e a aplicação prática do conhecimento. Além disso, a contextualização busca conectar o tema com o mundo real, aumentando o interesse dos alunos e mostrando a relevância das energias renováveis no contexto global. Esta abordagem visa preparar os estudantes para as atividades práticas em sala, onde poderão aprofundar e aplicar os conceitos discutidos.

Situações Problema

1. Imagine que uma cidade litorânea enfrenta um aumento significativo na demanda de energia durante a alta temporada turística. Discuta como a implementação de tecnologias de energia renovável, como a energia solar ou eólica, poderia ajudar a suprir essa necessidade de forma sustentável.

2. Considere um país em desenvolvimento que depende fortemente de combustíveis fósseis para sua matriz energética. Como a transição para energias renováveis poderia impactar sua economia e o meio ambiente local, considerando desafios e benefícios?

Contextualização

As energias renováveis estão no centro das discussões sobre sustentabilidade global, não apenas por sua capacidade de reduzir a dependência de combustíveis fósseis, mas também por seu potencial de criar empregos e mitigar os efeitos das mudanças climáticas. A primeira usina de energia solar, construída em 1913 nos Estados Unidos, operou por mais de 20 anos, demonstrando a viabilidade e durabilidade dessas tecnologias quando bem implementadas. Além disso, países como Dinamarca e Uruguai já atingiram altos percentuais de uso de energias renováveis em suas matrizes energéticas, mostrando que a transição é não só possível, mas também benéfica.

Desenvolvimento

Duração: (65 - 75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para imergir os alunos em situações práticas que os desafiem a aplicar o conhecimento adquirido sobre energias renováveis de maneiras criativas e contextualizadas. As atividades propostas visam não apenas consolidar a compreensão teórica, mas também desenvolver habilidades de trabalho em equipe, pensamento crítico e solução de problemas. Esta seção é essencial para transformar o aprendizado passivo em experiências ativas e significativas, preparando os alunos para serem agentes de mudança no uso de energias renováveis.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Energia em Ação: A Cidade do Futuro

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver a capacidade de planejamento e implementação de tecnologias de energias renováveis em um contexto urbano, promovendo a compreensão prática dos benefícios e desafios dessas tecnologias.

- Descrição: Os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas e cada grupo terá a tarefa de projetar uma cidade do futuro que seja completamente movida por energias renováveis. Eles deverão pensar em todos os aspectos, desde o abastecimento de energia até o transporte e as residências.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo receberá um mapa em branco e um conjunto de marcadores coloridos.

  • Os alunos deverão desenhar no mapa a disposição dos tipos de energia renovável (solar, eólica, hidrelétrica, etc.) na cidade.

  • Em seguida, deverão desenhar como essa energia é utilizada em diferentes setores, como transporte, residências e indústrias.

  • Cada grupo apresentará o seu projeto para a classe, explicando suas escolhas e a importância das energias renováveis no projeto.

Atividade 2 - Debata e Decida: Energia no Parlamento

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Fomentar habilidades de debate e decisão crítica em torno das políticas de uso de energias renováveis, entendendo como diferentes visões políticas podem influenciar a adoção dessas tecnologias.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos irão simular uma sessão do parlamento onde discutirão e votarão em propostas de lei relacionadas à transição para energias renováveis em um país fictício. Cada grupo representará um partido político com visões e interesses diferentes.

- Instruções:

  • Organize a sala em um formato semelhante a um parlamento, com bancadas para cada grupo.

  • Cada grupo recebe um 'briefing' que define o partido que representam e seus interesses políticos.

  • Apresente diferentes propostas de lei que promovem o uso de energias renováveis e discuta seus impactos econômicos e ambientais.

  • Permita que cada grupo prepare argumentos para ou contra as propostas.

  • Realize um debate entre os grupos seguido de uma votação para aprovar ou rejeitar as leis propostas.

Atividade 3 - Mão na Massa: Construindo um Protótipo de Energia Renovável

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Incentivar a compreensão prática e a criatividade na implementação de tecnologias de energia renovável, além de promover a consciência sobre a importância da sustentabilidade e inovação tecnológica.

- Descrição: Nesta atividade prática, os alunos irão construir um pequeno modelo funcional de um sistema de energia renovável, como um painel solar ou um moinho de vento, usando materiais simples e de baixo custo.

- Instruções:

  • Distribua kits de materiais para cada grupo, contendo itens como pequenos painéis solares, motores, fios e outros materiais recicláveis.

  • Explique o funcionamento básico de cada tipo de energia renovável e como eles podem ser implementados.

  • Os alunos deverão seguir instruções para montar seu protótipo, conectando corretamente os componentes e testando o funcionamento.

  • Após a construção, cada grupo apresentará seu protótipo para a classe, demonstrando como funciona e discutindo possíveis melhorias ou aplicações reais.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo-lhes articular e refletir sobre o que foi aprendido durante as atividades práticas. A discussão em grupo ajuda a reforçar a compreensão dos conceitos de energias renováveis e a importância de sua implementação. Além disso, esta etapa promove habilidades de comunicação e argumentação, essenciais para a formação de cidadãos críticos e conscientes de seu papel no desenvolvimento sustentável global.

Discussão em Grupo

Após a conclusão das atividades, organize uma grande roda de discussão com todos os grupos reunidos. Inicie a discussão com uma breve introdução, relembrando os objetivos da aula e destacando a importância das energias renováveis para o desenvolvimento sustentável. Encoraje os alunos a compartilharem as principais descobertas e desafios enfrentados durante as atividades, e como eles aplicaram teoria e prática para resolver problemas complexos. Use perguntas direcionadoras para garantir que todos os aspectos importantes sejam abordados e que cada aluno tenha a oportunidade de contribuir com suas ideias e aprendizados.

Perguntas Chave

1. Quais foram os maiores desafios que seu grupo enfrentou ao planejar uma cidade movida por energias renováveis e como vocês os superaram?

2. Como as decisões políticas em sua simulação de parlamento poderiam impactar a implementação de energias renováveis na vida real?

3. Que lições vocês tiraram da construção e teste dos protótipos de energia renovável que podem ser aplicadas em projetos futuros?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Conclusão tem como objetivo sintetizar os aprendizados da aula, destacar a conexão entre teoria e prática, e reforçar a relevância dos temas abordados para a vida dos alunos. Esta recapitulação ajuda a garantir que os alunos saiam da aula com uma compreensão clara dos conceitos essenciais e da aplicabilidade prática dos mesmos, além de motivá-los a pensar em como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas e futuras carreiras.

Resumo

Para encerrar, o professor deve resumir os principais pontos discutidos, reiterando a importância das energias renováveis na atualidade. É crucial recapitular as diferentes fontes de energia renovável abordadas, como solar, eólica, hidrelétrica, biomassa e geotérmica, e como cada uma pode ser aplicada em contextos urbanos e rurais. Este resumo ajudará os alunos a consolidar o conhecimento adquirido durante a aula.

Conexão com a Teoria

A aula de hoje foi estruturada para conectar teoria e prática de maneira eficaz. As atividades como 'Energia em Ação: A Cidade do Futuro' permitiram aos alunos aplicar os conceitos teóricos de energias renováveis na construção de um modelo prático, enquanto a simulação política em 'Debata e Decida: Energia no Parlamento' trouxe à tona as complexidades das decisões reais sobre políticas energéticas. Isso demonstra como o conhecimento teórico pode ser transformado em ação prática, preparando os alunos para enfrentar desafios reais no futuro.

Fechamento

Por fim, é fundamental que os alunos compreendam que o uso de energias renováveis não é apenas uma opção, mas uma necessidade para o futuro sustentável do planeta. As habilidades desenvolvidas hoje, desde o planejamento urbano até a argumentação política, são cruciais para que eles se tornem agentes de mudança em suas comunidades e no mundo. Este conhecimento não só os prepara para carreiras futuras em áreas relacionadas, mas também para contribuir ativamente na resolução de desafios globais.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies