Plano de Aula | Metodologia Ativa | Função: Gráficos
Palavras Chave | Funções, Gráficos, Interpretação, Construção, Atividades práticas, Colaboração, Análise crítica, Aplicação real, Raciocínio lógico, Engajamento |
Materiais Necessários | Tabuleiro gigante representando plano cartesiano, Cartões com informações parciais sobre gráficos de funções, Maquete de cidade, Mapas da cidade em branco, Parcelas de terra com requisitos matemáticos, Marcadores ou lápis para desenho, Papel para anotações, Materiais para apresentação (opcional) |
Códigos BNCC | EM13MAT101: Interpretar criticamente situações econômicas, sociais e fatos relativos às Ciências da Natureza que envolvam a variação de grandezas, pela análise dos gráficos das funções representadas e das taxas de variação, com ou sem apoio de tecnologias digitais.; EM13MAT405: Utilizar conceitos iniciais de uma linguagem de programação na implementação de algoritmos escritos em linguagem corrente e/ou matemática. |
Ano Escolar | 1º ano do Ensino Médio |
Disciplina | Matemática |
Unidade Temática | Álgebra |
Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.
Objetivos
Duração: (5 - 10 minutos)
A etapa de Objetivos é crucial para estabelecer uma base clara do que se espera que os alunos alcancem ao final da aula. Ao definir objetivos, o professor orienta a atenção dos alunos para os aspectos mais importantes do estudo, garantindo que o foco e o esforço sejam direcionados para as competências essenciais. Esta etapa também serve para alinhar as expectativas e preparar os alunos para as atividades práticas que seguirão, onde eles aplicarão o conhecimento adquirido de forma ativa e colaborativa.
Objetivos principais:
1. Capacitar os alunos a interpretar gráficos de funções genéricas, identificando características como concavidade, pontos de máximo e mínimo e interceptos.
2. Habilitar os alunos a construir gráficos de funções básicas, como o gráfico da função y = x, e reconhecer que é uma reta crescente.
Objetivos secundários:
- Desenvolver a capacidade de raciocínio lógico e analítico dos alunos através da manipulação e interpretação de gráficos.
Introdução
Duração: (15 - 20 minutos)
A Introdução serve para engajar os alunos com o conteúdo que eles estudaram previamente, utilizando situações problema que estimulam a reflexão e a aplicação dos conceitos de função em contextos reais. Além disso, a contextualização busca mostrar a relevância do estudo das funções em situações práticas e cotidianas, aumentando o interesse dos alunos e estabelecendo uma ponte entre a teoria e a prática.
Situações Problema
1. Imagine que você é um urbanista e precisa planejar a expansão de uma cidade. Como o conhecimento sobre funções e seus gráficos poderia ajudá-lo a analisar e otimizar o crescimento urbano em termos de sustentabilidade e eficiência?
2. Considere um cenário de um cientista que está estudando o impacto das mudanças climáticas. Ele coleta dados sobre a temperatura média e níveis de dióxido de carbono ao longo de décadas. Como ele poderia usar a construção e análise de gráficos de funções para prever futuras tendências e planejar estratégias de mitigação?
Contextualização
A compreensão de funções e seus gráficos é essencial não apenas na matemática, mas em inúmeras aplicações práticas do dia a dia e em diversas áreas do conhecimento. Por exemplo, em economia, os gráficos de funções são usados para modelar e prever comportamentos de mercado. Na engenharia, eles são vitais para o projeto de estruturas eficientes. Além disso, o estudo de funções pode ser fascinante quando aplicado a fenômenos naturais como o crescimento de populações ou movimentos físicos.
Desenvolvimento
Duração: (75 - 80 minutos)
A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem e aprofundem o conhecimento adquirido sobre funções e seus gráficos. Através de atividades práticas, eles são desafiados a resolver problemas em contextos que simulam situações reais, promovendo o aprendizado ativo, a colaboração e a criatividade. Esta abordagem não só solidifica o entendimento teórico como também desenvolve habilidades de pensamento crítico e resolução de problemas em um ambiente divertido e envolvente.
Sugestões de Atividades
Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas
Atividade 1 - A Corrida dos Gráficos
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Aplicar o conhecimento de funções e gráficos de maneira dinâmica e colaborativa, reforçando a interpretação e a construção de gráficos.
- Descrição: Nesta atividade lúdica, os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas e cada grupo representará uma equipe em uma corrida matemática. O objetivo é 'navegar' por um tabuleiro gigante, que representa um plano cartesiano, avançando casas de acordo com a resolução de problemas matemáticos envolvendo a interpretação e a criação de gráficos de funções. Cada casa no tabuleiro terá um desafio a ser resolvido, e a equipe só poderá avançar se responder corretamente e explicar o raciocínio por trás de sua resposta.
- Instruções:
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Divida a classe em grupos de até cinco alunos.
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Explique que cada grupo estará em uma 'corrida' no tabuleiro e que eles precisam avançar respondendo corretamente aos desafios matemáticos.
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Cada casa no tabuleiro terá um problema relacionado a funções e gráficos, como identificar a concavidade de uma parábola ou descrever o comportamento de uma função exponencial.
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Ao responder corretamente, a equipe avança. Caso contrário, deve permanecer na casa até responder corretamente ou até outra equipe ultrapassá-la.
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O primeiro grupo que alcançar a linha de chegada corretamente resolvendo todos os desafios vence a corrida.
Atividade 2 - Detetives dos Gráficos
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Desenvolver habilidades de análise crítica e interpretação de gráficos de funções, promovendo a colaboração e a argumentação.
- Descrição: Os alunos, organizados em grupos, assumirão o papel de detetives matemáticos em um mistério envolvendo diferentes funções. Eles receberão cartões com informações parciais sobre gráficos de funções e deverão usar seu conhecimento para completar as informações e resolver o mistério. O mistério incluirá a identificação de funções a partir de seus gráficos, a análise de comportamentos específicos e a resolução de problemas contextualizados.
- Instruções:
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Forme grupos de até cinco alunos.
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Distribua cartões com informações incompletas sobre gráficos de funções.
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Os alunos devem discutir em seus grupos e completar as informações dos cartões.
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Após completar as informações, cada grupo deve apresentar suas conclusões sobre o gráfico e justificar suas escolhas com base nos conceitos estudados.
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Conclua com uma discussão em toda a classe sobre as diferentes soluções apresentadas pelos grupos.
Atividade 3 - Construtores de Cidades Matemáticas
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Aplicar conceitos de função na prática, promovendo o pensamento crítico e a criatividade na resolução de problemas urbanos fictícios.
- Descrição: Utilizando uma maquete de uma cidade, os alunos, divididos em grupos, deverão planejar e construir a cidade de forma que as ruas e edifícios sigam padrões matemáticos baseados em funções lineares e não lineares. Cada grupo receberá um 'terreno' com características específicas que devem ser atendidas com base nos conceitos de função, como a inclinação das ruas (representando funções lineares) e a forma dos edifícios (representando funções não lineares).
- Instruções:
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Divida a sala em grupos de até cinco alunos.
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Entregue a cada grupo um mapa da cidade em branco e algumas 'parcelas de terra' com requisitos matemáticos específicos.
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Os grupos devem usar esses requisitos para desenhar as ruas e posicionar os edifícios, que devem refletir gráficos de funções lineares e não lineares.
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Ao final, cada grupo apresenta sua cidade, explicando como os conceitos de função foram aplicados no planejamento urbano.
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Realize uma votação entre os alunos para eleger a cidade mais criativa e que melhor aplicou os conceitos matemáticos.
Retorno
Duração: (10 - 15 minutos)
A finalidade desta etapa de retorno é consolidar o aprendizado dos alunos através da reflexão e da partilha de experiências. Ao discutir em grupo, os alunos têm a oportunidade de verbalizar o que aprenderam, ouvir perspectivas diferentes e refletir sobre o processo de aprendizagem. Isso não só ajuda a identificar lacunas de compreensão que podem ser abordadas, mas também fortalece a capacidade de comunicação e colaboração dos alunos, habilidades essenciais em qualquer contexto educacional ou profissional.
Discussão em Grupo
Para iniciar a discussão em grupo, o professor deve orientar os alunos a formar grupos de cinco e a sentarem em círculo. O professor então introduzirá o tópico, incentivando cada aluno a compartilhar suas experiências e aprendizados das atividades realizadas. O professor pode começar com uma pergunta aberta, como 'O que vocês acharam mais desafiador nas atividades de hoje?' para estimular a participação. É importante que o professor circule entre os grupos, ouvindo atentamente as contribuições de cada um e garantindo que todos tenham a oportunidade de falar.
Perguntas Chave
1. Quais foram as principais dificuldades que vocês encontraram ao interpretar ou construir os gráficos das funções durante as atividades?
2. Como vocês utilizariam o conhecimento adquirido sobre funções e gráficos em situações reais ou em outras disciplinas?
3. Houve alguma estratégia de trabalho em grupo que se mostrou particularmente eficaz? Por quê?
Conclusão
Duração: (5 - 10 minutos)
A etapa de Conclusão visa consolidar o aprendizado dos alunos, garantindo que eles possam vincular os conceitos teóricos com as atividades práticas realizadas. Além disso, serve para reforçar a importância e a aplicabilidade dos conceitos de funções e seus gráficos em contextos reais, preparando os alunos para utilizarem essas habilidades de maneira efetiva em situações futuras.
Resumo
Nesta etapa final, o professor deve resumir os principais pontos discutidos durante a aula, reforçando a interpretação de gráficos de funções genéricas e a construção de gráficos de funções básicas, como o da função y = x. É importante recapitular as características observadas nos gráficos, como concavidade, pontos de máximo e mínimo e interceptos, a fim de solidificar o conhecimento adquirido.
Conexão com a Teoria
O professor deve destacar como as atividades práticas, como 'A Corrida dos Gráficos', 'Detetives dos Gráficos' e 'Construtores de Cidades Matemáticas', ajudaram a conectar a teoria estudada em casa com a prática em sala de aula. Essas atividades permitiram que os alunos aplicassem ativamente os conceitos matemáticos, reforçando a compreensão e a importância dos gráficos de funções em contextos diversos.
Fechamento
Por fim, o professor deve enfatizar a relevância do estudo de funções e de seus gráficos em situações cotidianas e práticas. Discutir como o entendimento desses conceitos pode ajudar os alunos a resolver problemas em diversas áreas, desde planejamento urbano até previsão de tendências econômicas, reforça a importância da matemática como uma ferramenta essencial no dia a dia e em carreiras futuras.