Entrar

Plano de aula de Matemática Financeira: Planilhas

Matemática

Original Teachy

'EM13MAT203'

Matemática Financeira: Planilhas

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Matemática Financeira: Planilhas

Palavras ChaveMatemática Financeira, Planilhas Eletrônicas, Excel, Orçamento Domiciliar, Compra Parcelada, Desconto à Vista, Análise de Investimentos, Planejamento Financeiro, Tomada de Decisão, Trabalho em Equipe, Gestão Financeira
Materiais NecessáriosComputadores com acesso ao Excel, Listas fictícias de compras com preços à vista e parcelados, Orçamento fixo fictício para organização de festa, Lista de destinos e orçamento fixo para planejamento de viagem, Projetor para apresentações das planilhas, Acesso à internet para pesquisa de preços
Códigos BNCCEM13MAT203: Aplicar conceitos matemáticos no planejamento, na execução e na análise de ações envolvendo a utilização de aplicativos e a criação de planilhas (para o controle de orçamento familiar, simuladores de cálculos de juros simples e compostos, entre outros), para tomar decisões.
Ano Escolar1º ano do Ensino Médio
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaAritmética

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de objetivos tem como finalidade estabelecer claramente as metas de aprendizado para a aula, assegurando que tanto o professor quanto os alunos estejam alinhados quanto às competências que serão desenvolvidas. Essa clareza inicial é essencial para direcionar as atividades práticas e discussões subsequentes, garantindo um aproveitamento efetivo do tempo em sala e uma aprendizagem significativa dos conteúdos propostos.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a utilizar planilhas eletrônicas, como o Excel, para a elaboração de orçamentos domiciliares.

2. Desenvolver habilidades para análise e comparação entre opções de compra parcelada e à vista, utilizando descontos.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A etapa de introdução serve para envolver os alunos e conectá-los com o conteúdo que estudaram previamente. Por meio das situações problemas, os alunos são incentivados a pensar criticamente e a aplicar seus conhecimentos prévios para resolver desafios práticos. A contextualização ajuda a estabelecer a relevância do aprendizado, mostrando como o conteúdo pode ser aplicado no mundo real e a importância de dominar essas habilidades.

Situações Problema

1. Imagine que você está planejando a compra de um novo computador. Você tem a opção de comprar à vista com um desconto de 15% ou parcelar o valor total em 12 vezes sem juros. Como você decidiria qual opção é a mais vantajosa utilizando uma planilha eletrônica?

2. Considere que sua família precisa montar um orçamento mensal para controlar melhor as finanças. Como você usaria uma planilha do Excel para categorizar os gastos e identificar onde é possível economizar?

Contextualização

Compreender e aplicar matemática financeira em situações cotidianas é uma habilidade essencial. Desde escolher a melhor opção de pagamento na compra de produtos até o planejamento de um orçamento familiar, o uso eficaz de planilhas eletrônicas pode transformar a forma como gerenciamos nossas finanças. O uso de planilhas para gerenciamento financeiro começou nos anos 80 com a introdução de softwares como o Excel, que revolucionaram o setor financeiro e empresarial, tornando a análise de grandes volumes de dados acessível e prática.

Desenvolvimento

Duração: (80 - 85 minutos)

A etapa de desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de forma prática e criativa os conhecimentos prévios em matemática financeira, utilizando planilhas eletrônicas para simular situações reais de orçamento e tomada de decisão financeira. As atividades propostas incentivam a colaboração, a pesquisa e o pensamento crítico, preparando os alunos para desafios do dia a dia e aumentando sua confiança na utilização de ferramentas tecnológicas em contextos financeiros.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Supermercado Econômico: O Desafio dos Descontos

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de análise financeira usando descontos e conceitos de investimento básico, além de promover o trabalho em equipe.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá uma lista de compras para um supermercado fictício. Cada item da lista terá duas opções de compra: à vista com desconto ou parcelado sem juros. Os alunos deverão usar uma planilha Excel para calcular qual opção traz mais economia ao final de um ano, considerando um cenário onde o dinheiro economizado à vista poderia ser investido com um retorno anual.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de no máximo 5 alunos.

  • Forneça a cada grupo uma lista fictícia de compras com preços à vista e parcelados.

  • Instrua os alunos a criarem uma planilha para comparar os custos totais de cada opção de pagamento.

  • Peça que incluam uma coluna para calcular possíveis rendimentos de investimentos com o dinheiro economizado na opção à vista.

  • Os grupos devem apresentar suas conclusões e a planilha utilizada para a turma.

Atividade 2 - Festa Planejada: Orçamento em Ação

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Praticar habilidades de planejamento financeiro e tomada de decisão em um contexto divertido e relatable.

- Descrição: Os alunos, em grupos, terão o desafio de planejar uma festa com um orçamento limitado. Eles deverão alocar recursos para diferentes categorias como alimentação, decoração e entretenimento, usando uma planilha Excel para manter o controle dos gastos e garantir que não ultrapassem o orçamento. A atividade incluirá decisões sobre cortar ou manter itens baseados em suas prioridades e o impacto no orçamento total.

- Instruções:

  • Organize a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Dê a cada grupo um orçamento fixo fictício para organizar uma festa.

  • Peça que categorizem os gastos e decidam onde investir mais ou cortar despesas.

  • Utilize o Excel para monitorar todos os gastos e ajustes.

  • Cada grupo deve justificar suas escolhas e mostrar como conseguiram se manter dentro do orçamento.

Atividade 3 - Viagem dos Sonhos: Planejando e Economizando

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de pesquisa, planejamento financeiro e uso de tecnologia para resolver problemas reais de orçamento.

- Descrição: Esta atividade propõe que os alunos planejem uma viagem de sonho com um orçamento pré-determinado. Eles deverão pesquisar preços de passagens, hospedagem e atividades, e usar uma planilha Excel para organizar todas as informações e fazer escolhas financeiras inteligentes que permitam aproveitar ao máximo a viagem sem ultrapassar o orçamento.

- Instruções:

  • Divida os alunos em pequenos grupos.

  • Forneça a cada grupo um orçamento fixo e uma lista de destinos possíveis.

  • Instrua os alunos a pesquisarem preços de voo, acomodações e atividades turísticas.

  • Peça que utilizem o Excel para organizar os dados e planejar a viagem.

  • Os grupos devem apresentar o itinerário planejado e a planilha de custos.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa de retorno é permitir que os alunos reflitam sobre o uso prático das planilhas em situações financeiras reais e discutam como as ferramentas tecnológicas podem auxiliar na gestão financeira. Essa discussão ajuda a consolidar o aprendizado, permitindo que os alunos articulem o que aprenderam e ouçam diferentes perspectivas dos colegas, o que pode enriquecer sua compreensão e aplicação do conhecimento.

Discussão em Grupo

Ao final das atividades, conduza uma discussão em grupo para que todos compartilhem suas experiências e aprendizados. Inicie a discussão com uma breve introdução: 'Agora que todos tiveram a oportunidade de trabalhar com planilhas e aplicar matemática financeira em situações práticas, vamos compartilhar nossas descobertas. Cada grupo irá apresentar sua planilha e explicar as decisões tomadas durante as atividades. Estou interessado em ouvir sobre os desafios que encontraram e o que aprenderam no processo.'

Perguntas Chave

1. Quais foram os principais desafios ao usar a planilha para resolver os problemas propostos?

2. Como a utilização de planilhas ajudou na tomada de decisões financeiras durante as atividades?

3. Que habilidades vocês acham que desenvolveram ao realizar este trabalho?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de conclusão serve para consolidar o aprendizado da aula, fazendo uma revisão dos principais pontos abordados. Ela permite que os alunos reflitam sobre a aplicabilidade dos conceitos aprendidos e compreendam a importância de integrar habilidades de matemática financeira e tecnologia no seu dia a dia. Esta reflexão ajuda a fixar o conteúdo e a valorizar as habilidades desenvolvidas durante as atividades práticas.

Resumo

Nesta aula sobre Matemática Financeira e o uso de planilhas, os alunos aprenderam a utilizar o Excel para gerenciar orçamentos pessoais e comparar opções de compras, como pagamentos à vista versus parcelados. Eles aplicaram estes conceitos em atividades práticas que simularam situações reais, como a organização de um evento, planejamento de uma viagem e a análise de compras.

Conexão com a Teoria

A conexão entre teoria e prática foi estabelecida através da aplicação direta dos conceitos de matemática financeira nas atividades de planilha. Os alunos não só revisaram o conhecimento teórico como também o aplicaram para resolver problemas práticos, o que demonstra a utilidade das planilhas eletrônicas na vida cotidiana.

Fechamento

Discutimos como a habilidade de usar planilhas eletrônicas para a gestão financeira é essencial no dia a dia, ajudando na organização de finanças pessoais, na tomada de decisões informadas sobre compras e investimentos, e na otimização de orçamentos. Essas habilidades são fundamentais para a educação financeira e a autonomia pessoal.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies