🇧🇷
Entrar

Plano de aula de Arte Pré-Histórica

História da Arte

Original Teachy

Arte Pré-Histórica

Objetivos

(10 - 15 minutos)

Objetivo Principal:

  1. Apresentar a arte pré-histórica, enfatizando seu contexto histórico e cultural, suas características distintas e suas principais realizações.

Objetivos Secundários:

  1. Desenvolver uma compreensão sólida do conceito de Pré-História e dos principais períodos (Paleolítico, Mesolítico e Neolítico), além de suas diferenças e semelhanças.

  2. Identificar e analisar os temas recorrentes da arte pré-histórica, examinando o que eles revelam sobre as sociedades que as produziram.

  3. Examinar exemplos de arte pré-histórica, incluindo pinturas rupestres, esculturas e monumentos megalíticos, e discutir seu significado e importância.

  4. Fomentar o pensamento crítico e as habilidades de interpretação, incentivando os alunos a questionar suposições e preconceitos e a formular e comunicar suas próprias ideias e interpretações.

  5. Explorar a relevância e o impacto da arte pré-histórica no mundo contemporâneo, destacando como ela ajuda a informar nossa compreensão da humanidade e de nossa própria cultura.

Introdução

(15 - 20 minutos)

  • Para iniciar a aula, o professor deve recapitular brevemente o conteúdo da aula anterior sobre "Introdução à História da Arte", enfatizando a importância da arte como uma expressão cultural e como meio de compreender a história e a sociedade.

  • Em seguida, o professor pode introduzir o tópico da aula atual com duas situações problema. Por exemplo:

    1. "Imagine que você está em um mundo sem escrita, sem livros, jornais ou internet. Como você se expressaria ou contaria uma história?"

    2. "Visitar uma exposição de arte pré-histórica pode parecer desinteressante para algumas pessoas. Como você, como amante de arte, convenceria alguém da importância e relevância dessa arte antiga?"

  • O professor deve então contextualizar a importância do estudo da arte pré-histórica. Isso poderia incluir sua relevância para a compreensão das primeiras sociedades humanas, o desenvolvimento da expressão e da linguagem artística, e a influência das artes pré-históricas em estilos e movimentos artísticos posteriores.

  • Para chamar a atenção dos alunos para o tema da aula, o professor pode compartilhar algumas curiosidades ou fatos interessantes. Por exemplo:

    1. "Você sabia que algumas das pinturas rupestres mais antigas, encontradas na caverna de Chauvet na França, têm mais de 30.000 anos?"

    2. "Alguma vez você já se perguntou por que tantas pinturas rupestres retratam animais e não plantas? Isso pode ser porque nossos ancestrais pré-históricos eram principalmente caçadores e coletores, e animais eram uma fonte crucial de alimento e materiais."

  • Com essas atividades, os alunos serão efetivamente preparados para aprofundar sua compreensão da arte pré-histórica e sua importância no contexto maior da história da arte.

Desenvolvimento

(45 - 50 minutos)

Revisão dos conhecimentos prévios:

  • O professor deve revisar brevemente os conceitos de História da Arte e a evolução da arte ao longo do tempo, garantindo que todos os alunos tenham uma base sólida para a aula.

Apresentação da teoria: (20 - 25 minutos)

  1. Definição de Pré-História: O professor deve explicar o conceito de Pré-História e como ela se divide em Paleolítico, Mesolítico e Neolítico. É importante que os alunos entendam as diferenças entre esses períodos, bem como as principais características da arte em cada um deles.

  2. Temas recorrentes na arte pré-histórica: O professor deve apresentar os temas mais comuns na arte pré-histórica, como a representação de animais, a caça, os símbolos abstratos e as figuras humanas.

  3. Exemplos de arte pré-histórica: O professor deve mostrar exemplos de arte pré-histórica, como as pinturas rupestres de Lascaux e Altamira, a "Vênus de Willendorf" e monumentos megalíticos como Stonehenge.

  4. Análise da arte pré-histórica: O professor deve explicar como a arte pré-histórica pode ser interpretada e analisada, considerando seu contexto histórico e cultural.

Atividades Práticas: (25 - 30 minutos)

  1. Análise de Imagens: O professor deve apresentar aos alunos várias imagens de arte pré-histórica (pinturas rupestres, esculturas, etc.) e pedir que eles identifiquem os temas recorrentes discutidos anteriormente. Os alunos devem ser incentivados a discutir suas interpretações e ideias em pequenos grupos e depois compartilhar com a classe.

  2. Atividade de Desenho: O professor pode convidar os alunos a criar sua própria "arte pré-histórica" usando giz de cera ou carvão em papel de embrulho (para simular a textura das pinturas rupestres). Os alunos devem tentar incorporar os temas recorrentes da arte pré-histórica em seus desenhos.

  3. Debate em Classe: O professor pode organizar um debate em classe sobre a relevância da arte pré-histórica na sociedade contemporânea. Os alunos podem ser divididos em dois grupos, com um grupo argumentando a favor e o outro contra.

Materiais Necessários:

  • Imagens de exemplos de arte pré-histórica
  • Giz de cera ou carvão
  • Papel de embrulho
  • Quadro branco ou flipchart para anotações durante o debate

Com essa estrutura de desenvolvimento, os alunos terão a oportunidade de aprender ativamente sobre a arte pré-histórica, participando de discussões, análises de imagem e atividades de desenho, o que certamente enriquecerá sua compreensão e apreciação deste período fascinante da história da arte.

Retorno

(15 - 20 minutos)

Revisão da Aula e Reflexão:

  • Para fechar a aula, o professor deve fazer uma breve recapitulação dos pontos-chave e conceitos abordados. Isso pode incluir uma discussão sobre a importância da arte pré-histórica, os principais períodos da Pré-História, os temas recorrentes na arte pré-histórica e como interpretar e analisar essa arte.

  • Em seguida, o professor deve conduzir uma atividade de reflexão, pedindo aos alunos que escrevam em um papel as respostas para as seguintes perguntas:

    1. Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?
    2. Quais questões ainda não foram respondidas?
  • O professor pode pedir a alguns alunos para compartilhar suas respostas com a classe, promovendo um diálogo aberto e permitindo que qualquer mal-entendido ou confusão seja abordado.

Exercícios para Casa:

  • Para reforçar o aprendizado da aula, o professor deve distribuir uma lista de exercícios para os alunos completarem em casa. Esses exercícios podem incluir perguntas de múltipla escolha, correspondência e dissertativas sobre a arte pré-histórica.

  • Além disso, o professor pode solicitar aos alunos que pesquisem mais sobre um determinado exemplo de arte pré-histórica e preparem uma pequena apresentação para a próxima aula. Isso ajudará os alunos a aprofundar seu conhecimento, melhorar suas habilidades de pesquisa e apresentação e prepará-los para futuras discussões em sala de aula.

Com esse retorno, os alunos terão a oportunidade de refletir sobre o que aprenderam, identificar quaisquer áreas de incerteza e aplicar seus novos conhecimentos através de exercícios práticos. Isso reforçará os conceitos aprendidos durante a aula e ajudará a preparar os alunos para lições futuras sobre a história da arte.

Conclusão

(10 - 15 minutos)

  • Para encerrar a aula, o professor deve reiterar os principais conceitos abordados durante a lição. Isso inclui uma revisão dos períodos da Pré-História (Paleolítico, Mesolítico e Neolítico), os temas comuns na arte pré-histórica, e os principais exemplos desta arte, como as pinturas rupestres em Lascaux e Altamira, a escultura "Vênus de Willendorf" e monumentos megalíticos como Stonehenge.

  • O professor deve enfatizar que a aula combinou teoria, prática e aplicação. Os alunos aprenderam sobre a história da arte pré-histórica, analisaram exemplos desta arte, criaram suas próprias representações, e discutiram a relevância da arte pré-histórica no mundo de hoje.

  • Para complementar o aprendizado, o professor pode sugerir materiais adicionais para leitura e pesquisa. Isso pode incluir livros, artigos, documentários e visitas virtuais a museus que possuem coleções de arte pré-histórica.

  • Finalmente, o professor deve ressaltar a importância do estudo da arte pré-histórica. Este estudo não apenas fornece insights sobre nossos antigos antepassados e suas sociedades, mas também nos ajuda a entender a evolução da expressão artística e a influência dessa arte em movimentos artísticos posteriores. Além disso, o questionamento e a interpretação da arte pré-histórica podem ajudar a desenvolver o pensamento crítico dos alunos, uma habilidade valiosa em muitos aspectos da vida.

Com esta conclusão, os alunos devem ter uma compreensão clara do que aprenderam durante a aula, onde podem buscar informações adicionais e por que o estudo da arte pré-histórica é relevante para eles.

Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies