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Plano de aula de Função: Contradomínio e Imagem

Matemática

Original Teachy

Função: Contradomínio e Imagem

Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Função: Contradomínio e Imagem

Palavras ChaveFunção, Contradomínio, Imagem, Domínio, Matemática, Ensino Médio, Exemplos práticos, Resolução de problemas, Diagramas de Venn, Função quadrática, Função linear, Função valor absoluto
Materiais NecessáriosQuadro branco, Marcadores, Projetor ou lousa digital, Slides de apresentação, Folhas de exercícios, Calculadoras, Caderno e caneta para anotações
Códigos BNCC-
Ano Escolar1º ano do Ensino Médio
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaÁlgebra

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é introduzir os conceitos de contradomínio e imagem de uma função, fornecendo uma base sólida para que os alunos compreendam a diferença entre esses dois termos e saibam calcular a imagem de uma função. Este entendimento é crucial, pois permite que os alunos reconheçam a relação entre os elementos do domínio e do contradomínio, e como essa relação se manifesta na imagem da função.

Objetivos principais:

1. Diferenciar contradomínio e imagem de uma função.

2. Calcular a imagem de uma função dada.

3. Verificar quando o contradomínio é igual à imagem.

Introdução

Duração: (10 - 15 minutos)

Finalidade: A finalidade desta etapa é introduzir os conceitos de contradomínio e imagem de uma função, fornecendo uma base sólida para que os alunos compreendam a diferença entre esses dois termos e saibam calcular a imagem de uma função. Este entendimento é crucial, pois permite que os alunos reconheçam a relação entre os elementos do domínio e do contradomínio, e como essa relação se manifesta na imagem da função.

Contexto

Contexto: Inicie a aula explicando aos alunos que o estudo das funções é fundamental para a Matemática e muitas outras disciplinas, como a Física, a Economia e até mesmo a Biologia. As funções ajudam a descrever e prever comportamentos em diferentes situações do mundo real. Por exemplo, a função que relaciona o tempo e a distância percorrida por um carro nos permite calcular a velocidade média desse carro. Para compreender plenamente as funções, é essencial conhecer os conceitos de contradomínio e imagem.

Curiosidades

Curiosidade: Vocês sabiam que as funções são usadas para criar gráficos de crescimento populacional, prever tendências de mercado e até mesmo modelar o clima? Entender como os elementos do domínio (entrada) se relacionam com os elementos do contradomínio (saída) e a imagem (resultado) é crucial para essas previsões. Por exemplo, os algoritmos de recomendação de plataformas como a Netflix utilizam funções para sugerir filmes e séries baseados no histórico de visualização de cada usuário.

Desenvolvimento

Duração: (45 - 50 minutos)

Finalidade: A finalidade desta etapa é aprofundar o entendimento dos conceitos de contradomínio e imagem, fornecendo exemplos práticos e detalhados que ajudem os alunos a compreenderem as diferenças e semelhanças entre esses termos. Além disso, as questões propostas permitirão que os alunos apliquem o conhecimento adquirido, consolidando seu aprendizado através da resolução de problemas.

Tópicos Abordados

1.Definição de Contradomínio: Explique que o contradomínio de uma função é o conjunto de todos os possíveis valores de saída, ou seja, o conjunto que contém todos os valores que a função pode assumir. Este é um conceito teórico que não depende dos valores específicos que a função realmente assume. 2.Definição de Imagem: Detalhe que a imagem de uma função é o conjunto de todos os valores de saída que a função realmente assume quando aplicamos todos os valores do domínio. Em outras palavras, é o conjunto dos valores resultantes das operações da função. 3.Relação entre Domínio, Contradomínio e Imagem: Explique a relação entre domínio, contradomínio e imagem, destacando que o domínio é o conjunto de todas as entradas possíveis, o contradomínio é o conjunto de todas as saídas possíveis e a imagem é o conjunto de saídas reais. Use diagramas de Venn para ilustrar essas relações. 4.Exemplos de Contradomínio e Imagem: Forneça exemplos concretos de funções simples, como f(x) = x^2, e identifique o domínio, contradomínio e imagem. Mostre como, para a função f(x) = x^2 com domínio nos números reais, o contradomínio é os números reais, mas a imagem é apenas os números reais não-negativos. 5.Diferença entre Contradomínio e Imagem: Reforce a diferença entre contradomínio e imagem com exemplos adicionais. Por exemplo, use a função f(x) = 2x + 1 com domínio nos números inteiros e mostre como o contradomínio é todos os números reais, mas a imagem é apenas os números ímpares.

Questões para Sala de Aula

1. 1️⃣ Considere a função f(x) = x^2 com domínio nos números reais. Qual é a imagem dessa função? O contradomínio é igual à imagem? 2. 2️⃣ Dada a função f(x) = 2x + 3 com domínio nos números inteiros, qual é a imagem? Explique se o contradomínio é igual à imagem ou não. 3. 3️⃣ Para a função f(x) = |x| (valor absoluto de x) com domínio nos números reais, determine a imagem e o contradomínio. Eles são iguais?

Discussão de Questões

Duração: (15 - 20 minutos)

Finalidade: A finalidade desta etapa é revisar e consolidar o aprendizado dos alunos sobre contradomínio e imagem, permitindo que eles confirmem suas respostas e compreendam as explicações detalhadas para cada questão. Além disso, as perguntas e reflexões propostas visam engajar os alunos em uma discussão mais ampla sobre a aplicação dos conceitos aprendidos, promovendo um entendimento mais profundo e contextualizado do conteúdo.

Discussão

  • 1️⃣ Questão: Considere a função f(x) = x^2 com domínio nos números reais. Qual é a imagem dessa função? O contradomínio é igual à imagem? Explicação: Para a função f(x) = x^2, quando o domínio é os números reais, todo número real pode ser uma entrada. O contradomínio, neste caso, é o conjunto de todos os números reais. No entanto, a imagem dessa função é apenas os números reais não-negativos (todos os valores de saída de x^2 são maiores ou iguais a zero). Portanto, o contradomínio não é igual à imagem.

  • 2️⃣ Questão: Dada a função f(x) = 2x + 3 com domínio nos números inteiros, qual é a imagem? Explique se o contradomínio é igual à imagem ou não. Explicação: A função f(x) = 2x + 3 com domínio nos números inteiros gera como saída todos os números ímpares. O contradomínio dessa função é o conjunto de todos os números reais, mas a imagem é apenas os números ímpares. Portanto, o contradomínio não é igual à imagem.

  • 3️⃣ Questão: Para a função f(x) = |x| (valor absoluto de x) com domínio nos números reais, determine a imagem e o contradomínio. Eles são iguais? Explicação: A função f(x) = |x|, onde f(x) representa o valor absoluto de x, possui domínio nos números reais. O contradomínio é o conjunto dos números reais, já que não há restrições teóricas. Contudo, a imagem desta função é o conjunto dos números reais não-negativos, pois o valor absoluto de qualquer número é sempre maior ou igual a zero. Portanto, o contradomínio não é igual à imagem.

Engajamento dos Alunos

1.Pergunta: Como podemos determinar de forma prática quando o contradomínio é igual à imagem? 2.Reflexão: Por que é importante diferenciar entre contradomínio e imagem ao resolver problemas matemáticos? 3.Pergunta: Em que situações do dia a dia vocês acham que o conhecimento sobre imagem de uma função pode ser aplicado? 4.Reflexão: Como o entendimento de contradomínio e imagem pode ajudar na compreensão de gráficos e funções em outras disciplinas, como Física ou Economia?

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

Finalidade: A finalidade desta etapa é revisar e consolidar os principais pontos abordados na aula, garantindo que os alunos compreendam completamente os conceitos de contradomínio e imagem. Além disso, esta etapa visa destacar a importância e a aplicação prática do conteúdo aprendido, reforçando o seu valor para o dia a dia e outras áreas do conhecimento.

Resumo

  • Definição de Contradomínio: O contradomínio de uma função é o conjunto de todos os possíveis valores de saída.
  • Definição de Imagem: A imagem de uma função é o conjunto de todos os valores de saída que a função realmente assume quando aplicamos todos os valores do domínio.
  • Relação entre Domínio, Contradomínio e Imagem: O domínio é o conjunto de todas as entradas possíveis, o contradomínio é o conjunto de todas as saídas possíveis e a imagem é o conjunto de saídas reais.
  • Exemplos de Contradomínio e Imagem: Exemplos concretos, como f(x) = x^2 e f(x) = 2x + 3, ajudam a diferenciar contradomínio e imagem.
  • Diferença entre Contradomínio e Imagem: Contradomínio é o conjunto teórico de saídas, enquanto a imagem é o conjunto real de valores resultantes.

A aula conectou a teoria com a prática ao fornecer exemplos concretos de funções e demonstrar como calcular a imagem e identificar o contradomínio. Usar funções reais como f(x) = x^2 e f(x) = 2x + 3 ajudou os alunos a ver como esses conceitos se aplicam em situações práticas e na resolução de problemas matemáticos.

Entender contradomínio e imagem é crucial no dia a dia, pois esses conceitos são usados em diversas áreas como a Física, Economia e até na programação de algoritmos de recomendação. Por exemplo, plataformas de streaming utilizam funções para sugerir conteúdos com base no histórico de visualização dos usuários, demonstrando a relevância prática desse conhecimento.

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