Entrar

Plano de aula de Equação do Segundo Grau: Coeficientes

Matemática

Original Teachy

'EM13MAT302'

Equação do Segundo Grau: Coeficientes

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Equação do Segundo Grau: Coeficientes

Palavras ChaveEquações do Segundo Grau, Coeficientes, Soma e Produto das Raízes, Metodologia Digital, Aprendizagem Ativa, Redes Sociais, Contexto Contemporâneo, Gamificação, Criação de Conteúdo Digital, Aplicações Práticas
Materiais NecessáriosCelulares ou computadores com acesso à internet, Aplicativos de edição de imagem e vídeo (Canva, InShot, etc.), Plataformas para compartilhamento de conteúdo (Google Classroom, etc.), Ferramentas de prototipagem (Marvel App, Figma, etc.), Plataformas de gamificação (Kahoot!, Quizizz, etc.), Quadro branco e marcadores, Projetor ou tela para apresentações
Códigos BNCCEM13MAT302: Construir modelos empregando as funções polinomiais de 1º ou 2º graus, para resolver problemas em contextos diversos, com ou sem apoio de tecnologias digitais.
Ano Escolar1º ano do Ensino Médio
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaÁlgebra

Objetivos

Duração: 10 a 15 minutos

Esta etapa é crucial para situar os alunos acerca dos principais objetivos a serem alcançados durante a aula. A partir dos objetivos delineados, os alunos entenderão a importância dos coeficientes nas equações do segundo grau e como utilizá-los para calcular a soma e o produto das raízes, além de outras funções relacionadas. Isso dará direção e clareza ao que se espera que eles aprendam e apliquem no decorrer da aula.

Objetivos principais:

1. Compreender o que são os coeficientes das equações do segundo grau.

2. Calcular a soma e o produto das raízes utilizando os coeficientes.

3. Determinar valores a partir da soma e do produto das raízes que possam ser expressos como uma função dos coeficientes.

Objetivos secundários:

  1. Facilitar a aplicação prática dos conceitos através de problemas contextualizados.
  2. Incentivar os alunos a colaborarem entre si para resolver problemas complexos.

Introdução

Duração: 10 a 15 minutos

Esta etapa serve para despertar o interesse dos alunos e colocá-los em um contexto de aprendizado ativo. Ao buscar fatos interessantes e discutir em grupo, os alunos começam a se familiarizar com os conceitos e a entender a relevância prática das equações do segundo grau. Além disso, as perguntas-chave ajudam a revisar o que já foi estudado previamente, preparando o terreno para as atividades mais detalhadas e práticas que se seguirão.

Aquecendo

Inicie a aula apresentando uma visão geral sobre o tema 'Equação do Segundo Grau: Coeficientes'. Explique brevemente que as equações do segundo grau possuem a forma ax² + bx + c = 0, onde a, b e c são chamados de coeficientes. Em seguida, peça aos alunos que utilizem seus celulares para buscar um fato interessante relacionado a equações do segundo grau. Isso pode incluir curiosidades históricas, aplicações práticas ou até mesmo exemplos famosos. Ao final, peça a alguns alunos que compartilhem seus achados com a turma.

Reflexões Iniciais

1. O que é um coeficiente em uma equação do segundo grau?

2. Quais são os coeficientes em uma equação na forma ax² + bx + c = 0?

3. Como a soma e o produto das raízes de uma equação do segundo grau podem ser calculados usando os coeficientes?

4. Onde podemos ver aplicações práticas de equações do segundo grau no nosso dia a dia?

5. Alguém encontrou algum fato interessante ou curioso durante a pesquisa? Pode compartilhar com a turma?

Desenvolvimento

Duração: 70 a 80 minutos

Esta etapa visa aplicar os conceitos de coeficientes das equações do segundo grau de maneira prática e contextualizada. As atividades propostas incentivam a colaboração em grupo, a criatividade e o uso de tecnologias digitais, proporcionando um aprendizado mais dinâmico e envolvente. Ao final, os alunos estarão mais confiantes em usar seus conhecimentos matemáticos em situações reais.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 -  Desvendando o Mistério dos Influenciadores 

> Duração: 60 a 70 minutos

- Objetivo: Entender os coeficientes das equações do segundo grau e sua aplicação prática através do uso criativo de redes sociais e a criação de conteúdo digital.

- Descrição: Os alunos vão criar um perfil fictício de um influenciador digital que utiliza conhecimentos de equações do segundo grau para resolver problemas do dia a dia. Eles devem explicar como os coeficientes são usados para encontrar a soma e o produto das raízes das equações em postagens no Instagram ou em vídeos do TikTok.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve criar um personagem influenciador digital, escolhendo uma área de atuação (por exemplo, engenharia, economia doméstica, tecnologia, etc.).

  • Utilize aplicativos de edição de imagem e vídeo (como Canva ou InShot) para criar postagens e vídeos curtos nos quais o influenciador explica como as equações do segundo grau são utilizadas em sua área de atuação.

  • As postagens devem incluir exemplos práticos e situações cotidianas onde os coeficientes das equações do segundo grau têm aplicação.

  • Os alunos devem compartilhar suas criações em uma plataforma comum (por exemplo, Google Classroom) para que todos possam ver e comentar.

Atividade 2 -  Aventura Gamificada: Resolvendo Equações às Pressas 

> Duração: 60 a 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver habilidades práticas de resolução de problemas com equações do segundo grau de uma maneira lúdica e interativa através da gamificação.

- Descrição: Os alunos participarão de um jogo de aventura digital onde precisarão resolver equações do segundo grau em diferentes cenários e situações. Cada cenário apresentará um problema diferente que deve ser solucionado utilizando os coeficientes das equações.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Utilize uma plataforma de gamificação como Kahoot! ou Quizizz para criar cenários de aventura que envolvem a resolução de equações do segundo grau.

  • Cada grupo deverá completar as missões utilizando os coeficientes para encontrar a soma e o produto das raízes das equações apresentadas.

  • Os cenários podem incluir temas como 'Escapando de uma pirâmide antiga', 'Lançamento de um foguete' e 'Detetive resolvendo um mistério'.

  • Os grupos que resolverem as missões corretamente e mais rapidamente ganham pontos e se deslocam para a próxima fase do jogo.

Atividade 3 -  App Development: Criando uma Calculadora de Raízes 

> Duração: 60 a 70 minutos

- Objetivo: Aplicar conhecimentos matemáticos na criação de ferramentas digitais práticas, desenvolvendo habilidades técnicas e de design ao mesmo tempo.

- Descrição: Os alunos desenvolverão um protótipo de um aplicativo móvel que calcula a soma e o produto das raízes de uma equação do segundo grau a partir dos coeficientes inseridos pelo usuário.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Utilize ferramentas de prototipagem como Marvel App ou Figma para criar um esboço visual do aplicativo.

  • O aplicativo deve ter uma interface simples onde o usuário pode inserir os valores dos coeficientes a, b e c.

  • Inclua uma função que calcule automaticamente a soma e o produto das raízes e exiba os resultados na tela.

  • Os alunos podem apresentar suas ideias de design e funcionalidades em uma mini apresentação no final da atividade.

Retorno

Duração: 20 a 25 minutos

Esta etapa visa consolidar o aprendizado, promover a reflexão sobre os conhecimentos adquiridos e as habilidades desenvolvidas, além de reforçar a importância do trabalho colaborativo e do feedback construtivo. Ao discutir em grupo e receber feedbacks, os alunos têm a oportunidade de revisar e aprofundar o entendimento sobre o tema, além de aprimorar suas habilidades interpessoais e técnicas.

Discussão em Grupo

Promova uma discussão em grupo com todos os alunos, onde os grupos compartilhem o que aprenderam ao realizar as atividades e suas conclusões. Use o seguinte roteiro para guiar a discussão:

Introdução: Solicite que cada grupo apresente brevemente sua atividade e os principais pontos aprendidos. Desafios Encontrados: Peça que os alunos compartilhem os principais desafios que encontraram durante a realização das atividades e como os superaram. Aplicações Práticas: Incentive os alunos a discutirem como os conhecimentos adquiridos podem ser aplicados no dia a dia, dando exemplos concretos. Feedbacks e Sugestões: Abra o espaço para que outros grupos façam perguntas ou deem sugestões sobre as apresentações.

Reflexões

1. Quais foram os principais desafios encontrados durante a realização das atividades e como vocês os superaram? 2. De que maneira vocês acham que os conhecimentos sobre coeficientes das equações do segundo grau podem ser aplicados no seu dia a dia? 3. Quais habilidades vocês acreditam que desenvolveram além do conhecimento sobre coeficientes das equações do segundo grau durante a aula de hoje?

Feedback 360°

Realize uma etapa de feedback 360° onde cada aluno deve receber feedback dos outros alunos do grupo em que trabalhou na atividade. Oriente os alunos para que o feedback seja construtivo e respeitoso, enfatizando aspectos como:

Pontos Fortes: O que o colega fez bem durante a atividade? Áreas para Melhoria: O que poderia ser melhorado? Dicas e Sugestões: Quais dicas ou sugestões podem ajudar o colega a melhorar em futuras atividades?

Conclusão

Duração: 10 a 15 minutos

Finalidade da Conclusão

Esta seção serve para amarrar todos os conceitos abordados durante a aula, reforçando os pontos principais e destacando a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. Além disso, ela conecta os aprendizados ao contexto contemporâneo e sua importância para a vida dos alunos, promovendo uma visão mais ampla e pragmática dos conteúdos estudados.

Resumo

Resumo Divertido!

Hoje nós embarcamos em uma jornada digital para descobrir os mistérios das equações do segundo grau e seus coeficientes! Tivemos influenciadores fictícios desvendando o segredo dos coeficientes ️‍♂️, resolvemos enigmas em aventuras gamificadas  e até desenvolvemos protótipos de aplicativos . Tudo isso para entender como a, b, e c moldam nossas equações e como podemos encontrar a soma e o produto das raízes.

No Mundo

No Mundo Atual

Em um mundo onde a tecnologia avança a passos largos e estamos constantemente conectados, entender conceitos matemáticos profundos, como os coeficientes das equações do segundo grau, nos torna mais aptos a resolver problemas reais. Seja otimizar códigos de programação, projetar equipamentos de engenharia ou até mesmo criar algoritmos para redes sociais, os conhecimentos adquiridos hoje são passos importantes para navegar e prosperar nesse universo digital.

Na Prática

️ Aplicações Práticas ️

Compreender os coeficientes das equações do segundo grau é fundamental não só na matemática, mas em diversos campos, como engenharia, economia e tecnologia. No dia a dia, esse conhecimento pode ajudar a resolver problemas práticos, desde calcular trajetórias em projetos até otimizar processos financeiros.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies