Entrar

Plano de aula de Movimentos Protestantes

História

Original Teachy

'EM13CHS101'

Movimentos Protestantes

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Movimentos Protestantes

Palavras ChaveReforma Protestante, Movimentos Protestantes, Martinho Lutero, Concílio de Trento, Luteranismo, Calvinismo, Anglicanismo, Debates, Encenações, Mapa da Diversidade, Discussão em Grupo, Impacto Social e Político, Atividades Interativas, Ano Escolar: 1º ano do Ensino Médio, História
Materiais NecessáriosMapa da Europa em branco, Marcadores coloridos, Legendas, Acesso à internet para pesquisa, Papel e canetas para anotações, Material para encenação (figurinos, adereços, etc.), Espaço adequado para apresentações e debates
Códigos BNCCEM13CHS101: Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.; EM13CHS102: Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais de matrizes conceituais (etnocentrismo, racismo, evolução, modernidade, cooperativismo/desenvolvimento etc.), avaliando criticamente seu significado histórico e comparando-as a narrativas que contemplem outros agentes e discursos.; EM13CHS103: Elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na sistematização de dados e informações de diversas naturezas (expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos históricos e geográficos, gráficos, mapas, tabelas, tradições orais, entre outros).
Ano Escolar1º ano do Ensino Médio
DisciplinaHistória
Unidade TemáticaHistória Geral

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de objetivos do plano de aula serve para estabelecer claramente o que os alunos deverão alcançar ao final da sessão. Nesta fase, o foco é garantir que os estudantes compreendam não apenas os eventos históricos da Reforma Protestante, mas também suas implicações duradouras na Europa. Ao delinear os objetivos, o professor orienta os alunos sobre as competências específicas que deverão ser desenvolvidas, permitindo uma abordagem mais direcionada durante as atividades em sala.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a compreender os fatores políticos e sociais que propiciaram a Reforma Protestante e a subsequente diversificação do movimento em várias denominações e correntes na Europa.

2. Desenvolver habilidades analíticas nos alunos para que possam identificar e discutir as consequências da Reforma Protestante na estrutura social e política europeia do período.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a participação ativa dos alunos, promovendo discussões e debates sobre as diversas correntes do movimento protestante.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A introdução do plano de aula tem como finalidade engajar os alunos através de situações problema que os façam conectar os conhecimentos prévios com os novos conceitos que serão explorados. Além disso, a contextualização busca mostrar a relevância do tema na história e na formação do mundo moderno, estimulando a curiosidade e o interesse dos alunos pelo assunto.

Situações Problema

1. Como a ascensão do humanismo influenciou as críticas à Igreja Católica que culminaram na Reforma Protestante?

2. De que maneira as condições políticas na Alemanha e na Inglaterra contribuíram para a aceitação e difusão das ideias protestantes?

Contextualização

A Reforma Protestante foi um dos eventos mais significativos da história europeia, que não apenas alterou radicalmente o panorama religioso, mas também teve profundas implicações sociais e políticas. Por exemplo, a tradução da Bíblia para o alemão por Martinho Lutero não só facilitou o acesso à Escritura, mas também ajudou a solidificar o idioma alemão moderno. Além disso, os conflitos entre católicos e protestantes, como a Guerra dos Trinta Anos, moldaram fronteiras nacionais e políticas, causando impactos que reverberam até os dias atuais.

Desenvolvimento

Duração: (75 - 85 minutos)

A etapa de desenvolvimento no plano de aula é projetada para que os alunos apliquem e aprofundem os conhecimentos adquiridos sobre a Reforma Protestante de maneira interativa e engajadora. As atividades sugeridas visam não apenas reforçar a compreensão dos eventos históricos, mas também desenvolver habilidades de pesquisa, argumentação, trabalho em equipe e pensamento crítico. Cada atividade proposta permite que os alunos explorem o conteúdo de maneiras diferentes, garantindo uma aprendizagem ativa e significativa.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Reforma no Palco: Uma Encenação dos Principais Eventos

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de pesquisa, argumentação e apresentação, além de aprofundar o conhecimento sobre eventos-chave da Reforma Protestante.

- Descrição: Os alunos serão divididos em grupos de até cinco pessoas e cada grupo representará um momento chave da Reforma Protestante, como a publicação das 95 Teses por Martinho Lutero ou o Concílio de Trento. Cada grupo deverá preparar uma pequena encenação teatral, focando nos diálogos e nos principais argumentos apresentados durante esses eventos.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até cinco alunos.

  • Atribua a cada grupo um evento específico da Reforma Protestante.

  • Os alunos deverão pesquisar sobre o evento designado, focando nos principais diálogos e argumentos.

  • Cada grupo preparará uma encenação teatral curta, utilizando os diálogos e argumentos pesquisados.

  • Após a preparação, cada grupo apresentará sua encenação para a classe.

  • Ao final de todas as apresentações, promova uma discussão em classe sobre os eventos representados e suas importâncias históricas.

Atividade 2 - Mapa da Diversidade: Explorando as Correntes do Protestantismo

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Visualizar e compreender a difusão das diferentes correntes do protestantismo na Europa, promovendo o entendimento das divisões e interações no movimento.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos, em grupos, irão criar um mapa grande que represente a Europa durante a Reforma Protestante, destacando as áreas de influência das diferentes correntes protestantes (luteranismo, calvinismo, anglicanismo, etc.). Utilizarão cores, legendas e marcadores para diferenciar claramente cada corrente.

- Instruções:

  • Organize os alunos em grupos de até cinco membros.

  • Forneça materiais como um grande mapa da Europa em branco, marcadores coloridos e legendas.

  • Cada grupo deverá pesquisar e marcar no mapa as regiões onde cada corrente protestante se estabeleceu e predominou.

  • Os alunos devem discutir e decidir os critérios para definir as áreas de influência de cada corrente.

  • Após a finalização do mapa, cada grupo apresentará seu trabalho, explicando as escolhas feitas e o impacto das correntes no contexto europeu.

  • Realize uma rodada de perguntas e respostas para cada grupo, para aprofundar os conhecimentos adquiridos.

Atividade 3 - Debate dos Doutores: Enfrentando os Argumentos

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Fomentar o entendimento crítico dos alunos sobre os eventos da Reforma Protestante e seus impactos, além de desenvolver habilidades de debate e argumentação.

- Descrição: Os alunos, divididos em grupos representando diferentes correntes do protestantismo e a Igreja Católica, participarão de um debate estruturado. Cada grupo defenderá sua posição usando argumentos históricos, teológicos e sociais da época da Reforma.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos, cada um representando uma corrente do protestantismo ou a Igreja Católica.

  • Dê tempo para que cada grupo prepare seus argumentos baseados em pesquisas prévias.

  • Realize um debate em formato de mesa redonda, onde cada grupo terá a oportunidade de expor seus argumentos e rebater os dos oponentes.

  • Utilize um mediador para garantir que o debate seja conduzido de maneira respeitosa e todos tenham oportunidade de falar.

  • Ao final, permita que os alunos votem em qual grupo apresentou os argumentos mais convincentes, seguido de uma reflexão sobre as diferentes perspectivas apresentadas.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é consolidar o conhecimento adquirido pelos alunos através das atividades práticas e promover uma reflexão crítica sobre a importância e o impacto da Reforma Protestante. Através da discussão em grupo, os alunos têm a oportunidade de verbalizar e confrontar suas ideias, o que ajuda na fixação do conteúdo e no desenvolvimento de habilidades argumentativas e analíticas.

Discussão em Grupo

Para iniciar a discussão em grupo, o professor deve primeiro reunir todos os alunos e incentivar um ambiente de diálogo aberto e respeitoso. Sugere-se que o professor utilize uma breve introdução para recapitular os principais eventos e conceitos discutidos durante as atividades. Após esta introdução, o professor pode lançar algumas perguntas chave para direcionar a discussão, como: 'Quais foram os principais fatores que perpetuaram a diversidade de correntes dentro do protestantismo?' ou 'Como a Reforma Protestante influenciou as estruturas políticas e sociais da Europa?' Essas perguntas devem ser seguidas por um convite para que os alunos compartilhem suas experiências e aprendizados das atividades realizadas.

Perguntas Chave

1. Quais foram as principais diferenças entre as correntes protestantes que vocês descobriram durante a atividade do mapa da diversidade?

2. Como a compreensão das divergências teológicas entre as correntes protestantes pode ajudar a entender melhor os conflitos da época e suas consequências?

3. De que maneira a Reforma Protestante ainda influencia a sociedade e cultura europeias?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade da etapa de conclusão é consolidar o aprendizado, garantindo que os alunos tenham uma compreensão clara e integrada dos tópicos abordados, além de entenderem a aplicabilidade do conhecimento histórico em contextos mais amplos. Esta etapa também serve para reforçar a importância do tema estudado, motivando os alunos a continuarem explorando e questionando as interações entre passado e presente.

Resumo

Na etapa de conclusão, o professor deve resumir e recapitular os principais pontos discutidos sobre a Reforma Protestante, enfatizando os diferentes movimentos e correntes que surgiram, como o luteranismo, o calvinismo e o anglicanismo. É importante destacar como cada um desses movimentos influenciou a Europa e, posteriormente, o mundo, tanto social quanto politicamente.

Conexão com a Teoria

Durante a aula, a conexão entre teoria e prática foi estabelecida através de atividades interativas que permitiram aos alunos explorar e aplicar os conceitos históricos em contextos simulados, como encenações e debates. Isso não apenas solidificou o entendimento teórico, mas também permitiu aos alunos visualizar de maneira concreta os impactos da Reforma Protestante.

Fechamento

Por fim, o professor deve enfatizar a relevância contínua da Reforma Protestante na sociedade contemporânea, discutindo como os seus legados, como o pluralismo religioso e a separação entre Igreja e Estado, continuam a impactar o mundo atual, inclusive fora do contexto europeu. Essa discussão ajuda os alunos a perceber a importância do estudo da história para compreender as complexidades do presente.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies