Entrar

Plano de aula de Brasil Colônia: Economia Portuguesa na América

História

Original Teachy

'EM13CHS103'

Brasil Colônia: Economia Portuguesa na América

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender o sistema econômico na colônia: O principal objetivo desta etapa é garantir que os alunos entendam o funcionamento do sistema econômico implantado por Portugal na colônia, focando na exploração de recursos naturais, na produção agrícola e no comércio marítimo.

  2. Identificar os principais produtos e ciclos econômicos: Os alunos devem ser capazes de identificar os principais produtos que foram explorados durante os diferentes ciclos econômicos do Brasil Colônia, destacando a importância de cada um deles para a economia da época.

  3. Analisar as consequências da economia colonial: Nesta etapa, os alunos devem ser capazes de analisar e discutir as consequências da economia colonial para a sociedade brasileira, tanto no período colonial como em períodos posteriores.

    Objetivos secundários:

    • Fomentar a discussão e o pensamento crítico: Ao longo de toda a aula, é importante incentivar os alunos a participarem ativamente das discussões, a expressarem suas opiniões e a desenvolverem um pensamento crítico sobre o tema.

    • Estimular a pesquisa e o estudo autônomo: Além do conteúdo apresentado em sala de aula, os alunos serão incentivados a realizar pesquisas adicionais sobre o tema, aprofundando seu conhecimento e desenvolvendo habilidades de estudo autônomo.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos: O professor deve começar a aula relembrando brevemente os conteúdos já estudados que são relevantes para o tópico atual. Isso pode incluir uma revisão do processo de colonização do Brasil, a chegada dos portugueses e a formação das primeiras vilas e engenhos. (3 - 5 minutos)

  2. Situações-problema: Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode apresentar duas situações-problema que serão discutidas ao longo da aula. A primeira pode ser: "Como a exploração de ouro na região de Minas Gerais afetou a economia e a sociedade do Brasil Colônia?" A segunda pode ser: "Por que a produção de açúcar, que foi inicialmente tão lucrativa, acabou declinando?" (3 - 5 minutos)

  3. Contextualização: O professor deve, então, explicar a importância do estudo da economia colonial, demonstrando como esses processos históricos influenciaram a formação do Brasil como o conhecemos hoje. Pode-se mencionar, por exemplo, como a escravidão foi introduzida e desenvolvida para atender às demandas econômicas da época. (2 - 3 minutos)

  4. Introdução ao tópico: Para introduzir o tópico de maneira impactante, o professor pode compartilhar algumas curiosidades ou fatos históricos. Por exemplo, pode-se mencionar como o Brasil foi o maior produtor de açúcar do mundo durante o período colonial, ou como a exploração de ouro em Minas Gerais levou à formação de uma das maiores cidades da América Latina, Ouro Preto. Outra curiosidade interessante é a Introdução do cultivo de café, que se tornou o principal produto de exportação do Brasil após a independência. (2 - 5 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade "Ciclos Econômicos": (10 - 12 minutos)

    • Formação de grupos: O professor deve dividir a turma em grupos de 5 alunos, no máximo. Cada grupo receberá uma folha de papel grande e canetas coloridas.

    • Tarefa: Cada grupo deve pesquisar sobre um dos principais ciclos econômicos do Brasil Colônia (ciclo do pau-brasil, ciclo do açúcar, ciclo do ouro, ciclo do café), destacando os principais aspectos econômicos, sociais e culturais de cada um.

    • Desenvolvimento: Os grupos devem discutir e organizar as informações, desenhando ou escrevendo as principais características do ciclo econômico em sua folha de papel. Eles também devem pensar em como essas características se encaixam nas situações-problema apresentadas na Introdução.

    • Apresentação: Após o tempo determinado, cada grupo deve apresentar seu ciclo econômico para a turma, explicando suas características e como elas se relacionam com as situações-problema. As apresentações podem ser feitas em forma de desenhos, esquemas, cartazes ou qualquer outra forma criativa que os alunos desejarem.

  2. Atividade "Comércio Colonial": (10 - 12 minutos)

    • Continuação da formação de grupos: Os mesmos grupos formados na atividade anterior serão utilizados nesta atividade.

    • Tarefa: Cada grupo receberá um "kit de comércio colonial", composto por diferentes produtos que foram comercializados durante o período colonial (por exemplo, açúcar, café, ouro, tabaco, etc.), além de cartões representando diferentes personagens da época (como o senhor de engenho, o escravo, o bandeirante, etc.).

    • Desenvolvimento: Os grupos devem imaginar e representar, de forma lúdica, uma situação de comércio colonial, utilizando os produtos e personagens do kit. Eles devem pensar em como essas trocas comerciais poderiam afetar a economia, a sociedade e a vida dos personagens envolvidos.

