Entrar

Plano de aula de Movimentos: Trovadorismo e Humanismo

Português

Original Teachy

'EM13LGG602'

Movimentos: Trovadorismo e Humanismo

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender o contexto histórico e literário do período medieval, focando no Trovadorismo e no Humanismo.
    • Identificar as principais características e elementos de cada movimento literário.
    • Relacionar as características do contexto histórico com a produção literária do período.
  2. Analisar textos literários representativos de cada movimento.
    • Interpretar as obras literárias, identificando os temas, estruturas e estilos presentes.
    • Comparar as diferenças e semelhanças entre as obras dos movimentos Trovadorismo e Humanismo.
  3. Desenvolver habilidades críticas para a apreciação e compreensão da literatura.
    • Refletir sobre o papel da literatura na sociedade, tanto na Idade Média como no atual contexto.

Objetivos secundários:

  • Fomentar o pensamento crítico e a capacidade de argumentação dos alunos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos, promovendo discussões e análises em grupo.
  • Incentivar a pesquisa e o estudo autônomo, através da utilização de recursos digitais e bibliográficos.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos prévios: O professor inicia a aula relembrando os conceitos básicos de movimentos literários, já estudados anteriormente. Ele pode fazer perguntas direcionadas aos alunos para verificar o nível de compreensão dos mesmos. Alguns tópicos que podem ser abordados são: "O que é um movimento literário? Quais são os principais movimentos literários estudados até agora?". (3 - 5 minutos)

  2. Situação-problema 1: O professor propõe a seguinte questão: "Imagine que vocês são escritores do século XIII. Como as condições sociais, políticas e culturais da época influenciariam a sua escrita?". Essa pergunta visa despertar a curiosidade dos alunos e prepará-los para o estudo dos contextos históricos dos movimentos literários. (2 - 3 minutos)

  3. Contextualização: O professor explica a importância do estudo dos movimentos literários, destacando como a literatura reflete e influencia a sociedade em que é produzida. Ele pode citar exemplos de como a literatura medieval ainda influencia a cultura contemporânea, seja através de adaptações de obras, seja através da manutenção de certas temáticas e estilos. (2 - 3 minutos)

  4. Situação-problema 2: O professor propõe a seguinte questão: "Vocês já pensaram em como a literatura que vocês leem hoje pode ser vista como reflexo do nosso tempo?". Essa pergunta visa estimular a reflexão dos alunos sobre a literatura contemporânea, preparando o terreno para a discussão sobre o papel da literatura na sociedade. (2 - 3 minutos)

  5. Introdução ao tópico: O professor introduz o tópico da aula, apresentando os movimentos literários do Trovadorismo e do Humanismo. Ele pode contar brevemente a origem desses movimentos, suas principais características e como se diferenciam dos movimentos anteriores. Para captar a atenção dos alunos, o professor pode mencionar curiosidades sobre os movimentos, como a origem do termo "trovador", ou a forma como o Humanismo marcou o início da transição entre a Idade Média e a Renascença. (3 - 4 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade 1: "Construindo o Tempo" (10 - 12 minutos)

    • Objetivo: Compreender o contexto histórico do Trovadorismo e do Humanismo, e como este influencia a literatura.
    • Descrição: Dividir a turma em grupos de 4 a 5 alunos. Cada grupo receberá um "quebra-cabeça" gigante com peças representando eventos históricos, sociais e culturais. Os eventos estarão relacionados ao Trovadorismo e ao Humanismo. O objetivo é que os alunos montem o quebra-cabeça na ordem cronológica correta, discutindo e justificando suas escolhas.
    • Materiais necessários: Quebra-cabeças gigantes, marcadores coloridos, cartolina, cola.
    • Passos da atividade:
      1. Distribuir os materiais para cada grupo.
      2. Explicar a atividade e o objetivo.
      3. Iniciar a montagem do quebra-cabeça.
      4. Circule pela sala, incentivando a discussão e a argumentação.
      5. Após a Conclusão, cada grupo apresenta sua montagem para a turma, explicando as conexões entre os eventos e os movimentos literários.
      6. Concluir a atividade com uma discussão sobre as semelhanças e diferenças entre o Trovadorismo e o Humanismo, e como estes refletem nos eventos escolhidos.
  2. Atividade 2: "Versos e Estrofes" (10 - 12 minutos)

    • Objetivo: Identificar características do Trovadorismo e do Humanismo através da análise de poemas.
    • Descrição: Ainda em grupos, os alunos receberão uma seleção de poemas de autores trovadores e humanistas. Eles devem identificar as características de cada movimento presentes nos poemas, como o uso de figuras de linguagem, a temática, a estrutura, entre outros.
    • Materiais necessários: Poemas impressos ou projetados na lousa.
    • Passos da atividade:
      1. Distribuir os poemas para cada grupo.
      2. Explicar a atividade e o objetivo.
      3. Os alunos leem os poemas em voz alta, discutindo e anotando as características que identificam.
      4. Após a leitura, cada grupo apresenta suas observações para a turma.
      5. Concluir a atividade com uma discussão sobre as características do Trovadorismo e do Humanismo presentes nos poemas, e como estes se relacionam com o contexto histórico.
  3. Atividade 3: "A Literatura que Muda o Mundo" (5 - 6 minutos)

    • Objetivo: Refletir sobre o papel da literatura na sociedade, tanto na Idade Média como no atual contexto.
    • Descrição: Cada grupo deve criar um pequeno texto (poema, conto, carta, etc.) que apresente de forma criativa a importância da literatura no Trovadorismo e no Humanismo. O texto deve ser acompanhado de uma breve justificativa, explicando as escolhas feitas e como estas refletem o contexto do movimento escolhido.
    • Materiais necessários: Papel, lápis, canetas coloridas.
    • Passos da atividade:
      1. Distribuir os materiais para cada grupo.
      2. Explicar a atividade e o objetivo.
      3. Os alunos iniciam a criação do texto, discutindo e elaborando suas ideias.
      4. Após a Conclusão, cada grupo apresenta seu texto para a turma, explicando a importância da literatura no movimento escolhido.
      5. Concluir a atividade com uma discussão sobre a importância da literatura na sociedade, e como esta pode refletir e influenciar o contexto em que é produzida.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em grupo (3 - 4 minutos): Cada grupo terá até 3 minutos para compartilhar as soluções ou conclusões de suas atividades com a classe. O professor deve encorajar os alunos a explicarem como chegaram às suas respostas, o que aprenderam e quais dificuldades enfrentaram. Durante as apresentações, o professor deve fazer perguntas que estimulem a reflexão dos alunos e promovam a conexão com a teoria.

  2. Conexão com a teoria (2 - 3 minutos): Após as apresentações, o professor deve fazer uma síntese das principais conclusões, ressaltando as conexões com a teoria apresentada no início da aula. Ele pode destacar como os conceitos de contexto histórico e características literárias foram aplicados nas atividades, e como essas habilidades são essenciais para a compreensão dos movimentos literários.

  3. Reflexão individual (2 - 3 minutos): Finalmente, o professor deve propor que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam na aula. Ele pode fazer perguntas como: "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?" e "Quais questões ainda não foram respondidas?". Os alunos devem anotar suas respostas, que podem ser compartilhadas na próxima aula ou usadas como base para a preparação do próximo tópico.

  4. Feedback do professor (1 minuto): Para encerrar a aula, o professor deve oferecer um feedback geral sobre a participação e o desempenho da turma. Ele pode elogiar os pontos fortes, como a colaboração e a argumentação, e sugerir áreas para melhoria, como a organização do tempo ou a profundidade das análises. O professor também deve reforçar a importância do estudo contínuo dos movimentos literários, e como este conhecimento pode enriquecer a compreensão e apreciação da literatura.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo do Conteúdo (2 - 3 minutos): O professor deve recapitular os principais pontos abordados durante a aula, reforçando as características do Trovadorismo e do Humanismo, e como estes movimentos refletem o contexto histórico da Idade Média. Ele pode trazer de volta as atividades realizadas, destacando as conexões entre a teoria e a prática, e como os alunos foram capazes de aplicar os conceitos aprendidos.

  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos): O professor deve enfatizar como a aula conectou a teoria dos movimentos literários com a prática da análise de textos, e como essas habilidades podem ser aplicadas em outros contextos. Ele pode mencionar, por exemplo, como a habilidade de identificar características de um movimento literário pode ser útil na análise de outras obras literárias, ou mesmo em outras formas de expressão artística.

  3. Sugestão de Materiais Extras (1 - 2 minutos): O professor deve sugerir materiais de estudo adicionais para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o Trovadorismo e o Humanismo. Estes podem incluir livros, artigos, vídeos, sites e atividades online. Ele pode, por exemplo, sugerir a leitura de mais poemas trovadores e humanistas, a pesquisa sobre outros autores desses movimentos, ou mesmo a comparação entre o Trovadorismo e o Humanismo com outros movimentos literários.

  4. Aplicação no Dia a Dia (1 minuto): Por fim, o professor deve explicar a relevância do tema estudado para o dia a dia dos alunos. Ele pode mencionar como o conhecimento sobre os movimentos literários pode enriquecer a leitura e a interpretação de textos, tanto na escola como fora dela. Além disso, ele pode destacar como a habilidade de entender e refletir sobre o contexto de uma obra pode ser útil em diversas situações da vida, ajudando os alunos a desenvolverem uma visão crítica e contextualizada do mundo.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies