Entrar

Plano de aula de Mundo: Biomas

Geografia

Original Teachy

'EM13CHS106'

Mundo: Biomas

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Mundo: Biomas

Palavras ChaveBiomas, Características, Biodiversidade, Dinâmicas Ecológicas, Impactos Ambientais, Mudanças Climáticas, Conservação, Atividades Interativas, Realidade Virtual, Trabalho em Grupo, Aplicação Prática, Discussão Crítica, Soluções Sustentáveis
Materiais NecessáriosComputadores com acesso à internet, Projetor para apresentações, Softwares de realidade virtual, Mapas, Gráficos de dados climáticos, Ilustrações de biomas, Papel e canetas para anotações, Câmeras ou dispositivos para captura de imagens e vídeos
Códigos BNCCEM13CHS106: Utilizar as linguagens cartográfica, gráfica e iconográfica, diferentes gêneros textuais e tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais, incluindo as escolares, para se comunicar, acessar e difundir informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.; EM13CHS302: Analisar e avaliar criticamente os impactos econômicos e socioambientais de cadeias produtivas ligadas à exploração de recursos naturais e às atividades agropecuárias em diferentes ambientes e escalas de análise, considerando o modo de vida das populações locais – entre elas as indígenas, quilombolas e demais comunidades tradicionais –, suas práticas agroextrativistas e o compromisso com a sustentabilidade.
Ano Escolar1º ano do Ensino Médio
DisciplinaGeografia
Unidade TemáticaGeografia Física

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de definição de objetivos tem como finalidade estabelecer claramente as metas de aprendizado que os alunos devem alcançar. Ao focar na identificação e compreensão dos biomas globais, esta etapa pretende assegurar que os estudantes possam não apenas reconhecer, mas também comparar e contrastar as diversas regiões do planeta em termos de clima, topografia e flora e fauna. Essas habilidades são essenciais para uma compreensão abrangente do funcionamento dos ecossistemas e para a aplicação do conhecimento em questões ambientais e de conservação.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a identificar e descrever os principais biomas do mundo, destacando suas características distintivas e ecossistemas associados.

2. Desenvolver a habilidade de analisar como as características físicas, climáticas e biológicas dos biomas influenciam as dinâmicas ecológicas, como a biodiversidade e a adaptação das espécies.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a reflexão crítica sobre o impacto das atividades humanas nos biomas e na biodiversidade global.
  2. Promover a integração de conhecimentos interdisciplinares, como Biologia e Ciências Ambientais, na compreensão dos biomas.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A introdução tem como objetivo engajar os alunos desde o início, fazendo uso de situações problema que estimulam a aplicação prática do conhecimento prévio sobre biomas. Além disso, a contextualização busca conectar o tema com o mundo real, demonstrando a relevância dos biomas para questões atuais, como conservação ambiental e mudanças climáticas. Essa abordagem visa preparar os alunos para uma investigação mais profunda durante as atividades em sala, utilizando o tempo de aprendizado de forma eficaz e interativa.

Situações Problema

1. Imagine que um grupo de cientistas descobre uma nova espécie de planta que só cresce em um determinado bioma. Como eles poderiam usar o conhecimento sobre as características desse bioma para proteger e conservar essa nova espécie?

2. Considere um cenário onde um bioma costeiro está sofrendo com o aumento do nível do mar devido às mudanças climáticas. Quais impactos ambientais e sociais poderiam ser previstos para as comunidades locais e para a biodiversidade única desse bioma?

Contextualização

Biomas são como as 'personalidades' da Terra, cada um com suas características únicas e vitais para o equilíbrio ecológico global. Por exemplo, a Floresta Amazônica não apenas abriga milhões de espécies, mas também desempenha um papel crucial na regulação do clima global. O bioma desértico do Saara, que parece extremamente hostil, possui uma biodiversidade fascinante, com plantas e animais perfeitamente adaptados a condições extremas.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento no plano de aula é projetada para permitir que os alunos apliquem de forma prática e interativa o conhecimento adquirido previamente sobre biomas. Através de atividades em grupo, os alunos explorarão, analisarão e apresentarão informações sobre biomas específicos, utilizando uma variedade de técnicas e recursos para aprofundar sua compreensão. Essa abordagem não só reforça o aprendizado através da prática, como também promove habilidades de trabalho em equipe, comunicação e pensamento crítico.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Bioma em Foco

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Analisar e compreender profundamente um bioma específico, identificando suas características únicas e as ameaças que enfrenta, e propondo soluções inovadoras para sua preservação.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos formarão grupos de até 5 pessoas e escolherão um bioma específico para estudar profundamente. Eles deverão criar um 'kit de sobrevivência' que inclua informações sobre a flora, a fauna, o clima, os recursos naturais e as ameaças atuais e potenciais ao bioma escolhido. Os alunos serão desafiados a pensar em como as comunidades locais e a biodiversidade estão adaptadas às condições do bioma e a propor soluções inovadoras para possíveis ameaças.

- Instruções:

  • Forme grupos de até cinco alunos.

  • Escolha um bioma da lista fornecida ou pesquise um não incluído (Floresta Amazônica, Deserto do Saara, Taiga, Tundra, etc.).

  • Desenvolva um 'kit de sobrevivência' que contenha informações detalhadas sobre o bioma escolhido.

  • Prepare uma apresentação de 10 minutos para o restante da classe, explicando as características do bioma, sua importância e as soluções propostas para as ameaças identificadas.

  • Utilize recursos visuais, como mapas, gráficos e ilustrações, para enriquecer a apresentação.

Atividade 2 - Simulação de Impactos Climáticos nos Biomas

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Entender e prever os impactos das mudanças climáticas em diferentes biomas e desenvolver soluções adaptativas e de mitigação.

- Descrição: Os alunos irão simular os impactos das mudanças climáticas em diferentes biomas. Cada grupo escolherá um bioma e receberá dados climáticos reais e projetados. Eles deverão prever como essas mudanças afetariam a biodiversidade, os ecossistemas locais e as comunidades humanas. Após a simulação, os alunos discutirão em grupo as estratégias de mitigação e adaptação que podem ser implementadas.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até cinco alunos.

  • Atribua a cada grupo um bioma e forneça dados climáticos reais e projeções futuras para esse bioma.

  • Peça que cada grupo simule os impactos das mudanças climáticas no bioma e prepare um relatório sobre suas descobertas.

  • Realize uma discussão em classe, onde cada grupo compartilhará suas previsões e discutirá as estratégias de mitigação e adaptação sugeridas.

  • Elabore um documento final com as principais conclusões e recomendações de cada grupo.

Atividade 3 - Expedição Virtual aos Biomas do Mundo

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Explorar biomas de forma interativa e educativa, desenvolvendo habilidades de pesquisa e comunicação digital.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos usarão tecnologia de realidade virtual para explorar virtualmente diferentes biomas ao redor do mundo. Eles devem coletar informações sobre a geografia, a flora, a fauna e as interações humanas em cada bioma visitado. Após a exploração, cada grupo criará um blog ou vlog compartilhando suas descobertas com o mundo.

- Instruções:

  • Organize os alunos em grupos de até cinco pessoas.

  • Configure a tecnologia de realidade virtual para que cada grupo explore um bioma diferente.

  • Peça que os alunos coletem informações relevantes durante a exploração, focando na biodiversidade e nas interações humanas.

  • Cada grupo deve criar um blog ou vlog para compartilhar suas descobertas, incluindo imagens e vídeos capturados durante a expedição virtual.

  • Promova uma sessão de apresentação onde cada grupo exibirá seu blog ou vlog para a classe.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado, permitindo que os alunos reflitam sobre suas experiências e compartilhem aprendizados com seus colegas. A discussão em grupo ajuda a reforçar a compreensão dos conceitos discutidos e a promover um ambiente de aprendizado colaborativo. Além disso, ao responder às perguntas chave, os alunos são estimulados a pensar criticamente e a aplicar o conhecimento adquirido em situações reais e pertinentes, preparando o terreno para futuras discussões e projetos relacionados ao tema dos biomas.

Discussão em Grupo

Ao final das atividades, organize uma grande roda de discussão com todos os grupos. Inicie a discussão apresentando brevemente cada atividade realizada e suas principais descobertas. Encoraje os alunos a compartilhar insights, desafios superados e o que mais os surpreendeu durante as explorações. Use perguntas como 'Qual bioma vocês acharam mais ameaçado e por quê?' e 'Que soluções inovadoras vocês propuseram para a conservação dos biomas?' para guiar a conversa.

Perguntas Chave

1. Quais são as principais ameaças que os biomas estudados enfrentam e como podemos combatê-las?

2. Como as mudanças climáticas estão afetando a biodiversidade e as comunidades nos diferentes biomas?

3. Que papel a educação e a conscientização podem desempenhar na preservação dos biomas?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade da Conclusão é consolidar o conhecimento adquirido durante a aula, garantindo que os alunos possam vincular os conceitos teóricos com as práticas discutidas e as atividades realizadas. Este momento permite também reforçar a importância dos biomas na vida diária e na tomada de decisões ambientais informadas e responsáveis. Além disso, serve como uma oportunidade para os alunos refletirem sobre a aplicabilidade dos conceitos aprendidos em contextos mais amplos e para reafirmarem seu compromisso com a conservação ambiental.

Resumo

Nesta etapa final, o professor deve resumir os principais pontos discutidos ao longo da aula, relembrando as características, a biodiversidade, as ameaças e as soluções propostas para os biomas estudados. É essencial recapitular as informações sobre os biomas específicos explorados, como a Floresta Amazônica, o Deserto do Saara, a Taiga e a Tundra, para assegurar que os alunos tenham compreendido e retido o conhecimento.

Conexão com a Teoria

Durante a aula, a conexão entre teoria e prática foi estabelecida através de atividades interativas e discussões, permitindo aos alunos aplicar o conhecimento teórico sobre biomas em situações práticas e simuladas. Esta abordagem não apenas facilitou a compreensão dos conceitos, mas também demonstrou a importância dos biomas para o equilíbrio ecológico global e para o desenvolvimento de soluções sustentáveis.

Fechamento

Por fim, é fundamental destacar a relevância dos biomas para o cotidiano dos alunos e para as questões globais atuais, como a conservação da biodiversidade e a mitigação das mudanças climáticas. Compreender e valorizar esses ecossistemas é crucial para que possam ser protegidos e mantidos para as futuras gerações, um compromisso que depende do conhecimento e da ação de todos.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies