Entrar

Plano de aula de Renascimento

História

Original Teachy

'EM13CHS103'

Renascimento

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Renascimento

Palavras ChaveRenascimento, cultura, sociedade, comércio, ciência, política, arte renascentista, inovação artística, perspectiva, chiaroscuro, prensa móvel, humanismo, Reforma Protestante, descobertas geográficas, teorias científicas, simulação de mercado, feira de ciências, pensamento crítico, criatividade, valores humanistas
Materiais NecessáriosTintas, Pincéis, Telas preparadas, Materiais para preparação de murais (opcional), Materiais para simulação de mercado (mercadorias fictícias, tabelas de preços, etc.), Cenário de feira para simulação, Materiais para criação de modelos científicos (papel, tesoura, cola, etc.), Computadores ou dispositivos para pesquisa, Projetor (opcional para apresentações)
Códigos BNCCEM13CHS103: Elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na sistematização de dados e informações de diversas naturezas (expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos históricos e geográficos, gráficos, mapas, tabelas, tradições orais, entre outros).; EM13CHS104: Analisar objetos e vestígios da cultura material e imaterial de modo a identificar conhecimentos, valores, crenças e práticas que caracterizam a identidade e a diversidade cultural de diferentes sociedades inseridas no tempo e no espaço.
Ano Escolar1º ano do Ensino Médio
DisciplinaHistória
Unidade TemáticaHistória Geral

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

Esta etapa do plano de aula tem como finalidade estabelecer os objetivos que devem ser atingidos pelos alunos ao final da sessão. Ao definir claramente as metas, os estudantes terão uma compreensão precisa do que é esperado deles e poderão direcionar seus esforços de aprendizado de maneira mais eficiente. Os objetivos selecionados visam assegurar que os alunos não só adquiram conhecimento sobre o Renascimento, mas também desenvolvam habilidades analíticas para aplicar esse conhecimento em contextos variados.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a reconhecer e discutir a importância do Renascimento para a cultura, sociedade, comércio, ciência e política na Europa.

2. Desenvolver habilidades de análise crítica, permitindo que os alunos avaliem o impacto do Renascimento em diferentes aspectos da vida europeia.

Objetivos secundários:

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A introdução serve para ativar o conhecimento prévio dos alunos sobre o Renascimento, utilizando situações problema que estimulem a reflexão e a aplicação de conceitos em contextos práticos. Além disso, a contextualização busca conectar o tema com a realidade e relevância histórica, preparando o terreno para uma compreensão mais profunda e engajada durante as atividades práticas da aula.

Situações Problema

1. Imaginem que vocês estão na Itália do século XV e são artistas contratados para pintar murais em uma igreja. Como o conhecimento e a estética do Renascimento influenciariam suas escolhas artísticas e técnicas?

2. Suponham que são comerciantes em uma feira no norte da Europa, por volta de 1550. Como as ideias renascentistas sobre comércio e humanismo poderiam afetar suas negociações e relações comerciais?

Contextualização

O Renascimento não foi apenas um período de crescimento artístico, mas também um momento de transformações sociais, políticas e científicas que moldaram a Europa e influenciaram o mundo. Por exemplo, a invenção da prensa móvel por Johannes Gutenberg, em 1440, permitiu a disseminação de ideias e conhecimento, ajudando a catalisar o movimento humanista e a Reforma Protestante. Além disso, as descobertas geográficas e o surgimento de novas teorias científicas como as de Copérnico e Galileu durante o Renascimento impactaram profundamente a visão de mundo da época.

Desenvolvimento

Duração: (65 - 75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para imergir os alunos no contexto do Renascimento por meio de atividades práticas e lúdicas que simulam situações reais da época. Ao trabalhar em grupos, os alunos aplicam e aprofundam o conhecimento adquirido previamente sobre o tema, desenvolvendo habilidades de colaboração, criatividade e pensamento crítico. As atividades são planejadas para serem interativas e envolventes, garantindo que os alunos possam vivenciar e refletir sobre as múltiplas facetas do Renascimento.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Artistas do Renascimento

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Aplicar conhecimentos sobre arte renascentista e suas técnicas para criar uma obra que harmonize inovação artística e temática clássica.

- Descrição: Os alunos, divididos em grupos de até 5 pessoas, atuarão como artistas renascentistas no estúdio de um mestre como Michelangelo ou Leonardo da Vinci. Cada grupo receberá uma tela de proporções clássicas (como as que seriam usadas para afrescos) e um tema clássico cristão. Eles deverão aplicar técnicas de pintura da época, como o uso de perspectiva, proporção áurea e chiaroscuro, para criar uma obra que reflita tanto a temática cristã quanto a inovação artística do Renascimento.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de no máximo 5 alunos.

  • Distribua materiais artísticos como tintas, pincéis e telas levemente preparadas.

  • Explique brevemente as técnicas de pintura do Renascimento que serão utilizadas.

  • Oriente os alunos a pesquisarem rapidamente sobre a temática cristã escolhida e como ela foi representada na arte renascentista.

  • Permita que os grupos escolham alterar levemente o tema ou a composição para expressar sua própria interpretação artística.

  • Monitore o progresso, oferecendo sugestões e auxílio técnico conforme necessário.

  • Ao final, cada grupo apresentará sua obra e explicará as escolhas artísticas baseadas no conhecimento do Renascimento.

Atividade 2 - Mercadores do Renascimento

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de negociação e compreensão do comércio renascentista, aplicando princípios humanistas e de inovação.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão transportados para uma feira comercial no século XVI, onde atuarão como mercadores. Cada grupo representará uma família de comerciantes, enfrentando desafios como competição de preços, negociação de contratos e aplicação de princípios humanistas em suas transações. Utilizando um cenário de mercado simulado, os alunos deverão usar suas habilidades de raciocínio lógico e conhecimento sobre o comércio renascentista para alcançar o sucesso econômico e social.

- Instruções:

  • Organize a sala em um formato de feira, com diferentes bancas para cada grupo.

  • Distribua mercadorias fictícias que os grupos podem vender ou comprar entre si.

  • Explique brevemente os princípios do comércio no Renascimento, incluindo a importância da inovação e da ética.

  • Peça aos alunos que planejem uma estratégia de negociação e coloquem em prática suas habilidades de barganha durante a simulação.

  • Inclua eventos aleatórios para simular desafios reais que os mercadores enfrentavam, como a chegada de um novo produto ou uma mudança nas leis comerciais.

  • Ao final, discuta com a classe as estratégias usadas por cada grupo e como elas refletiram os valores do Renascimento.

Atividade 3 - Cientistas e Inventores do Renascimento

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Utilizar o pensamento crítico e a criatividade para resolver problemas científicos do Renascimento, aplicando o conhecimento histórico em um contexto prático.

- Descrição: Os alunos, agrupados, assumirão o papel de cientistas e inventores do Renascimento. Cada grupo receberá um problema técnico ou científico para resolver, utilizando o conhecimento e as ferramentas disponíveis na época. Os problemas podem variar desde a criação de um modelo de heliocentrismo até a invenção de um aparato que utilize os princípios da alavanca. A atividade terminará com uma feira de ciências onde cada grupo apresentará seu projeto e explicará como ele reflete os avanços do período.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos, cada um representando um conjunto de cientistas renascentistas.

  • Distribua os problemas científicos que cada grupo deverá resolver.

  • Forneça materiais como papel, tesoura, cola e outros que possam ser encontrados historicamente.

  • Permita que os alunos pesquisem rapidamente sobre o tema de seu problema e comecem a desenvolver uma solução.

  • Monitore o progresso, oferecendo insights e informações adicionais quando necessário.

  • Ao final, cada grupo apresentará seu projeto, explicando o problema, a solução encontrada e como ela se conecta aos avanços do Renascimento.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

Esta etapa do plano de aula tem como finalidade permitir que os alunos articulem e reflitam sobre o conhecimento adquirido e as experiências práticas vivenciadas durante as atividades. A discussão em grupo facilita a troca de ideias e perspectivas, promovendo uma compreensão mais profunda e crítica do impacto do Renascimento. As questões-chave são formuladas para direcionar a reflexão e garantir que os alunos sejam capazes de conectar os conteúdos históricos com o mundo contemporâneo.

Discussão em Grupo

Inicie a discussão em grupo reunindo todos os alunos em um círculo. Comece com uma breve introdução, relembrando os objetivos da aula e enfatizando a importância de compartilhar as experiências e aprendizados. Peça a cada grupo que apresente um resumo do que criaram ou experimentaram durante as atividades, destacando as principais lições aprendidas e os desafios enfrentados. Encoraje os alunos a expressar como a experiência os ajudou a entender melhor o impacto do Renascimento nas diversas áreas abordadas.

Perguntas Chave

1. Quais foram os principais desafios que vocês enfrentaram ao tentar aplicar as técnicas e conceitos do Renascimento em suas atividades?

2. Como as inovações do Renascimento, como a perspectiva na arte ou a revolução científica, podem ser vistas refletidas no mundo moderno?

3. De que forma a ética e os valores humanistas discutidos durante a aula podem ser aplicados em contextos atuais da sociedade ou da tecnologia?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade da Conclusão é consolidar o aprendizado dos alunos, garantindo que eles possuam uma compreensão clara e integrada dos tópicos abordados. Esta etapa também serve para reforçar a conexão entre teoria e prática, evidenciando como o estudo da história pode ser aplicado para entender melhor o mundo atual. Além disso, destaca a importância de reconhecer e valorizar as contribuições históricas em nossas vidas cotidianas.

Resumo

Nesta etapa final, o professor resumirá os principais pontos abordados sobre o Renascimento, revisando como este movimento cultural e intelectual impactou a arte, a ciência, a política e a sociedade europeia. Serão recordados os artistas, cientistas e pensadores que moldaram a época e suas contribuições inovadoras.

Conexão com a Teoria

A aula de hoje foi estruturada para conectar teoria e prática, permitindo que os alunos aplicassem os conhecimentos adquiridos sobre o Renascimento em atividades práticas que simulavam situações reais da época. Essa abordagem não só reforçou a compreensão dos conceitos como também proporcionou uma visão mais vívida e interativa do impacto do Renascimento.

Fechamento

Por fim, destacou-se a relevância contínua do Renascimento, mostrando como muitos dos valores humanistas e inovações técnicas e científicas continuam a influenciar a cultura e a sociedade modernas. Compreender este legado é crucial para apreciar a história e a evolução do pensamento e da prática humana.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies