Entrar

Plano de aula de Elementos do clima

Geografia

Original Teachy

'EM13CHS106'

Elementos do clima

Plano de Aula | Metodologia Técnica | Elementos do clima

Palavras ChaveElementos do clima, Variações atmosféricas, Frentes frias, Tempestades, Furacões, Meteorologia, Agricultura, Turismo, Planejamento urbano, Anemômetro, Velocidade do vento
Materiais NecessáriosCopos de papel, Canudos, Tachinhas, Lápis com borracha, Fita adesiva, Régua, Vídeo de fenômeno climático extremo, Espaço aberto para uso do anemômetro
Códigos BNCCEM13CHS106: Utilizar as linguagens cartográfica, gráfica e iconográfica, diferentes gêneros textuais e tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais, incluindo as escolares, para se comunicar, acessar e difundir informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.; EM13CHS306: Contextualizar, comparar e avaliar os impactos de diferentes modelos socioeconômicos no uso dos recursos naturais e na promoção da sustentabilidade econômica e socioambiental do planeta (como a adoção dos sistemas da agrobiodiversidade e agroflorestal por diferentes comunidades, entre outros).
Ano Escolar1º ano do Ensino Médio
DisciplinaGeografia
Unidade TemáticaGeografia Física

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é fornecer aos alunos uma compreensão clara e detalhada dos elementos do clima e dos fenômenos atmosféricos. Esta compreensão é essencial, pois permite que os alunos desenvolvam habilidades práticas para analisar e interpretar condições climáticas, habilidades essas que são altamente valorizadas no mercado de trabalho, especialmente em áreas como meteorologia, agricultura, turismo e planejamento urbano.

Objetivos principais:

1. Compreender as variações atmosféricas que formam os diferentes climas.

2. Identificar fenômenos meteorológicos como frentes frias, tempestades e furacões.

Objetivos secundários:

  1. Relacionar os conhecimentos adquiridos com situações práticas do dia a dia e do mercado de trabalho.

Introdução

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é fornecer aos alunos uma compreensão clara e detalhada dos elementos do clima e dos fenômenos atmosféricos. Esta compreensão é essencial, pois permite que os alunos desenvolvam habilidades práticas para analisar e interpretar condições climáticas, habilidades essas que são altamente valorizadas no mercado de trabalho, especialmente em áreas como meteorologia, agricultura, turismo e planejamento urbano.

Contextualização

O clima influencia diretamente nossas vidas de várias maneiras, desde a escolha das roupas que vestimos até a agricultura e a economia global. Compreender os elementos do clima nos permite prever mudanças climáticas e se preparar para eventos meteorológicos extremos, como furacões e tempestades, que podem ter impactos significativos na sociedade.

Curiosidades e Conexão com o Mercado

Curiosidade: Você sabia que a maior parte das tempestades tropicais ocorre nos oceanos Atlântico e Pacífico? Essas tempestades podem se transformar em furacões, causando grandes danos. Conexão com o Mercado: Profissionais em meteorologia, agricultura, turismo e planejamento urbano utilizam conhecimentos sobre clima para tomar decisões importantes. Por exemplo, meteorologistas analisam dados atmosféricos para prever o tempo, enquanto agricultores planejam colheitas com base nas condições climáticas esperadas.

Atividade Inicial

Pergunta Provocadora: Como você acha que a variação climática pode impactar diretamente a economia de um país? Vídeo Curto: Exiba um vídeo de 3-5 minutos que mostre um fenômeno climático extremo, como um furacão ou uma tempestade, destacando os impactos sociais e econômicos.

Desenvolvimento

Duração: (50 - 60 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é aprofundar o entendimento dos alunos sobre os elementos do clima e os fenômenos meteorológicos por meio de atividades práticas e reflexões. Isso promoverá a aplicação dos conhecimentos adquiridos, conectando-os a situações reais e ao mercado de trabalho.

Tópicos a Abordar

  1. Elementos do clima: temperatura, pressão atmosférica, umidade, ventos e precipitação.
  2. Fenômenos meteorológicos: frentes frias, tempestades, furacões, ciclones e tornados.
  3. Variações climáticas e suas causas: latitude, altitude, relevo, vegetação e proximidade de corpos d'água.

Reflexões Sobre o Tema

Oriente os alunos a refletirem sobre como os elementos do clima e os fenômenos meteorológicos podem impactar diversos setores da sociedade, como a agricultura, o turismo e a economia. Provoque uma discussão sobre a importância do conhecimento climático para a tomada de decisões estratégicas nesses setores.

Mini Desafio

Construindo um Anemômetro

Os alunos irão construir um anemômetro, que é um instrumento utilizado para medir a velocidade do vento. Esta atividade prática ajudará na compreensão dos ventos como um dos elementos do clima.

Instruções

  1. Divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas.
  2. Forneça os materiais necessários: copos de papel, canudos, tachinhas, lápis com borracha, fita adesiva e uma régua.
  3. Peça aos alunos para seguirem as instruções seguintes para construir o anemômetro:
    1. Utilize quatro copos de papel e faça um furo em cada um, próximo da borda.
    1. Insira um canudo em cada furo dos copos e fixe-os com fita adesiva para formar uma cruz.
    1. No centro da cruz, fixe uma tachinha na borracha de um lápis para permitir que a cruz gire livremente.
    1. Utilize a régua para marcar uma linha em um dos copos para medir a quantidade de rotações.
  4. Leve os alunos para um espaço aberto e oriente-os a usar o anemômetro para medir a velocidade do vento.
  5. Peça que cada grupo registre suas observações e discutam os resultados obtidos.

Objetivo: Permitir que os alunos compreendam na prática como se mede a velocidade do vento e a importância desse elemento para o clima.

Duração: (25 - 30 minutos)

Exercícios de Fixação e Avaliação

  1. Explique como a latitude influencia a temperatura de uma região.
  2. Descreva a formação de uma frente fria e seus impactos no clima.
  3. Compare e contraste furacões e tornados, destacando suas principais características e efeitos.
  4. Pesquise um evento climático extremo recente e analise seus impactos econômicos e sociais.

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é consolidar o aprendizado dos alunos, incentivando a reflexão e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. Ao promover uma discussão e recapitulação dos principais pontos, os alunos podem reforçar e internalizar os conceitos, reconhecendo a importância do estudo dos elementos do clima e fenômenos meteorológicos para o mercado de trabalho e para a vida cotidiana.

Discussão

Promova uma discussão aberta com os alunos sobre como os elementos do clima e os fenômenos meteorológicos estudados impactam diretamente diversas áreas da sociedade, como a agricultura, o turismo e a economia. Incentive-os a refletirem sobre o mini desafio do anemômetro, compartilhando suas observações e insights. Pergunte como esses conhecimentos podem ser aplicados no mercado de trabalho e na vida cotidiana.

Resumo

Recapitule os principais conteúdos abordados durante a aula, incluindo os elementos do clima (temperatura, pressão atmosférica, umidade, ventos e precipitação), os fenômenos meteorológicos (frentes frias, tempestades, furacões, ciclones e tornados) e as variações climáticas causadas por fatores como latitude, altitude, relevo, vegetação e proximidade de corpos d'água. Reforce a importância da compreensão desses conceitos para a análise e previsão de condições climáticas.

Fechamento

Explique aos alunos como a aula conectou teoria e prática, destacando a atividade prática do anemômetro e os exercícios de fixação. Ressalte a importância do conhecimento climático para a tomada de decisões estratégicas em diversos setores do mercado de trabalho. Conclua enfatizando a relevância desse conhecimento para o dia a dia, como na previsão do tempo, planejamento de atividades ao ar livre e preparação para eventos climáticos extremos.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies