Entrar

Plano de aula de Intencionalidade

Português

Original Teachy

Intencionalidade

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreensão do conceito de Intencionalidade:

    • Os alunos devem ser capazes de entender o que é intencionalidade e como ela se aplica na língua portuguesa.
    • Eles devem ser capazes de identificar a intencionalidade em diversos textos, sejam eles literários, jornalísticos, publicitários, entre outros.
  2. Identificação de Intencionalidade em Textos:

    • Os alunos devem ser capazes de identificar expressões de intencionalidade em textos diversos.
    • Eles devem ser capazes de analisar o contexto em que essas expressões são usadas e inferir a intenção do autor.
  3. Produção de Textos com Intencionalidade:

    • Os alunos devem ser capazes de produzir seus próprios textos, aplicando o conceito de intencionalidade.
    • Eles devem ser capazes de escolher as palavras e expressões de acordo com a intenção que desejam transmitir, seja ela persuasiva, informativa, emotiva, entre outras.

Objetivos Secundários:

  • Fomentar a discussão e a reflexão sobre a importância da intencionalidade na comunicação.
  • Promover a habilidade de argumentação e interpretação de textos dos alunos.
  • Incentivar a criatividade e a expressão pessoal através da produção de textos.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de Conteúdos Anteriores:

    • O professor deve revisar brevemente os conceitos de texto, contexto e comunicação, pois são fundamentais para a compreensão do tópico de intencionalidade.
    • Pode ser feito através de perguntas aos alunos, lembrando-os do que foi aprendido anteriormente. (3 - 5 minutos)
  2. Situações Problema:

    • O professor pode propor duas situações problema para despertar o interesse dos alunos. A primeira, poderia ser um anúncio publicitário de um produto, onde os alunos deveriam identificar a intencionalidade por trás do texto. A segunda, poderia ser um trecho de um livro, onde os alunos teriam que analisar a intencionalidade do autor. (3 - 5 minutos)
  3. Contextualização:

    • O professor deve destacar a importância da intencionalidade na comunicação do dia a dia, mostrando como a escolha das palavras e expressões pode mudar completamente o sentido de uma mensagem.
    • Pode-se citar exemplos de situações reais, como uma discussão entre amigos, uma conversa com um professor, ou um e-mail profissional, onde a intencionalidade é crucial. (2 - 3 minutos)
  4. Introdução ao Tópico:

    • O professor deve introduzir o conceito de intencionalidade, explicando que é a capacidade de o autor de um texto ou falante de uma língua selecionar, de acordo com suas intenções, as palavras e expressões que irá utilizar.
    • Para despertar a curiosidade dos alunos, pode-se mencionar que a intencionalidade é uma das características que torna a linguagem humana tão rica e complexa.
    • O professor pode contar uma curiosidade sobre a intencionalidade na linguagem, como o fato de que em algumas línguas indígenas brasileiras, a intencionalidade pode ser expressa através de uma única palavra que inclui o sujeito, o objeto, o verbo e a intenção do falante.
    • Por fim, o professor deve apresentar os Objetivos da aula. (2 - 3 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Apresentação da Teoria (10 - 12 minutos):

    • Definição de Intencionalidade: O professor deve começar definindo o que é intencionalidade na linguagem, explicando que é a habilidade de o autor de um texto ou falante de uma língua selecionar, de acordo com suas intenções, as palavras e expressões que irá utilizar. Deve-se enfatizar que a intencionalidade permite ao autor transmitir suas ideias, sentimentos, opiniões, entre outros.
    • Tipos de Intencionalidade: Em seguida, o professor deve explicar que a intencionalidade pode ser de diferentes tipos. Ela pode ser informativa, quando o autor deseja apenas transmitir uma informação; pode ser persuasiva, quando o autor deseja convencer o leitor ou ouvinte de algo; pode ser emotiva, quando o autor deseja expressar seus sentimentos; e assim por diante. O professor deve dar exemplos de cada tipo de intencionalidade para facilitar a compreensão dos alunos.
    • Expressões de Intencionalidade: O professor deve então explicar que a intencionalidade pode ser expressa através de diferentes recursos linguísticos, como o uso de certas palavras, expressões idiomáticas, figuras de linguagem, entre outros. Os alunos devem ser encorajados a dar exemplos de expressões de intencionalidade que já tenham encontrado em suas leituras.
    • Análise de Textos: Por fim, o professor deve mostrar como é possível identificar a intencionalidade em textos, através da análise do contexto, das expressões utilizadas, entre outros. O professor deve apresentar aos alunos alguns textos diversos e pedir que eles identifiquem a intencionalidade por trás de cada um deles.
  2. Atividades Práticas (10 - 13 minutos):

    • Jogo de Tabuleiro da Intencionalidade: O professor pode preparar um jogo de tabuleiro, onde os alunos devem avançar de acordo com a intencionalidade que conseguem identificar em diferentes textos. Cada aluno, ou grupo de alunos, pode escolher um tipo de intencionalidade para focar durante o jogo. O professor pode preparar cartas com diferentes textos, de diferentes gêneros e estilos, e os alunos devem analisar cada um deles e decidir qual a intencionalidade por trás do texto. O jogo pode ser uma forma divertida e lúdica de os alunos praticarem a identificação de intencionalidade.
    • Produção de Textos com Intencionalidade: Após o jogo, os alunos devem ser incentivados a produzir seus próprios textos, aplicando o conceito de intencionalidade. O professor pode propor diferentes temas para os textos, ou os alunos podem escolher seu próprio tema. O importante é que eles sejam capazes de escolher as palavras e expressões de acordo com a intenção que desejam transmitir. O professor deve circular pela sala, auxiliando os alunos e tirando suas dúvidas, além de fornecer feedback sobre os textos produzidos.
    • Discussão e Reflexão: Após a produção dos textos, o professor deve promover uma discussão sobre a importância da intencionalidade na comunicação. Os alunos devem ser incentivados a refletir sobre como a escolha das palavras e expressões pode influenciar a interpretação do leitor ou ouvinte. O professor pode propor algumas perguntas para guiar a discussão, como "Quais foram as maiores dificuldades que vocês encontraram ao tentar expressar uma determinada intencionalidade em seus textos?" ou "Como vocês se sentem quando interpretam um texto de uma maneira e depois descobrem que a intenção do autor era outra?".
    • Feedback e Avaliação: Por fim, o professor deve fornecer feedback sobre os textos produzidos pelos alunos e avaliar o desempenho deles, levando em consideração a capacidade deles de identificar e expressar a intencionalidade. O professor deve elogiar os pontos positivos e apontar as áreas que precisam de melhoria, sempre de maneira construtiva e motivadora.
  3. Materiais Extras:

    • Vídeos e Músicas: O professor pode complementar a aula com a exibição de vídeos e músicas, que podem ser uma ótima maneira de ilustrar o conceito de intencionalidade. Por exemplo, pode-se mostrar um vídeo de um discurso político, onde a intencionalidade é claramente persuasiva, ou uma música triste, onde a intencionalidade é emotiva.
    • Leituras Complementares: O professor pode sugerir leituras complementares para os alunos, como artigos de jornal, contos, poemas, entre outros, onde os alunos devem identificar a intencionalidade. As leituras complementares podem ser uma ótima maneira de os alunos praticarem o que aprenderam na aula.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Revisão dos Conceitos (3 - 4 minutos):

    • O professor deve começar a etapa de Retorno revisando os conceitos principais abordados na aula, relembrando a definição de intencionalidade e os diferentes tipos de intencionalidade (informativa, persuasiva, emotiva, etc.).
    • O professor pode reforçar a importância da intencionalidade na comunicação, destacando como a escolha das palavras e expressões pode influenciar a interpretação do leitor ou ouvinte.
    • Pode ser útil fazer perguntas aos alunos para estimular a participação e verificar o quanto eles conseguiram assimilar dos conceitos apresentados.
  2. Conexão com a Prática (2 - 3 minutos):

    • O professor deve então fazer uma conexão entre a teoria apresentada e as atividades práticas realizadas.
    • O professor pode destacar como a produção de textos e a análise de textos ajudam a entender e aplicar o conceito de intencionalidade.
    • Pode-se mencionar exemplos de textos produzidos pelos alunos durante a aula e discutir como a intencionalidade foi expressa nestes textos.
  3. Reflexão Final (2 - 3 minutos):

    • O professor deve propor que os alunos reflitam por um minuto sobre as seguintes perguntas:
      1. Qual foi o conceito mais importante aprendido na aula de hoje?
      2. Quais questões ainda não foram respondidas?
    • Após a reflexão, os alunos devem ser convidados a compartilhar suas respostas.
    • O professor deve ouvir atentamente as respostas dos alunos, pois elas podem indicar quais pontos precisam ser reforçados em aulas futuras.
  4. Feedback e Avaliação (1 - 2 minutos):

    • Por fim, o professor deve fornecer um feedback geral sobre a aula, elogiando os pontos positivos e apontando as áreas que precisam de melhoria.
    • O professor deve também avaliar o desempenho dos alunos, levando em consideração a participação deles durante a aula, a compreensão dos conceitos apresentados e a capacidade deles de aplicar estes conceitos na prática.
    • O professor deve encorajar os alunos a continuarem praticando a identificação e expressão da intencionalidade em suas leituras e escritas, e reforçar que este é um conceito fundamental para a comunicação efetiva em língua portuguesa.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos (1 - 2 minutos):

    • O professor deve fazer um breve resumo dos conteúdos abordados na aula, reafirmando o conceito de intencionalidade e lembrando os diferentes tipos de intencionalidade que foram apresentados.
    • É importante lembrar aos alunos que a intencionalidade é um aspecto essencial da comunicação humana e que a habilidade de identificar e expressar intencionalidade pode tornar-se uma ferramenta poderosa em suas vidas pessoais e acadêmicas.
  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos):

    • O professor deve explicar como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações.
    • Deve-se destacar como a teoria da intencionalidade foi aplicada na prática, através das atividades de análise de textos e produção de textos.
    • O professor pode mencionar exemplos de situações reais onde a habilidade de identificar e expressar intencionalidade pode ser útil, como em uma discussão, na escrita de um e-mail profissional, na interpretação de um texto literário, entre outros.
  3. Materiais Extras (1 - 2 minutos):

    • O professor deve sugerir materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre intencionalidade.
    • Estes materiais podem incluir artigos acadêmicos, livros, vídeos, exercícios online, entre outros.
    • O professor pode também sugerir que os alunos pratiquem a identificação e expressão de intencionalidade em seu dia a dia, por exemplo, ao assistirem a um programa de TV, ao lerem um livro, ou ao conversarem com seus amigos.
  4. Importância do Assunto (1 - 2 minutos):

    • Por fim, o professor deve resumir a importância do assunto abordado na aula.
    • Deve-se enfatizar que a intencionalidade é uma característica essencial da linguagem humana, e que a habilidade de identificar e expressar intencionalidade pode melhorar significativamente a comunicação dos alunos.
    • Além disso, a intencionalidade pode ser uma ferramenta poderosa para persuadir, informar, expressar sentimentos, entre outros.
    • O professor deve encerrar a aula incentivando os alunos a continuarem praticando a identificação e expressão de intencionalidade, pois esta é uma habilidade que pode ser aprimorada com a prática e que será útil em muitas situações de suas vidas.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies