Entrar

Plano de aula de Funções da Linguagem

Português

Original Teachy

'EM13LGG201'

Funções da Linguagem

Objetivos (5 - 10 minutos)

  1. Introduzir os conceitos de Funções da Linguagem, seus elementos constitutivos e como são aplicados na comunicação cotidiana.

  2. Desenvolver a capacidade de análise crítica dos alunos para identificar as diferentes funções da linguagem em textos diversos.

  3. Aplicar o conhecimento adquirido sobre funções da linguagem na produção de textos, utilizando estratégias linguísticas adequadas ao objetivo comunicativo proposto.

Objetivos secundários:

  • Estimular a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem, incentivando-os a compartilhar suas percepções e exemplos de funções da linguagem.

  • Fomentar o pensamento reflexivo e a capacidade argumentativa dos alunos através da discussão e análise de exemplos práticos.

  • Promover a habilidade de autoavaliação dos alunos, permitindo que eles identifiquem dificuldades e consolidem o aprendizado por meio de exercícios de fixação.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos prévios: O professor deve relembrar os conceitos básicos de linguagem e comunicação, enfatizando que a linguagem é um sistema de comunicação composto por elementos que podem ser utilizados de diferentes maneiras para atingir diferentes Objetivos. Além disso, deve-se reforçar a importância de compreender e reconhecer essas diferentes formas de utilização da linguagem para a compreensão efetiva de textos e na produção de textos coerentes e coesos.

  2. Situações-problema:

    • O professor pode apresentar aos alunos um anúncio publicitário e questioná-los sobre qual a finalidade da linguagem utilizada nesse texto. Por que o autor do anúncio escolheu aquelas palavras, aquela estrutura frasal, aqueles argumentos?
    • Outra situação pode ser a leitura de uma notícia de jornal e perguntar aos alunos como a linguagem utilizada nessa notícia difere da linguagem utilizada em um poema, por exemplo.
  3. Contextualização da importância do assunto: O professor deve explicar que o entendimento das funções da linguagem é fundamental para a interpretação de textos de diferentes gêneros e registros, e que a habilidade de utilizar a linguagem de maneira adequada às diferentes situações de comunicação é essencial para a vida social e profissional dos alunos.

  4. Apresentação do tópico:

    • O professor pode começar a aula contando a história de como os estudos sobre as funções da linguagem surgiram, destacando a contribuição de linguistas como Roman Jakobson.
    • Em seguida, pode-se explicar que as funções da linguagem são as diferentes maneiras de utilizar a linguagem para comunicar-se, e que existem seis funções básicas: referencial, emotiva, poética, conativa, fática e metalinguística.
  5. Curiosidades e atrativos:

    • O professor pode mencionar que a análise das funções da linguagem não se restringe apenas à língua falada ou escrita, mas pode ser aplicada também a outras formas de comunicação, como a linguagem visual (em anúncios, por exemplo) e a linguagem corporal.
    • Outra curiosidade é que a mesma mensagem pode ser transmitida de diferentes maneiras, dependendo da função da linguagem predominante. Por exemplo, a frase "Que calor!" pode expressar uma emoção (função emotiva), transmitir uma informação (função referencial) ou tentar convencer alguém a ligar o ar-condicionado (função conativa), entre outras possibilidades.
  6. Engajamento dos alunos: O professor deve incentivar os alunos a compartilharem suas percepções sobre as situações-problema propostas, promovendo a discussão e a reflexão coletiva sobre a importância das funções da linguagem.

  7. Introdução do tópico: O professor deve, finalmente, introduzir o tópico da aula de maneira formal, explicando que, a partir daquele momento, irão aprofundar-se no estudo das seis funções da linguagem, analisando exemplos e produzindo textos que explorem cada uma dessas funções.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Apresentação teórica (7 - 10 minutos):

    • O professor deve começar explicando que as funções da linguagem são as diferentes maneiras de utilizar a linguagem para comunicar-se, e que existem seis funções básicas: referencial, emotiva, poética, conativa, fática e metalinguística.
    • Em seguida, deve-se detalhar cada uma dessas funções, exemplificando com situações do dia a dia e textos de diferentes gêneros.
    • O professor deve destacar que, embora uma função possa predominar num texto, é comum que várias funções se entrelacem num mesmo texto, conferindo-lhe complexidade e riqueza.
    • É importante ressaltar que a identificação das funções da linguagem em um texto não é uma tarefa simples e que demanda atenção e análise crítica por parte do leitor.
    • O professor deve encorajar os alunos a questionarem, discutirem e proporem seus próprios exemplos de funções da linguagem.
  2. Atividade prática - Análise de textos (10 - 12 minutos):

    • O professor deve dividir a classe em pequenos grupos e entregar a cada grupo um conjunto de textos de diferentes gêneros (por exemplo: anúncio publicitário, notícia de jornal, poema, conversa informal, manual de instruções, etc.).
    • Cada grupo deve analisar os textos, identificando as funções da linguagem presentes e discutindo sobre o porquê de suas escolhas.
    • O professor deve circular pela sala, orientando e esclarecendo dúvidas dos grupos.
    • Após a análise, cada grupo deve escolher um dos textos e apresentar para a classe, explicando as funções da linguagem encontradas.
  3. Atividade prática - Produção de textos (3 - 5 minutos):

    • Após as apresentações, o professor deve propor que cada grupo produza um texto curto (máximo de 10 linhas) que explore uma das funções da linguagem discutidas.
    • O professor deve orientar os alunos a pensarem sobre o objetivo comunicativo de seus textos e a utilizarem a linguagem de maneira adequada para atingir esse objetivo.
    • Ao final da atividade, cada grupo deve ler seu texto para a classe e explicar a função da linguagem que exploraram.
  4. Discussão e síntese (5 - 8 minutos):

    • Para encerrar a etapa de Desenvolvimento, o professor deve promover uma discussão em sala de aula, comparando as análises e produções de cada grupo.
    • O professor deve aproveitar essa discussão para esclarecer dúvidas, corrigir possíveis equívocos e reforçar os conceitos aprendidos.
    • O professor deve também fazer uma síntese do que foi discutido, reforçando a importância das funções da linguagem para a comunicação efetiva e para a interpretação de textos.
    • O professor deve, por fim, ressaltar que a habilidade de identificar e utilizar adequadamente as funções da linguagem é essencial para a produção de textos coerentes e coesos, e que essas habilidades serão continuamente desenvolvidas ao longo do curso.

Retorno (5 - 10 minutos)

  1. Revisão e reflexão (3 - 5 minutos):

    • O professor deve começar esta etapa solicitando que os alunos reflitam por um minuto sobre o que foi aprendido durante a aula.
    • Em seguida, o professor deve pedir que alguns alunos compartilhem suas reflexões com a classe, destacando os pontos mais importantes e significativos do conteúdo estudado.
    • O professor deve então fazer uma revisão rápida dos principais conceitos apresentados e das atividades realizadas, reforçando a importância das funções da linguagem para a comunicação efetiva e para a interpretação de textos.
    • O professor deve também ressaltar que a habilidade de identificar e utilizar adequadamente as funções da linguagem é essencial para a produção de textos coerentes e coesos, e que essas habilidades serão continuamente desenvolvidas ao longo do curso.
    • O professor deve, por fim, perguntar aos alunos se eles conseguem relacionar o conteúdo estudado com situações do cotidiano ou com outros conteúdos do currículo.
  2. Feedback dos alunos (1 - 2 minutos):

    • O professor deve perguntar aos alunos o que eles acharam da aula, se entenderam bem o conteúdo, se tiveram dificuldades e se têm alguma pergunta ou dúvida que não foi esclarecida.
    • É importante que o professor crie um ambiente acolhedor e encorajador para que os alunos se sintam à vontade para expressar suas opiniões e dúvidas.
  3. Conexão com a prática (1 - 2 minutos):

    • O professor deve propor que os alunos reflitam sobre como podem aplicar o que aprenderam na aula em sua vida cotidiana, por exemplo, na interpretação de textos, na produção de textos, na comunicação oral, etc.
    • O professor pode também sugerir que os alunos busquem exemplos de funções da linguagem em textos que encontrarem em seu dia a dia, como anúncios, notícias, conversas, etc., e que tentem produzir textos curtos explorando diferentes funções da linguagem.
  4. Acompanhamento pós-aula (1 - 2 minutos):

    • O professor deve encorajar os alunos a continuarem estudando o tema em casa, revisando os conceitos aprendidos, fazendo exercícios de fixação e buscando novos exemplos de funções da linguagem.
    • O professor pode também indicar materiais complementares para estudo, como livros, sites, vídeos, etc., e propor atividades extras, como a produção de um texto mais longo que explore várias funções da linguagem.

Ao final desta etapa, os alunos devem sentir-se confiantes em relação ao conteúdo aprendido, motivados para continuar estudando o tema e capazes de relacionar o que aprenderam com sua vida cotidiana e com outros conteúdos do currículo.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Resumo e Recapitulação (2 - 3 minutos):

    • O professor deve começar esta etapa fazendo um resumo dos principais pontos abordados durante a aula, relembrando as seis funções da linguagem (referencial, emotiva, poética, conativa, fática e metalinguística) e como elas se manifestam na comunicação cotidiana.
    • Deve-se destacar a importância de reconhecer e utilizar adequadamente as funções da linguagem na interpretação e produção de textos, e como essas habilidades são essenciais para a comunicação efetiva.
    • O professor deve reforçar que a análise das funções da linguagem não se restringe apenas à língua falada ou escrita, mas se aplica também a outras formas de comunicação, como a linguagem visual e a linguagem corporal.
  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (2 - 3 minutos):

    • O professor deve explicar como a aula conectou a teoria (conceitos das funções da linguagem) com a prática (análise de textos e produção de textos) e com as aplicações (interpretação e produção de textos no cotidiano).
    • Deve-se enfatizar que a análise e o reconhecimento das funções da linguagem em textos diversos contribuem para uma interpretação mais precisa e uma produção de textos mais efetiva.
    • O professor pode revisar algumas das atividades realizadas durante a aula, relembrando como elas ajudaram os alunos a compreender e aplicar o conceito de funções da linguagem.
  3. Sugestão de Materiais Extras (1 - 2 minutos):

    • O professor deve sugerir materiais de estudo complementares para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre as funções da linguagem, como livros, sites, vídeos, etc.
    • Alguns exemplos de materiais podem incluir: "A linguagem - Funções da Linguagem" no canal do YouTube "Descomplica"; "Funções da Linguagem" na plataforma "Khan Academy"; e o livro "Curso de Linguística Geral" de Ferdinand de Saussure.
    • O professor deve encorajar os alunos a explorarem esses materiais no seu ritmo e de acordo com seus interesses, reforçando que o aprendizado é um processo contínuo e individual.
  4. Aplicações do Assunto no Dia a Dia (1 - 2 minutos):

    • Para encerrar, o professor deve ressaltar como o conhecimento adquirido sobre as funções da linguagem pode ser aplicado no dia a dia dos alunos, seja na escola, no trabalho, nas interações sociais, etc.
    • Deve-se destacar que a habilidade de reconhecer e utilizar adequadamente as funções da linguagem melhora a comunicação e a compreensão de textos, facilitando a participação ativa e efetiva em diferentes situações de vida.

Ao final desta etapa, os alunos devem ter uma compreensão clara do conteúdo estudado, saber como continuar aprendendo sobre o assunto e reconhecer a relevância das funções da linguagem para sua vida cotidiana.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies