Entrar

Plano de aula de Ângulos: Classificação

Matemática

Original Teachy

Ângulos: Classificação

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Ângulos: Classificação

Palavras ChaveÂngulos, Classificação, Atividades práticas, Colaboração, Resolução de problemas, Aplicações reais, Jogos matemáticos, Contextualização, Comunicação, Trabalho em grupo, Metodologia de sala de aula invertida
Materiais NecessáriosMapa da sala com locais marcados, Cartões com enigmas, Objetos escondidos, Cartões com problemas de ângulos, Folhas de papel milimetrado, Réguas, Compassos, Cópias de figuras geométricas, Cenários do 'crime matemático'
Códigos BNCC-
Ano Escolar1º ano do Ensino Médio
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaGeometria

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é essencial para direcionar o foco da aula e garantir que tanto o professor quanto os alunos estejam alinhados quanto ao que será aprendido e praticado. Nesta seção, os objetivos são formulados de maneira clara e concisa, delineando as competências específicas que os alunos devem desenvolver. Isso ajuda a estabelecer uma base sólida para as atividades práticas que seguirão, permitindo que os estudantes apliquem de forma eficaz o conhecimento prévio adquirido sobre ângulos.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a identificar e classificar os diferentes tipos de ângulos (agudo, reto, obtuso, raso) e compreender suas propriedades e aplicações.

2. Desenvolver a habilidade de contar e classificar os ângulos em figuras geométricas, reconhecendo ângulos suplementares, complementares e opostos pelo vértice.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a comunicação e colaboração entre os alunos durante as atividades práticas para promover um ambiente de aprendizado ativo e participativo.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A etapa de Introdução é projetada para engajar os alunos e conectar o conhecimento prévio adquirido com o conteúdo que será explorado na aula. Ao apresentar situações problema, os alunos são desafiados a aplicar conceitos de ângulos de maneira prática e contextualizada, preparando o terreno para a aplicação do conteúdo em atividades mais complexas. A contextualização serve para mostrar a relevância dos ângulos no mundo real, aumentando o interesse e a percepção da importância do tema.

Situações Problema

1. Suponha que você esteja ajudando a organizar uma festa em que as mesas devem ser dispostas de maneira simétrica para garantir que todos tenham uma visão igual do palco. Como você usaria o conhecimento sobre ângulos retos para determinar a melhor disposição das mesas?

2. Imagine que você está projetando um novo jogo de tabuleiro e precisa criar um caminho que envolva diferentes tipos de ângulos para desafiar os jogadores. Quais tipos de ângulos você usaria e como eles influenciariam o movimento dos jogadores?

Contextualização

Os ângulos estão presentes em diversas situações do nosso cotidiano, desde a organização de mobiliário em uma sala até a construção de pontes e edifícios. Compreender os diferentes tipos de ângulos e suas propriedades é fundamental não apenas para a matemática, mas também para muitas outras áreas, como engenharia, design e arquitetura. Além disso, a história da medição de ângulos remonta à antiguidade, evidenciando a importância cultural e prática deste conceito.

Desenvolvimento

Duração: (75 - 85 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para que os alunos apliquem de maneira prática e interativa os conceitos de classificação de ângulos estudados anteriormente. Através de atividades lúdicas e colaborativas, os estudantes têm a oportunidade de aprofundar seu entendimento sobre ângulos agudos, obtusos, retos, entre outros, e como eles se relacionam em contextos reais e imaginários. Esta abordagem não só reforça o aprendizado como também estimula o pensamento crítico e a resolução de problemas em equipe.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 -  Ângulos em Ação

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Praticar a identificação e resolução de problemas envolvendo diferentes tipos de ângulos de forma lúdica e colaborativa.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas para explorar ângulos em uma caça ao tesouro dentro da sala de aula. Serão distribuídos cartões contendo enigmas que levam a locais da sala onde estão escondidos objetos. Cada local esconde um cartão com um problema de ângulos que deve ser resolvido para avançar no jogo.

- Instruções:

  • Forme grupos de até cinco alunos e distribua um mapa da sala com locais marcados.

  • Cada grupo recebe um cartão inicial com um enigma que leva ao primeiro objeto escondido.

  • Ao encontrar o objeto, o grupo deve resolver o problema de ângulo no cartão escondido para receber o próximo enigma.

  • O jogo continua até que todos os problemas sejam resolvidos e o tesouro final seja encontrado.

  • Cada enigma resolvido corretamente vale pontos para o grupo.

Atividade 2 -  Arquitetos de Ângulos

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Aplicar o conhecimento sobre ângulos complementares e suplementares em um contexto de design e arquitetura.

- Descrição: Os alunos, em grupos, assumirão o papel de arquitetos que precisam projetar a planta baixa de uma casa. Eles usarão uma grade de papel milimetrado para desenhar a planta, mas com a condição de que cada cômodo deve ter pelo menos um par de ângulos complementares e um par de ângulos suplementares.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de cinco alunos.

  • Entregue a cada grupo uma folha de papel milimetrado e um conjunto de réguas e compassos.

  • Explique que cada grupo deve desenhar a planta baixa de uma casa, considerando as condições especificadas para os ângulos.

  • Circule pela sala para ajudar com dúvidas e assegurar que os ângulos estejam corretos.

  • Ao final, cada grupo apresenta sua planta para a classe, explicando a localização e a razão dos ângulos escolhidos.

Atividade 3 -  Detetives dos Ângulos

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de análise e classificação de ângulos em uma situação de resolução de problemas complexa e divertida.

- Descrição: Os alunos, organizados em grupos, transformam-se em detetives que devem resolver um 'crime matemático'. Eles receberão um cenário onde um 'ladrão de ângulos' bagunçou todos os ângulos de uma figura e eles precisam determinar quais são agudos, retos, obtusos, suplementares, etc., para desvendar o enigma.

- Instruções:

  • Forme grupos de até cinco alunos e distribua o cenário do crime e uma cópia da figura afetada.

  • Cada grupo deve analisar a figura e classificar cada ângulo de acordo com sua medida e tipo.

  • Os grupos devem justificar suas classificações usando o conhecimento sobre as propriedades dos ângulos.

  • Cada grupo apresenta suas descobertas e justificativas para a classe.

  • Discuta as diferentes abordagens e soluções com a turma.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado, permitindo que os alunos articulem o que aprenderam e compartilhem insights uns com os outros. A discussão em grupo ajuda a reforçar a compreensão dos conceitos de ângulos e promove a habilidade de expressar e articular ideias matemáticas. Além disso, ao ouvir as experiências e soluções dos colegas, os alunos podem ganhar novas perspectivas e estratégias de resolução de problemas, enriquecendo seu próprio entendimento do tema.

Discussão em Grupo

Ao final das atividades, reúna todos os alunos para uma discussão em grupo. Inicie a discussão com uma breve introdução: 'Agora que todos tiveram a oportunidade de explorar os ângulos de maneiras diferentes, vamos compartilhar o que aprendemos. Cada grupo terá a chance de apresentar uma descoberta interessante ou um desafio que encontraram durante as atividades. Vamos usar este momento para refletir sobre como os ângulos são aplicados em diferentes contextos e quais foram as estratégias mais eficazes que cada grupo encontrou para resolver os problemas.'

Perguntas Chave

1. Quais foram os tipos de ângulos mais desafiadores de identificar e por quê?

2. Como a classificação de ângulos ajudou na resolução dos problemas propostos nas atividades?

3. Houve alguma situação em que a compreensão de ângulos em contextos cotidianos foi especialmente útil?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade da etapa de Conclusão é consolidar o aprendizado, vinculando os conceitos teóricos com as práticas observadas durante as atividades. Isso não apenas reforça a compreensão dos alunos sobre ângulos, mas também destaca a relevância do tema em diferentes contextos do dia a dia. Além disso, esta etapa serve para esclarecer quaisquer dúvidas finais e garantir que os alunos estejam preparados para aplicar o conhecimento adquirido em novos desafios matemáticos.

Resumo

Na etapa de Conclusão, o professor deve resumir e recapitular os principais conteúdos abordados sobre a classificação de ângulos, reforçando a identificação e as propriedades dos ângulos agudos, retos, obtusos, rasos, suplementares e complementares. É fundamental que o resumo inclua exemplos práticos e situações que foram exploradas durante as atividades, garantindo a fixação do conhecimento.

Conexão com a Teoria

Durante a aula, a conexão entre a teoria e a prática foi estabelecida por meio de atividades lúdicas como a 'Caça ao Tesouro dos Ângulos', onde os alunos aplicaram diretamente o conhecimento teórico na resolução de problemas práticos. Além disso, a atividade 'Arquitetos de Ângulos' permitiu que os estudantes vissem a aplicação dos ângulos em um contexto de design, arquitetura e planejamento, reforçando a importância e a relevância dos ângulos no mundo real.

Fechamento

Por fim, enfatize a importância dos ângulos no cotidiano, destacando aplicações práticas em diversas áreas, como design, arquitetura e engenharia. Mostre como o conhecimento sobre ângulos pode ser usado para resolver problemas de organização e simetria, fundamentais em muitas situações práticas, além de ser essencial para o desenvolvimento de habilidades matemáticas mais avançadas.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies