Entrar

Plano de aula de Nova Ordem Mundial

Geografia

Original Teachy

'EM13CHS101'

Nova Ordem Mundial

Plano de Aula | Metodologia Técnica | Nova Ordem Mundial

Palavras ChaveNova Ordem Mundial, blocos econômicos, comércio internacional, globalização, alinhamentos políticos, impactos culturais, mercado de trabalho, negociação, análise crítica, simulação prática
Materiais NecessáriosComputador com acesso à internet, Projetor ou TV para exibição de vídeos, Vídeo sobre guerra comercial entre EUA e China, Fichas informativas sobre países/blocos econômicos, Material para anotações (papel e caneta ou dispositivos eletrônicos), Quadro branco e marcadores
Códigos BNCCEM13CHS101: Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.; EM13CHS106: Utilizar as linguagens cartográfica, gráfica e iconográfica, diferentes gêneros textuais e tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais, incluindo as escolares, para se comunicar, acessar e difundir informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
Ano Escolar1º ano do Ensino Médio
DisciplinaGeografia
Unidade TemáticaGeografia Humana

Objetivos

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é fornecer uma base sólida sobre os conceitos fundamentais da Nova Ordem Mundial, com um foco especial em comércio, blocos econômicos e novos alinhamentos culturais e políticos. O objetivo é garantir que os alunos não apenas compreendam os tópicos teóricos, mas também saibam como aplicá-los em contextos práticos e reais, promovendo uma conexão direta com o mercado de trabalho e o desenvolvimento de habilidades críticas e analíticas relevantes.

Objetivos principais:

1. Compreender a estrutura e a importância dos blocos econômicos na Nova Ordem Mundial.

2. Analisar os impactos culturais e políticos dos novos alinhamentos globais.

3. Identificar as principais mudanças no comércio internacional e suas implicações.

Objetivos secundários:

  1. Relacionar a teoria com casos práticos de mercado.
  2. Desenvolver habilidades de análise crítica sobre o cenário global.

Introdução

Duração: 15 a 20 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é engajar os alunos e fornecer uma base contextual sobre a Nova Ordem Mundial, destacando a relevância prática do tema e conectando-o diretamente com o mercado de trabalho. Isso prepara os alunos para as discussões e atividades mais aprofundadas que virão a seguir, garantindo que eles estejam motivados e prontos para participar ativamente.

Contextualização

No contexto da Nova Ordem Mundial, a integração econômica e política global é mais intensa do que nunca. As decisões tomadas por um país podem ter repercussões imediatas em diversos setores ao redor do mundo. Por exemplo, uma mudança nas políticas comerciais dos Estados Unidos pode afetar mercados emergentes na Ásia e na América Latina. Compreender esses processos é essencial para navegar no mercado de trabalho globalizado e para entender as dinâmicas que moldam nossas vidas diárias.

Curiosidades e Conexão com o Mercado

{'Curiosidade 1': 'Você sabia que a criação da União Europeia permitiu a livre circulação de pessoas, bens, serviços e capitais entre seus países membros? Isso revolucionou o comércio e a mobilidade laboral no continente.', 'Curiosidade 2': 'Empresas multinacionais como a Apple e a Samsung dependem de cadeias de suprimentos globais, onde diferentes partes de seus produtos são fabricadas em diferentes países. Esse é um exemplo prático de como blocos econômicos e acordos comerciais facilitam a produção e distribuição em escala global.', 'Aplicação no Mercado de Trabalho': 'Profissionais que entendem a dinâmica dos blocos econômicos e as políticas comerciais são altamente valorizados em setores como comércio internacional, logística, consultoria e análise de mercado.'}

Atividade Inicial

Para iniciar a aula, exiba um vídeo curto (3-4 minutos) sobre como a guerra comercial entre os EUA e a China impacta a economia global. Após o vídeo, faça a seguinte pergunta provocadora aos alunos: 'Como vocês acham que essa disputa comercial pode afetar o emprego e as empresas no Brasil?'

Desenvolvimento

Duração: 60 a 65 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é aprofundar a compreensão dos alunos sobre a Nova Ordem Mundial, focando em aspectos práticos e aplicáveis do comércio internacional, blocos econômicos e alinhamentos políticos. As atividades propostas visam desenvolver habilidades críticas e analíticas, promover a aplicação dos conhecimentos adquiridos em contextos reais e fornecer uma experiência prática que simula as dinâmicas do mercado globalizado.

Tópicos a Abordar

  1. Comércio Internacional na Nova Ordem Mundial
  2. Blocos Econômicos e sua Importância
  3. Novos Alinhamentos Políticos Globais
  4. Impactos Culturais da Globalização

Reflexões Sobre o Tema

Oriente os alunos a refletirem sobre como a globalização e os novos blocos econômicos afetam suas vidas diárias e a economia brasileira. Questione sobre os benefícios e desafios que podem surgir para o Brasil em um cenário globalizado, considerando sua posição geopolítica e suas relações comerciais. Incentive-os a pensar criticamente sobre como as decisões políticas em outros países podem influenciar diretamente o mercado de trabalho e as oportunidades econômicas no Brasil.

Mini Desafio

Mini Desafio: Simulação de Negociação Internacional

Os alunos irão participar de uma simulação de negociação onde representarão diferentes países e blocos econômicos para negociar acordos comerciais. Esta atividade visa proporcionar uma experiência prática e aprofundada sobre as dinâmicas do comércio internacional e a formação de blocos econômicos.

Instruções

  1. Divida a turma em grupos, cada um representando um país ou bloco econômico (por exemplo, União Europeia, Mercosul, Acordo Estados Unidos-México-Canadá, ASEAN, etc.).
  2. Distribua fichas informativas contendo dados econômicos e interesses comerciais de cada país/bloco.
  3. Explique que cada grupo deve negociar acordos comerciais com os outros grupos, buscando maximizar os benefícios econômicos para seu país/bloco.
  4. Dê um tempo para que os grupos se preparem, estudando suas fichas e discutindo estratégias de negociação.
  5. Inicie a simulação, permitindo que os grupos negociem entre si. Facilite as negociações, ajudando a resolver dúvidas e conflitos que surgirem.
  6. Após as negociações, peça que cada grupo apresente os acordos firmados e justifique suas escolhas.
  7. Conduza uma discussão em grupo sobre os desafios e aprendizados da atividade.

Objetivo: Proporcionar uma compreensão prática das dinâmicas do comércio internacional e dos blocos econômicos, desenvolvendo habilidades de negociação, análise crítica e tomada de decisão.

Duração: 40 a 45 minutos

Exercícios de Fixação e Avaliação

  1. Explique, com suas palavras, a importância dos blocos econômicos na Nova Ordem Mundial.
  2. Escolha um bloco econômico e descreva suas principais características e objetivos.
  3. Analise um caso recente de mudança nas políticas comerciais de um país e discuta seus possíveis impactos globais.
  4. Em grupo, elabore um breve relatório sobre como a globalização afeta a cultura e a economia de um país específico, destacando tanto aspectos positivos quanto negativos.

Conclusão

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é consolidar o conhecimento adquirido pelos alunos, promover uma reflexão crítica sobre os conteúdos abordados e garantir que eles percebam a relevância prática e as aplicações dos conceitos discutidos. Esta etapa também visa encerrar a aula de maneira coesa, reforçando os principais aprendizados e motivando os alunos a continuarem explorando o tema.

Discussão

Facilite uma discussão final com os alunos. Pergunte quais foram os pontos mais surpreendentes ou desafiadores que eles encontraram durante a simulação de negociação internacional. Incentive-os a refletir sobre as estratégias que utilizaram e como os conceitos de blocos econômicos e comércio internacional se aplicam a situações reais. Questione como a aula mudou ou aprofundou sua compreensão sobre a Nova Ordem Mundial e as suas implicações para o Brasil e o mundo. Ouça ativamente e faça anotações dos principais insights dos alunos.

Resumo

Resuma os principais conteúdos abordados na aula: a importância dos blocos econômicos na Nova Ordem Mundial, os impactos culturais e políticos dos novos alinhamentos globais e as mudanças no comércio internacional. Reforce como a simulação de negociação permitiu uma compreensão prática dessas dinâmicas e a relevância das habilidades desenvolvidas.

Fechamento

Finalizando a aula, explique como a teoria foi conectada com a prática e as aplicações reais através das atividades realizadas. Enfatize a importância do entendimento das dinâmicas globais para o mercado de trabalho atual, destacando que profissionais bem-informados sobre esses tópicos são altamente valorizados. Reitere a importância do tema para o dia a dia dos alunos, ressaltando como essas questões afetam suas vidas diretamente, desde as oportunidades de emprego até os produtos que consomem.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies