Plano de Aula | Metodologia Ativa | Emprego do Hífen
Palavras Chave | Hífen, Palavras compostas, Norma culta, Atividades práticas, Colaboração, Interatividade, Regras de uso, Discussão em grupo, Aplicação do conhecimento, Comunicação eficaz |
Materiais Necessários | Listas de palavras compostas impressas, Blocos de montar ou letras magnéticas, Espaço para apresentações, Material para escrita (lápis, canetas, papel), Acesso a textos para revisão |
Códigos BNCC | EM13LGG104: Utilizar as diferentes linguagens, levando em conta seus funcionamentos, para a compreensão e produção de textos e discursos em diversos campos de atuação social. |
Ano Escolar | 1º ano do Ensino Médio |
Disciplina | Português |
Unidade Temática | Semântica |
Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.
Objetivos
Duração: (5 - 10 minutos)
A etapa de Objetivos é fundamental para estabelecer claramente o que se espera que os alunos aprendam e alcancem ao final da aula. Ao definir objetivos específicos e mensuráveis, o professor orienta as atividades de sala de aula para que os estudantes possam aplicar o conhecimento prévio sobre o emprego do hífen e aprofundar seu entendimento através de práticas e discussões. Esta clareza de direcionamento ajuda a maximizar o aproveitamento do tempo em sala e a eficácia do aprendizado.
Objetivos principais:
1. Capacitar os alunos a identificar corretamente os contextos em que o emprego do hífen é exigido em palavras compostas, seguindo as regras da norma culta da língua portuguesa.
2. Desenvolver habilidades de escrita que permitam aos alunos aplicar o uso do hífen de maneira precisa e consistente em diferentes tipos de palavras compostas.
Introdução
Duração: (15 - 20 minutos)
A etapa de Introdução tem como finalidade engajar os alunos e revisar o conteúdo estudado previamente sobre o uso do hífen em palavras compostas. As situações problema incentivam os alunos a aplicar o conhecimento de forma prática, preparando o terreno para uma discussão mais aprofundada em sala. A contextualização visa mostrar a relevância do tema no dia a dia e na comunicação eficaz, além de despertar a curiosidade dos alunos através de exemplos reais e curiosidades que aumentam o interesse pelo assunto.
Situações Problema
1. Peça aos alunos para revisarem um texto que trouxeram de casa e identificarem todas as palavras compostas que contêm hífen. Eles devem analisar o contexto em que o hífen é usado e discutir por que a separação é necessária.
2. Proponha a criação de novas palavras compostas com hífen. Os alunos devem justificar o emprego do hífen em cada nova palavra, baseando-se nas regras que estudaram previamente.
Contextualização
Explique a importância do uso correto do hífen na língua portuguesa, citando situações reais em que a má colocação do hífen pode alterar completamente o sentido de uma frase. Por exemplo, a frase 'o pequeno-almoço estará pronto' pode ser confundida com 'o pequeno almoço estará pronto', mudando o sentido da refeição que será servida. Contextualize também com curiosidades, como o fato de que algumas palavras compostas que originalmente eram escritas com hífen, como 'paraquedas', hoje são consideradas corretas sem ele.
Desenvolvimento
Duração: (65 - 75 minutos)
A etapa de Desenvolvimento é projetada para que os alunos apliquem de forma prática e interativa o conhecimento prévio sobre o uso do hífen em palavras compostas. Através de atividades de grupo, os alunos terão a oportunidade de discutir, justificar e corrigir o uso do hífen, consolidando o aprendizado de maneira colaborativa. Essas atividades visam não só reforçar o conteúdo teórico, mas também desenvolver habilidades de argumentação, colaboração e criatividade.
Sugestões de Atividades
Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas
Atividade 1 - Caça ao Hífen
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Reforçar o entendimento das regras de uso do hífen em palavras compostas, através de uma atividade lúdica e colaborativa.
- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas. Cada grupo receberá uma lista de palavras compostas misturadas com e sem hífen. O desafio será classificar corretamente cada palavra, justificando o uso ou não do hífen de acordo com as regras estudadas.
- Instruções:
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Divida a classe em grupos de no máximo 5 alunos.
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Distribua uma lista de palavras compostas para cada grupo, algumas com hífen e outras sem.
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Peça que cada grupo classifique as palavras, colocando-as em duas colunas: 'Com Hífen' e 'Sem Hífen'.
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Cada palavra deve ser justificada com base nas regras de uso do hífen no português.
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Ao final, cada grupo apresentará suas classificações e justificativas para a turma.
Atividade 2 - Dramatização das Palavras
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Promover uma compreensão mais profunda do uso do hífen em palavras compostas, através de uma abordagem criativa e envolvente.
- Descrição: Os alunos, em grupos, escolherão palavras compostas da língua portuguesa que contenham hífen. A partir dessas palavras, deverão criar pequenas cenas ou esquetes que ilustrem o significado das palavras e o uso correto do hífen, que será destacado na representação.
- Instruções:
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Forme grupos de até 5 alunos.
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Cada grupo escolhe uma palavra composta com hífen.
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Os grupos devem criar e ensaiar uma pequena cena que utilize a palavra de maneira clara e em que o hífen seja destacado visualmente ou na fala.
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As cenas serão apresentadas para a turma, que deverá adivinhar a palavra escolhida pelo grupo e explicar o uso do hífen na mesma.
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Após as apresentações, discuta com a turma as cenas e as regras de uso do hífen abordadas.
Atividade 3 - Construindo Palavras
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Desenvolver habilidades manuais e de argumentação dos alunos, enquanto reforça o aprendizado sobre uso do hífen em palavras compostas.
- Descrição: Nesta atividade, os alunos usarão blocos de montar ou letras magnéticas para formar palavras compostas com e sem hífen. O objetivo é não só criar as palavras, mas também justificar o uso do hífen e discutir com a turma.
- Instruções:
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Cada grupo recebe um conjunto de blocos de montar ou letras magnéticas.
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Sorteie palavras compostas para cada grupo, algumas com hífen e outras sem.
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Os grupos devem montar as palavras e, em seguida, discutir e justificar o uso do hífen em cada uma delas.
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Apresente as palavras e as justificativas para a turma, promovendo uma discussão coletiva sobre o uso do hífen.
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Conclua com uma revisão das regras de uso do hífen.
Retorno
Duração: (15 - 20 minutos)
A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo que compartilhem suas descobertas e aprendam uns com os outros. A discussão em grupo ajuda a reforçar o entendimento das regras de uso do hífen em palavras compostas, além de promover habilidades de comunicação e argumentação. Este momento também serve para o professor avaliar o conhecimento dos alunos e esclarecer quaisquer dúvidas remanescentes, garantindo uma compreensão completa do tema.
Discussão em Grupo
Ao final das atividades, reúna todos os alunos para uma discussão em grupo. Inicie a discussão com uma breve introdução, relembrando a importância do uso do hífen em palavras compostas na língua portuguesa. Em seguida, peça que cada grupo compartilhe suas descobertas e experiências durante as atividades realizadas. Encoraje os alunos a discutirem as dificuldades encontradas e como conseguiram superá-las. Pergunte também sobre as estratégias utilizadas para justificar o uso do hífen nas palavras compostas.
Perguntas Chave
1. Quais são as principais regras que vocês identificaram para o uso do hífen nas palavras compostas?
2. Houve alguma palavra em que o grupo teve dúvidas sobre o uso do hífen? Como vocês resolveram essa dúvida?
3. Como o conhecimento sobre o uso do hífen pode ajudar na produção de textos mais claros e corretos?
Conclusão
Duração: (5 - 10 minutos)
A etapa de Conclusão tem como objetivo consolidar o aprendizado, garantindo que os alunos estejam aptos a sintetizar as informações abordadas durante a aula. Além disso, visa reforçar a conexão entre a teoria e a prática, destacando a relevância do uso do hífen na comunicação eficaz. Esta reflexão final ajuda os alunos a perceberem a importância do conteúdo estudado e sua aplicabilidade no dia a dia, incentivando a prática contínua e o aprimoramento da escrita.
Resumo
Para encerrar, vamos recapitular os pontos-chave sobre o uso do hífen em palavras compostas. Revisamos as regras de quando utilizar o hífen, como em prefixos, entre numerais e substantivos, e em locuções que, por tradição, usam o hífen. Além disso, discutimos exemplos e curiosidades que ajudaram a fixar o aprendizado.
Conexão com a Teoria
A aula de hoje foi estruturada para conectar a teoria com a prática de maneira eficaz. Utilizamos atividades que simularam situações reais de uso do hífen, permitindo aos alunos aplicar o conhecimento teórico de forma prática e interativa. Isso não só consolidou o aprendizado como também demonstrou a importância do uso correto do hífen em diferentes contextos.
Fechamento
Compreender e aplicar corretamente o uso do hífen é crucial, não apenas para a escrita acadêmica, mas também para a comunicação cotidiana. Um emprego adequado do hífen contribui para a clareza e precisão na transmissão de ideias e informações, evitando mal-entendidos e erros comuns que podem ser facilmente corrigidos com o domínio deste elemento da língua portuguesa.