    • Apresentação: Novamente, cada grupo deve apresentar sua "cena de comércio colonial" para a turma, explicando o que está acontecendo e como isso se relaciona com o sistema econômico e as situações-problema discutidas.

  3. Atividade "Debate: Consequências da Economia Colonial": (5 - 6 minutos)

    • Formação de pares: O professor deve formar pares de alunos para a realização deste debate.

    • Tarefa: Cada par de alunos receberá um tópico relacionado às consequências da economia colonial, como a formação da desigualdade social, a exploração do trabalho escravo, a destruição do meio ambiente, entre outros.

    • Desenvolvimento: Cada par de alunos deve pesquisar e preparar argumentos para defender e refutar o tópico que lhes foi atribuído.

    • Debate: Os pares de alunos devem então debater seu tópico, apresentando seus argumentos e ouvindo os contra-argumentos do outro par. O professor deve mediar o debate, garantindo que todos os alunos tenham a oportunidade de falar e que a discussão se mantenha respeitosa e produtiva.

    • Conclusão: Após o debate, o professor deve fazer uma breve síntese dos principais pontos discutidos e reforçar a importância de se entender as consequências da economia colonial para a formação da sociedade brasileira.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo: (3 - 5 minutos)

    • O professor deve reunir todos os alunos e promover uma discussão em grupo sobre as soluções ou conclusões alcançadas por cada equipe durante as atividades. Isso permitirá que os alunos compartilhem suas descobertas e aprendam uns com os outros.

    • O professor pode iniciar a discussão fazendo perguntas direcionadas a cada grupo, como "Como a atividade 'Ciclos Econômicos' ajudou vocês a entenderem a importância e as consequências dos diferentes ciclos econômicos do Brasil Colônia?" ou "Quais foram os principais desafios que vocês enfrentaram na atividade 'Comércio Colonial' e como vocês os superaram?".

  2. Conexão com a Teoria: (2 - 3 minutos)

    • Após a discussão, o professor deve fazer uma conexão entre as atividades práticas e a teoria apresentada no início da aula. Isso pode ser feito destacando como as atividades ajudaram a ilustrar e aprofundar os conceitos teóricos, e vice-versa.

    • O professor pode, por exemplo, relembrar os principais produtos e características de cada ciclo econômico discutido nas atividades, e explicar como eles se relacionam com a teoria apresentada.

  3. Reflexão Final: (2 - 3 minutos)

    • Para encerrar a aula, o professor deve propor que os alunos reflitam, por um minuto, sobre as respostas para as seguintes perguntas:

      1. Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?
      2. Quais questões ainda não foram respondidas?
    • Após o tempo de reflexão, o professor pode pedir que alguns alunos compartilhem suas respostas com a turma. Isso ajudará a identificar quais aspectos do conteúdo precisam ser reforçados em aulas futuras e a estimular o pensamento crítico dos alunos.

  4. Feedback do Professor: (1 minuto)

    • O professor deve concluir a aula fornecendo um feedback geral sobre a participação dos alunos, destacando os pontos fortes e sugerindo áreas para melhoria. Isso incentivará os alunos a continuar se engajando e aprimorando suas habilidades de aprendizado autônomo.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo e Recapitulação: (2 - 3 minutos)

    • O professor deve começar a Conclusão relembrando os pontos-chave da aula. Isso inclui a explicação do sistema econômico na colônia, a identificação dos principais produtos e ciclos econômicos, e a análise das consequências da economia colonial.

    • O professor deve reforçar os conceitos mais importantes, destacando como eles se conectam e contribuem para a compreensão do Brasil Colônia.

  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações: (1 - 2 minutos)

    • Em seguida, o professor deve explicar como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações. Ele pode mencionar como as atividades práticas permitiram aos alunos aplicar a teoria e entender suas implicações na vida real.

    • O professor deve enfatizar que o estudo da economia colonial não é apenas importante para entender o passado, mas também para compreender as dinâmicas sociais e econômicas atuais.

  3. Materiais Extras e Estudo Autônomo: (1 - 2 minutos)

    • O professor deve sugerir materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seu conhecimento sobre o tema. Isso pode incluir livros, documentários, sites de pesquisa e artigos acadêmicos.

    • O professor deve encorajar os alunos a continuar estudando o assunto em casa, destacando a importância do estudo autônomo para o aprendizado efetivo.

  4. Importância do Tópico para o Dia a Dia: (1 minuto)

    • Por fim, o professor deve explicar brevemente a importância do tópico para o dia a dia dos alunos. Ele pode mencionar como as consequências da economia colonial ainda são visíveis na sociedade brasileira atual, e como o entendimento desses processos pode ajudar a compreender melhor o país em que vivemos.

    • O professor deve encerrar a aula reforçando o valor do conhecimento histórico para a formação de cidadãos críticos e conscientes de seu papel na sociedade.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies